Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

paolafeitosa 04/12/2023

Autora é uma grande mentirosa
Eu tinha ficado extremamente chocada e horrorizada com esse livro, até descobrir que a autora é uma grande mitomaníaca. O livro pode até ter partes verdadeiras, mas é difícil acreditar em qualquer coisa depois disso.
Stella.Ivanovski 03/01/2024minha estante
Poderia, por favor, explicar como você obteve a informação de que a autora mentiu? Há algum vídeo ou notícia sobre o assunto? Tentei pesquisar, mas o que encontrei foi uma única postagem de facebook de uma página com símbolo comunista na imagem de perfil.

paolafeitosa 21/04/2024minha estante
pesquisa em inglês que tu achará diversos dossiês, vídeos e postagens desmentindo o que ela conta no livro. a mãe dela chega a desmenti-la em entrevistas

Daniel.Batistao 18/11/2023

"Chosun está inteira."
Eu acho que nunca me emocionei tanto com uma história. É difícil pra nós que vivemos no Brasil nos deparar com a realidade de vida dos norte-coreanos. Apesar de muitos problemas, ainda temos LIBERDADE!
Me lembrou muito a história de Anne Frank pois ambas perderam a liberdade por causa de governos autoritários baseados em premissas utópicas e ridículas. É uma pena que Anne não tenha tido a chance de sobreviver igual a Yeonmi.
Aprendi muita coisa com esse livro, mas acho que a mais importante foi nessa parte:
"Fiquei atraída por suas histórias (se referindo à Martin Luther King Jr e Rosa Parks) e pela noção de que viver uma vida cheia de significado exigia que você abraçasse algo mais que você mesma. Minha mãe já sabia disso. Ela sempre me disse que, para ser feliz, é preciso dar aos outros, não importa o quão pobre você seja". Isso me tocou de uma forma, pois a história da Yeonmi é literalmente essa lição. Tanto ela quanto a família tiveram que se sacrificar diversas vezes uns pelos outros.

Vale muito a pena ler este livro!

Espero que um dia as duas Coreias se unam novamente ?

Veri 08/10/2023

Não pude parar de ler
Gente, o que é esse livro? Por falta de tempo demorei 11 dias para ler metade do livro e 1 sábado chuvoso para ler a outra metade.

Simplesmente não podia parar de ler. A história da norte coreana Yeonmi Park é surpreendente. Sua coragem, sua superação.

Mas também uma janela para um mundo que nos é escondido, e ao mesmo tempo não fazemos questão de ver.

Em inúmeras passagens eu abaixava o livro e pensava pqp isso passou a minha filha já existia. Nos anos 2000!!! Debaixo dos nossos narizes!!!

Só posso classificar assim: Leitura obrigatória.

Emanuelle147 24/09/2023

é um livro pesado e marcante, que muda a perspectiva da vida
ver pessoas passando por situações desse tipo faz a gente sair da bolha e ser grato pelo que de fato temos

Lily.Lyli 27/08/2023

Gostei
Eu devo dizer que foi uma experiência enriquecedora, é muito interessante ouvir o ponto de vista da Yeonmi Park. Eu já tinha assistido o canal dela mas eu não lembrava que era ela embora o nome não me soasse estranho. Eu entendo que a escrita dela não queria fazer ela afundar nas velhas memórias mas eu gostei bastante. Não tenho muito o que falar. Leiam também 'Infiltrada' de Suki Kim
Mireille 27/08/2023minha estante
Uau

Maiara.Alves 21/08/2023

Yeommi conta a sua história desde sua infância vivendo na Coréia do Norte, sofrendo com a míseria extrema de sua família e cidadãos se seu país, e como o partido comunista Norte Coreano implementou e mantém a população isolada, ignorante e oprimida.

Leitura sofrida, mas obrigatória para compreender um dos sistemas mais enigmáticos, fechados e rigidamente controlados da terra.

O livro prende do início ao fim, uma história que deve ser urgentemente lida por todos.

eduarda 20/08/2023

Pesado como a fome
Um livro cheio de gatilhos e com uma história que te abre os olhos. Sempre tive curiosidade em saber como realmente era a Coreia do Norte, o ocidente sempre ouve falar sobre como o país é terrível, mas ler isso de um nativo e ver como realmente é um lugar horroroso - e controlado por ditadores que pensam que o povo é escravo, abre ainda mais os olhos.

Yeonmi é uma escritora muito boa, ela te prende e te mostra a verdade nua, crua e doída sem caminho para fugir, cada parágrafo te faz querer ler o próximo. Uma história de superação e de revolta.

Alan kleber 09/08/2023

Da opressão à Liberdade
Em 'Para Poder Viver', Yeonmi Park nos conduz através de uma jornada tocante e brutal, transportando-nos para um mundo que parece pertencer a um pesadelo, mas é uma realidade que ela viveu. Essa obra literária não é apenas um relato autobiográfico, mas uma pungente exploração da condição humana, do desejo de liberdade e da resiliência implacável que floresce até mesmo nas circunstâncias mais sombrias.

A escrita de Park nos mergulha profundamente em sua jornada de escape da Coreia do Norte, onde a vida é definida por um regime totalitário implacável. Cada página transborda com uma honestidade e vulnerabilidade que nos prendem, enquanto somos transportados para o labirinto da sobrevivência em um ambiente onde a esperança é uma comodidade rara. Através de sua prosa eloquente, somos instados a confrontar a dualidade do medo e da coragem que coexistem em um coração humano.

A autora compartilha as angústias e os triunfos que pontuaram sua jornada, deixando-nos sem escolha senão questionar nossas próprias crenças e valores. Ao testemunhar suas experiências, somos forçados a examinar as dimensões mais profundas de nossa própria liberdade e privilégio. Park captura a complexidade do trauma, da identidade e da busca incessante pela dignidade humana.

A filosofia emerge organicamente enquanto seguimos Park em sua busca por uma vida digna. Seu relato transcende as fronteiras geográficas e nos leva a questionar a própria natureza da liberdade e do poder. Enquanto ela navega pela jornada de redefinir sua identidade em terras estrangeiras, somos lembrados da capacidade humana de se adaptar, sobreviver e eventualmente prosperar, apesar das adversidades.

Ler 'Para Poder Viver' é um mergulho profundo na resiliência do espírito humano. Park nos lembra que, mesmo nas trevas mais profundas, a luz da esperança pode brilhar. Cada página é um lembrete vívido de que a liberdade é um privilégio frágil e precioso, e que devemos valorizá-la e protegê-la. Ao fechar o livro, somos convidados a abraçar a empatia, a compreensão e a ação para construir um mundo onde todos possam realmente viver e florescer.

sofia 06/07/2023

Leitura necessária e cativante
Depois de meses sem ler nada direito, "para poder viver" me fez relembrar como a escrita e leitura são importantes. peguei o livro na biblioteca da escola por acaso, e em meio à semanas corridas e estressantes, o manuscrito veio para paralisar este tempo atipico e me fazer refletir.
o relato é direto e bastante cru em relação a tudo o que a autora passou, e imaginar que tudo isso de fato aconteceu, enquanto a autora ainda era bem jovem é de partir o coração. entretanto, relatos como esse são de extrema importância para a conscientização dos indivíduos acerca do que um governo autoritário é capaz de fazer.
indico a leitura, mas se preparem para cenas fortes.

Vicky 05/07/2023

Uma autobiografia que vale a pena ser lida
A fatídica frase de que "só valorizamos algo quando perdemos" é extremamente real nesse caso ? com a exceção de que a autora nunca possuiu liberdade antes de poder experimentá-la e então defendê-la a todo custo. Yeonmi Park nasceu na Coreia do Norte, que sabemos ser uma ditadura pseudo comunista e todos esses lugares comuns que aprendemos nas aulas de história no colégio. Mas, ao ler este livro, podemos ter um pouquinho de noção acerca da real dimensão que é não ter, não saber o que é liberdade. Viver com quase todos os aspectos da sua vida controlados, e entendermos que as pessoas estão dispostas a muitas coisas para sair dessa prisão. É um relato emocionante, sincero e real.

Karina599 05/07/2023

Para poder viver.
Viver uma vida cheia de significado exigia que se abraçasse algo mais do que você mesma. Minha mãe já sabia disso. Ela sempre me disse que, para ser feliz, é preciso dar aos outros, não importa o quão pobre você seja.

Van 16/06/2023

Que história!
Um relato real e bruto sobre a Coreia do Norte. Após finalizar a leitura, minha admiração pela autora só aumentou. Que mulher incrível!

Debora.Mezzavilla 17/05/2023

Impactante
Yeonmi chegou pra mim numa das recentes indicações do algoritmo do youtube, num podcast. Vinha assistindo a episódios de podcasts variados, de cortes, de entrevistas, e liguei a imagem dela à entrevista que ela deu há muitos anos, vestida com a roupa típica da Coréia do Norte. É difícil imaginar que, enquanto eu nunca precisei lutar pela liberdade que possuo, ela precisou viver o próprio inferno na terra para conseguir a sua. Passarei meses mastigando e remoendo tudo o que ela revelou, e sempre a admirarei pela coragem e disposição em ser honesta, independente do que custe.

Kittyk 14/05/2023

Uma ótima fantasia...
Sinceramente, nunca vi ninguém mentir tanto quanto essa menina, ela deveria mudar o próprio nome para Pinóquio. Existem momentos em que ela fala coisas tão absurdas(e contraditórias) que é impossível não gargalhar histericamente. Fiquei bastante decepcionada pois achei que era uma história verídica, mas para quem gosta de fantasia é sem dúvidas um ótimo livro.
paolafeitosa 01/12/2023minha estante
Como assim não é uma história real? Poderia citar momentos em que ela mentiu?