A Atriz

A Atriz Mônica de Castro

Resenhas - A Atriz

Eliza.Bedin 27/04/2023

Romance Espirita excelente!
Esse livro quem me indicou foi minha preceptora de estágio e achei excelente. O melhor que já li.

Alguns temas que são abordados:

- Mães narcisistas
- Violência
- Pedofilia
- Abuso sexual

É um livro bem pesado e a protagonista sofre que nem um animal. A escrita é muito fluida e bem fácil.
Adorei demais. Um misto de emoções!

bibi perigosa 26/06/2022

versão nacional de Evelyn Hugo
eu simplesmente sou apaixonada por esse livro. todo seu peso, sua narrativa, seus personagens principais e secundários ICÔNICOS me fizeram me apaixonar pela escrita da autora. toda sua bagagem literária mostra ao leitor que a autora tem conhecimento do poder dela e que a mesma usa isso para educar e apresentar uma linda história de puro amor ???

Joãozinho 03/03/2022

Gosto de livros espíritas. Dão uma esperança de que tudo a nossa volta será explicado.
Leitura leve e de fácil entendimento.
Recomendo

Paula.Machado 26/01/2022

Livro ótimo, fácil leitura e compreensão, indico os livros da Mônica de Castro para todos que queiram entender mais sobre a doutrina espírita de forma simples e leve com uma história que prende do início ao fim.

Cerqueira 27/09/2021

Top
Amei a história de Amelinha e como esses livros nos traz ensinamentos pra vida. Uma mulher que para muitos parecia vulgar, irresponsável mas nada sabia do passado dela e do quanto sofreu para chegar até alí.

Biblioteca da Pry 29/06/2021

Amor, perdão e confiança são sentimentos que alimentamos ou que devíamos nutrir em nossos corações.

MaC 19/12/2020

Um epílogo lindo. As mensagens passadas nesses tipos de livros são tão positivas. É um universo em que as pessoas não se fodem, apenas se perdem e se reencontram. Os romances aquecem o coração e ainda não são tão clichês. As vezes eu cheguei a pensar que trataram certas coisas com positividade demais; ainda assim, as pontas não foram deixadas soltas.
Uma comunidade linda e unida é o que é mostrado neste livro. Pessoas que se ajudam; ninguém fica pra trás. É algo tão divertido de se ler, para fugir um pouco da realidade cansativa que nos cerca.
Não é cansativo, e a forma como os tempos e focos foram divididos contribui para a leveza da narrativa.

Regina Negreti Adv 19/05/2020

Livro maravilhoso
Livro de romance espírita. Fácil leitura e compreensão. A cada capítulo, o enredo é envolvente. Variadas vezes, fui levada à história, criando em minha mente as falas da autora. O que dizer do final? Simplesmente surpreendente. Fiquei emocionada em diversas partes. Deixou-me cativada, um daqueles livros que nos leva a pensar deveras sobre nossa missão aqui nesta vida e em cada obstáculo por qual passamos. Frase marcante logo na contracapa: Não julgue o que você não pode entender. (Fez todo o sentido).

Priscila 06/05/2020

Não sei o que comentar desse livro.. eu gostei, apesar de achar algumas partes um pouco "chatas" de serem lidas e fiquei agoniada com alguns trechos, um achar que poderiam ter tido atitudes diferentes, mais eles possuíam o livre arbítrio e a escolha foi somente deles.. Enfim, gostei da reflexão que o livro pode proporcionar e fico pensando na minha própria vida. Tudo gera uma consequência. Queria saber mais da nova vida deles e do reajuste.

Domino 29/04/2020

Baita livro que recomendo a todos que gostam.de.ver atraves da doutrina as verdade sobre 9s vicios

Lilian 20/09/2019

''A ATRIZ'' Psicografado por Mônica de Castro e ditado pelo espírito de Leonel

Maria Cristina é uma menina de quase 11 anos , extrovertida , alegre, linda , e adorada por todos . Maria Amélia , apelidada de Amélinha é o oposto da irmã, tem 13 anos , tímida e retraída , cheinha de corpo e nada simpática .
A mãe das meninas tem preferencia por Cristina a mais nova e ignorava Amélinha e a tratava como uma aberração na familia . Amélinha não gostava da mãe , nem do padrasto e muito menos da irmã que via como inimiga . Sempre agressiva e mal-humorada , Amelinha não tinha amigos na escola , havia apenas uma menina a quem falava e que nutria uma paixão secreta pelo irmão dela de 15 anos .
Todos tiravam sarro de Amélia por tudo , Elias , o rapazinho que Amelinha gostava , inventou de brincar com ela para divertir os amigos .
Um dia qualquer na saída da escola , Elias seguiu Amelinha e a levou para um local combinado com vários moleques escondidos e se declarou para Amélinha que se derreteu toda . Seduzida pelas palavras de Elias , ela o deixou a acariciar e de olhos fechados setindo aquele momento mágico deitou-se no chão enquanto o menino lhe levantava a saia e então abriu os olhos e viu os moleques gargalhando dela em cima da arvore lhes dizendo todos os tipos de insultos , arrasada Amelinha tapou os ouvidos e desatou a correr com lágrimas nos olhos e com a alma cheia de vergonha ; ao longe ainda se ouviam os moleques gritando : Gorda , balofa , feia , horrorosa , burra. Foi uma cena triste !
No outro dia a escola foi uma provação , todos riam dela , quando chegou em casa a mãe já estava sabendo do ocorrido e todo o bairro falava de Amélinha. Irritada e com ódio , Tereza a mãe das meninas , bateu em Amélinha a chamando de vagabunda , ordinária e prostituta . Raul ,o padastro , decidiu intervir a favor de Amélinha , dizendo que ela já era uma moça e moças namoram . A partir desse episodio Amelinha só piorou seu relacionamento com a mãe e a irmã que acreditava ser fingida .
Meses passaram e o corpo de Amélinha vinha mudando , passara de corpo gorduchinha quase infantil a corpo mais ousado , os homens reparavam mas Amélinha muito inocente não notava , desde aquele episodio Amélinha fora obrigada a ir e vir da escola com a irmã e ela sempre com raiva preferia está alguns passos a frente .
Chico , um mecânico que sempre vivia bêbado assobiou e lhe disse gracejos indecentes .
Os dias passavam e Amelinha se sentia bonita ao ser notada finalmente por um homem, mesmo sendo um bêbado como Chico . Só que Chico não queria ficar só nos assobios e num dia agarrou o braço de Amelinha e tentou puxa-la para dentro de sua oficina que ficava numa curva bem escondida , só não conseguiu porque Cristina que vinha atrás viu a cena e gritou, com medo de atrair pessoas , Chico soltou Amelinha . Ameaçando a irmã para manter aquele episódio em segredo , tudo ficou esquecido .
Chico armou um plano para pegar Amelinha e agora um desejo surdo pela sua irmãzinha também o atiçava . Plano pronto , Chico fingiu passar mal dentro da oficina e Amelinha foi socorrê-lo inocentemente , ele a pegou e amarrou , quando Cristina veio atrás como sempre e viu que a Irmã não se via a vista perguntou a Chico e ele disse que ela estava dentro da oficina , fechando a porta assim que Cristina entrou . Não houve tempo para mais nada , Chico estuprou violentamente Cristina em frente da irmã e quanto mais elas gritavam e choravam, mais ele se divertia investindo no corpinho frágil de Cristina . Amélinha tentava chuta-lo a todo custo amarrada e a cena grotesca continuou até Cristinha desmaiar , então foi a vez de Amélinha onde foi mais cruel , violentou-a ainda com mais ferocidade ,bateu , mordeu, seviciou-a.
Amélinha lutava amarrada , se contorcia , e com os gritos da irmã Cristina acordou e deitada chorando desconsolada assistia ao estupro da irmã . Quando tudo acabou , Chico ria ironicamente enquanto afivelava o cinto , deu-lhes as costas e pegou uma malinha que havia preparado para a fuga e antes de sair ainda cuspiu no chão. Cristina chorava e Amélinha precisou gritar para ela se levantar e solta-la . Depois daí as coisas só pioraram , mais para Amélinha que era culpada pela mãe pelo estupro de Cristina e tudo ficou muito pior . Amélinha ficou grávida do estupro , teve a criança que foi dada em adoção , Tereza com ciúmes de Amélinha com Raul , a enviou para São Paulo morar com uma tia que tinha uma pensão . A velha obrigou Amélinha a dormir com um velho que era hóspede por dinheiro , onde foram tempos difíceis para Amélinha .

Paixões
Mágoas
Desamores
Abandono
Desilusão
Doença
Solidão
Assassinato

E descubra como Amélinha acabou se tornando Tália Uchôa, A atriz.

Guilherme Ramos 23/02/2019

Uma bela construção !!!

O livro narra à estória de Maria Amélia, ou Amelinha como é chamada pela família. O cenário é a década de 30, a infância de Amelinha é conturbada, pois sofre rejeição por parte de sua mãe e não se entende com seu padastro por sentimento de ciúme por parte de sua própria mãe, que acredita doentemente que a filha mesmo que criança roubará o coração de seu homem. Além de tudo, Amelinha na escola sofre o que chamamos hoje de bulliyng, por ser gordinha e ser considerada estranha, o patinho feio da escola que estuda.

Amelinha também tem uma irmã, Maria Cristina, mais nova e muito carinhosa com Amelinha que a ignora justamente por essa ter toda a atenção e amor por parte da mãe, é um misto de raiva e inveja, mas, também solidão. No entanto, o destino das duas está traçado, um evento na vida das irmãs as ligará por toda vida além dos laços consanguíneos.

Já nos anos 40 Amelinha se tona independente e vira A ATRIZ como esperamos, agora ela passa a se chamar Tália Uchôa e ela não se parece nada como aquilo que diziam sobre ela, no auge dos seus 19 anos, ela tem um corpo escultural e sedutor, além de uma performance artística maravilhosa, o que atrai todos os espectadores, principalmente o público masculino, no entanto, à época as atrizes eram vistas como meretrizes e Tália juntamente com seu grande amor Mauro irá lutar contra esse preconceito.

O livro intercala entre épocas diferentes bem como planos diferentes, sim, pois já no prólogo conhecemos Tália no plano espiritual, desencarnada e sendo amparada pela sua mentora Sílvia, sendo assim estamos lendo a estória de um espírito em sua última encarnação, mas, também a estória em tempos atuais, das pessoas que ficaram, seus filhos, netos e etc.

Nos tempos atuais vamos acompanhar a estória de Eduardo, neto de Tália que vive um drama interno e que deseja aflitamente saber da estória de sua avó, vai contar com a ajuda de Honório um ancião com mais de 90 anos de idade que viveu com Tália nos anos 40 em sua golden age enquanto o mundo se atracava por conta da segunda guerra mundial. Mas, Eduardo se desviará por caminhos delicados para ter respostas mais rápidas e assim o livro vai abordar o tema TVP (terapia de vidas passadas) e seus perigos, mistérios e consequências quando não se tem preparo emocional e espiritual e também profissional por parte do condutor.

E assim segue o livro intercalando as décadas e fazendo com que tudo seja respondido e esclarecido no final, uma leitura leve e ligeira, a vida de Amelinha / Tália é algo que nos prende a atenção, Amelinha teve de tudo pra ser uma pobre coitada por conta de tudo o que sofreu; uma pessoa fraca e sem personalidade, mas, fez das pedras em seu caminho, uma escada para alcançar seus ideais, é claro que ela cometeu erros e teve falhas durante o caminho, mas, preferiu enfrentar a vida do que viver no ostracismo.

A parte espiritual do livro fica por conta de Sílvia sua mentora que a auxilia em todo acontecer do livro e principalmente durante sua vivência no plano espiritual. Já no plano material vamos conhecer o Sr. Salomão dirigente de um centro espírita e que detém muito conhecimento espiritual, bem como Eliane médium da corrente desse mesmo centro e também a busca pelo conhecimento espiritual através de Gabriela e Douglas, namorada e pai de Eduardo que se unem para tentar salvá-lo de uma terrível obsessão.

Uma estória fantástica de se ler, principalmente quando relata sobre as décadas passadas. Além dos temas relatados nessa resenha o livro também abordará temas como estupro, alcoolismo, ciúme, orgulho, vitimismo e amargura (caso de Tereza), aceitação, perdão e evolução.

*** Frase destacada:
"Quando não puder mais acreditar nos seus sonhos, acredite no seu coração"

Recomendo a leitura!

jumorgensten 23/01/2019

A obra conta a história de Amelinha e/ou Tália que é uma moça do interior de São Paulo que se transforma em uma atriz de muito sucesso.

Acompanhamos seus problemas emocionais e relacionamentos com seus familiares e amigos. Seu desenvolvimento físico e como essa situação é vista perante os outros.

Quando menina sentimos muita vontade de abraça-lá e quando adulta de dar uns bons conselhos.

Dá vontade de "bater" em alguns personagens, mas depois compreendemos os motivos. Sabe aquela máxima que a vítima não era tão vítima assim em outras vidas? Pois então!

Também temos a "polêmica" da Terapia de Vidas Passadas e como pode ser prejudicial se não tiver o devido preparo emocional e espiritual.

A parte espiritual fica por conta da orientadora espiritual de Tália, Silvia e também de Eliane e Salomão que são personagens que frequentam o Centro Espírita e participam do grupo mediúnico.

O livro faz o leitor entrar na história de tal forma que 500 páginas passam voando. O texto é simples e tranquilo de ser lido.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/01/23/a-atriz-monica-de-castro/

Priscila Marcia 19/03/2017

Uma História Comovente...
O livro trás a vida de uma artista do passado, famosa e rica. Mas nem sempre ela foi assim, teve que penar muito e seus desencontros foram muitos. Há tristezas, amores e desenganos que a "autora" deixa bem desenvolvido em toda a trama. É um livro espírita, então tem uma parceria entre a médium e o espirito que conta a história.
Adorei e me emocionei com todo o drama da vida de Tallia, desde a sua infância conturbada à fase adulta, já como uma atriz famosa. Fora é claro as partes que aconteceram na espiritualidade... É um livro que vale a pena ler. Eu recomendo!