O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Fernanda2477 30/01/2024

"O Fantasma da Ópera" é bastante conhecido, mas como eu nunca assisti o filme, não conhecia a história inteira, apenas a ideia geral. Esse foi um ponto bastante positivo durante a leitura, porque algumas coisas me pegaram de surpresa.

No início, a narrativa não me conquistou e achei que em alguns momentos ela fica um pouco confusa. Demorei um pouco para me conectar com a história em si, fiz uma pausa e isso foi essencial para eu gostar de fato do livro quando retornei com a leitura. O mistério em torno do fantasma é bem envolvente, principalmente conforme as coisas vão sendo reveladas, principalmente após o sumiço de Christine. Meus sentimentos pelo Erik variavam ao longo das páginas: no começo achei que era apenas excêntrico, depois passei a vê-lo como um louco, e terminei o livro com pena dele. As partes dos novos diretores trouxeram um certo alívio cômico em meio a tudo o que acontecia de sobrenatural na ópera. Os demais personagens não me cativaram tanto, exceto pelo Persa, talvez.

De um modo geral, gostei da leitura e é uma boa história, sem dúvidas, mas não sei se é um livro que eu chegaria a reler. Ainda assim, recomendo para quem gosta de clássicos.

Fernanda2477 30/01/2024

Elane.Nascimento 28/01/2024

O Fantasma da Ópera - O familiar e o desconhecido.
Escrito por Gaston Leuroux, publicado em 1910, O Fantasma da Ópera foi inspirado pelo extraordinário edifício inventado por Charles Garnier, o Palais Garnier, para criar o fantasma.
Este romance narra a história de Christine Daaé, uma jovem cantora de ópera, ingênua e sonhadora que faz parte do balé da casa de ópera e que começa a ter aulas de canto com uma voz misteriosa que ela acredita ser o anjo da música, mas que é, na verdade, Erick, um homem misterioso e desfigurado que fez da ópera sua morada e que desenvolve uma obsessão por Christine, que após reencontrar seu amor de infância, Roul o Visconde de Chagny< se vê dividida entre um rosto familiar de seu passado e este homem misterioso.
Enquanto Roul representa a segurança de sua infância, uma nostalgia reconfortante que a prende ao passado e a impede de seguir em frente como uma grande cantora, Erick, por outro lado, incentiva Christine a encontrar sua voz fazendo com que seus talentos sejam reconhecidos oferecendo a Christine um futuro cheio de possibilidades.

Sabrina758 28/01/2024

O Fantasma da ópera,um breve resumo!
Leitura fácil(para quem tem costume de ler livros clássicos e com linguagem mais rebuscada ),porém no início sempre me pego com a preguiça abundante por que a história anda mais lentamente (atenção aos detalhes,eu sofri a primeira vez) e quando o desenrolar da história acontece você se pergunta por que o livro acabou tão rápido e COMO ? Simples,Apartir do capítulo 5 a leitura ficou agradável.

Eu particularmente sinto um GRANDE desafeto por Cristine?.eu queria ser ela?.o final sempre vai me trazer um misto de tristeza e ódio?não era o que eu esperava. Raul?.como posso dissertar sobre esse personagem?.ele é um príncipe,tem um encanto de milhões mas meu coração vai ser eternamente do fantasma e sua sedução envolvente e inebriante (sensação de entorpecente ).

Esse livro é meu favorito,tirou meu sono no período em que li,eu me apaixonei primeiro pelo filme de 2005 e em seguida pelo livro?contenho 2 edições sendo esta ?deluxe? e 1 em capa comum.

Talvez se o final fosse do jeito que eu queria talvez esse livro não teria se tornado meu favorito!!

Leonardo1245 26/01/2024

O livro sobre o qual eu nada sabia.
Penso que todo mundo conhece (ou, pelo menos, pensa que conhece) a história do Fantasma da Ópera. Eu era um desses até ler a introdução desse livro e descobrir que eu tava redondamente enganado.

Ao plot: nesse romance, nós temos a história do triângulo amoroso entre a atriz e cantora Christine Daaé, o visconde Raul de Chagny e Erik, o Fantasma da Ópera. O enredo inteiro se passa em Paris, mais especificamente no interior da Ópera de Paris, e mais especificamente ainda nos bastidores e subsolo da Ópera. A trama começa quando Raoul, depois de muitos anos, reencontra Christine e, enquanto tenta se reaproximar da cantora, descobre que ela vem tendo aulas de canto com o sobrenatural Anjo da Música - isto é, um dos muitos disfarces sob o qual Erik se apresenta na tentativa de manipular a menina.

Fiquei com a impressão de que, ao mesmo tempo que o livro é muito severo com o Erik, é também muito brando com o Raoul e com a Christine. O triângulo amoroso central é, sob qualquer ângulo, altamente possessivo e abusivo. Temos dois homens disputando o afeto de uma mulher enquanto se julgam seus donos legítimos, enquanto a mulher, por sua vez, tira vantagem do favorecimento do "Anjo" para aprimorar o seu talento musical.

Achei a construção dessa narrativa muito interessante. O narrador do romance está, o tempo todo, tentando convencer o leitor que o Fantasma existiu de verdade, e desenvolve o livro quase como um dossiê, expondo todas as evidências que corroboram a sua tese da veracidade desse relato. A mistura de narração literária e transcrição de depoimentos dão um sabor diferente à história, na qual mergulhamos esperando encontrar um romance de terror e nos deparamos com um livro policial.

O ponto alto dessa história não foi nem o clímax, mas o epílogo, no qual aprendemos um pouco mais sobre quem era Erik. Amaldiçoado desde o seu nascimento com um rosto cadavérico, Erik foi, desde o berço, escorraçado pras margens da sociedade pura e simplesmente por ser (muito) feio. Ainda que isso não justifique as ações dele para com Christine, uma leitura minimamente crítica nos faz entender que o Fantasma também carregava as suas próprias cruzes.

Leria tranquilamente um spinoff desse livro, contando a história de vida do Erik antes dele habitar o subterrâneo e as paredes da Ópera de Paris. Ao final dessa leitura, defini que uma das minhas metas de vida é assistir à encenação do Fantasma da Ópera no teatro algum dia. Recomendo essa leitura a todos que pensam que conhecem essa história! E que saibamos olhar com um pouco menos de rispidez a esse fantasma.

angelakashya 25/01/2024

O livro surpreendeu muito minhas expectativas, gostei bem mais do que achei que ia gostar

Confesso que tava desconfiada da tradução pois nunca tinha ouvido falar dessa editora, mas a tradução é ótima e bem tranquila de entender toda história

Rebeca.Jakobi 25/01/2024

Começei gostando e terminei amando!
Definitivamente esse livro é um livro que eu releria novamente. É indescritível como a escrita do autor me sugou para dentro do livro. Eu fiquei feliz, fiquei triste, fiquei com raiva?As vezes parava e pensava pra onde ele queria me levar, que não ia ter uma explicação plausível para as situações abordadas, MAS TEMM, meus amores!! Eu super indico o livro se você quer passar um bom momento lendo!!

Joyce652 25/01/2024

Apaixonada por um livro!
O Fantasma da Ópera consegue mexer com todos os seus sentimentos até o final da leitura, uma imensidão de questionamentos, paixões e mistério.
Toda a trajetória dos personagens e como o enredo é construído é incrível, principalmente quando se fala de Erick, mais conhecido como o próprio Fantasma da Ópera, suas ações semeiam no leitor a dúvida persistente em julgar suas atitudes sádicas ou se comover com suas dores, tristezas, anseio pelo amor e se sentir como todos.

De certo, a segunda opção tomou frente e se fez realizada no final da minha leitura.
"Pobre, infeliz Erick!"

Sérgio 25/01/2024

Uma pequena amostra do efeito devastador do preconceito! Alguém incrível que sonhava em ser "normal"!!!

Nanda5Oli 25/01/2024

Às vezes semideus, às vezes, como um monstro
"...Quando meu pai nunca me viu e quando minha mãe, para não ter de me ver, me presenteou com minha primeira máscara!"

O fantasma da ópera, Anjo da música, Monstro, Amante dos alçapões, Erick... realmente um personagem cheio de camadas. Enfim, romance gótico com protagonista cruel, triângulo amoroso, suspense e terror.

Luana M Moraes 24/01/2024

Foi difícil terminar
Eu tinha grandes expectativas nesse livro por ser um clássico e a história ser baseada em um teatro que existe até hoje e por alguns acontecimentos e lendas que acontecerão nesse lugar. Mais infelizmente não gostei muito da história o começo é bem chato só continuei a ler pois tinha começado, não gostei de nenhum personagem, esperava mais dessa história.

Agnes23 24/01/2024

Amor e ódio
Amei cm a decorrer do livro tem vários plots e com me senti uma palhaça e me fez de trouxa,nunca me senti tão mal por odiar um personagem e amar outro, amei 5 estrelas

Ana Elisa 22/01/2024

Abaixo das minhas Expectativas
O livro em si não é ruim, mas como consumi filme e musical primeiro, esperava algo diferente. O Érik mal aparece, a Christine é meio fora de si e o Raoul é um mauricinho pirado de amor. Nas outras mídias eles são mais "encantadores", eu diria. De qualquer forma eu ainda gosto muito do Érik, e o final foi agridoce, do jeito que eu gosto.

SamaraF 22/01/2024

E o prêmio de melhor livro vai para?
O Fantasma da Ópera é impecável! Que história linda e emocionante.
A leitura é um pouco difícil por conta da linguagem sim (bom, o livro é de 1909) porém vale muito a pena o esforço.
A história se passa em Paris em uma casa de ópera que de fato existe (e pode ser visitada, o que aumentou muito minha vontade de ir para Paris) e que guarda um mistério: há rumores sobre um fantasma assombrar o local e fazer coisas horríveis quando assim deseja. Muitos alegam terem o visto, inclusive Christine, uma belíssima e aclamada cantora, que não apenas o viu como selou um pacto com ele.
Segundo o autor do livro, a história foi baseada em vários fatos reais e ele fez uma longa pesquisa antes de escrever o livro.
O livro tem drama, romance e tem o que mais me chamou a atenção: uma valorização lindíssima ao poder do afeto.
Espetáculos de ópera, mistério, baile de máscaras, mocinhos ?padrão?, vilão diferente, reflexão sobre a aparência e romance em cenário de época é o que você vai encontrar neste clássico atemporal.
Esse livro ganhou meu coração!
sasantosbr 24/01/2024minha estante
Você descreveu exatamente o que senti! ??