Noticia de un secuestro

Resenhas - Notícia de um Sequestro

1 | 2 | 3 | 4

Gláucia 17/02/2014

Notícia de um Sequestro - Gabriel García Márquez
Trata-se de um livro/documentário sobre uma onda de sequestros de jornalistas ocorridos na Colômbia no início dos anos 90, comandados por Pablo Escobar numa tentativa de pressionar o governo a ceder em relação a algumas medidas, principalmente evitar que os narcotraficantes fossem extraditados para os EUA onde seriam julgados.
O livro é de uma tensão extrema, consegue nos envolver à medida que conseguimos nos colocar no lugar dos sequestrados e suas famílias. Vale a pena pesquisar sobre os sequestrados no Google para tomarmos conhecimento de alguns fatos que ocorreram após os fatos aqui narrados.
O ponto alto do livro foi o processo de rendição de Pablo Escobar.
Só não dei nota máxima pois faltou um maior envolvimento e empatia com as personalidades retratadas, o que parece mostrar a realidade total aqui apresentada, sem que tenha havido a preocupação em romantizar a narrativa. Isso, de certa forma, engrandece o livro.

site: http://www.youtube.com/watch?v=-D5R9J8zRfY

Marlete 29/09/2013

De uma tacada só, sábado. Um pouco tenso, mas mostra todo o bastidor da rendição do Escobar. Recomendo.

Thalita Uba 07/05/2013

Gabriel García Marquez é O cara
Sempre que se fala em Gabriel García Marquez todo mundo logo pensa no “gringo do 'Cem anos de solidão'”. Mas García Marquez está longe ser “somente” o pai dos Buendía. É verdade que ele é famoso por seus romances e ganhou o Nobel de literatura pelo conjunto de sua obra em 1982, mas o livro dele que eu vou indicar hoje é de bem depois dessa época – e uma verdadeira prova de que o cara… Bom, é O cara.

Com diálogos excelentes recriados por García Marquez, "Notícia de um seqüestro" consegue atingir o equilíbrio perfeito entre jornalismo e literatura, apresentando um texto super informativo e, ao mesmo tempo, artístico, uma vez que o cenário e as falas criados pelo autor nos envolvem e “contaminam” da mesma forma que os outros romances dele. Além de tudo isso, ainda dá pra ter uma boa noção do poder da “indústria” do narcotráfico – que é assustador, mas impressionante. Ou seja: uma baita fonte de informação E entretenimento. Tem como ficar melhor?

(Publicação original: http://entretenhame.com.br/literatura/noticia-de-um-sequestro-gabriel-garcia-marquez )

lolove 18/03/2013

Real E fantástico!
Gabriel García Márquez é definitivamente um gênio! Provou sua flexibilidade como escritor ao conseguir em sua narrativa jornalística, emocionar da mesma forma que em seus livros do realismo fantástico. Lapidou um diamante da bruta situação que se encontrava a Colômbia de Pablo Escobar e, nos fez acompanhar, quase sem fôlego, as notícias dos seqüestros. Não houve maniqueísmo, como é tendência da mídia; García Márquez sensibiliza-nos por todos os lados; seqüestradores, seqüestrados e até pelo próprio Pablo nos pegamos cheios de empatia. É uma obra humana, real e fantástica, como tudo do autor.

Saracino 08/03/2013

Eu já havia lido algumas obras de Márquez, no entanto, obras literárias, realismo fantástico. Notícia de um Sequestro surpreende por ser uma narrativa real de sequestros de jornalistas ocorridos na década de 90 à mando de Pablo Escobar, o maior narcotraficante de todos os tempos.

Misturando os relatos das vítimas com a conjuntura política da Colômbia, Gabriel Garcia Márquez transforma fatos em palavras de uma forma que quando lemos, transformamos as palavras em imagens e sons, o que no caso deste livro é bom mas não é. O livro tem um conteúdo pesado.

Indiscutivelmente uma das maiores obras que já li.

Gláucia 22/03/2011

Tema sempre atual.
Para quem está acostumado ao estilo meio surreal do autor esse livro pode parecer bem diferente de seus romances mais famosos. Mas não é de estranhar sua flexibilidade literária, já que ele tem formação jornalística.
O livro mistura ficção e realidade, mas ele escreve de modo a fazer parecer 100% real. O tema é a violência vivida na Colômbia e a quase rotina dos sequestros de jornalistas e políticos promovidos pelas FARC. Terrorismo ou engajamento revolucionário? Eis a questão. Destaque para a caracterização de Pablo Escobar, bandido ou idealista? Há ambiguidade em todo o livro. Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

Sol Santos 25/02/2009

Faço minhas as palavras dele... Eric Nepomuceno
"Nas páginas de 'Notícia de um Seqüestro', a tensão vai se impondo aos poucos, mais com suavidade e persistência que com impacto. O resultado é uma estrutura especialmente bem construída, um ritmo que captura o leitor para a história em uma espiral sem fim. Neste livro, García Márquez não se limita a reconfirmar, uma vez mais, sua vitalidade de narrador. [...] O resultado é uma renovada demonstração de perícia e criatividade no ato de narrar." - Eric Nepomuceno.

1 | 2 | 3 | 4