Noticia de un secuestro

Resenhas - Notícia de um Sequestro

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 02/03/2023

Notícia de um Sequestro Nota: 7,5/10
Um livro bastante diferente dos romances que consagraram Gabo.

Trata de fatos verídicos e o autor traz as informações do desenrolar dos acontecimentos. Estamos muito distantes de um romance.

O livro é interessante pelo contexto histórico: o terror que a Colômbia viveu sobre Pablo Escobar.

Marcelo526 28/02/2023

Simplesmente uma reportagem sobre um dos períodos que considero mais interessantes no século XX, o grande detalhe é que essa simples reportagem doi escrita pelo melhor de todos os tempos da América Latina.

filipetv 08/11/2022

A Colômbia começou a década de 1990 assim como terminou a de 1980: dominada pelo narcotráfico, em um fogo cruzado entre os dois maiores cartéis de drogas da história, de Medellín e Cali. E a eleição de um novo presidente e a promessa de uma nova Constituição, que poderiam ser um sopro de esperança para os colombianos, na verdade trouxeram um desdobramento nefasto, pois um dos pontos de discussão da nova Carta era a extradição dos narcotraficantes para os EUA. A reação de Pablo Escobar, líder do cartel de Medellín, foi sequestrar cidadãos ilustres do país no intuito de barganhar contra esse dispositivo constitucional.

E é sobre esse momento do país que trata "Notícia de um Sequestro", o romance-documentário de Gabriel García Márquez. Os onze capítulos do livro abarcam desde a noite do sequestro de Maruja Pachón, entre outros reféns, até sua libertação meses depois, além de um epílogo. A narrativa acompanha também as negociações entre Escobar, o governo do presidente César Gaviria e Alberto Villamizar, esposo de Maruja.

Com a técnica de um jornalista veterano, García Márquez alinhava, a partir de várias entrevistas, os acontecimentos presenciados pelos sequestrados, pelo poder público e pelos sequestradores, com riquíssimos detalhes, mas de forma extremamente direta, objetiva e crua, assim como a situação narrada.

Porém senti falta de uma crítica mais contundente a respeito das causas sociais que levaram o país a ser considerado um narcoestado, principalmente porque os sequestrados faziam parte de uma elite socioeconômica que concentrava poder político e financeiro enquanto uma grande massa de cidadãos tornava-se presa fácil das atividades criminosas, dada a ausência do Estado. Porém, preenchendo nós mesmos, leitores, essa lacuna, o que resta é um documento histórico muito rico sobre um dos episódios mais trágicos do nosso vizinho.

Luciana.Raquel 15/10/2022

Virou livro, Maruja. Ainda bem
Além da leitura ser, por si só, muito boa, fiquei impressionada em como Gabo conseguiu transformar um livro jornalístico em algo tão prazeroso de ser lido. Terminei com vontade de procurar saber ainda mais sobre a vida de Escobar. Foi uma experiência muito enriquecedora saber detalhes de fatos que eram completamente desconhecidos por mim até então. Muito bom mesmo!

Vic 01/09/2022

Numa pegada mais jornalística e cheia de detalhes, Gabo conta dos sequestros de jornalistas orquestrados por Pablo Escobar até as negociações para que o narcotraficante se entregasse enfim. Gostei bastante mas não é uma leitura que você devore o livro de uma vez só, o que eu normalmente gosto mais.

Trapp 06/08/2022

Jornalismo
Livro rico em informações sobre um sequetro traumático e grave. A apuração jornalística feita e o tratamento da história, contada de forma cronológica e explicada com dados adicionais complementam a leitura.

Adri Crivelaro 14/07/2022

Outro livro perfeito do Gabo. Podia ser realismo fantástico, mas infelizmente não é. A obra fala um pouco sobre a onda de sequestros que Pablo Escobar cometeu na Colômbia.
Como qualquer livro do autos, a leitura é muito fluida, mas em alguns trechos fica difícil ler sobre a situação dos sequestrados no cárcere. É uma realidade impossível de descrever em palavras, mas o Gabo conseguiu dar uma ideia do horror que enfrentaram.
Recomendadíssimo.

Adriano 26/05/2022

Autor nós leva a uma leitura bem detalhada em uma fase da vida do Pablo Escobar através da visão das pessoas que foram sequestradas.
Rico em detalhes.

Geórgia 25/04/2022

O lado sombrio da América Latina
Termino essa leitura com a certeza do gênio que foi Gabriel Garcia Márquez!
Notícias de um sequestro é bem diferente dos outros livros de gabo, mas contém a mesma essência: retratar a América Latina. É impressionante a riqueza de detalhes, a qualidade da narrativa, gabo nos transporta para a Colômbia aterrorizada por Pablo Escobar e o narcotráfico. Notícia de um sequestro é jornalismo puro em sua maior função : registrar a história e gerar consciência política.

Gabriel Farias Martins 16/01/2022

Demorei mas acabei.
Estava lendo esse livro no início da pandemia, toda a história do cárcere durante o lockdown me deixou angustiado, demorei a retomar a leitura.
Mas valeu a pena
A obra foi incrível, Márquez tem uma narrativa instigante, e até mesmo o cotidiano ganha uma aura especial em suas palavras.
Conhecer mais sobre os conflitos de Medellín e as jogadas políticas me possibilita explorar novos horizontes.
A América Latina é cheia de histórias, muito mais do que sequer imaginamos.

visreading 11/01/2022

meu primeiro gabo <3
como sou a louca dos livro-reportagem e não tinha como não amar esse clássico né? além de uma narrativa incrível, eu sempre me interessei bastante pela mística do pablo escobar e seus feitos, sendo assim narcos minha serie preferida. pra quem gosta da série vai adorar esse livro, que conta o período em que o escobar fazia vários sequestros de pessoas influentes para usar como moeda de troca com o governo.
o livro relata as experiência dos sequestrados e dos familiares que tentavam intervir entre o presidente e escobar para libertar as vitimas.

Mariana Dal Chico 03/01/2022

Minha última leitura de 2021 foi “Notícia de um sequestro” de Gabriel García Márques, meu primeiro contato com a escrita de não ficção do autor. Escritores como ele, que transitam entre gêneros tão distintos e sabem como cativar seus leitores, sempre me deixam embevecida.

Maruja Pachón e seu marido, Alberto Villamizar, procuraram Gabo para escrever sobre as experiências dela durante seu sequestro. Ao longo do trabalho, o autor percebeu que precisaria contar a história de mais 9 sequestrados, já que este parecia ser um sequestro “coletivo” muito bem organizado, com vítimas cuidadosamente escolhidas e comandados pelo mesmo grupo de narcotraficantes Os Extraditáveis, liderados por Pablo Escobar. Foram quase três anos de pesquisas e entrevistas com muitos envolvidos para se chegar no trabalho final.

Um trabalho complicado porque as coisas vão além do eixo central Maruja e Alberto, envolve política - não apenas da Colômbia -, estratégia de negociação, escala de hierarquia do narcotráfico e a história pessoal de 10 sequestrados, que passaram por experiências diferentes durante o cativeiro.

A narrativa é tão envolvente que não fica cansativo ou confuso, mesmo com a grande quantidade - e variedade- de informações ao longo do livro.

Gabo se vale de uma linha do tempo descontinuada, que faz sentido para leitores que não conhecem previamente a história dos sequestros. Eu lembrava vagamente dos acontecimentos, mas a sensação de terror dos noticiários da época, voltaram com força durante essa leitura.

Leitura muito interessante para quem gosta de jornalismo literário e da história da Colômbia. Mas se você procura o Gabo romancista com toques de literatura fantástica/maravilhosa, não vai encontrá-lo por aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CYRbWMqL8Rc/

Karinny 18/09/2021

Há muito que venho interessada na história da Colômbia sob o julgo do narcotráfico, então, logo que vi que o grande Garcia Márquez escreveu um livro sobre os sequestros que culminaram com a rendição de Pablo Escobar, decidi que, definitivamente, era um texto que eu precisava ler sem demora. Mergulhei nessa história confusa, tenebrosa e muito próxima da ficção com tanta voracidade, que desfrutei cada segundo dessa faceta do autor até então inédita para mim: o jornalismo. Combinadas a natureza fantástica da história real, com o lirismo na escrita jornalística de Garcia Márquez, é um livro que não decepciona.

Ester71 31/08/2021

Muito diferente de outros livros do Gabo, porém, repassados os fatos, com a clareza de quem conta uma história normal, não obstante, tratar-se de fatos tão fortes e duros para a história da Colômbia. Gostei do livro e serviu para atiçar minha vontade de conhecer, ainda mais, a história desse personagem, Pablo Escobar.

1 | 2 | 3 | 4