Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

Thamiris.Treigher 25/04/2022

Devastador!
Fazia tempo que não chorava TANTO lendo um livro como chorei lendo "Para poder viver". Todos sabemos que a Coreia do Norte é um dos países mais sombrios, sangrentos e repressores do mundo. Mas ler um relato de uma jovem norte-coreana que conseguiu escapar de lá, contando todos os detalhes de como é viver nessa ditadura horrenda mostrou que, na verdade, eu não sabia quase nada.

É surreal o nível da lavagem cerebral feita pelos líderes do país. Nenhum norte-coreano tem ideia de como é o mundo lá fora, e nós, de fora, não temos a menor noção da dimensão das coisas cruéis que acontecem lá. As pessoas não sabem sequer quem é Deus, o que é religião, pois o único deus é Kim Jong-un (atualmente) e a única religião é idolatrá-lo cegamente.

A imprensa, os filmes, os programas de TV, os livros, absolutamente tudo é a respeito do governo e da visão de que a Coreia do Norte é o melhor país do mundo, e de que todos os outros são sujos, perigosos, assassinos. Nenhum norte-coreano sabe o que é liberdade.

A Coreia do Norte é um país inimaginável, onde é possível ser executado por fazer uma ligação telefônica internacional, por exemplo. São muitos absurdos, todos eles relatados pela jovem Yeonmi Park que, antes dos 21 anos, já tinha acumulado experiência suficiente para transmitir a todas as gerações.

E é isso que ela faz nesse livro extremamente corajoso. Yeonmi cresceu achando que era normal seus vizinhos desaprecerem de repente. Acostumou-se a comer plantas selvagens e insetos para não morrer de fome. Acreditava que o líder do seu país era capaz de ler seus pensamentos. Aos 13 anos, quando a fome e a prisão de seu pai tornaram a vida impossível, Yeonmi e sua mãe começaram a longa jornada para fugir do país.

A partir daí, muito sofrimentos e diversos gatilhos: tráfico de pessoas, estupro, abuso, fome, preconceitos, humilhação, traficantes, contrabandistas, desespero.

Uma história real e impressionante. Yeonmi foi denunciada pelo governo da Coreia do Norte e é considerada atualmente "títere dos direitos humanos" pela ditadura.

Esse raro relato com verdades duras precisa ser lido, conhecido, divulgado. Um livro que é incapaz de ser lido sem nos transformar de alguma forma. Yeonmi, obrigada pela sua coragem. Obrigada por nunca ter desistido de lutar pela sua liberdade e por, hoje, lutar pela liberdade de todos os norte-coreanos. Muito obrigada!
Carolina.Gomes 25/04/2022minha estante
????????

Luciana 16/04/2022

Um dos melhores livros que já li
Sem dúvida, um dos melhores livros autobiográficos que já tive o prazer de ler. Leitura obrigatória a TODOS que gostam de biografias e, sobretudo, de História.
Recomendo com louvor. 5 estrelas. Favoritei.

Alicia147 23/03/2022

Leitura necessária
Um livro que precisa muito ser lido por todos.
Traz a trajetória de Yeonmi que nasceu na Coréia do Norte e sua luta para conseguir sair do seu país de origem em busca de liberdade.
Achei o livro bem escrito e estruturado. Gostei muito de saber como é a realidade da Coréia do Norte, um país socialista comandado por um ditador, onde o acesso as coisas não existem e as pessoas vivem sem energia elétrica, sem comida, sem as condições mínimas e morrem diariamente por inanição. Para ser sincera fiquei chocada com muitas passagem e me senti mau por ainda existir um país que vive sob essas condições.
Outra coisa que me impactou foi a alienação da população de ter o grande líder como se ele fosse um Deus e não cogitar a existência de algo diferente da realidade em que eles vivem. O nível de alienação é tão grande que quando Yeonmi saí de lá, no processo de adaptação a outro modelo de sociedade ela vai se percebendo como incapaz de fazer escolhas simples como escolher sua cor preferida. Isso porque ela nunca precisou escolher nada e isso gera um desconforto que leva muito tempo para ela entender, se perceber e de fato se adaptar a nova realidade.
A Coréia do Norte é um país isolado, as pessoas não tem acesso a nada e vivem em total isolamento. É assustador pensar que ainda existam modelos de sociedade neste formato e ainda mais assustador pensar que outros países não podem intervir para mudar essa realidade.
Enfim, leitura impactante e muito necessária!
Indico para todos/as.

Su Martins 20/03/2022

Coragem, força e muita resiliência.
Posso afirmar que a cada página virada, dei ainda mais valor a minha liberdade. Que vida triste é sofrida vivem os norte-coreanos.

Mila Gomes 13/03/2022

Impactante
Yeonmi mostra, com sua história, a dura realidade dos norte-coreanos. É o livro 1984 de George Orwell da vida real.
Esse livro fez com que eu fosse impulsionada a orar mais pelos norte-coreanos para que todos eles encontrem a liberdade.

Nay Sales 17/02/2022

Muitos gatilhos
Vamos lá. Eu não faço ideia de como começar a resenhar esse livro, porque minha bolha explodiu completamente e me fez ver que existe um mundo fora da minha realidade, onde pessoas sequer tem energia... Eu quis desistir desse livro DIVERSAS vezes, eu quis chorar.. Me senti sufocada várias vezes. O livro é CHEIO de gatilhos, gatilhos PESADOS, até mesmo para uma pessoa que nunca vivenciou nada do que foi descrito. O livro é sofrimento puro, do começo ao fim. É um livro necessário? Sim, mas se você não tem estômago, se você tem gatilhos, NÃO LEIA!!! Você pode acabar se afundando em um estado depressivo se ler mesmo sabendo que não tem condiçôes. Eu abri meus olhos para a Coreia do Norte, enxergo de uma forma totalmente obscura e tenho vontade de mudar a realidade do país, mas sei que sozinha não posso fazer nada. Espalhe a história desse livro, caso você tenha conseguido ler, mas não force outras pessoas a lerem porque nem todo mundo é forte para aguentar essas 328 páginas, acredite.
Chirles0 17/02/2022minha estante
Estudando geopolítica ou mesmo geografia aplicando uma pitada de psicologia é possível compreender as dificuldades de alguém que mora no Camboja, na Argentina, China, Coreia do Norte, Paquistão, etc.
O grande lance é conhecer como as pessoas vivem e se por no lugar delas.
Mas o que fazer?
Assistir os conflitos pela televisão e torcer para que o mínimo de pessoas morram já ajuda?
Parece que estamos de mãos atadas, né?
Será que estamos?

Adriel.Macedo 16/02/2022

Uma dose de realidade em tempo de mi mi mi
É muito estranho pensar que em pleno século XXI existem países como a Coreia do Norte.
Esse tipo de livro é uma leitura obrigatória porque ele abre os nossos horizontes e mostra que o mundo não é como muita gente imagina; ele tem pessoas que vivem uma vida de escravidão e de sofrimento e isso passa desapercebido para a maioria das pessoas.

Enquanto, às vezes, a gente perde tempo discutindo por assuntos fúteis no Brasil (mi mi mi por todo lado) o sofrimento da humanidade é real e persistente

Letícia 07/02/2022

Impactante, precisa ser lido!
Nunca tinha lido uma autobiografia, mas confesso que essa me interessou. Eu queria saber um pouco mais como era ser uma refugiada norte coreana, como era a vida lá. Imaginei que fosse horrível, mas a realidade é muito pior, é de cortar o coração pensar que existem pessoas que estão vivendo desse jeito, sem liberdade, dignidade e humanidade. É um ato muito corajoso e de vulnerabilidade ter contado a sua história, mas é muito importante e significativo também.

renatocaldas 28/01/2022

Pra mudar quem nós somos
Certa vez escutei que um bom livro deve, antes de mais nada, nos modificar com o que ele tem a nos dizer. Após sua leitura, devemos terminar como pessoas diferentes (e no meu entendimento, melhores) que quando comparado a como éramos quando iniciamos a leitura. "Para Poder Viver" de Yeonmi Park produziu esta mudança em mim.

É muito difícil comentar este livro sem que eventualmente se dê um spoiler do que o leitor vai encontrar, então prefiro comentar a importância do livro nos tempos em que vivemos.

E este é um texto que nos tira do nosso hábito diário, de pessoas com acesso à informação e recursos no nosso cotidiano, nos colocando a perspectiva de um ser humano vivendo sob a mão repressora de um Estado que constrói diariamente uma imagem que esmaga a individualidade de cada habitante.

Uma obra baseada em fatos reais, portanto documental do terror e do horror que uma ditadura (qualquer que acha seu viés politico) pode imprimir na vida de qualquer um vivendo sob seu regime.

Rafael 10/01/2022

Incrível relato
Essa história o que tem de triste, tem também de reconfortante. Um dos favoritos. Não pude me segurar e depois vi sua palestra na TED.

Paula Horn 05/01/2022

Marcante
A narrativa é tão marcante e envolvente que até hoje me lembro de alguns trechos do livro.
Recomendo a leitura para todos que queiram saber mais sobre a Coreia do Norte, esse país tão fechado... além das angústias, Yonmi também compartilhar experiências de amadurecimento e da cultura.

Larissa 04/01/2022

Excelente livro, com uma narrativa envolvente. Apesar de ser uma biografia a leitura flui facilmente acompanhando a jornada da escritora em busca de sua liberdade

Robbie 19/12/2021

Vida difícil
Muito interessante saber a história real de pessoas que vivem em outras nacionalidades. Que superaram grandes dificuldades.

bella 25/11/2021

Descobri coisas que nem imaginava
Fui atrás desse livro por que fiz um fórum na minha escola e eu representava a Coreia do Norte, então tive que fazer uma pesquisa gigantesca sobre o país e a história dele, o que é relativamente difícil, por que eles são muitos fechados. Li muito na internet e vi muitos vídeos, de pessoas viajando para Pyongyang, gente denunciando a opressão, mas também gente que defendia a ditadura do país, dizendo que a maior parte das coisas na mídia ocidental são falsas. Nas pesquisas eu vi muitos lados, menos um de uma verdadeira Norte Coreana até que eu achei a Yeonmi e imediatamente comprei o livro, por mais que não fosse me ajudar no fórum, eu já estava me interessando muito por todo o tema e muito curiosa. Valeu completamente a pena ter lido e visto todo esse abuso, brutalidade e todo o sofrimento. Chorei muitas vezes e acho que mais pessoas deveriam conhecer essa história. Só espero e desejo de coração que a Yeonmi, sua mãe e sua irmã possam viver sendo felizes e livres agora.