Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

Paula 08/06/2020

Historia de vida impressionante
Ganhei esse livro como presente de Natal há algum tempo. A história de vida da jovem Yeonmi Park é comovente.

jessica.guidolin 08/06/2020

“Uma jovem norte-coreana conta como escapou da ditadura mais sanguinária do planeta”

Yeonmi Park lutava todos os dias para permanecer viva na Coréia do Norte. Neste livro, ela descreve tudo o que passou em sua terra natal: fome, frio, medo, angústia e principalmente alienação. Coisas básicas do dia a dia que temos conhecimento, Yeonmi nem imaginava que existiam.

Ela fugiu da Coréia do Norte, viu sua mãe sendo violentada na China com o intuito de protegê-la, foi vendida como mercadoria, atravessou o deserto em época de baixas temperaturas. Tudo isso para conquistar algo que temos de sobra: a liberdade.
Depois de muito tempo, sua história teve uma final feliz e foi compartilhada em várias partes do mundo.

Vale a pena cada página deste livro e é uma lição de vida muito valiosa.Eu sempre o indico quando pedem sugestões de novos livros

Renata Almeida 02/06/2020

"A luta de um novo recomeço."
A autobiografia de Park Yeonmi conta sobre a vida difícil com sua família na Coreia do Norte, um país extremamente fechado e autoritário, onde as pessoas não têm direitos, suas ideias são negadas, sofrendo lavagem cerebral.
Fugindo para a China, encontrando e vivenciando o tráfico de mulheres norte-coreanas, este é um plano lucrativo, explorado por traficantes (principalmente chineses). O acordo alcançado entre a China e a Coreia do Norte não concede asilo aos norte-coreanos, se forem capturados, serão devolvidos ao seu país de origem. O medo de serem presos, torturados ou mesmo mortos são gerados, por isso, eles aceitarem a situação mais cruel.
Após deixar a China, finalmente foi para a Coreia do Sul com sua família, onde encontrou esperança. Com o apoio do governo, sua situação financeira melhorou, seus objetivos foram gradualmente alcançados e uma nova história de vida começa.

Danilo.Queiroz 01/06/2020

Que historia emocionante!
O livro se trata de um relato real sobre a fuga e consequentemente a luta para sobreviver de Yeonmi, uma menina que nasceu na Coreia do Norte que é governada por ditadores e se trata de um dos piores lugares do mundo para viver. Fome, miséria, inexistência da liberdade de expressão ou de religião são os males em que a maioria dos residentes desse pais têm que enfrentar diariamente.
O relato é cru, pesado e em alguns momentos difícil de ler: abusos sexuais e tráfico humano são retratados numa parte considerável do livro. Mesmo assim a leitura vale muito a pena! Tudo que Yeonmi fez para sobreviver e proteger os seus familiares é muito inspirador e todas as suas conquistas são extremamente exaltáveis.

Sissa 19/05/2020

Reflexão
Esse livro serve para refletir como as pessoas podem ser cruéis devido a um regime político opressor. Se você quiser aprender um pouco de História e ao mesmo tempo ter a noção de quem passou por isso, essa leitura é pra você. Eu simplesmente devorei cada página e fui transportada para o lado de Yeonmi Park durante o seu relato. Vale a pena a leitura.

Isis.Borges 14/05/2020

sincero, comovente e devastador
A biografia da Yeonmi é também um retrato do sistema insano da Coreia do Norte. Ela e sua família preferiam a morte a ter que permanecer em sua terra natal numa vida de inferno, onde se permanecessem morreriam todos - de fome, doentes, presos ou mesmo executados. Ela fugiu aos treze anos com sua mãe, atravessando um rio congelado para China, mas se viram num submundo de contrabandistas de pessoas e foram vendidas, como animais. Na China tinha comida, roupas e acesso a coisas que nem sonhava que existissem, mas não tinha sua família, segurança, dignidade e vivia com medo constante de serem deportadas. Sua fuga da China aconteceu em 2009 e foi numa travessia através do deserto de Gobi até a Mongólia, à entrada na Coreia do Sul e, enfim, à liberdade.
Toda sua história em função a sobrevivência é de muita coragem. Ela se agarrou ao sonho da liberdade e lutou com enorme esperança contra a tirania, pois sabia em seu coração que merecia ser tratada como gente e não como um animal caçado.

Durante essa leitura me lembrei muito do Diário de Anne Frank, uma biografia que me marcou para sempre e que li ainda criança. A Anne também foi vítima de um governo opressor e foi executada junto a sua família pelos nazistas.
A diferença entre as duas é o tempo. O holocausto aconteceu há décadas atrás e Anne Frank deixou seu registro que hoje é considerado uma das obras mais importantes do século XX, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer. Já Yeonmi Park é uma sobrevivente e nesta obra veio para contar ao mundo que a Coreia do Norte é como um grande campo de prisioneiros, sendo o pesadelo de milhões de pessoas ainda hoje.

um livro maravilhoso, uma história que tem que ser lida.

Suellen 04/05/2020

Arrebatador
Não consigo descrever todos os sentimentos que tive ao ler esse relato. A humanidade me assusta em níveis absurdos. O que ela precisou passar somente por sua liberdade foi desumano. Sua família inteira sofreu para estar junto novamente.

Sua resiliência me dá força, continuarei a orar pelos norte-coreanos agora com mais afinco que antes. Obrigada por enfrentar seu passado, o mundo precisava ouvir sua história.

Letícia 02/05/2020

Da miséria para a liberdade
O livro é dividido em três partes, que contam a vida de Yeonmi na Coreia do Norte, na China e então na Coreia do Sul. A publicação aconteceu após os relatos da jovem receberem destaque internacional e foi inspirada pela frase de Joan Didier: “Nós contamos histórias para poder viver”.
Parafraseando Yeonmi, essa é a história das escolhas que ela fez para poder viver (por isso o título). Através delas, aprendemos sobre a cultura, história e modo de vida na Coreia do Norte. Descobrimos o surgimento de um capitalismo rudimentar na década de 90 após uma onda de fome, as relações que levam ao casamento e a exclusividade em Pyongyang.

Se quiser conhecer a história com mais detalhes, deixo o link para a minha resenha abaixo!

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2020/05/02/coreia-do-norte-para-poder-viver/

Flavia Sena 25/04/2020

A narrativa da Yeonmi me envolveu completamente, foi impossível não ficar perplexa diante de tudo que ela conta. Cada momento de sua vida exigiu mais e mais dela; cada vez que ela pensava que finalmente estaria livre, acontecia outra coisa. E é tão triste que ela tenha passado por tudo isso tão nova. Sempre que ela mencionava um ano, eu pensava na idade que eu tinha e como nossas vidas foram diferentes. Não pude deixar de me emocionar com sua luta pra se adaptar e pelas suadas conquistas. Uma coisa muito bonita é a relação dela com os livros, que tiveram um importante papel pra que ela "conhecesse" o mundo.

Assim que finalizei a leitura, pesquisei se havia algo negativo sobre ela. O único vídeo que encontrei com esse viés levantava a possibilidade de ela ser uma charlatã, porque supostamente pagam pras pessoas refugiadas contarem suas histórias e apresentaram algumas inconsistências em recortes de entrevistas dela. Imagino que deve haver algo "mal contado" - afinal, a memória é traiçoeira.

Enfim, que histórias como a dela nos façam acordar pra uma realidade além da nossa bolha e nos inspirem a ter um propósito maior que nós mesmos.

"Ao simplesmente contar minha história, eu tinha algo a oferecer também. Aprendi outra coisa naquele dia: todos temos nossos próprios desertos. Podem não ser iguais ao meu deserto, mas sempre teremos de atravessá-los para encontrar um propósito na vida e para sermos livres."

Henrique_ 25/04/2020

Relatos de sofrimento nos chocam, mas quando a causa desse sofrimento vem do Estado, de onde se espera que cumpra com seu papel de assegurar a vida, a dignidade do ser humano e seu bem-estar social, esses relatos tendem a nos amedrontar. Por vezes, durante a leitura, acreditava que a autora do livro tivesse sofrido tudo que sofreu num passado distante. Mas não. Tudo se passou no alvorecer do século XXI. É assombroso, para não usar outro termo, tomar ciência que tantas pessoas vivem sob condições subumanas em um regime que massacra e priva seus cidadãos do mínimo para poder viver. O maior ensinamento deste livro, para mim, é procurar ser grato por viver em uma democracia que me permite ser livre, ainda que tenha inúmeras imperfeições. Pois este livro mostra que, sim, muitos dariam tudo que têm para pelo menos tomarem consciência da alienação a que foram submetidos e possam, com isso, exigir serem tratados como seres humanos.

Aécio de Paula 18/04/2020

Para Poder Viver - Yeonmi Park
Livro impactante, surpreendente e emocionante dessa jovem que conta como viveu, sobreviveu e fugiu da Coreia do Norte. É um tipo de livro que eu compraria para dar de presente a um amigo porque a história, meeeu amigooo, é muito boa. Até 70% do livro eu gostei bastante, mas o resto caiu um pouco o rendimento quando ela descreve como se adaptou na Coreia do Sul e como se tornou ativista em prol da libertação dos desertores norte coreanos. Sobre a história da Coreia do Norte e a descrição dos anos 90, quando uns 3 milhões de pessoas morreram de fome, ainda prefiro o livro Nada a invejar, de uma jornalista americana.

Rafaela.Rafinha 08/04/2020

DEVOREI ESSE LIVRO EM DOIS DIAS! ?
O livro é muito bom! Incrível como elas lutaram pra sobreviver!

Paula 05/04/2020

Dos livros que todos deveriam ler. Impactante o sofrimento dos norte-coreanos ainda nos dias atuais.
Yeonmi consegue nos fazer sentir a dor dela... muito emocionante. Vale muito a pena a leitura!

Tassiane 27/03/2020

Um soco no estômago
Me deixou com lágrimas nos olhos.
É um daqueles livros que a gente lê e fica triste, desejando que fosse apenas uma obra de ficção.

Fiquei por horas pensando sobre as coisas das quais já reclamei na vida - claro que cada um tem seu fardo, casa um sabe o quanto pode suportar, mas é muito difícil não se sentir pequeno diante da força da protagonista.
É impossível não se sentir privilegiado pela vida que levamos - pelo menos por um momento - e isso me fez refletir sobre o que eu tenho, sobre o que eu desperdiço, sobre o que eu tomo por garantido, quando na verdade não é assim.

É um livro extremamente pesado, narrando a história de seres humanos incríveis (por mais que seja a história da protagonista, casa personagem nesse livro tem seu peso), mas foi uma leitura transformadora.

Passei por um carrossel de emoções - me senti pequena, fraca, fiquei triste, fiquei orgulhosa, senti medo... Várias dessas emoções foram causadas pelos relatos da protagonista, mas algumas delas vieram de uma auto-reflexão.

Esse livro foi extremamente importante pra mim, e pra quem tiver estômago, eu recomendo.