A Atriz

A Atriz Mônica de Castro

Resenhas - A Atriz

Joãozinho 03/03/2022

Gosto de livros espíritas. Dão uma esperança de que tudo a nossa volta será explicado.
Leitura leve e de fácil entendimento.
Recomendo

Eliza.Bedin 27/04/2023

Romance Espirita excelente!
Esse livro quem me indicou foi minha preceptora de estágio e achei excelente. O melhor que já li.

Alguns temas que são abordados:

- Mães narcisistas
- Violência
- Pedofilia
- Abuso sexual

É um livro bem pesado e a protagonista sofre que nem um animal. A escrita é muito fluida e bem fácil.
Adorei demais. Um misto de emoções!

Priscila Marcia 19/03/2017

Uma História Comovente...
O livro trás a vida de uma artista do passado, famosa e rica. Mas nem sempre ela foi assim, teve que penar muito e seus desencontros foram muitos. Há tristezas, amores e desenganos que a "autora" deixa bem desenvolvido em toda a trama. É um livro espírita, então tem uma parceria entre a médium e o espirito que conta a história.
Adorei e me emocionei com todo o drama da vida de Tallia, desde a sua infância conturbada à fase adulta, já como uma atriz famosa. Fora é claro as partes que aconteceram na espiritualidade... É um livro que vale a pena ler. Eu recomendo!

Lilian 20/09/2019

''A ATRIZ'' Psicografado por Mônica de Castro e ditado pelo espírito de Leonel

Maria Cristina é uma menina de quase 11 anos , extrovertida , alegre, linda , e adorada por todos . Maria Amélia , apelidada de Amélinha é o oposto da irmã, tem 13 anos , tímida e retraída , cheinha de corpo e nada simpática .
A mãe das meninas tem preferencia por Cristina a mais nova e ignorava Amélinha e a tratava como uma aberração na familia . Amélinha não gostava da mãe , nem do padrasto e muito menos da irmã que via como inimiga . Sempre agressiva e mal-humorada , Amelinha não tinha amigos na escola , havia apenas uma menina a quem falava e que nutria uma paixão secreta pelo irmão dela de 15 anos .
Todos tiravam sarro de Amélia por tudo , Elias , o rapazinho que Amelinha gostava , inventou de brincar com ela para divertir os amigos .
Um dia qualquer na saída da escola , Elias seguiu Amelinha e a levou para um local combinado com vários moleques escondidos e se declarou para Amélinha que se derreteu toda . Seduzida pelas palavras de Elias , ela o deixou a acariciar e de olhos fechados setindo aquele momento mágico deitou-se no chão enquanto o menino lhe levantava a saia e então abriu os olhos e viu os moleques gargalhando dela em cima da arvore lhes dizendo todos os tipos de insultos , arrasada Amelinha tapou os ouvidos e desatou a correr com lágrimas nos olhos e com a alma cheia de vergonha ; ao longe ainda se ouviam os moleques gritando : Gorda , balofa , feia , horrorosa , burra. Foi uma cena triste !
No outro dia a escola foi uma provação , todos riam dela , quando chegou em casa a mãe já estava sabendo do ocorrido e todo o bairro falava de Amélinha. Irritada e com ódio , Tereza a mãe das meninas , bateu em Amélinha a chamando de vagabunda , ordinária e prostituta . Raul ,o padastro , decidiu intervir a favor de Amélinha , dizendo que ela já era uma moça e moças namoram . A partir desse episodio Amelinha só piorou seu relacionamento com a mãe e a irmã que acreditava ser fingida .
Meses passaram e o corpo de Amélinha vinha mudando , passara de corpo gorduchinha quase infantil a corpo mais ousado , os homens reparavam mas Amélinha muito inocente não notava , desde aquele episodio Amélinha fora obrigada a ir e vir da escola com a irmã e ela sempre com raiva preferia está alguns passos a frente .
Chico , um mecânico que sempre vivia bêbado assobiou e lhe disse gracejos indecentes .
Os dias passavam e Amelinha se sentia bonita ao ser notada finalmente por um homem, mesmo sendo um bêbado como Chico . Só que Chico não queria ficar só nos assobios e num dia agarrou o braço de Amelinha e tentou puxa-la para dentro de sua oficina que ficava numa curva bem escondida , só não conseguiu porque Cristina que vinha atrás viu a cena e gritou, com medo de atrair pessoas , Chico soltou Amelinha . Ameaçando a irmã para manter aquele episódio em segredo , tudo ficou esquecido .
Chico armou um plano para pegar Amelinha e agora um desejo surdo pela sua irmãzinha também o atiçava . Plano pronto , Chico fingiu passar mal dentro da oficina e Amelinha foi socorrê-lo inocentemente , ele a pegou e amarrou , quando Cristina veio atrás como sempre e viu que a Irmã não se via a vista perguntou a Chico e ele disse que ela estava dentro da oficina , fechando a porta assim que Cristina entrou . Não houve tempo para mais nada , Chico estuprou violentamente Cristina em frente da irmã e quanto mais elas gritavam e choravam, mais ele se divertia investindo no corpinho frágil de Cristina . Amélinha tentava chuta-lo a todo custo amarrada e a cena grotesca continuou até Cristinha desmaiar , então foi a vez de Amélinha onde foi mais cruel , violentou-a ainda com mais ferocidade ,bateu , mordeu, seviciou-a.
Amélinha lutava amarrada , se contorcia , e com os gritos da irmã Cristina acordou e deitada chorando desconsolada assistia ao estupro da irmã . Quando tudo acabou , Chico ria ironicamente enquanto afivelava o cinto , deu-lhes as costas e pegou uma malinha que havia preparado para a fuga e antes de sair ainda cuspiu no chão. Cristina chorava e Amélinha precisou gritar para ela se levantar e solta-la . Depois daí as coisas só pioraram , mais para Amélinha que era culpada pela mãe pelo estupro de Cristina e tudo ficou muito pior . Amélinha ficou grávida do estupro , teve a criança que foi dada em adoção , Tereza com ciúmes de Amélinha com Raul , a enviou para São Paulo morar com uma tia que tinha uma pensão . A velha obrigou Amélinha a dormir com um velho que era hóspede por dinheiro , onde foram tempos difíceis para Amélinha .

Paixões
Mágoas
Desamores
Abandono
Desilusão
Doença
Solidão
Assassinato

E descubra como Amélinha acabou se tornando Tália Uchôa, A atriz.

Guilherme Ramos 23/02/2019

Uma bela construção !!!

O livro narra à estória de Maria Amélia, ou Amelinha como é chamada pela família. O cenário é a década de 30, a infância de Amelinha é conturbada, pois sofre rejeição por parte de sua mãe e não se entende com seu padastro por sentimento de ciúme por parte de sua própria mãe, que acredita doentemente que a filha mesmo que criança roubará o coração de seu homem. Além de tudo, Amelinha na escola sofre o que chamamos hoje de bulliyng, por ser gordinha e ser considerada estranha, o patinho feio da escola que estuda.

Amelinha também tem uma irmã, Maria Cristina, mais nova e muito carinhosa com Amelinha que a ignora justamente por essa ter toda a atenção e amor por parte da mãe, é um misto de raiva e inveja, mas, também solidão. No entanto, o destino das duas está traçado, um evento na vida das irmãs as ligará por toda vida além dos laços consanguíneos.

Já nos anos 40 Amelinha se tona independente e vira A ATRIZ como esperamos, agora ela passa a se chamar Tália Uchôa e ela não se parece nada como aquilo que diziam sobre ela, no auge dos seus 19 anos, ela tem um corpo escultural e sedutor, além de uma performance artística maravilhosa, o que atrai todos os espectadores, principalmente o público masculino, no entanto, à época as atrizes eram vistas como meretrizes e Tália juntamente com seu grande amor Mauro irá lutar contra esse preconceito.

O livro intercala entre épocas diferentes bem como planos diferentes, sim, pois já no prólogo conhecemos Tália no plano espiritual, desencarnada e sendo amparada pela sua mentora Sílvia, sendo assim estamos lendo a estória de um espírito em sua última encarnação, mas, também a estória em tempos atuais, das pessoas que ficaram, seus filhos, netos e etc.

Nos tempos atuais vamos acompanhar a estória de Eduardo, neto de Tália que vive um drama interno e que deseja aflitamente saber da estória de sua avó, vai contar com a ajuda de Honório um ancião com mais de 90 anos de idade que viveu com Tália nos anos 40 em sua golden age enquanto o mundo se atracava por conta da segunda guerra mundial. Mas, Eduardo se desviará por caminhos delicados para ter respostas mais rápidas e assim o livro vai abordar o tema TVP (terapia de vidas passadas) e seus perigos, mistérios e consequências quando não se tem preparo emocional e espiritual e também profissional por parte do condutor.

E assim segue o livro intercalando as décadas e fazendo com que tudo seja respondido e esclarecido no final, uma leitura leve e ligeira, a vida de Amelinha / Tália é algo que nos prende a atenção, Amelinha teve de tudo pra ser uma pobre coitada por conta de tudo o que sofreu; uma pessoa fraca e sem personalidade, mas, fez das pedras em seu caminho, uma escada para alcançar seus ideais, é claro que ela cometeu erros e teve falhas durante o caminho, mas, preferiu enfrentar a vida do que viver no ostracismo.

A parte espiritual do livro fica por conta de Sílvia sua mentora que a auxilia em todo acontecer do livro e principalmente durante sua vivência no plano espiritual. Já no plano material vamos conhecer o Sr. Salomão dirigente de um centro espírita e que detém muito conhecimento espiritual, bem como Eliane médium da corrente desse mesmo centro e também a busca pelo conhecimento espiritual através de Gabriela e Douglas, namorada e pai de Eduardo que se unem para tentar salvá-lo de uma terrível obsessão.

Uma estória fantástica de se ler, principalmente quando relata sobre as décadas passadas. Além dos temas relatados nessa resenha o livro também abordará temas como estupro, alcoolismo, ciúme, orgulho, vitimismo e amargura (caso de Tereza), aceitação, perdão e evolução.

*** Frase destacada:
"Quando não puder mais acreditar nos seus sonhos, acredite no seu coração"

Recomendo a leitura!

jumorgensten 23/01/2019

A obra conta a história de Amelinha e/ou Tália que é uma moça do interior de São Paulo que se transforma em uma atriz de muito sucesso.

Acompanhamos seus problemas emocionais e relacionamentos com seus familiares e amigos. Seu desenvolvimento físico e como essa situação é vista perante os outros.

Quando menina sentimos muita vontade de abraça-lá e quando adulta de dar uns bons conselhos.

Dá vontade de "bater" em alguns personagens, mas depois compreendemos os motivos. Sabe aquela máxima que a vítima não era tão vítima assim em outras vidas? Pois então!

Também temos a "polêmica" da Terapia de Vidas Passadas e como pode ser prejudicial se não tiver o devido preparo emocional e espiritual.

A parte espiritual fica por conta da orientadora espiritual de Tália, Silvia e também de Eliane e Salomão que são personagens que frequentam o Centro Espírita e participam do grupo mediúnico.

O livro faz o leitor entrar na história de tal forma que 500 páginas passam voando. O texto é simples e tranquilo de ser lido.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/01/23/a-atriz-monica-de-castro/

Andrea 07/06/2016

A atriz
Maravilhoso. Emocionante. Essa escritora escreve muito bem.

Dani 02/08/2015

Aceitação e responsabilidade.

site: http://sonhodeamorespirita.blogspot.com.br/2015/08/livro-atriz.html

Maria Faria 24/05/2010

Atriz
Romance que se passe em anos atuais, mas que relata, através de uma encarnação passada dos personagens, acontecimentos em uma época em que ser atriz era quase ser prostituta. A história é interessante, o enredo é bem construído, mas como todo romance da Mônica de Castro, os acontecimentos são muito parecidos com uma novela. Como a grande maioria das psicografias, o livro deixa lições importantes, mas não deixa de ter um desenrolar típico de histórias de amor. Interessante, mas não está entre os melhores que já li.

Carolina2050 18/05/2010

Uma história forte, mas muito bem contada. Tiramos muitas lições de vida desse belo livro.

KatiaMaba 01/02/2010

Afirmações que devem constar em nossas ações.

Recomendo a leitura do romance espírita “A Atriz” da autora Mônica de Castro pelo espírito Leonel.

Segue abaixo algumas afirmações encontradas no romance acima mencionado.
Em minha opinião trata-se de orientações que devem estar presentes em nossas ações, não somente em nossas palavras:

“Ninguém sabe o quanto vale uma réstia de luz sem que tenha mergulhado os olhos na vastidão das sombras.”

“Podemos sempre escolher aprender pelo amor ou pela dor.”

Abraços,
Kátia
katiareginamaba@hotmail.com
Blumenau (SC).

sandro 08/02/2011

Um bom livro
Um bom livro que retrata a historia de amelinha (talia). uma vida dificil com muitas provações que culminam com a mudança no destino de muitas outras pessoas. Uma historia de vida dura...

Carol 11/03/2010

Lindo
Eu simplesmente adorei este livro há partes que vc realmente se emociona.Com ele aprendi que tudo na vida tem uma razão de ser e tudo nada mais que consequencia das nossas escolhas.

Vale muito a pena a leitura!!!!!