Cartas a Malcolm C. S. Lewis

Resenhas - Oração: Cartas a Malcolm

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pedro77 19/03/2021

Um ótimo livro, mas...
Não tem como achar um livro de C.S. Lewis ruim, todos são magistrais e com temas magníficos... Porém esse não me agradou tanto.

O livro tem foco na temática da oração e Lewis aborda os temas através de cartas com seu amigo imaginário Malcom. As formas de pensamento dele são incríveis e bem estruturadas, mas em alguns momentos fiquei confuso, já que durante as cartas vários assuntos vão surgindo e a temática principal fica um pouco perdida...

E claro, por se tratar de um livro de cartas trocadas entre amigos inglês, muita dessa cultura enche o livro de nomes, costumes e obras que não estamos acostumados.

Porém como eu disse, na maior parte do livro Lewis usa de sua sabedoria e sagacidade magnífica para explicar coisas que explodem a mente!
Franklin Moreno 17/09/2021minha estante
É isso

Brunão 15/11/2021minha estante
Nossa, que refrigério ler isso (rs).

Leituras e Reflexões 27/12/2021

Oração: o grande tema
Lewis mais uma vez prova seu brilhantismo literário!
Escreve em forma de cartas a um amigo, que na verdade, é fictício.
Além do tema maior, e dentro dele, discorre sobre adoração e a define como mais excelsa que a gratidão. E afirma que o mais simples ato de obediência é adoração.
Faz uma breve análise da oração ?Pai nosso? ? ensino de Jesus dado aos seus discípulos e registrado nos Evangelhos.
Uma das afirmações mais lindas neste livro é quando Lewis diz que, assim como Deus já conhecia nossas orações desde a Eternidade, todas elas já estão todas respondidas desde a Eternidade.
Que lindo!
É por isso e por muito mais que Lewis é meu AUTOR-IRMÃO mais queridinho! E isso não significa que concordo em tudo com suas ?suposições?. Não mesmo.
Ele mesmo afirma várias vezes neste livro (e algumas vezes em outros) que não é um teólogo, é apenas um leigo tentando fazer o melhor com o que tem em mãos.
?TUDO ISSO É AUTOBIOGRAFIA, NÃO TEOLOGIA? (p. 150)
?Suposições, claro, apenas suposições. Se não são verdadeiras, algo melhor será? (p. 174, última página)

Super indico! Lindo! Edificante!

Saulo115 29/04/2020

Desapego de si...
"...Parece-me que muitas vezes, quase de mau humor, rejeitamos o bem que Deus nos oferece porque, naquele momento esperávamos um bem diferente... Em todos os níveis de nossa vida, estamos sempre remontando a uma ocasião que nos pareceu alcançar a perfeição, estabelecendo-a como uma norma e depreciando, por comparação, todas as outras ocasiões... Mas essas outras ocasiões, suspeito agora, estão muitas vezes cheias de novas bênçãos próprias se tão somente nos abríssemos para elas."

Filipe378 16/06/2023

Sobre orações
Nesse livro Lewis irá tratar, majoritariamente, sobre o tema da oração. Ele começa por definir o papel da oração e o que é lícito ou não quando oramos. Em seguida aborda os tipos de oração: peticionárias, de adoração e louvor e de penitência.
É um livro muito enriquecedor, mas não é uma leitura leve e nem fácil, visto que ele aborda temas metafísicos relacionados ao tema: a oração e a liberdade humana, a presciencia de Deus e a utilidade da oração, o verdadeiro homem e o verdadeiro Deus e etc.
Contudo é uma leitura que vale o esforço e é bem vinda para todos os cristãos.

Alexsandro.Soares 29/07/2020

Cartas a Malcolm
Boa leitura onde de abrirá excelente aborda o tema da oração como a respiração da alma; falar com a alma com o nosso criador. Muita coisa boa para se aproveitar.

caroline 17/07/2021

"Tudo isso é autobiografia, não é teologia."
O próprio Lewis alerta que não é teólogo, mas seus pontos de vista acerca do cristianismo, formam uma leitura válida e edificante.

Em "Cartas a Malcolm", o tema central é oração, mas ele também trata de outras temáticas pertencentes ao espectro cristão. Com sua perspectiva única e bastante aguçada, ele nos proporciona muitos objetos de reflexão em seu denso texto.

Em alguns momentos da leitura, me identifiquei com a seguinte citação: "Sua explicação faz com que o mistério, para mim, ainda seja um mistério." ? precisarei de algumas releituras até que eu possa entendê-lo um pouco mais.

Além disso, não concordei com tudo o que Lewis apresenta na obra, mas mesmo nos pontos em que discordei, pude entender o que o levou a tal afirmação e ponderei sobre minhas convicções junto às dele. E acredito que o ponto principal aqui é exatamente esse: levar o leitor a meditar sobre o ato da oração.

O Lewis até diz que "[...] oferecer ao mundo instruções sobre a oração seria imprudência.". Mas sou grata porque ele nos ofereceu obras ricas em seu vasto conhecimento e interpretações bíblicas dignas de um excelente manual de instruções cristão.

Franklin Moreno 25/09/2021

Cartas a Malcolm
Como o tema do livro é oração, eu tive uma breve esperança de que o livro seria como o "Cartas de um diabo a seu aprendiz", com o tema da oração, e para um amigo chamado Malcolm.
É um livro que não tem nada a ver comigo, como se diz, um livro que não foi para mim. Muitas referências da cultura inglesa, muitas mesmo, como poemas, livros, seriados, tudo que eu lia e não entendia nada.
Achei que extrairia muitas coisas desse livro, pq afinal o C.S Lewis é um dos meus autores favoritos, mas eu não fui com a cara não.

Arthur Peixoto 22/07/2021

Não funcionou muito...
Esse foi o primeiro livro de Lewis, até agora, que praticamente não deu pra absorver nada, foram poucos trechos que consegui entender o que ele explicava. Acho que a ausência das cartas de Malcom para Lewis com seus argumentos e questionamentos atrapalhou um pouco também. Acho que Lewis complicou algo muito simples: A Oração. Há coisas na vida de um cristão que é muito mais prática que teoria, e a oração é uma delas. Quem sabe no futuro, numa possível releitura eu absorva mais. Há pontos de vistas pessoais dele que já concordo ou acredito. Mas mesmo com essa experiência menos satisfatória, Lewis ainda me ensina muito.

alexsandernsantos 15/02/2024

CORRESPONDÊNCIAS SINCERAS SOBRE ORAÇÃO
Após ler Cartas de um diabo a seu aprendiz, decidi "gabaritar" a leitura das obras de C. S. Lewis que estavam em minha estante há alguns anos e ainda não tinham sido lidas. Inclusive, este livro ainda estava lacrado. Claro que, diante da vastidão de escritos do autor, ainda existem muitas outras obras para eu visitar em minha vida terrena.

Cartas a Malcolm é uma coleção de vinte e duas cartas fictícias trocadas entre correspondentes imaginários (Lewis e Malcolm). Nesse livro, Lewis discorre sobre o tema "oração", na liturgia do culto, em comunidade e na prática. Os leitores terão acesso apenas às cartas escritas por Lewis, mas em cada uma delas lerão suas réplicas e tréplicas sobre as cartas que Malcolm redigiu, bem como a explanação de suas opiniões sobre temas diversos.

Confesso que a cada livro lido do autor, tenho a convicção de que suas palavras são sinceras. Lewis parece um velho amigo, que dialoga conosco por meio de seus escritos. Poucos escritores têm essa capacidade. Assim como nós, Lewis não foi um cristão perfeito. Ele tinha suas convicções referentes à fé, algumas questionáveis se comparadas à luz da Palavra. Entretanto, ele me parece ter sido um homem autêntico, que tinha sua própria opinião em relação a alguns temas relacionados ao cristianismo, sem ferir a imagem de Deus. Talvez isso se deva ao fato de ele ter experienciado situações difíceis desde a tenra idade. Afinal, existem momentos em nossas vidas capazes de moldar nossas crenças e visão de mundo. Mas esse meu devaneio não passa de mera suposição.

O livro oferece uma visão profunda e reflexiva sobre a oração, convidando os leitores a considerar seu relacionamento com Deus de maneira mais significativa. Além disso, Lewis utiliza diversas referências bibliográficas de outros autores em seus escritos. Esse cruzamento de fontes me permite criar uma lista de leituras futuras.

CITAÇÕES

"Amplie sua mente, Malcolm, amplie sua mente! São necessárias pessoas de todos os tipos para se fazer um mundo - ou uma igreja."

"O ponto em destaque é que ajoelhar-se é importante, mas outras coisas importam ainda mais. Uma mente concentrada e um corpo sentado contribuem para uma boa oração mais do que um corpo ajoelhado e uma mente meio adormecida."

"[...] Posso bem entender como um homem que está tentando amar a Deus e ao próximo pode ser levado a não gostar da própria palavra religião; uma palavra, a propósito, que quase nunca aparece no Novo Testamento."

Bruno 05/07/2021

Não me interessou
O próprio Lewis disse em algum livro que não era conhecedor de todos os assuntos, e tinha entendimentos diferente em alguns pontos. Nunca se considerou um teólogo, mas apenas um Cristão, a saber Anglicano.

Neste livro, sobre oração, ele consegue expressar da forma mais complicada possível um assunto, sem muitos exemplos alegóricos que ele soube fazer em outras obras.

Alguns pontos doutrinários eu, e a maioria dos evangélicos tradicionais, pentecostais e neo-pentecostais discordam do que ele apresenta como algo que acredita.

Por incrível que pareça este livro não me acrescentou em nada de conhecimento, apenas me fez acender um alerta de que devo orar mais e com sabedoria.

Claudia 31/07/2021

Amigo imaginário
Sabemos que a escrita de C.S.Lewis é profunda e com analogias que levam o leitor à reflexões muito interessantes. Malcolm é um amigo imaginário que Lewis então, conversa sobre diversos assuntos por meio de cartas. Em suma é um livro de oração e que aborda temas como família, Deus e a relação com a natureza, importância de orar, perdão... etc. É um livro curto, mas vale a pena ler aos poucos para entender a profundidade de cada questão abordada pelo autor.

Alex JR 28/03/2022

Cartas a Malcolm
Voltando a ler Lewis e não podia voltar da melhor forma , outra obra sensacional que leio do Lewis .

Tita 15/02/2020

Confesso que a leitura foi bem difícil. Mas consegui pensar e refletir sobre minha intimidade e oração a Deus.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6