Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

Erick 13/01/2020

Esse é um livro bem emocionante, que me fez pensar sobre o quão estamos em mundos diferentes se falando em Coreia do Norte, me fez também pensar sobre a liberdade que muitos norte coreanos anseiam mas não conseguem alcança-la, uma triste realidade existente até os dias de hoje. Livro muito bom, e comovente.

Laura 15/12/2019

Eu nunca chorei assim lendo um livro. É uma história difícil e triste. E é real. Meus agradecimentos a Yeonmi por compartilhar sua história e por lutar para um mundo melhor, ela é muito corajosa e uma inspiração.

Kleber 07/12/2019

IMPACTANTE
Me apeguei de uma forma tão incrivel com a narrativa da autora, que está difícil de deixar pra lá uma leitura tao real, impactante e de uma realidade tão brutal!
Yeonmi em sua história, não somente conta sua história, mas mostra como o povo norte coreano ainda sofre com o regime de seus líderes. Muitas vezes, segurei as lágrimas pra não chorar com ela. Forte, sensível, e determinada. Você é incrível Yeonmi. Recomendo a todos.

Luisa Jordana 19/11/2019

O nome descreve bem
Eu conhecia muito pouco sobre a Coréia, não muito mais do que o comumente divulgado. A trajetória de Yeonmi me chocou profundamente e me choca mais ainda descobrir que o mundo continua a perpetuar seu hábito de fechar os olhos ante os piores impropérios da humanidade.

Humanidade, é algo que quase não mais existe na Coréia do Norte, um país devastado pela fome e pelo desespero, com uma população que parou no tempo e vive em uma nação encarcerada. Vou demorar bastante para digerir essa leitura e espero que a mudança para os milhares que ali lutam para sobreviver e dos milhares que continuam morrendo para tentar escapar de sua dura realidade, chegue antes do que se espera.
Luís @l.pmiguel 19/11/2019minha estante
Esse livro é uma aula de um desconhecido pra nós, né?
Muito boa sua resenha!

Luisa Jordana 20/11/2019minha estante
Verdade! Obrigada!

Ana Cis Gestal 18/10/2019

Para poder viver
Autora: Yeonmi Park (com Maryanne Vollers)
Tradução: Paulo Geiger
Editora: Companhia das letras
Páginas: 308

"Eu não estava sonhando com liberdade quando fugi da Coréia do Norte. Eu nem mesmo sabia o que significava ser livre."

Com apenas 13 anos, em 2007, Yeonmi e sua mãe, iniciaram sua fuga da Coreia do Norte. Buscando a liberdade que, até aquele momento era inexistente. Além de uma autobiografia, possui viés sociológico e político, sobre uma outra realidade e cultura. Uma aula sobre empatia e por que não dizer, de história.
Um retrato emocionante, triste e corajoso de sua família desde a sua infância . A dura trajetória vivendo em um país comandado por um sistema político comunista extremamente opressor e violento, onde absutamente tudo era do Estado e para o Estado, prosperidade e meritocracia eram palavras desconhecidas, onde se trabalha arduamente e ainda assim a população morre de fome. A fuga para a China até chegar na Coreia do Sul. Atualmente, mora nos Estados Unidos e se tornou ativista dos direitos humanos. .

" Quando eu tinha quatro ou cinco anos, minha única ambição como adulta seria comprar tanto pão quanto quisesse e comê-lo todo. Quando se está o tempo todo com fome, só se pensa em comida."

"Na Coréia do Norte, execuções públicas eram usadas para nos ensinar lições de lealdade ao regime e quais as consequências  da desobediência."

"Era comum um marido bater em sua mulher...meu pai era um homem esclarecido... e raramente batia em minha mãe. Mas as vezes o fazia. Não estou desculpando essas atitudes, mas explicando como era a cultura - Na Coréia do Norte, ensinava-se aos homens que eles eram superiores, assim como eram ensinados a obedece nosso líder."

Ednei.Freitas 12/07/2019

Livro explendido.
Obra maravilhosa, toca o leitor no seu íntimo, demonstra como um governo totalitário e ditador pode controlar seu povo não só utilizando a força, mas também educando, fazendo uma lavagem cerebral em uma criança, o que trás reflexos quando está se torna adulta.
O livro conta com detalhes todo sofrimento sofrido pela autora, mostrando sua força de vontade e coragem ao expor as amarguras sofridas.
Demonstra a corvardia, vilanesa e crueldade de uma família que lidera a Korea do norte há várias décadas.
Obra recomendadíssima, inclusive foi o primeiro livro que li sobre esse país tão cruel.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 04/07/2019

Já Li
A Coréia de Norte é conhecida como um dos países mais fechados do planeta e, principalmente, por causa do culto intenso a Kim Il-Sung e sua família, a dinastia que governa o país há mais de três gerações e instituiu uma das ditaduras mais bizarras da História. Assim, a literatura do país é virtualmente inexistente, pois só é permitido escrever/falar/cantar sobre o imperador. Por isso, quando me indicaram este livro, imediatamente pensei no Desafio.

"Para Poder Viver" é a autobiografia da norte-coreana Yeonmi Park. Hoje com 26 anos e ativista dos direitos humanos, a história do livro conta sua jornada até os 17 anos, contando a saga dela e de sua mãe para fugirem da Coréia do Norte em busca de liberdade e de condições básicas de sobrevivência.
Narrado em primeira pessoa, Yeonmi adota um tom objetivo e leve, mesmo quando toca em assuntos pesados como tráfico de pessoas e estupros.
Em Hyesan, cansado da miséria em que viviam, seu pai saiu de uma vida de funcionalismo público - vistos como cargos privilegiados em um governo que cultua seu líder como um Deus - para dedicar-se ao comércio. Porém, o comércio na Coréia do Norte é ilegal e, por isso, o pai de Yeonmi é considerado como um contrabandista.
Quando sua irmã, Eunmi, foge para a China, ela e a mãe resolvem também sair da Coréia da Norte, através da fronteira com a Mongólia. Daí em diante, elas enfrentam tantos contratempos e tanta violência que é até difícil resumi-las em uma resenha. No final, elas encontram abrigo na Coréia do Sul, onde, enfim, conseguem construir uma vida com dignidade.

Por isso, resolvi destacar os fatos que mais me chamaram a atenção ao longo da leitura:

Quando Yeonmi vende a própria mãe
Em 2007, época em se passam os principais eventos desta biografia, o tráfico de pessoas nas fronteiras da China era frequente e estava fora de controle. Os receptadores esperavam pelas famílias desesperadas e desnutridas que vinham da Coréia da Norte e lhes davam esperança de que as coisas seriam diferentes.
Porém, ao chegarem na China, as mulheres eram negociadas como mercadorias, vendidas para "maridos" que, via de regra, eram homens abusadores e violentos que as tratariam como objetos pelo resto da vida.
Num dado momento da jornada, Yeonmi e sua mãe se vêem miseráveis e à beira de morrer de fome e, por isso, a única saída que encontram é vender a mãe. Yeonmi tem que discutir preço e forma de pagamento da mãe, que a essa altura "já estava velha e cansada demais para ter um bom preço". Sua mãe concorda em ser vendida e elas ficam separadas por muito tempo, até que os caminhos se encontram de novo.

Quando Yeonmi presencia o estupro da mãe
A mãe de Yeonmi foi violentada tantas vezes ao longo do seu relato que é difícil não sentir um nó no estômago quando lembro deste livro. Desde o momento em que elas decidiram passar a fronteira com a China, os atravessadores abusam das mulheres sucessivamente, como parte do "pagamento pela ajuda oferecida". Numa destas situações, Yeonmi assiste a tudo e confesso que quase desisti da leitura depois disso, porque me deu vontade de vomitar. Mas a forma como Yeonmi lidou com tudo isso chega a ser inspiradora, e sua narrativa mantém uma chama de esperança sempre acesa no leitor.

Assim, não é difícil perceber que não é uma leitura fácil nem delicada. O livro é um soco na cara atrás do outro e, embora o foco seja a crueldade do governo da Coréia do Norte, também fala muito da violência existente na China (que é menos discutida mas tão absurda quanto).
Além disso, o livro me fez pensar em como somos inseridos em sistemas de crenças que, muitas vezes, nem chegamos a questionar. Claro que, no caso de Yeonmi, esse sistema é mais bizarro e surreal, mas acho que todos nós temos um pouco disso no nosso dia-a-dia.

Enfim, a biografia dela permite muito debate. Se você leu também e quer conversar sobre isso, deixa aí nos comentários.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/07/desafio-livros-pelo-mundo-coreia-do.html
Aline 06/07/2019minha estante
Ganhei esse livro, mas confesso que não tenho coragem de ler.

Alexia Karla 04/01/2019

PARA PODER VIVER, de Yeonmi Park
No ano de 2007, quando a maioria de nós seguia o curso da vida, a jovem Yeonmi Park, entãocom treze anos, dava início a jornada que lhe garantiria a vida: sua fuga da opressora Coreia do Norte.

As memóriasda menina são divididas em três partes, sendo elas sua infância miserável com a família na cidade norte coreana de Hyesan, sua repentina fuga junto com a mãepara a China, onde acabaram vítimas de uma rede de tráfico de mulheres desertoras e finalmente sua nova fuga para a Coreia do Sul, onde finalmente conseguiria cidadania, liberdade e educação, transformando-se assim em uma aplicada ativista dos direitos humanos.

O relato da garota emociona do inícioao fim, tendo eu me pego chorando logo no prefácio do livro. Todas as provaçõespela qual passou e toda a perseverança que teve fazem de Yeonmi uma jovem muito única.

O livro éu crítica direta aos regimes ditatoriais, a falta de liberdade e a opressão enquanto, ao mesmo tempo, é uma ode a vontade de viver dessa menina.

"Eu não estava em busca de liberdade quando deixei a Coreia do Norte. Eu nem ao menos sabia o que significava ser livre"

Uma obra mais do que necessária.

@_alexiakarla no Instagram
Andre.Anklan 24/02/2019minha estante
Um dos melhores que ja li sobre a Coreia do Norte! Se tiver interesse leia ?Os olhos dos animais sem cauda? eh impactante..... :)

Alexia Karla 24/02/2019minha estante
Obrigada pela indicação!!! Vou procurar sim

Eliane Maria 04/09/2018

O que achei dessa memória
Muito bem narrado, pois em nenhum momento me senti entediada com sua longa história.
Não tem como não se apaixonar e torcer por Yeonmi Park e sua família.
Minha revolta com todos esses relatos, é que os mesmos ocorreram em algumas décadas atrás.
Não tem nada de bom em comunismo e socialismo.
E ainda tem brasileiros que apoiam esse "regime cancerígeno".

Elisabete Bastos @betebooks 02/09/2018

Fuga da Coréia de Norte
O Estado tem o fim de gerir a vida das pessoas, não se esquecendo dos preceitos básicos: alimentação, saúde, liberdade, educação... Mas, muitas vezes, este caminho é tortuoso existe um ditador, alto grau de corrupção, falta de liberdade, guerras.....
Yeomi, adolescente de 13 anos, foge do seu país pela falta comida, da dignidade e para isso cai na cilada de tráfico de mulheres para China com sua mãe, é estuprada como sua mãe, até chegar a Coréia do Sul e novos desafios para refugiados.
Outra voz para gritar os horrores em seu país e estende-se a uma cadeia retroalimentada a d violências contra mulher e crimes contra a humanidade.
Entendo que tais livros são importantes para enxergamos muito além às questões mundiais.
Livro essencial.

@tenbooks10 01/09/2018

Chosun como uma só
Para Poder Viver foi o livro escolhido para iniciar o clube de leitura Ten Books (cada uma ficará responsável pela escolha de um livro e essa foi a minha). Já imaginou a responsabilidade de agradar a todas? Pois bem, resolvi sair da zona de conforto e optei pela biografia de uma norte-coreana.
Após o mês da leitura, fiquei em êxtase quando recebi críticas positivas de todas as participantes. O amor pelo livro foi uníssono.
Para Poder Viver é uma autobiografia, escrita por uma norte-coreana que conseguiu fugir da pior ditadura do mundo. Nas palavras da própria Yeonmi Park, ela não estava sonhando com a liberdade quando fugiu da Coreia do Norte. Ela nem ao menos sabia o que significava ser livre. Yeonmi simplesmente lutava pela sua sobrevivência e de sua família.
A obra é dividida em 3 partes: Coreia do Norte, China e Coreia do Sul.
Na primeira, Yeonmi nos revela como era a vida na Coreia do Norte, desde a época em que sua família ainda possuía algum status, passando para a prisão do seu pai até chegarem ao extremo da miséria. Na segunda parte, conhecemos a triste realidade do tráfico humano de norte-coreanos ‘desertores’ na China, principalmente de mulheres. E, por fim, a difícil fuga de Yeonmi até a Coreia do Sul onde poderia, enfim, ser reconhecida pelo governo como uma sul-coreana e começar uma nova vida, ou melhor, a viver.
O relato da norte-coreana, Yeonmi Park, é poderoso. Uma leitura única.
E que chegue o dia em que Chosun esteja inteira novamente!

site: https://www.instagram.com/p/BnMxjkfnw-1/?taken-by=tenbooks10

Gabriela.Heringer 29/07/2018

Recomendadissimo
O livro conta a história dessa norte-coreana em detalhes. Amei. Eh um livro triste e pesado, porém com um feliz. Adorei conhecer essa mulher forte.

Leticia 25/07/2018

Terminar essa leitura me deixou milhares de perguntas:
Cade as Nações Unidas? Como esses ditadores opressores não são julgados por crimes contra a humanidade? Como os norte coreanos conseguem sobreviver comendo apenas um pingo de arroz?
Não dá pra acreditar em tanta maldade que algumas pessoas conseguem fazer em 25 milhoes de outras. Desejar morte para esses seres ruins é muito pouco.

Babi 10/06/2018

Todo mundo deveria ler
Nessa autobiografia conhecemos a Yeonmi e sua família, uma garota  nascida na Coreia do Norte ,pertencente a uma família que sobrevivia  graças a vendas no mercado  negro ,mas acabaram sendo descobertos pelo governo ,o que os fez passar fome .E a fome os fez cogitar a fuga para a China.

"Para poder viver " é dividido em três partes ,a primeira de passa na Coreia do Norte,  a acompanha até a fuga para a China ,a segunda se passa na China e por fim ,na terceira parte,sua vida na Coreia do Sul e sua adaptação para um mundo totalmente novo para ela.Além disso tem como pano de fundo a busca pela sua irmã Eunmi que fugiu para China antes do restante da família e acabou se perdendo deles.
Quando eu estudava para o concurso público no começo do ano é estava mais atenta às atualidades , se falava bastante da Coreia do Norte ,tanto em relação ao armamento e bombas quanto ao fato do time ,acredito que de hóquei, entrar no Jogos Olímpicos de Inverno juntos.
Foi nesse momento  que percebi que não sabia nada sobre esse país e  pensei em pesquisar  sobre o assunto.

Mas ia acabar caindo no esquecimento  ,se não fosse pelo Infinistante ter indicado "Para poder viver " como leitura do mês.
Yeonmi consegue nos  agarrar  na leitura com sua narrativa simples e cativante.Isso sem falar que ampliamos nosso horizonte diante de uma realidade completamente diferente narrada em detalhes por ela.

Eu não sou grande fã de livros de não  ficção ,mas ando percebendo que tenho uma leve inclinação para gostar de livros auto-biográficos .E posso garantir que esse livro é maravilhoso .De bônus ainda tem um caderno de fotografias no final do livro com algumas fotos da Yeonmi Park e de sua família.

site: https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com/2018/05/resenha-para-poder-viver-yeomni-park.html

Dressa Oficial 22/05/2018

Resenha - Para Poder Viver
Olá, tudo bem com você?

Impactante é a palavra que define esse livro para mim, com uma narrativa em primeira pessoa, que te cativa logo nas primeiras páginas é impossível ficar indiferente a este livro.

Yeonmi Park hoje com 23 anos escreveu esse livro para contar toda a sua história de vida que passou boa parte na Coreia do Norte o país mais fechado e que ainda vive até hoje sobre ditadura, lá as pessoas não tem acesso a internet, não podem ter livros revistas e jornais que não sejam do próprio país, e o governo que decide onde você mora de acordo com o que você possui.

Eu não sabia nada sobre a Coreia do Norte e fiquei chocada com os relatos desse livro, os pais de Yeonmi precisam contrabandear e subornar policiais e governo para conseguirem mercadorias e assim poderem vender no mercado negro para sobreviver.

O país passou por uma grave crise financeira perto dos anos 90 e muita gente passava muita fome, a família de Yeonmi ainda tinha dinheiro para comprar comida mas não era nada farto, para se ter uma ideia na Coreia do Norte é muito raro conseguir comer um ovo ou laranja, até a casca da laranja é aproveitada nas refeições que normalmente aparecem em festas de fim de ano.

Yeonmi tem sua vida modificada totalmente da água para o vinho quando seu pai acaba sendo preso pelas autoridades da Coreia do Norte e sua mãe vai atrás do pai para tentar liberta-lo, nesse tempo ela ficou na casa de um tio servindo de empregada, passando fome porém sempre na companhia de sua irmã mais velha.

Yeonmi sofre de apêndice e precisa ser levada para o hospital público as pressas para fazer uma cirurgia, mas o país é tão corrupto que mesmo sendo um hospital público precisa pagar propina para ser atendido, ela como não tinha dinheiro apenas fazem a cirurgia, não dão comida nem tiram os pontos, as pessoas que morrem no hospital são comidas por ratos na sua frente, porque o governo só retira do hospital certa quantidade de pessoas para não ter que ficar indo toda hora retirar alguém.

O País esta na pior crise da história e ela percebe que sua irmã fugiu e não tem nenhuma pista de onde ela possa estar, então a partir daí que segue as mudanças de vida de Yeonmi para sobreviver, ela tenta fugir para a China entrando ilegalmente no país sofre diversos abusos junto com sua mãe, aprende a trabalhar e perde a inocência de criança com apenas 13 anos.

Mas sempre tem esperança que um dia tudo aquilo em que viveu vai acabar e ela vai poder pensar, andar e fazer o que quiser livremente.

O livro é um choque de realidade, eu fiquei mega curiosa para saber como Yeonmi Park iria conseguir estabilizar sua vida novamente e foi um grande prazer terminar a leitura sabendo que ela fez a sua parte em divulgar e também mostrando como é possível ajudar os refugiados da Coreia do Norte.

Yeonmi primeiro foi para a China, depois foi para a Mongólia e finalmente conseguiu se estabilizar na Coreia do Sul onde o governo de lá ajudou lhe dando moradia, bolsa de estudos , inclusive ela entra na faculdade de lá e fica entre as melhores alunas da universidade.

Ela aprendeu a falar várias línguas, começou a fazer um programa de TV na Coreia do Sul para tentar achar sua irmã que fugiu mas ela não tem sucesso, porém a fama no programa a fez receber diversos convites para falar sobre sua vida e também escrever um livro sobre o assunto.

Ela foi muito corajosa em se expor assim mas graças a Deus nunca mais aconteceu nada de ruim em sua vida depois que ela se estabilizou, hoje ela mora em Nova York e um dos melhores prazeres da vida dela é poder ler diversos livros de diversos assuntos.

Uma vez em casa, tudo que eu fazia era ler. Eu respirava livros como outras pessoas inalam oxigênio. Eu não lia somente para ter conhecimento ou por prazer. Eu lia para viver. Eu só tinha trinta dólares por mês para gastar, e depois das despesas, usava tudo que sobrava para comprar livros. Alguns eram novos; outros vinham de um sebo. Mesmo quando tinha fome, livros eram mais importantes que comida. Eu não sabia — só soube muito mais tarde — que havia bibliotecas públicas.

Eu adoro ler biografias, foi esse gênero que me fez começar a gostar de ler e com esse livro não foi diferente, tanto que me identifiquei em algumas partes com a autora com algumas frases que ela coloca no livro também.

Estava interessada nos Estados Unidos, e gostava especialmente de biografias porque eram sobre pessoas que tinham superado obstáculos e preconceitos para avançar. Fizeram-me pensar que eu poderia ter sucesso mesmo que ninguém mais acreditasse em mim, mesmo que até eu não acreditasse em mim mesma.

Para Poder Viver traz uma história muito sofrida da autora Yeonmi Park, mas também muito real que acontece a todo momento e que não temos noção, faz agradecer por várias coisas que temos em nossa vida e muitas vezes não damos valor, mas o mais interessante de tudo é que você consegue ver que para tudo tem uma luz no fim do túnel e que todos temos chance de vencer na vida.

Eu vi que a autora fez o depoimento do livro em uma transmissão pela internet e consegui encontrar seu relato em vídeo, se puderem pelo menos assistir vão ter mais noção do que estou falando.

Eu lia para encher minha mente e bloquear as lembranças ruins. Mas descobri que quanto mais eu lia, mais profundos ficavam meus pensamentos; minha visão se ampliava e minhas emoções ficavam menos rasas. O vocabulário na Coreia do Sul era muito mais rico do que aquele que eu conhecia, e quando você dispõe de mais palavras para descrever o mundo, você aumenta sua aptidão para desenvolver pensamentos complexos. Na Coreia do Norte, o regime não quer que você pense, e eles odeiam sutilezas. Tudo é preto ou branco, sem meio-termo. Por exemplo, na Coreia do Norte, o único tipo de “amor” que você pode descrever é o amor pelo Líder.

Espero que você um dia possa ler este livro e ser tocado assim como eu fui, e desejo do fundo do coração que a Coreia do Norte um dia possa ser um país liberto.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/11/resenha-para-poder-viver.html