Para Poder Viver

Para Poder Viver Yeonmi Park

Resenhas - Para Poder Viver

Vits 26/12/2022

Um livro sobre a realidade deste mundo
Esse livro é muito mais do que uma história emocionante. Esta leitura vai abrir seus olhos para uma realidade que não gostamos de admitir que existe, mas a realidade muitas vezes não é bonita ou agradável. Mas sempre é necessária.

A autora narra sua jornada fugindo da Coreia do Norte, onde nascera, passando pela China e Mongólia até chegar a Coreia do Sul. A cada capítulo você se depara com coisas que parecem impossiveis, até ridículas de acontecerem em nossa sociedade.

Leia essa história, e assim como eu, espero que sua visão de mundo seja expandida.

Viver em nossa bolha é confortável.
Mas te garanto que apesar de doer, deixar a alienação é a unica forma de viver uma vida completa. E não uma versão de vida que vendem para nós todos os dias.

Pelo menos foi o que a autora aprendeu durante a narrativa.

Gaabs7 07/10/2022

O mundo precisar ler esse livro
Nunca um livro me abriu tanto os olhos como esse. Muitas vezes pensei em desistir de continuar a leitura por conta do sofrimento, mas o que me fez seguir em frente foi o que a própria autora conta na história que é sempre "continuar seguindo em frente". Uma história de sobrevivência. Vale a pena a leitura.

Alle_Marques 06/10/2022

“Até os pássaros e os ratos podem te ouvir sussurrar.”
...
“Eu não estava sonhando com liberdade quando fugi da Coreia do Norte. Eu nem mesmo sabia o que significava ser livre. Tudo que sabia era que, se minha família ficasse para trás, provavelmente morreríamos — de inanição, de alguma doença, das condições desumanas de um campo de trabalho para prisioneiros. A fome tornara-se insuportável; eu queria arriscar minha vida pela promessa de uma tigela de arroz.”
...
É difícil escrever uma resenha a altura dessa obra e da experiencia que foi ler ela, é um livro arrebatador e atordoante, cruel, surpreende, doloroso e revoltante, é difícil de acreditar na quantidade de sofrimento que uma única pessoa pode passar graças ao egoísmo dos outros, difícil de acreditar que coisas tão absurdas quanto as retratadas aqui ainda acontecem hoje em dia, ainda possam estar acontecendo neste exato momento, é revoltante ver tanta gente ruim se aproveitando de quem já sofre e sofreu tanto, pessoas que só queria viver, só queriam liberdade, só queria ter o que comer todos os dias, só queriam paz, e se é tão difícil escrever uma simples resenha sobre, imagine ler e ter acesso a cada detalhe exporto ali, e se é tão difícil ler e escrever, imagine passar por essas coisas, imagine estar diante disso e acima de tudo, se dói em nós apenas lendo, imagine nela que viveu.
...
“Nós nos contamos histórias para poder viver”
...
É uma escrita simples, porém profunda, consegue ser imersiva e detalhista sem ficar maçante, ela consegue expor os contextos e atai a atenção falando pouco, além de dar vida a suas memorias, manifestar suas emoções e expressar seus pensamentos de maneira quase palpável, logo vemos que seu talento para a escrita não é desperdiçado em momento algum, ela coloca tudo de si em sua obra, sua alma está toda ali e vemos isso mais e mais a cada página virada, sua personalidade é justamente uma das coisas mais marcantes e que mais me surpreendeu durante a leitura, mesmo o livro sendo do início ao fim um relato sobre a fome, a angustia, o sofrimento, os abusos, o medo e a miséria, ainda assim sua personalidade exala esperança, confiança e determinação, tanto que o livro não cai na melancolia e não fica no abatimento por muito tempo, a Yeonmi parece sempre encontrar uma nova forma de lutar, parece sempre busca um novo caminho para seguir, uma nova forma de lidar com as situações e isso só demonstra que nada é mais forte e pulsa com mais intensidade em um ser humano do que a ânsia por liberdade e o desejo por uma vida melhor.

O que Yeonmi, sua mãe e irmã passaram, o que viram, o que viveram é assustador, é chocante, e não só por vermos que isso ainda acontece hoje em dia, mas justamente por percebermos que não se trata de algo raro ou um caso isolado, é algo que aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer com milhares de pessoas, milhares de meninas e mulheres, não só norte-coreanas, mas do mundo inteiro, a fome, o medo e o desespero, são, infelizmente, coisas comuns no mundo, o autoritarismo é muitas vezes a causa disso e a fuga é uma possível solução, ninguém escolhe isso, a fuga nunca é uma escolha, é sempre uma consequência, muitas vezes é a única saída possível e para muitos a única opção, é isso ou a morte, seja pelo governo, inanição, doença ou guerras, e por isso temos que ter tanto cuidado em como enxergamos e lidamos com essas pessoas, sejam eles refugiados, imigrantes ou emigrantes, essas pessoas estão vulneráveis, precisam ser acolhidas e inseridas na sociedade de maneira produtiva e respeitosa, de quanto sofrimento ela e sua família teriam sido poupados se tivessem disso acolhidos logo de cara, tanto na China quanto na Coreia do Sul?!

Não consigo nem imaginar a força que Yeonmi Park precisou ter pra escrever esse livro e nem a coragem que precisou para permitir que ele fosse publicado, e é justamente por isso que histórias como as dela precisam ser contadas, precisam vir a público, é uma maneira de incentivar outras pessoas a contarem suas histórias, de dar visibilidade a elas e mostrar que, assim como a Yeonmi, elas são muito mais do que suas cicatrizes, suas dores e seus sofrimentos, são pessoas com sonhos, vontades e desejos, é uma maneira de abrir os olhos das pessoas para os horrores e absurdos que estão acontecendo bem em baixo de seus narizes, além é claro, de conscientizar sobre a real Coreia do Norte, fora do espetáculo midiático que os jornais e noticiários fazem, conscientizar sobre a realidade por atrás do que vemos na televisão, nos filmes e nos documentários, a Yeonmi aborda seu país, o governo, a população e até mesmo a história de sua pátria de maneira muito crua e realista, mas sem ser indiferente, apática e nem insensível, pelo contrário, há muitos sentimentos ali, muitas saudades, muita nostalgia, até mesmo um certo apego por sua terra, e isso pode parecer estranho pra nós e até mesmo absurdo e chocante para alguns, mas não há nada mais coerente com nossa natureza humana e nossa ânsia por pertencimento do que sentir falta de casa.
...
“Sou muito grata a duas coisas: ao fato de ter nascido na Coreia do Norte e ao de ter escapado da Coreia do Norte. Esses dois eventos me configuraram, e eu não os trocaria por uma vida comum e pacífica.”
13° de 2022
Desafio Skoob 2022

29/09/2022

Este é um livro incrível, inspirador e impactante! A gente ouve falar da Coreia de Norte em jornais, filmes e documentários, mas é a primeira vez que vejo um relato autobiográfico, e tão forte! Yeonmi Park conta das dificuldades que passou em sua infância na Coreia do Norte, e sua dolorosa jornada até conseguir chegar na Coreia do Sul - e mesmo lá teve que lidar com diversas questões como educação, aceitação e preconceitos. Tem diversas passagens de embrulhar o estômago. Impossível não se emocionar! É um livro importantíssimo!

Elizabeth 24/08/2022

Esperança
Uma leitura necessária para as pessoas entender como funciona a Coreia do Norte e como é difícil fugir. Como os outros países estão lidando com esse país. E como os líderes fazem com seu povo mesmo em outros países.

Mily_alpes 09/08/2022

Eu amo esse livro,já li ele por volta de 4 vezes e em todas em me emociono e fico surpreendida com a força da menina!

Rayanne Fortes 02/08/2022

Sobrevivência!!! Isso que move a narração!
Esse livro é uma viagem por um mundo fechado ao mundo! É incrível a jornada seguida!
Thamiris.Treigher 02/08/2022minha estante
Esse livro mexeu demais comigo!!

Lari Rodrigues 30/07/2022

A escravidão ainda existe
Fiquei totalmente compenetrada na história da vida da Yeonmi, que com tão pouco tempo de vida já conheceu os horrores da maldade humana e do sistema totalitário corrupto que perdura há 80 anos.

Sempre acompanhei as notícias que ela publica em seu canal no youtube sobre o regime, mas ler detalhadamente a triste trajetória que muitos refugiados passam pra sentir a liberdade pela primeira vez, é de cortar o coração.

Espero que eu ainda esteja viva para ver os norte coreanos de volta ao século XXI.

Cah_Censi 17/07/2022

Surpreendente
É uma das biografias mais impressionantes que já li.
Conhecia pouquíssimo sobre a Coreia do Norte e achei esse livro uma experiencia surreal e muito significativa.
Muitas coisas das quais você vai ler nesse livro vão soar absurdas e até inconcebíveis para nós que nascemos em um pais tão "liberal" . É surreal mesmo.
Algumas frases desse livro ecoarão em minha mente para sempre e com certeza me fizeram questionar muito da realidade da história desse país.
Além de abordar a vida/sobrevivência na Coreia do Norte, a autora também irá tratar de situações sociais bem críticas de outros países também.
Quando eu achei que não dava para piorar , certas verdades se provaram bem surpreendentes.

Recomendo demais essa leitura para todos e tenho profunda admiração por essa autora.

Jéss 17/07/2022

QUE SOCO NA CARA!
Um livro de conteúdo pesado, muitas vezes precisei parar a leitura por, simplesmente, não conseguir continuar. Dá um choque necessário de realidade, e que a gente consegue sim, juntos, podemos conseguir tudo. Que livro necessário. Nunca mais serei a mesma pessoa depois desse livro. Obrigada, Yeonmi Park, por dividir sua vida conosco, e mostrar que tudo é possível. Sua coragem e determinação são inspiração pra mim e
pra muita gente, com toda certeza.

Jubernardd 07/06/2022

simplesmente inspirador
Esse livro é incrível do início ao final me encantei e me inspirei, tive uma visão sobre a liberdade q nunca tinha parado pra pensar e também aprendi um pouco sobre um mundo q eu nunca tinha pensado que existia. Essa mulher é um monumento de força e potência espero que um dia todos nós possamos ver um Coreia unidade como ela cita ao final do livro.
Uma leitura de extrema necessidade para que possamos aprender mais e respeitar, com certeza minha vida mudou depois q eu li

Keila Peretto 02/05/2022

Uma leitura dolorosa (quase que literalmente, se isso fosse possível)
O livro possui uma linguagem muito fácil de entender, muito fácil mesmo. A leitura flui, é rápida. Difícil de digerir é a mensagem do livro, que se trata da história da vida da autora, contada por ela própria. Yeonmi, visando a sua sobrevivência e daqueles que ela ama, foge da Coreia do Norte no ano de 2009, após muitos anos de um sofrimento insuportável. Ela foge de sua terra natal aos 13 anos de idade por temer a morte. Tudo o que ela vivencia na Coreia do Norte e na China é digno de um filme de terror - dói ler. Não sei até onde os relatos são verdadeiros, às vezes dá a sensação de um certo exagero na descrição das situações pelas quais ela passa, mas o que eu posso afirmar? Não consigo me imaginar passando 1/4 de tudo o que ela vivenciou, e não faço ideia do que ocorre de fato na Coreia do Norte, já que não é possível saber como é a vida no país comunista se não por meio de relato de refugiados. Todavia, uma coisa é fato: o relato dela se assemelha muito a tudo o que eu já li de outros norte-coreanos que também deixaram o país - o que ela relata sobre os anos de fome da década de 1990, acerca do tipo de educação que as crianças recebem do Estado, sobre como as pessoas entregam umas as outras ao partido para que sejam punidas, entre outras coisas terríveis só de imaginar.

Leiam se quiserem ter uma ideia do sofrimento daqueles que vivem sob o regime dos Kim. Indico muito! O comunismo é um inferno.