O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

A.G. Deuner 18/06/2024

O fantasma do ópera existiu.
Sobre o livro:

O Fantasma da Ópera é um clássico incontestável que já foi adaptado para o teatro, cinema, musica entre outros.
É uma história de amor, suspense, loucura e músicas, tudo ambientado em um cenário fantástico mas real.
O autor adiciona à história fatos que realmente aconteceram, assim como aproveita da fantástica estrutura da ópera de Paris com seus andares subterrâneos que são compostos inclusive por um lago.
Tudo isso faz com que a linha entre ficção e realidade seja tão tênue que por várias vezes nos perguntamos se o fantasma dá ópera existiu.

Minha opinião:

É uma história incrível, apesar de nunca ter lido o livro sempre gostei da temática principalmente por causa da musica do Nightwish.
A trama se desenvolve de uma maneira diferente à que eu imaginava, o próprio fantasma é um personagem diferente do que eu esperava, mas de maneira alguma isso foi ruim.
A historia é muito bem escrita e por vários momentos o autor mistura fatos reais com a ficção o que me agradou muito, varias vezes parei de ler para ir pesquisar sobre algum acontecimento.
Não é a toa que O Fantasma da Ópera é um clássico consolidado, é aquele tipo de livro que você pode ler sem medo, ele não vai te decepcionar.

Valentina.Bilibio 14/06/2024

Melhor suspense gótico
Escrito por Gaston Leroux e publicado em 1909, O Fastasma da Ópera é um livro de terror, suspense e romance.
A história se passa em Paris, no prédio da Ópera, onde após alguns acontecimentos sobrenaturais ocorrerem, surge o boato de haver um fantasma que habita ali.
Além disso, também tem o misterioso e tóxico triângulo amoroso entre Christine Daeé, talentosa cantora da Ópera sobre a qual ninguém sabia do seu potencial;
Raoul (Visconde de Chagny), vem de uma influente família da França, é mimado e dramático, amigo de infância e apaixonado por Christine;
e um misterioso homem que quer a cantora apenas para si.

Eu gostei muito desse livro, não sou muito de romance mas o mistério sobre a verdadeira identidade do Fantasma e os jogos psicólogicos entre Raoul e Christine me prenderam do começo até o fim.
O jeito que o narrador conta a história como fato verídico até me fez questionar se tinha acontecido mesmo.
Os personagens são bem escritos e conseguimos criar empatia por todos.
Meu favorito é Érik, depois de ler o passado dele até da pra entender os motivos da sua personalidade.
A forma como até o personagem mais cruel da história é retratado com sentimentos torna esse livro muito bom.

"No fundo, não sou mau. Ame-me e verá. Só faltou que me amassem para que eu fosse bom" - F. da Ópera

Recomendo, esse suspense e romance é o meu livro favorito, e também foi adaptado para filme e teatro (esse eu tive a oportunidade de assistir e foi a experiência mais incrível da minha vida).

Juba 13/06/2024

Achei muito é interessante confesso a criei muita expectativa pro final e achei o meio meh mas ainda assim gostei

Aninha.B.o.o.k.s 13/06/2024

Erik?.
A própria demonstração de uma tragédia de amor. No final das contas ele só queria ser comum e se sentir amado?

Davi.Leonidas 12/06/2024

Um livro cansativo, mas com uma história ótima e cativante.
"Le Fantôme de l'Opéra", seu nome original, é um livro que conta a história em torno de 4 personagens, o fantasma, Christinne que é uma cantora da ópera, o Raoul, mais conhecido como Visconde de Chagny e o Persa, um antigo amigo do fantasma.
Antes do pai de Christinne morrer, ele promete a ela que o anjo da música virá para protegê-la e guiá-la até que se torna uma grande cantora. Que fato ela começa a ouvir uma voz que ensina a cantar como uma estrela. Mas ela não sabe que essa pergunta figura sobre briga e se formada acaba se apaixonando por ela. Mas quando Raoul chega para assisti-la, a voz, mais conhecida como o Fantasma da Ópera, começa a sentir ciúmes e fúria.
Recomendo a todos essa história, mas aja paciência para quem não gosta de capítulos grandes, e boa sorte!

Marcelo Duarte 09/06/2024

Obra atemporal
"O Fantasma da Ópera", escrito por Gaston Leroux, é uma obra que mistura romance, mistério e horror em um cenário teatral cativante. No coração da Ópera de Paris, vive um ser enigmático e desfigurado, conhecido apenas como o Fantasma. Sua presença, ora ameaçadora, ora fascinante, cria uma atmosfera de suspense contínuo, enquanto ele manipula os eventos nos bastidores e assombra os corredores da ópera.

A história se desenrola com a jovem e talentosa cantora Christine Daaé, que, sob a tutela invisível do Fantasma, vê sua carreira florescer. No entanto, o amor obsessivo que ele nutre por ela se torna uma fonte de conflito e tragédia. Christine, dividida entre o fascínio pelo misterioso mentor e seu amor por Raoul, o Visconde de Chagny, é levada a fazer escolhas que revelarão os limites da paixão e da compaixão.

Leroux tece uma narrativa rica em detalhes e emoções, onde cada personagem é imbuído de complexidade e profundidade. A dualidade do Fantasma, tanto vítima quanto vilão, é explorada de maneira que suscita tanto empatia quanto repulsa. "O Fantasma da Ópera" é, sem dúvida, uma obra-prima atemporal, que continua a ressoar com os leitores, evocando reflexões sobre amor, redenção e o desejo inerente de ser aceito.

Kamila 08/06/2024

O fantasma da ópera
Minhas seguintes impressões levando em conta que esse foi meu primeiro contato com qualquer obra de Gaston Leroux:
A leitura me deixou muito perdida de início, a escrita dele é bem detalhada então corre o risco do leitor acabar achando maçante, mas acredito que seja um traço de escrita do autor.
Eu particularmente gostei muito de alguns momentos onde o autor conseguiu passar para o leitor o exato sentimento de desespero, medo, curiosidade, e mostrou a complexa dualidade do fantasma da ópera, em uma obsessão que é mostrada com tanta clareza no livro.
Gostei do livro, e no futuro pretendo relê-lo novamente!
Nota sobre a ilustração da editora Pandorga: magnífica, cada ilustração do livro é perfeita, com certeza o livro mais bonito da minha estante.

DaltonSonassi 07/06/2024

Nasceu para ser um clássico!
Esse é o tipo de livro que você lê e entende porquê ele se tornou um CLÁSSICO!
Uma história intrigante e envolvente que te faz devorar as páginas para descobrir a verdade por trás de tudo que está acontecendo e ver o que (de pior) pode acontecer. A forma como o narrador conta a história é, sem dúvidas, um ponto forte do livro e que me surpreendeu bastante!

Gaston Leroux foi perspicaz e inovador em sua obra, e é impossível terminar o livro sem se questionar se os fatos relatados ali são reais ou apenas ficção.

A existência do Fantasma da Ópera é tão real quanto a de Sherlock Homes, não tenho dúvidas!

Vales92 06/06/2024

Olha, eu achei um pouco enfadonha a leitura mais por fim gostei porém não está no mais interessantes do ano

Maria11302 05/06/2024

Comprei esse livro porque tava baratinho na book Friday e não dei tanto valor, mas a história é muito boa, melhor até do que as versões pra cinema mudo e tals. A única dificuldade que eu tive nessa leitura era por ser um livro de época então eu não conhecia muitas palavras e tinha que parar pra pesquisar, e demorei mais de uma semana pra ler, mas praticamente devorei quando chegou a parte do clímax.
"O Fantasma da Ópera" é aquela história que te prende do início ao fim, com um toque de mistério, romance e drama, tudo ambientado na glamorosa e sombria Ópera de Paris. A trama gira em torno do enigmático Fantasma, que assombra os corredores do teatro e aterroriza a todos que por lá trabalham. Com reviravoltas inesperadas e uma pitada de paixão, somos levados a desvendar os segredos por trás desse personagem misterioso. O romance entre o Fantasma e a talentosa Christine adiciona uma camada extra de emoção à história, fazendo com que a gente se pegue torcendo por esse amor improvável. Com uma atmosfera gótica e personagens cativantes, "O Fantasma da Ópera" é daqueles livros que nos transportam para um mundo de beleza e intriga, deixando uma marca profunda em quem o lê.

Thaise Fonseca 05/06/2024

Um clássico! confesso que esperava mais do fantasma rs mas achei a leitura instigante e muito fluida.

agostiniaziul 04/06/2024

Deu vontade de ver o filme
Gostei da leitura, mas achei arrastada em muitos momentos.
Li o tempo todo com as músicas na minha cabeça e terminei querendo assistir o filme novamente.