Caminho das Sombras

Resenhas - Caminhos Das Sombras

1 | 2 | 3 | 4

Acervo do Leitor 01/02/2018

Caminho das Sombras – Anjo da Noite #1 | Resenha | Acervo do Leitor
O medo pode nos levar a fazer coisas terríveis e até mesmo cruéis, mas até aonde você iria para deixar de senti-lo? O caminho da noite irá revelar a sua verdadeira face, e a criança nascida da dor e do desespero trilhara o caminho das sombras em busca de redenção tornando-se um lamina, um anjo da noite.

“A vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor. Derramadores são matadores. É só isso que fazemos. É só isso que somos. Não há poesia no oficio da amargura”.

O garoto Azoth de apenas 11 anos de idade, trabalha como ladrão de guilda para ter o que comer e onde dormir. Cansado de sentir fome e sofrer as crueldades cometidas por Rato o principal espancador de sua Guilda, Azoth se depara com Durzo Blint o melhor derramador do mundo, um homem que não sente medo, mas inspira no coração de quem conhece o seu nome, e a partir desse ponto o garoto decidi tornar-se um derramador, um assassino assim como Blint, mas para isso ele terá que enfrentar seus maiores temores.

Após muita relutância Azoth é aceito como aprendiz de Durzo Blint e precisara de uma nova identidade, passando então a ser conhecido como “Kylar Stern” terá o treinamento mais severo de todos tendo que aprender usar os mais variados tipos de armas, controlar a dor, conhecer todos os venenos existentes e suas combinações mais sutis e mortíferas, e principalmente desenvolver seu talento e sua magia, afim de conseguir controlar as sombras e ser um Derramador tão bom quanto Blint. O nome Azoth está morto e agora a jornada de Kylar se inicia.

“Em poucas semanas descobriu que gostava dos treinos. Os combates, as práticas com armas sem fio, as corridas de obstáculo, até mesmo o ensino sobre as ervas. Aprender a ler com Mama K era difícil. Mas e daí? Duas horas de frustração por dia não eram nada. Azoth tinha uma vida boa.”

É muito fácil envolver-se nessa obra, perder a noção do que é ser bom ou ser mal já que observamos dois pontos de vista principais, sendo o de Kylar e o de seu mestre Durzo Blint. Encontramos muitos personagens marcantes a serem observados, como Logan Gyre que torna-se o melhor amigo de Kylar tendo então uma significativa construção durante o desenvolver da história, sem deixar de citar também Mama K com seus mistérios e estratagemas, e quanto a parte de vilões, também não deixa a desejar, pois ficamos chocados em INUMERAS partes com a crueldade de alguns personagens.

“E é você quem diz que a vida é vazia, insignificante. Que não levamos nada de valor quando tiramos uma vida. Olhe só como se agarra à sua própria. Seu hipócrita Filho da puta.”

SENTENÇA

Brent Week inicia essa trilogia de modo surpreendente com uma escrita simples porém riquíssima em detalhes e personagens memoráveis em um mundo recheado de magia. A trama se desdobra e evolui constantemente trazendo inúmeras reviravoltas. Vale ressaltar como o autor desenvolveu os personagens, colocando-os o tempo todo a prova de modo que cada um deve lutar contra seu próprio lado sombrio. Muito bem elaborada e muito bem escrita, Sem dúvida, um dos melhores livros do gênero, e com esse início de trilogia fantástico a expectativa para o segundo é realmente grande.

site: http://acervodoleitor.com.br/caminho-das-sombras-resenha/

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Sabe aqueles livros que te deixam fascinada e presa a cada página?
Sabe aqueles livros que te deixam fascinada e presa a cada página? Pois então, Caminho das Sombras é esse livro e você precisa ler pra entender melhor o que estou dizendo...
Azoth é um garoto pobre, que sempre sofreu por causa da pobreza e dos inescrupuloso Rato, um cara de sua guilda que sempre o espancava. Para fugir de tudo isso ele decide que quer ser treinando por Duzo Blint, o mais perigoso, cruel e respeitado derramador da cidade. O Derramador é um assassino cruel e frio, sempre aposto para algum tipo de serviço sangrento. Porém para se tornar um real aprendiz de Duzo, ele precisa deixar para trás tudo que já foi, sua personalidade, sua vida e seus amigos para então se tornar Kylar.
Caminho das Sombras tem uma história peculiar contada de um modo bem original, o enredo não é a maior novidade porque muitos já leram fantasias com assassinos, mas talvez pelos nomes diferentes, por Azoth decidir trilhar um caminho “diferente” sabendo que não é o mais “correto”, a história tenha lá sua originalidade. E está ai outro ponto interessante de toda a história, é tudo tão normal e comum que você não consegue julga-lo por sua escolha e a maior ironia de todas é que talvez justamente por isso, por essa sintonia e empatia eu tenha me apaixonado justamente por Duzo, o assassino.
Temos o prazer de conhecer um mundo cheio de magia e temas comuns a todos nós: amizade, amor, preconceito e traição escritos com maestria e muita realidade. Os personagens são fascinantes e é difícil dizer qual seria “desnecessário” pro enredo porque todos tem seu crescimento e seu potencial dentro da história.
O livro é o primeiro da trilogia Anjos da Noite e já estou ansiosa e curiosa pelos próximos.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/07/caminho-das-sombras-de-brent-weeks.html
Dione.Barros 20/08/2021minha estante
Infelizmente a Editora Arqueiro cancelou a série ?

AndyinhA 06/07/2017

trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Irei confessar que a leitura deste livro foi difícil, ele me lembrou ‘A Corte do Ar’ e ‘O Clã dos Magos’. Não porque suas histórias eram rasas, exatamente pelo contrário. Há um excesso de informações, que nos deixa perdido e sem acompanhar direito todo mundo que os autores criam, ainda mais que todos os livros citados (inclusive este) eram séries.

A narrativa e a escrita de Brent não me convenceram, não foi paixão à primeira vista e terei de confessar que levei uma vida para ler cada um dos livros já citados e este, algumas vezes pensei em desistir. O excesso de detalhes e informações passa a ser cansativo em alguns momentos e faz com que a leitura não fluía na rapidez que a história fala.

Já o ponto positivo fica por acompanharmos o protagonista por quase 10 anos, e isto é muito difícil de ver nos livros, geralmente precisamos ler quase 1 livro para cada ano do protagonista, então, acompanhamos o amadurecimento do personagem e de alguns quesitos e questões que foram apresentados.

E olha, como temos personagens nesta série. É preciso ler com atenção, pois como aqui no Brasil não temos o costume de chamar as pessoas pelo sobrenome, muitas vezes eles chamam o personagem pelo primeiro nome Kylar ou pelo sobrenome Stern e não apenas ele, todos os nobres. E no início eu fiquei muito perdida, não sou do tipo que me agarra aos sobrenomes dos personagens (faço aqui um mea culpa).

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/05/poison-books-caminho-das-sombras-brent.html

DvD 30/03/2017

Potencial
Um livro que impressiona pela proposta simples e refinada nos detalhes, que apresenta uma realidade fantástica nova e crível, justamente por ser mais negativa. Personagens que tem profundidade, cenas de ação bem elaboradas, sistema de magia inovador e o universo é bem legal.

cotonho72 10/03/2017

Excelente!!!
Caminho das Sombras é o primeiro livro da série Anjo da Noite, logo que fiquei sabendo do seu lançamento fiquei empolgado, pois literatura fantástica é um dos meus gêneros favoritos, não sabia muito o que esperar dele, mas as primeiras páginas me ganharam rapidamente.
Azoth é um jovem garoto que sobrevive nas ruas e becos sujos da cidade de Cenária, vive numa guilda de crianças que é comandada por Rato, as crianças dessas guilda são obrigadas a dar dinheiro para permanecerem nela, além disso, o que não falta são agressões e surras todos os dias.

Durzo Blint é um assassino temido por todos da cidade de Cenária, ele é um lendário derramador, uma espécie de assassino com poderes mágicos, para ele matar é uma arte, ele trabalha para o Sa’Kagé, uma organização criminosa que comanda a cidade e governa em segredo o reino.
Os únicos amigos de Azoth são Jarl e a Menina-Boneca, ele sempre busca protege-los, mas quando desobedece e afronta Rato recusando a fazer o que ele manda, seu amigo Jarl sofre uma grave consequência, que promove o encontro de Azoth com Durzo Blint, e assim decide ser aprendiz do tão temido assassino. Blint nunca aceita aprendizes, mas impõe um desafio para Azoth para que ele seja aceito, assim ele sai convicto que vai conseguir cumprir a exigência do lendário derramador, mas sua indecisão e falta de coragem, além de quase não qualifica-lo como aprendiz, faz com que a Menina–Boneca sofre uma terrível agressão e assim toma coragem e cumpre o que Blint lhe impôs.
Após se tornar aprendiz de Durzo Blint, Azoth começa a receber um severo treinamento de assassinato, lições de sobrevivência, manipulação de venenos, etiqueta e muitas outras coisas necessárias para ser infalível e logo assume uma nova identidade e passa a se chamar Kylar Stern, o próximo derramador e cruel assassino a serviço do Sa’kagé.
O autor Brent Weeks conseguiu criar uma trama incrível e uma atmosfera fantástica bem diferente, cheia de magia, reviravoltas, magos, bruxos, reis, príncipes e muito suspense, a leitura flui muito bem e os personagens secundários como Logan Gyre, filho e herdeiro do duque Regnus Gyre, Solon Tofusin, o misterioso tutor de Logan; Mama K, a cortesã cheia de segredo e mistérios; o Conde Drake, responsável por educar Kylar nas maneiras dos nobres; Elene, uma bela garota por quem Kylar se sente responsável e outras mais são cativantes e igualmente interessantes, certamente esse livro vai surpreender a muitos, estou curioso pela continuação.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Déborah - @lisossomos.lisos 02/03/2017

Pra ler no busão: Caminho das sombras
Pensem em um livro que empacou!

Acho que passei uns 3 ou 4 meses para terminar de lê-lo porque ele sempre me deixava meio que de ressaca e eu deixava ele de lado.

No início da leitura pensei que ia amar por ser fantasia, então comecei super empolgada, mas a leitura é muito descritiva e isso acaba me dando sono ou deixando meio desanimada e de ressaca literária.

Porém eu coloquei na cabeça que ia ler e só sosseguei quando acabei (mesmo que tenha começado em 2016 e terminado apenas em 2017).

Azoth é um menino de guilda que não tem onde cair morto e muito menos quem o proteja.

Ele se protege sozinho e ainda protege a menina boneca. Sempre que não paga as taxas acaba apanhando do Rato que é o menino mais velho e segundo em comando na guilda.

O personagem também tem outro amigo chamado Jarl e eles tem o plano de que Azoth se torne um Derramador e os livre de Rato.

O plano tem chances de dar certo o problema é que Rato quer fazê-los de suas "meninas" e eles não gostam da ideia.

Azoth enfrenta Rato que fica irado e acaba se vingando nos amigos dele.

Quando Azoth sai do domínio de Rato ele tem que abrir mão das amizades e servir com obediência a Durzo Blint, o melhor e mais respeitado derramador de toda Canaria.

Agora como Kylar, Azoth está sendo treinado para ser tão bom quanto o mestre, o problema é que o talento dele não consegue ser despertado, logo ele não é tão formidável quanto Durzo.

Ele passa por muita coisa até mostrar o seu valor e se entender com a sua antiga vida. Faz novas amizades e toma decisões ora sábias e ora idiotas.

Como eu disse tem uma parte bem descritiva que me deu um bocado de sono, mas perto do final a leitura deslanchou e eu passei a gostar mais do Azoth/Kylar e até entender o Durzo e a maneira que ele agia.

A capa é super bonita e tem a ver com a história.

Não encontrei problemas de revisão. Tem uma diagramação simples, mas bonita.

Vale muito a pena para quem gosta de fantasia, trilogias (já que é o primeiro livro de uma) e não tem problema com descrições.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

Babi 31/01/2017

George Martin amenizado
Imagine que você vive em um mundo dividido por reinados. Especificamente em um reino falido, chamado Cenária, que é governado por um rei mimado e recebe todas as notícias que o contrariam com diversos sinônimos de "merda". E que você vive na pior região do reino, as Tocas, onde não há regras e as pessoas fazem o que for preciso para garantir uma vida um pouco menos pior.

Agora imagine que - além de ter uma vida miserável, sem qualidade de vida, sem nenhuma perspectiva de viver durante longos anos, sem infraestrutura alguma, sem um tostão no bolso - você é uma criança de 10 ou 11 anos que ainda tem que dar um jeito de conseguir dinheiro para pagar os impostos cobrados pela Guilda, a organização que oferece um teto para todas as crianças escravizadas e abandonadas nas Tocas.

"Esperança. Certo. Esperança são as mentiras que contamos a nós mesmos em relação ao futuro." (p. 92)

E o líder dessa Guilda é um adolescente vil, violento e o demônio encarnado em pessoa que adora estuprar criancinhas - ainda mais se forem menininhos - conhecido como Rato. E, sim, você é um menininho. Imagine que a única maneira de você conseguir ganhar uma vida com mais qualidade é juntando um dinheiro para pagar um mestre e se tornar aprendiz de algum ofício. Um desses ofícios que é bem mais remunerado é a função de derramador - assassinos de aluguel, considerados os mais temidos de todo o mundo.

Considere agora todas as surras e ameaças que você (e seus melhores amigos também) já teve que sofrer nesse submundo. Você não iria querer aprender a se defender? Você não buscaria um caminho rápido para conseguir garantir uma vida melhor para você e, assim, conseguir resgatar daquele buraco seus amigos? Você não roubaria para si uma quantia de dinheiro considerável para conseguir pagar um mestre?

"- A vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor. Derramadores são matadores. É isso que fazemos. É só isso que somos. Não há poesia no ofício da amargura - falou Durzo Blint." (p. 68)

Pois bem, é exatamente assim que vive Azorth. O menino das Tocas que sonha em se tornar derramador para nunca mais ter que apanhar sem revidar. No entanto, ele não quer somente se tornar derramador, ele quer se tornar o aprendiz do melhor derramador de toda Cenária, Durzo Blint. Um assassino frio que tem a fama de ter deixado a mulher que amava morrer em troca de poder. Porém, para ser um derramador não é preciso somente a prática e o aperfeiçoamento em luta, estratégia e envenenamento; é preciso ter e saber usar o Talento, as habilidades especiais que todos têm, uns mais outros menos, como o dom da ilusão, da profecia, da força.

Brent Weeks criou um mundo muito complexo e uma história cheia de intrigas, reviravoltas e com uma pitada de romance. Caminho das Sombras é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia que mostra um grande potencial (e, sinceramente, espero não me decepcionar com os próximos livros), que possui personagens bem complexas e um ritmo bom de leitura.

A minha única reclamação em relação a este primeiro livro é que achei o meio da história muito corrido. Azorth nos é apresentado quando ainda é uma criança e o livro acaba quando ele já está com seus 20 e poucos anos. Parecia que Brent Weeks estava com pressa de chegar ao clímax da história. E, SENHOR, QUE CLÍMAX! Só posso dizer que me lembrou um pouco do Casamento Vermelho, no terceiro livro de Guerra dos Tronos - apesar das duas histórias não terem nada a ver uma com a outra.

"Palavras eram poder, afirmava ela. Palavras eram uma segunda espada para o homem que soubesse manejá-las." (p. 85)

site: http://www.ummetroemeiodelivros.com

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Há mais de um ano eu não dava 5 estrelas para um livro! Caminho das Sombras abalou o meu mundo e me fez soltar aquele wowwwww! Vem entender por quê.

Azoth é um menino como outro qualquer. Não, não como outro qualquer, existem vários meninos melhores. Ele é apenas mais um menino de rua que não é ninguém, vive numa guilda de ladrões, rouba o que pode para sobreviver, tenta lutar contra a fome e o frio, e não sabe o que o amanhã trará.

O mundo em que vive, Midcyru, é um mundo medieval, dividido em países que são governados por reis. Existe uma desigualdade brutal nas cidades, que divide os ricos dos muito pobres e dos vagabundos. Cenária, onde vive Azoth, é só mais uma dessas cidades. O equilíbrio entre as classes é mantida pelo Saka'ge, uma organização criminosa que comanda o submundo, mata quem for preciso, rouba o que quiser e espalha o medo pelas ruas.

A guilda de Azoth é comandada por Rato, um ser desprezível e cruel que faz o que for necessário para coletar a taxa. Quem não paga apanha, e muito. Se for preciso estuprar ele estupra. Matar? Ele mata.

Azoth não aguenta mais essa vida. Ele precisa proteger seus dois amigos, Jarl e Menina-boneca, mas é só um menino de 11 anos, o que ele poderia fazer? Ele precisa ser forte, mas como? No meio de tanta pobreza e imundície.
“As surras eram um preço pequeno a pagar pela esperança. Depois de um tempo, a maioria das crianças da guilda se encolhia e deixava a vida surrá-las. Elas viravam animais. Ou então perdiam a cabeça, como Azoth, e acabavam sendo mortas.”
Um dia, ele conhece Durzo Blint. O mais temível derramador, o mais implacável e poderoso. Ele se mistura nas sombras e ninguém consegue vê-lo ou ouvi-lo. Para ele, matar é como respirar, fácil fácil.

Azoth queria ser assim. Ele VAI ser assim, não tem outra alternativa. Para isso, precisa convencer Durzo a treiná-lo como um aprendiz. Só que ele nunca teve um aprendiz, e Azoth tem que pagar o preço necessário.

Um derramador é uma espécie de assassino, só que muito mais poderoso, muito mais sombrio, muito mais implacável e extremamente letal. A magia existe sim no mundo de Midcyru, e, apenas os que tem o Talento conseguem utilizá-la. Um derramador precisa ser um mestre no Talento, ele precisa ser a própria sombra, invisível, invencível. Durzo Blint é nada menos que o melhor.
"Não existe nenhum objetivo maior. Não existem deuses nem árbitros de certo e errado. Não estou lhe pedindo para gostar da realidade. Só estou pedindo que seja forte o bastante para encará-la. "
Para ser um derramador, Azoth tem que morrer e deve virar Kylar Stern. Uma outra pessoa, com uma outra vida e um outro passado. Tudo cuidadosamente elaborado. Ele deve assumir essa nova vida e pagar o preço necessário.

Paralelamente, conhecemos Logan Gyre, filho do duque de Gyre. Um menino da idade de Azoth, mas com uma história completamente diferente. Nascido de uma família rica, ele teve toda a vida que Azoth não teve. Boa formação, todos os cuidados, treinamento de armas, era um nobre perfeito. A família de Logan foi envolvida na grande roda política de Cenária e, com isso, sua vida iria mudar.

Mama K é a mais famosa cortesã da cidade. Ela comanda a maior rede de prostituição de Cenária e, assim como Durzo, também é membro do Saka'ge. Não existe maior traficante de informações que Mama K e nem de influências. Afinal de contas, o que um homem acaba falando para uma prostituta não é esquecido não...

Todos os caminhos se cruzarão quando o maior esquema político de Cenária entrar em jogo, e, Kylar terá que estar preparado para enfrentar o que vier. Durzo é o melhor, Mama K é a melhor. Mas, e se o inimigo for ainda melhor?

A luta não será apenas com armas, vai muito além disso. A roda de política e intrigas em Cenária gira como nunca, e todos precisarão estar preparados. Embarque nessa aventura você também!
"Não há nada além disso. Há apenas a perfeição que alcançamos ao nos tornamos armas, tão fortes e impiedosos quanto uma espada. Não existe nenhum bem essencial no fato de estar vivo. A vida em si não é nada. É um marcador que prova quem está vencendo, e nós somos os vencedores. Nós vencemos porque perder é um insulto."

Esse é um daqueles livros que abalam a vida. SÉRIO. EU-NÃO-ESPERAVA. Já estava na expectativa para o lançamento aqui há algum tempo, por causa da capa que eu AMO, e por alguns comentários que li. Mas, nada me preparou para essa história!

Eu sou uma amante de fantasia, vocês sabem. Eu sou louca por fantasia medieval, todo mundo sabe. Mas CARA, eu sou louca doida varrida por histórias como Caminho das Sombras. O autor conseguiu, com muito sucesso, misturar elementos da alta fantasia, com jogos políticos, ação, aventura, muito sangue, uma pitada de romance, muito MUITO mistério e plot-twists reveladores que me deixaram de queixo caído. Eu não esperavaaaaaa!
“– E é você quem diz que a vida é vazia, insignificante. Que não levamos nada de valor quando tiramos uma vida. Olhe só como se agarra à sua própria. Seu hipócrita filho da puta.
– Todo homem que vale alguma coisa é hipócrita.”
Vi muitas referências nesse livro. Game of Thrones, Eragon, O Nome do Vento, The Goblin Emperor e muito mais. Po, o nome Durzo te diz algo né? Não passaram despercebidos também as referências aos jogos, principalmente de RPG. Temos meisters, vürdmeisters, assassinos.... Te lembra algo?
Brent Weeks é um grande contador de histórias. Esse foi o seu livro de estreia, dá para acreditar? Imagina os próximos! Já ganhou uma fã aqui hein.

Azoth/Kylar é um personagem fenomenal. É um bom menino que vive uma vida de merda. No meio da pobreza e escuridão, ele só quer sobreviver e proteger seus amigos. Jarl e Menina-boneca são as únicas pessoas que ele ama na vida, e, quando vê que a crueldade de Rato está chegando até eles, precisa agir. Ele guarda uma raiva imensa dentro de si, extremamente compreensível dado a vida que leva. Em vários momentos eu achei que ele não teria o necessário para seguir o caminho de Durzo, mas ele conseguiu me ganhar. Claro que ele enfrenta muitas batalhas internas entre o que considera certo e o que tem que fazer, mas, no final, sempre consegue, mesmo que tenha que pagar um preço alto...

DURZO FUCKING BLINT é um dos melhores e mais complexos personagens que já li. Ele desperta um carrossel de emoções. É sim o derramador mais temível e implacável, às vezes até cruel, precisa não se importar, precisa pensar nele mesmo sempre e precisa fazer o que for necessário, passando por cima de quem quer que seja. Mas, ah, ele se importa sim. Com todo distanciamento e frieza, ele se importou e agiu para que tudo se encaixasse da melhor maneira. Ah, o bicho é inteligente viu? Eu me surpreendi várias vezes! Já coloquei aqui no meu pedestal de personagens fodas ao lado do Jorg e do meu Darkling porque eles se parecem demais rs.
“Todo o bem e todo o mal passam, Kylar. Não podemos fazer absolutamente nada para mudar coisa alguma nem ninguém. Muito menos nós mesmos. Esta guerra vai acabar, haverá um vencedor e pessoas vão morrer por nada. Mas nós vamos continuar vivos. Como sempre. Pelo menos eu vou.”
O livro é narrado em terceira pessoa, com mudança de pontos de vista. Podemos ver pela ótica de Durzo, de Kylar, de Mama K, de Logan... Não é qualquer autor que sabe fazer isso não, hein. Ainda mais sem perder o fio da meada. Brent fez isso muito bem e dá para perceber as peças girando e se encaixando, mas, quando você vai ver, aconteceu uma coisa que jamais imaginava. Me senti assim o livro todo. Well done Brent, well done.

Com certeza esse não é apenas mais um livro de fantasia. É muito, muito mais. É repleto de ação, com muitas cenas fortes, violência, política, intriga, mistério, personagens fortes, vilões temíveis e um final estarrecedor. Sem dúvida, lerei novamente um dia, e, se eu fosse vocês, estaria correndo para comprar!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/10/resenha-caminho-das-sombras-brent-weeks.html

Lucas 25/07/2022

Uma boa história de batalha e amor
Confesso que não é o tipo de historia e narrativa que me prende. De modo geral a historia não conseguiu me prender muito, mas é inegavel como o livro se desenvolve muito bem e de modo crescente. Em nenhum momento "esfriou".
O personagem principal cresce e se desenvolve diante dos seus olhos de modo muito natural. A narrativa é rica e cheia de detalhes, em alguns momentos chega a ser cruel demais.
Uma historia de fantasia e magia bem escrita, de um garoto comum que se torna um assassini para poder se sentir que é algo ou alguém

Nise | @saymybook 11/06/2016

Bonzinho!
"Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho. Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias. Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint. Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão."

Caminho das sombras é lançamento de Brent Weeks e o primeiro livro de uma trilogia. O livro é narrado por diversos personagens que tem um motivo para compor na história. Esse é um livro de fantasia e com um conteúdo as vezes forte e chocante.

Para um autor de primeira viagem, as idéias e o mundo que o Brent criou são magníficos. Esse é um livro cheio de brigas, guerra, magia, mortes... E em cada página que o leitor vai lendo ele acaba se surpreendendo com tudo que vai acontecendo.

Fiquei surpreendida com o mundo que o autor nos trouxe, e com as vira voltas da trama. Fiquei incomodada em alguns momentos que a descrição do livro estava um pouco confusa mas tirando isso, é um livro muito bom, que nos surpreende a cada página.
Indico a leitura para quem gosta de fantasia, que não tem receio de ler um livro com muitas mortes, intrigas, guerra e magia. Com certeza irei acompanhar essa trilogia!

site: https://www.instagram.com/saymybook/

Anderson Tiago 13/06/2016

Caminho das reviravoltas [INTOCADOS]
O autor Brent Weeks é sempre lembrado junto a Peter V. Brett, Joe Abercrombie, Mark Lawrence e Scott Lynch, entre outros, como um dos grandes nomes da fantasia épica contemporânea. Esses autores, embora não tenham atingido o mesmo status de um George R.R. Martin ou Patrick Rothfuss, acumulam leitores ansiosos pelos seus novos trabalhos e fãs sempre dispostos a indicar o seus livros. Por esse motivo fiquei muito feliz quando descobri que a Editora Arqueiro traria a trilogia Anjo da Noite para o Brasil.

O primeiro livro dessa trilogia, Caminho das Sombras, também foi o primeiro livro escrito por Brent Weeks. Isso é algo que fica bem claro para o leitor que já teve contato com muitos livros de escritores iniciantes, mas também funciona como uma espécie de elogio para o autor. Ora, se mesmo com alguns detalhes que podem ser melhorados, a história consegue ser tão incrível, imagina quando ele ganhar mais experiência no seu ofício.

No livro acompanhamos a vida de Azoth, um garoto criado nas ruas do bairro mais pobre da Cidade de Cenaria. Junto ao seus amigos Jarl e Menina-Boneca, ele faz parte de uma das inúmeras guildas de ladrões que infestam às Tocas. Essas guildas respondem ao Sa’káge, uma organização secreta que comanda todas as atividades ilícitas na cidade e praticamente governa o reino em segredo. O líder da guilda de Azoth, entretanto, está morrendo, deixando todo o controle nas mãos do segundo em comando, o cruel Rato. Para assumir de vez o comando, Rato pretende acabar com todos aqueles que se colocarem em seu caminho e, por ironia do destino, Azoth se vê nessa posição.

"Azoth encarou a pilha de moedas. Quatro anos. Dezenas de surras. Não só não sabia se faria o mesmo por Jarl, mas também havia pensado em roubar do amigo. Não conseguiu conter as lágrimas, que rolaram quentes. Sentia muita vergonha. Sentia muito medo. De Rato. De Durzo Blint. O medo não o largava. Mas, se fosse embora, poderia ajudar Jarl. E Blint lhe ensinaria a matar. Ergueu a vista para o amigo; não se atreveu a encarar a Menina-Boneca por medo do que poderia ver em seus grandes olhos castanhos. – Eu aceito. Já sabia quem iria matar primeiro."

Decidido a não ter mais medo, Azoth tenta se tornar aprendiz do lendário derramador Durzo Blint, uma espécie de assassino com poderes mágicos, mas o derramador só o aceita caso ele faça algo que Durzo não julga que Azoth seja capaz de fazer. Apenas quando as suas ações, ou falta de ações, tem resultados catastróficos é que Azoth encontra forças para fazer o que é preciso. Após se tornar aprendiz de Durzo, o garoto assume uma nova identidade e passa a se chamar Kylar Stern. A partir desse momento acompanhamos o treinamento de Kylar nas mais diversas artes do assassinato, além de lições de sobrevivência, furtividade, leitura, história, e até etiqueta. Tudo isso para se tornar um derramador, uma verdadeira máquina de matar a serviço do Sa’kagé.

Também acompanhamos, em menor escala, a trajetória de Logan Gyre, filho e herdeiro do duque Gyre. Logan é um jovem enorme, forte, e de coração tão grande quanto a sua altura. Ele inspira confiança e lealdade em todos a sua volta, mas será que isso será suficiente para mantê-lo vivo em uma sociedade tão corrompida?

O plantel de personagens secundários é completado por Durzo Blint, o melhor derramador de todo o mundo e mestre de Kylar; Solon Tofusin, o misterioso tutor de Logan; Mama K, a cortesã que parece ser muito mais do que aparenta; o Conde Drake, responsável por educar Kylar nas maneiras dos nobres; e a jovem Elene, uma bela garota por quem Kylar se sente responsável; além de um amigo do passado de Azoth. Ainda existem mais personagens com certa importância na trama, mas decidi citar apenas os principais.

"O homem comprido era o derramador Durzo Blint. Um derramador era mais ou menos como um assassino… da mesma maneira que um tigre era mais ou menos como um filhote de gato. Entre os derramadores, Durzo Blint era sem dúvida o melhor. E, como costumava dizer o líder da guilda de Azoth, qualquer dúvida quanto a isso não durava muito."

Os leitores que gostam do lado mais mágico da fantasia também vão gostar da magia de Caminho das Sombras. Entre o Talento dos derramadores, magos, bruxos, meisters, vürdmeisters, além de profecias e artefatos mágicos poderosos, temos uma sistema de magia bem interessante e que deve ser explorado com mais detalhes nos próximos livros.

Embora a escrita de Weeks não seja tão refinada nesse livro quanto a dos autores citados no início da resenha, é inegável que ele criou uma história fantástica, principalmente pelo seu talento com os “plot twists”, as reviravoltas na trama. São tantas durante a obra e a maioria delas te deixam de queixo caído com o que acabou de acontecer. Eu já li vários livros com excelentes plot twists, mas nada que se compare, em nível de quantidade, com o que o autor fez nesse livro.

Por fim, comparo Caminho das Sombras com um filme blockbuster. Ele não seria aclamado pela Academia, não ganharia o Oscar, mas com certeza vai divertir milhares de leitores por todo o Brasil. Mal posso esperar para ler o segundo volume, À Margem das Sombras.

site: http://intocados.com/

Marcio Silva 29/05/2016

Um assassino perfeito não tem vínculos
Narrada em terceira pessoal do singular, somos apresentados a Azoth que é um garoto abandonado e "bem dizer" sorrateiro, pois ele surrupia as pessoas da forma mais cautelosa possível. Querendo se dar bem na vida, procura Blint "o maior derramador que existe" e pede para ser sei aprendiz. De início é recusado, mas com um pouquinho de insistência é aceito.

Azoth morava na Guilda junto com outras crianças... Maltratado e abusado por Rato, Azoth não aguentava tanto sofrimento que ele e as outras crianças passavam, foi aí que ele resolveu se vingar e por isso procurou Blint.

Como já dito ele procurou Blint e pediu para se tornar um aprendiz de derramador, mas de início foi recusado, mas em seguida recebeu uma missão! Se ele assassina-se Rato "comandante da Guilda" poderia se tornar um aprendiz... Com tanto sofrimento Azotjh consegue matar Rato e assim se entrega para os braços da sombra.

Continue lendo >>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com/2016/05/resenha-31-caminho-das-sombras-anjo-da.html

@APassional 28/04/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Magia, traição, conspiração, ação, amores passionais, confrontos sangrentos...

Brent Weeks nos conduz a uma realidade possível e cruel onde os fracos não tem a mínima chance, suas personagens travam conflitos homéricos entre a luz e a escuridão, num embate contínuo entre certo e o errado, o amor e o ódio, o bem e o mal.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/04/resenha-caminho-das-sombras.html

Cath´s 26/04/2016

Resenha Caminho das Sombras.
Demorei para ler esse livro (dentro dos meus padrões), foram aproximadamente treze dias. Isso não quer dizer que o livro é ruim (ele é ótimo), mas sim que é cheio dos detalhes, como o autor te introduz em um novo universo tem que te ambientar nele, e para não ter que voltar páginas para saber do que estão falando, tem que prestar atenção aos detalhes.

Azoth vive numa guilda de crianças que é comandada por Rato na cidade de Cenária. Todas as crianças dessa guilda tem que dar dinheiro para permanecer nela, ou seja, é horrível viver nesse lugar, pois eles tem que furtar para conseguir esse dinheiro, além do dinheiro para poderem comprar alimentos.

Acontece que um dia Azoth se recusa a fazer o que Rato manda e termina virando o arquirrival dele. Então Jarl, melhor amigo de Azoth, diz para ele tentar se tornar aprendiz de Durzo Blint, o melhor derramador da cidade (derramador é um assassino que tem Talento, o Talento é como magia). Quando finalmente Azoth convence Durzo a cogitar a hipótese, este lança um desafio, deixa Azoth ser seu aprendiz se ele matar Rato.

Como Azoth não era um assassino ele hesita por dias, mas isso tem um preço e Rato apronta uma com a Menina-Boneca (amiga de Azoth). Então, Azoth consegue matar Rato e vira aprendiz de Durzo.

Basicamente, quem manda na cidade é o Sakagé, uma organização criminosa para quem Durzo trabalha. O rei atual da cidadão é daqueles que seria melhor não existir, pois só sabe ordenar coisas ridículas que não deveriam fazer. Porém, tem um reino chamado Khalidor que deseja invadir Cenária e Azoth se pega sendo arrastado para o meio disso, visto que além de ser aprendiz do melhor derramador da cidade também é amigo de Logan Gyre, um nobre que por pouco não virou príncipe de Cenária (Logan é um homem daqueles que você deseja que seja rei, seus poros gritam que tem integridade).

Isso é só um pedacinho da história por alto, no começo vai ficar meio confuso para entender como tudo funciona, pois vai ir ganhando as informações aos poucos. Mas digamos que a vida de Azoth está totalmente ligada ao futuro da cidade, bem como as vidas dos personagens que vão te ser apresentado no decorrer da obra.

Azoth aprende tudo com Durzo, como matar, lutar, envenenar, não fazer ruídos quando caminhar e a se esconder, mas falta algo nele que é o Talento. Não vou adianta o que Azoth é exatamente para não estragar o momento de explicação do livro, mas foi muito bem bolado tudo.

Não é um livro leve, demanda atenção, tem muita maldade e frieza. Mas ao mesmo tempo demonstrar o lado profundo do ser humano que mesmo sofrendo horrores pode fazer algo bom.

Achei uma fantasia muito bem estruturada, a parte que ele inicia nesse livro tem final no mesmo volume, mas é claro que para saber como a totalidade da obra termina você terá que acompanhar os outros dois volumes da trilogia Anjo da noite que vão ser lançado no Brasil pela Editora Arqueiro.

Não vou enfeita para vocês: tem personagens que vocês vão odiar e querer entrar no livro para acabar com eles. Já tem outros que embora não sejam bons você vai gostar e esperar que se salve. O próprio Azoth e Durzo são exemplos de personagens cheios de luz e sombras.

Gostei muito da obra, ela demanda uma imensa atenção, mas faz isso valer a pena, o resultado é fantástico. Descobri do ano passado para cá que adoro fantasia e esse é um bom exemplo de um ótimo livro do gênero.

Por fim, saliento que adorei a capa do livro, consigo imaginar Azoth assim e ao mesmo tempo da um charme.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/04/resenha-caminho-das-sombras-de-brent-weeks.html

Gizelle.Perin 28/08/2016

Simplesmente magnífico!