Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

littleedolla 26/06/2021

O ruim no mundo é o ser humano
Segundo livro de tráfico humano e pesado que leio e já basta por esse ano.
E como tem gente que ainda acha que comunismo é bom? (Vamos de polêmica).
Já havia ouvido falar um pouco sobre a Coreia do Norte mas nessa leitura vi que é muito pior do que eu já tinha ouvido de horrível desse lugar.
Uma história de dor, esperança e força.
Super recomendo.

Drielly 22/06/2021

Ditadura no século XXI
Antes de terminar de ler, quis ouvir a guerreira falar e assisti uma TED. Yeunmi é uma das pessoas mais corajosas sobre quem já li. Várias vezes quis abraça-la durante a trajetória. É muito triste e desesperador saber o nível de ignorância em que vivem os norte-coreanos, mas não darei spoiler.
Recomendo: ?????

Anna 17/06/2021

Impactante
Quando peguei esse livro pensei seriamente: o que uma menina de 21 anos tem de tão interessante para escrever uma biografia? Paguei minha língua, Yeonmi tem muito a contar! Não só da própria experiência, mas de como é a vida na Coreia da Norte, como é ser criada em um espaço em que até pensamentos devem ser vigiados, onde crianças não podem falar abertamente, onde a fome é presente e dá sentido a vida, o objetivo de buscar comida para poder viver.
Gostei, mas não posso recomendar para todo mundo, tem cenas bem fortes e muitos gatilhos. Leia com isso em mente!

Duda @pagesofduda 15/06/2021

Chocante!
Essa é sem dúvidas a biografia mais impactante e emocionante que já li na minha vida.

Larissa Oliveira 04/06/2021

Sem palavras
Sempre me interessei pela história da Coréia do Norte. Principalmente por causa daqueles vídeos do YouTube que o pessoal vai lá visitar e parece ser um filme de tão surreal.
Este livro me fez sentir, o que a Yeonmi passou.
Simplesmente incrível, a maneira que Yeonmi e sua família conseguiram ter forças pra lutar por suas vidas.
Não temos noção da Liberdade que possuímos ate conhecer a histórias como essa.
Leitura pesada, pois aborda todo tipo de trauma, tortura que os norte coreanos vivem, apesar disso recomendo muito a leitura.

Marina.leituras.da 01/06/2021

Tudo o que posso dizer é que este livro é extremamente emocionante. Digo emocionante no sentido de que te faz ficar apegado á autora, você sente empatia com tudo o que ela te conta e gostaria de fazer de tudo para ter conseguido ajudá-la nos piores momentos.

Já aviso que por ser um relato de história real, o livro contém muitos acontecimentos que podem ser gatilho para algumas pessoas, a autora vai contar sem floreios as coisas horríveis que aconteceram com ela e com pessoas ao seu redor que a acompanharam em sua jornada.

Portanto, se você é uma pessoa que é afetada facilmente por assuntos como estupro, violência e prostituição já fica o alerta para você não ser surpreendido no meio do livro ou se você preferir, não lei se você sabe que vai te fazer mal.

O livro divide-se em 3 partes, que se seguem narrando, a infância dela e o tempo em que viveu na Coreia do Norte, a sua fuga para a China e o que lhe aconteceu lá e quando conseguiu ir para a Coreia do Sul, sobre o preconceito que teve que enfrentar, exatamente nesta ordem.

A autora não poupa detalhes quando vai nos contando sua jornada. O que mais me chamou a atenção foi o desenvolvimento emocional dela, em como as relações entre os integrantes da família, entre esposa e esposo ou mãe e filhos, pai e filhos etc. como essas relações e o conceito de família são diferentes do que conhecemos aqui ou até mesmo no país vizinho, na Coreia do Sul.

Tudo o que a autora mais queria era poder sobreviver para poder contar o que ela sofreu e abrir os olhos das pessoas que estão aqui “fora” e não deixar que o mundo pense que nada de mais está acontecendo naquele país fechado. Mesmo que ela sofra as concequências, como ameaças ou a rejeição de alguns sul-coreanos quando sabem de onde ela veio, ela se sente na obrigação de relatar os horrores que as pessoas estão sofrendo e espera que algum dia essas coisas não estejam mais acontecendo.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2020/09/resenha-para-poder-viver.html

Beatriz Machado 01/06/2021

Minha geração (anos 90) viveu tempos de ouro a partir de sua metade. No atual momento de crise, mal sabemos que somos privilegiados por, mesmo nas dificuldades, termos o mínimo para sobreviver. E quem não tem?

Bom, na década de 90, Yeonmi Park não era uma criança como nós, mas sim uma pequena que sofreu e tanto para sair de sua terra natal: Coreia do Norte e, para muito além disso, sua corrida à iluminada China lhe trouxe consequências como tráfico humano, exploração sexual, perdas e opressão do país que a deveria acolher.

Yeonmi Park representa dezenas e até mesmo centenas de desertores norte-coreanos que anseiam pela liberdade até então utópica para eles. "Para Poder Viver" é um livro de memórias, um diário pessoal onde a autora descreve o caminho Norte - China - Sul, aqui ela conhece a liberdade e o conhecimento além de sua própria bolha. Atualmente, Yeonmi é desertora norte-coreana e ativista pelos direitos humanos.

Ler livros assim nos faz refletir bastante sobre a nossa própria vida, enquanto nós temos tudo, inclusive liberdade de pensamento, há pessoas de outras nações que não possuem sequer poder sobre sua própria mente.

Lidiane Mateus 31/05/2021

Vale a pena ler!
Livro de leitura fácil, inspiradora e emocionante. Ele nos faz parar e pensar que há lutas muito piores do que as nossas e que podemos vencer as adversidades. O que esta garota enfrentou nos leva a indagar: o que este mundo tem feito com as pessoas? O que podemos fazer para ajudar o outro?

LucasDonato 26/05/2021

Quando o Estado deturpa sua função de proteger e garantir os direitos básicos dos seres humanos e passa a ser o próprio violador de tais direitos, o medo se torna um companheiro constante. E essa é a realidade de lugares como a Coreia do Norte. Nesse livro autobiográfico, Yeonmi Park narra sua jornada de sobrevivência e de sua família sob o regime ditatorial e repressivo do até então líder norte coreano Kim Jong-il, representante de uma dinastia que se estende há décadas e mantém mais de 25 milhões de pessoas sob condições extremas de vida, enquanto prega a total lealdade ao sistema vigente.

“Na Coreia do Norte, não basta ao governo controlar aonde você vai, o que está estudando, onde trabalha e o que diz. Eles precisam controlar você em suas emoções, fazendo de você um escravo do Estado ao destruir sua individualidade e sua capacidade de reagir a situações com base em sua própria experiência do mundo.” (p. 64)

“Havia tantas pessoas desesperadas nas ruas gritando por ajuda que você tinha de endurecer o coração, ou a dor seria demasiada. Depois de algum tempo, você não tem mais como se importar. E é com isso que o inferno se parece.” (p. 72)

Em 2007, após não mais suportarem as péssimas condições em que viviam, Yeonmi, com apenas 13 anos de idade, e sua mãe decidem se arriscar e empreender uma fuga em direção à China, ainda que houvesse o risco de serem capturadas e presas. De tal manobra, acabam sendo vítimas numa rede de tráfico humano, onde são vendidas para exploração sexual e trabalho escravo, além do terror constante de serem denunciadas e deportadas de volta à Coreia do Norte.

Após mais um período de inúmeras provações e contando com uma ajuda inesperada, surge a possibilidade de melhores condições na Coreia do Sul e, embora temerosas, Yeonmi e sua mãe mais uma vez se arriscam, atravessando o deserto da Mongólia, e chegando a fronteira sul coreana. Após um longo período de adaptação como refugiadas, ambas finalmente conseguem sua identificação como cidadãs. Yeonmi, que teve que aprender do ensino educacional mais básico, e superando todas as expectativas, graduou-se na universidade e tornou-se ativista dos direitos humanos, sendo uma grande porta voz de todas aquelas pessoas que ainda vivem em situações de miséria e fome no seu país natal.

Definitivamente esse livro não traz uma leitura leve ou fácil, e ao mesmo tempo que admiramos a coragem e resiliência de Yeonmi perante tudo o que ela passou com apenas 13 anos de idade, é impossível não se chocar em saber que tanta fome, morte e miséria faz parte do mundo contemporâneo em que vivemos.

E até quando? Por que não há nenhum tipo de intervenção internacional em locais como a Coréia do Norte? Por que não há a responsabilização de seus líderes por tantas atrocidades?

Leitura extremamente necessária.

Leticia Novaes 26/05/2021

Para Poder Viver: Yeonmi Park
“(...) Eu tinha perdido minha família. Eu não era amada, não era livre e não estava segura. Estava viva, mas tudo que fazia a vida valer a pena estava perdido.”

O livro narra as memórias da autora que é uma cidadã norte coreana. Vemos como a população é alienada pelo governo, que cultuam os líderes quase como deuses e como a promessa do governo de moradia, comida e educação é pura ilusão. A autora juntamente com sua família, vai passar por inúmeras dificuldades, desde a fome e prisão dos seus pais. Até que em um determinado momento ela, sua mãe e irmã decidem tentar atravessar a fronteira com a China, só que ela não esperava que essa travessia seria feita por traficantes de pessoas e ela seria vendida e abusada na China.

O livro me fez conhecer uma realidade que eu desconhecia, é muito difícil saber o que acontece realmente na Coreia do Norte. O leitor se compadece e torce bastante pela família da autora, ao mesmo tempo que fica chocado com as coisas que ela vivenciou e como ela foi capaz de superar tudo aquilo. Enfim, amei muito o livro, esse livro me fez querer ler mais livros de não ficção (inclusive já estou com alguns aqui). Primeiro livro favoritado de 2021!!

gustavoqa 20/05/2021

Marcante
O livro é mais do que excelente. Quem quer saber mais sobre o regime norte coreano e sobre a vida das pessoas que vivem lá é uma leitura indispensável. A narração e a história prendem demais, tanto é que li o livro em 2 dias e durante uma viagem! Um dos melhores livros que já li e sempre recomendo e continuarei recomendando a todos!

Selennie 19/05/2021

Uma história inacreditável de opressão, abuso, liberdade e etc que precisa ser conhecida.

Joyce 14/05/2021

Que livro meus amigos, que livro. Uma história emocionante recomendo muito. E após a leitura fiquei obsecada pela Corea do Norte ahahah

Tati 11/05/2021

A vida de uma norte coreana
É simplesmente avassalador conhecer a vida dessa mulher tão jovem, e percebê-la forte e lutando ativamente para mudar o mundo. Após uma vida de provações e isolamento, Yeonmi teve que aprender a se encaixar na sociedade sul-coreana e no século XXI (na Coreia do Norte não existem celebridades, caixas eletrônicos, absorventes descartáveis ou mesmo uma palavra para ?liberdade?). E pouco tempo depois de começar sua adaptação, o que ela decidiu fazer foi trabalho humanitário em países pobres ? ela se voluntariou para uma missão de alguns meses na Costa Rica ? e lutar pelos direitos humanos (um conceito que ela só aprendeu depois de adulta) em sua própria nação. Esse destino impressionante cortou meu coração, e acredito que fez o mesmo por outros leitores livres e privilegiados que, ao longo do relato de Yeonmi, podem, como eu, ter se perguntado: eu aguentaria passar pelo que ela passou? Ao mesmo tempo em que nos choca, Yeonmi inspira ao mostrar sua força para viver e para lutar.

Glenda 06/05/2021

Para poder viver
Conta a história de Yeonmi Park e sua trajetória para escapar da Coreia do Norte. Yeonmi esmiuça sua própria vida enquanto criança, de como sua família vivia, a decisão que a levou fugir e o processo até chegar nos EUA. Onde mora até hoje.
Doloroso, senti que estava ao lado dela e de sua família diversas vezes enquanto lia. Sem poder fazer nada, apenas chorar e esperar até que ela conseguisse vencer.
Explícita no seu sofrimento, ela nos leva a perceber a dor de viver em um dos país mais fechados do mundo onde passou treze anos da sua vida.
Agora rumo a liberdade, que infelizmente teve um caminho muito difícil até poder conquista-lo.

Yeonmi Park, além de escritora, é ativista, palestrante e presente as redes sociais. Compartilha histórias de pessoas que também fugiram da CN. Vale a pena acompanhar.

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ 5/5

site: https://www.instagram.com/p/COiWNibFzq9/