Vamos juntas?

Resenhas - Vamos juntas?

1 | 2 | 3 | 4

Karen Sales 25/03/2016

Mais resenhas no Ig @kahbooks
Você sabe o que é sororidade? SO.RO.RI.DA.DE (sub. fem.) - Reunião entre mulheres que se reconhecem irmãs formando um grupo político e ético na luta pelo feminismo contemporâneo. Em outras palavras, é a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Infelizmente faz parte da realidade da mulher brasileira o medo de andar nas ruas e acabar sendo alvo de algum tipo de violência, seja física, moral ou sexual. Sair de casa ou do trabalho sem medo é cada dia mais difícil, e uma experiência pessoal vivida pela Babi Souza acabou resultando na criação do #movimentovamosjuntas que iniciou no Facebook e consequentemente no livro Vamos Juntas? O Guia da Sororidade para Todas.

O movimento consiste em se unir a outras mulheres para inibir o assédio ou qualquer tipo de violência que possamos sofrer no nosso cotidiano. A sororidade te convida a ver a mulher ao lado como uma aliada e que se nos unirmos podemos sim nos safar de várias situações que se enfrentadas sozinhas, poderiam acabar muito mal.

A edição do livro está lindíssima. Ao folhear as páginas, percebemos o cuidado que a @galerarecord empenhou na sua publicação. O guia vai expor desde a situação que resultou na criação do movimento e nos são apresentados alguns relatos de mulheres que passaram por situações na qual tiveram a oportunidade de por a sororidade em prática e ver como isso mudou a realidade e o modo de ver delas a partir de então. Também são abordados assuntos mais didáticos e explicativos, como "O que é feminismo?", "O que é empoderamento?" e também nos são apresentados muitos fatos a cerca de estudos e pesquisas sobre a realidade da mulher no Brasil.

Esse é o tipo de livro que deve ser lido por toda mulher, independente da idade. Ele mostra a relevância do movimento e explica o motivo dele ter atingido e ter inspirado tantas garotas e mulheres do nosso país. Fala de solucionar, pelo menos em parte, um problema real e cotidiano de forma empoderadora que é sim capaz de gerar muitas mudanças: a união das mulheres.
E ai, Vamos Juntas?

Ana 25/03/2016

Acho que, no fundo, no fundo, sempre fui feminista. Lembro da minha infância e de como eu era discriminada por brincar de carrinho, de lutinha, por me sujar toda na terra, por não "sentar direito". Isso, é claro, vinha até um pouco dos meus pais, se eu for parar para pensar bem. Até hoje é assim. "Ah, porque esse short está muito curto, mulher tem que se valorizar, homem não gosta disso e daquilo, se você sair assim, vão mexer com você na rua e você vai achar ruim..." e vários outros absurdos que sou obrigada a ouvir todos os dias. E tem gente que ainda tem coragem de questionar o feminismo!

O movimento Vamos Juntas? foi criado pela Babi Souza e dissemina uma ideia muito simples, mas extremamente importante. Eu tenho certeza que você já voltou para casa sozinha, de madrugada, morrendo de medo. Todas nós já passamos por isso algum dia. Talvez alguma menina que estava caminhado muito perto de você sentia essa mesma angústia. "Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?" é o lema do movimento e já salvou muitas mulheres.

O livro, que recebeu o nome do projeto, tem uma proposta incrível: é um manual para praticar a sororidade. Mas afinal, o que é isso? "Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum". Resumindo, é um grupo de mulheres que lutam com garra pelo feminismo. Vejam bem, é importante lembrar que o feminismo não é o contrário de machismo, muito menos misandria (que é repulsa ou descriminação ao sexo masculino). O feminismo também não apoia a hierarquia de gêneros, e sim direitos iguais para os dois.

Um dos pontos mais retratados durante todo o livro é a violência contra a mulher que, infelizmente, ainda é tratada como algo normal. Sendo assim, uma das principais intenções do feminismo é fazer com que as mulheres entendam que elas não são obrigadas, de forma alguma, a passar por situações que as machuquem, tanto física como psicologicamente. Nós somos donas do nosso corpo e não há nada que justifique tal violência.

O movimento Vamos Juntas? começou com uma página no Facebook que, até o dia que escrevi esse texto, possuía 325.812 curtidas. Só com esse dado dá para ver a importância da sororidade. O livro também possui relatos de mulheres que já sofreram algum tipo de violência sexual ou que conseguira, de alguma forma, salvar outras de uma situação de risco. Minha parte favorita de todas foi uma linha do tempo que mostra as conquistas femininas no decorrer dos anos.

A Babi também fala muito sobre o empoderamento, que é acreditar na nossa capacidade, sem sermos egoístas, além de termos certeza que merecemos tantas oportunidades como qualquer outra pessoa, independente do gênero. Ah, outra coisa que é destacada é o empoderamento das mulheres ao seu redor também. E cá para nós, somos incríveis mesmo! Prova disso são as várias conquistas que obtivemos, como, por exemplo, o direito de estudar, de votar, igualdade de salários (que talvez não funcione tanto assim), a criação da Lei Maria da Penha e tantas outras.

A verdade é que, apesar de termos conquistado bastante coisa, não devemos parar de lutar e nada melhor do que fazer isso juntas. Sem essa de rivalidade, por favor! É muito importante estarmos unidas, praticarmos a sororidade para, assim, alcançarmos os nossos objetivos. Como a Babi mesmo disse, não exatamente nessas palavras, várias vozes juntas fazem mais barulho que uma só.

site: http://www.roendolivros.com.br

Ana 27/03/2016

Amei
Quando comecei a ler me emocionei com os relatos, e a história da criadora do Vamos Juntas? Aprendizado que levarei para vida toda. E sim, muda nossa forma de ver a moça ao lado.

Ingrid Medeiros 01/04/2016

VAMOS JUNTAS?
Feminismo, empoderamento feminino e sororidade. Três palavras que definem "Vamos juntas?" De uma só forma: união.

Quando recebi este livro fiquei muito muito feliz, adoro ler sobre feminismo e estava super com vontade de ler este também. Contudo, essa leitura me surpreendeu muito!

Além de tratar sobre feminismo, ele aborda outros assuntos que fazem parte de diversas situações que passamos ou vimos alguma mulher passar.

Uma leitura bem escrita com pontos sucintos sobre a mulher na sociedade.

Vale lembrar que este livro visa totalmente o público feminino, então o livro inteiro tem uma diagramação que faz jus ao tema. Com diversas ilustrações lindas e uma diagramação fenomenal, "Vamos juntas?" Teve um trabalho visual feito com muito carinho.

A escrita em si foi ótima, absorvi muitas informações das quais eu não conhecia e aprendi muito sobre o movimento Vamos Juntas. Quero fazer parte também e poder ajudar não só a mim, mas a qualquer mulher que esteja ao meu lado.
Porque sim, juntas podemos ser mais fortes!

site: www.instagram.com/ingridbooks

Kétrin 01/04/2016

O movimento Vamos Juntas? é uma página da internet que foi criada com o intuito de reunir um grupo de mulheres e mostrar que elas não estão sozinhas. Esse movimento começou quando ao voltar mais tarde do trabalho para casa e ter que passar por uma praça escura até chegar em uma parada de ônibus que também era perigosa, Babi percebeu a quantia mulheres que caminhavam separadamente, mas que iam todas para a mesma parada de ônibus, todas as mulheres praticamente corriam para a parada sem olhar para trás por se sentirem amedrontadas com o que poderiam encontrar. Nisso Babi pensou, porque não ir todas juntas? além de ter uma companhia, iriam se sentir mais seguras.

Assim surgiu a página do facebook Vamos Juntas?, um lugar onde as mulheres podem se juntar em momentos de risco e compartilhar suas histórias de medo e de vitórias, além de mostrar que amizade e sentimento de proteção entre o mesmo gênero existe sim, deixando para lá o pensamento machista da sociedade. Surge o termo sororidade, que nada mais é do que um grupo de mulheres que se tornam irmãs e estão em busca do mesmo objetivo: mostrar que elas são mais fortes quando estão juntas, criando uma união e aliança entre elas que é baseada na empatia e no companheirismo.

Babi começou a receber muitos depoimentos de mulheres contando de abusos sexuais, muitas delas sentiam vergonha disso e não haviam contado nem mesmo para os familiares. Quando elas viram o movimento no facebook, elas perceberam que não estavam sozinhas e sentiram que haviam encontrado um conforto e que ali podiam desabafar. Isso fortaleceu ainda mais a luta das mulheres por uma sociedade igual, a luta pelos seus direitos e por respeito.

Acredito que esse é um livro que deve ser lido por todos, tanto homens quanto mulheres. Apesar de termos conquistado muita coisa, é importante nunca deixarmos de lutar e estarmos todas juntas, pois assim conseguiremos chegar mais rápido. Adorei conhecer esse livro e o projeto, é lindo ver o quanto ele ajudou muitas mulheres e continua ajudando todos os dias. Ele mostra que praticando a sororidade, juntas conseguiremos alcançar todos nossos objetivos.

site: http://www.oteoremadaleitura.com/2016/03/vamos-juntas-de-babi-souza.html

Glaucia @blogmaisquelivros 17/03/2016

Quantas de nós já não passamos por situações em que temêssemos por nossa segurança física, seja no caminho de volta para casa, no trabalho, faculdade ou qualquer situação em que sentíssemos falta de proteção ou exposição aos perigos da violência humana? Acredito que todas não é mesmo?! E foi exatamente por isso que surgiu o movimentos Vamos Juntas?.

O trajeto do trabalho para a casa da Babi era deserto e escuro. Sozinha em meio aquela situação ao qual a autora temia por sua segurança e integridade física, Babi percebeu que sua situação era a mesma de muitas mulheres que seguiam o mesmo trajeto que ela. Daí então surgiu a ideia: Por que não vamos juntas? Passar por um caminho deserto e sozinha realmente é algo assustador para uma mulher, mas se outras vierem em sua companhia não seria mais fácil? A ideia ganhou página no Facebook e o projeto teve uma repercussão tão grande nas mídias sociais que em pouco tempo se mostrou não apenas uma voz para as mulheres, mas um canal onde todas eram ouvidas, independente de idade, cor, credo ou classe social.

Mulheres e meninas de diversos lugares do país se juntaram a causa e juntas encontraram uma na outra a força para seguir adiante, seja através de desabafos, mensagens de motivação, trocar de experiências e relatos de situações vividas.

E com isso surgiu o guia da sororidade, que significa a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca de alcançar um objetivo comum.

Além da sororidade, Babi também fala do feminismo e de como é importante para a mulher saber de seus direitos e brigar por eles. Na sociedade machista em que vivemos onde muitos ainda defendem a ideia de que as mulheres nascem para cuidar da casa, dos filhos e ser submissa ao homem, muitas pessoas, até mesmo do sexo feminino cresce com uma visão embaçada da realidade, afinal esses conceitos são ensinados a meninas desde a infância. Quantas de nós não crescemos escutando que meninas precisão ser recatadas para não perder o valor ou que a responsabilidade pela casa e educação dos filhos é das mulheres? Mas o pior é a forma como somos taxadas como rivais naturalmente, como se não pudéssemos criar laços de amor e amizade entre nosso próprio gênero.

Não adianta, quando o assunto é violência nas ruas, se uma sofre, é como se todas nós fôssemos violentadas. E, além disso, esse sentimento é algo que só nós entendemos. Afinal, o nosso medo é diferente do medo dos homens: não tememos apenas que levem nossos bens materiais, tememos que levem a nós mesmas. (Pág. 27)

A proposta do livro vem quebrando toda essa regra machista de forma clara e sutil, mostrando que mulheres unidas são mais fortes e que podemos sim olhar nossas “irmãs” como amigas e como apoio em momentos difíceis.

O livro também fala de Empoderamento que significa nos apropriarmos do nosso direito de existir na sociedade, não só reconhecendo esse direito, mas também tendo a certeza de que somos merecedoras dele.

Além de ilustrações lindas e do livro ser bem dinâmico, no final ainda temos um bônus com uma linha do tempo de conquistas feministas mostrando ao longo dos anos os direitos que as mulheres foram conquistando na história.

É impossível ler esse livro e não se inspirar e querer inspirar aquelas a nossa volta. Assim como a Babi também acredito no direito de igualdade entre os gêneros, na importância de nos amarmos como somos e não aceitar os padrões de beleza ou comportamentais expostos pela mídia ou pela sociedade.

Esse guia é para toda e qualquer mulher que acredita que juntas temos a força para construir uma história mais digna e mudar o mundo.

site: http://www.maisquelivros.com/2016/03/resenha-vamos-juntas-babi-souza.html

Thais 03/04/2016

Por incrível que pareça, só conheci o movimento Vamos Juntas?, através deste livro, que além de informar a respeito, é também um guia prático de como exercer a sororidade.

Mas não pense que estou falando grego, ou que assassinei o português, na verdade a palavra sororidade vem de "sóror", que no latim significa "irmã"; é a ideia de um grupo de irmãs, mulheres unidas. A versão feminina da palavra "fraternidade".

E o movimento Vamos Juntas?, surgiu para que as mulheres ajudassem umas as outras em momentos vulneráveis como o de caminhar por ruas escuras no meio da noite, ou em pontos de ônibus e coisas do tipo. A ideia é de que se duas ou mais mulheres estão tendo de passar por isso num mesmo momento, então porque não irem juntas até o destino em comum? Afinal de contas, quando não estamos sozinhas nos sentimos bem menos vulneráveis, e também não viramos alvos fáceis.

No entanto o livro vai muito mais além que a explicação do movimento, nele Babi Souza compartilha depoimentos e o que é estar por trás do Vamos Juntas?. O porque em pouquíssimo tempo a página já atingiu mais de 230 mil curtidas, e porque cada vez mais mulheres, independente de idade, estão praticando o Vamos Juntas?

A praticidade com que o livro nos guia, faz de assuntos que para algumas pessoas ainda pareça um bicho de sete cabeças, como o feminismo, algo simples e de fácil entendimento. Se alguém ainda tem duvidas do que significa ser feminista, Babi Souza esclarece da forma singela e direto ao ponto.

A diagramação do livro está encantadora, o que o tornou ainda mais lindo e apaixonante. O final do livro nos reserva vários banners publicados na página do Vamos Juntas?, que pode servir para convidar as amigas a conhecer o movimento ou simplesmente para usar como inspiração. E ainda temos bônus como por exemplo uma lista de mulheres empoderadas da histórias e uma linha do tempo das conquistas feministas.

No entanto vale lembrar que mesmo em meia a tantas conquista, e em pleno o ano de 2016, a mulher ainda tem muito a conquistar, e cabe a cada uma de nós fazermos nossa parte. Afinal de contas, uma voz é apenas uma voz, mas várias vozes são uma multidão.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/03/resenha-vamos-juntas-editora.html

helmalu 04/04/2016

Por que precisamos do feminismo? #movimentovamosjuntas
"Quando nos identificamos com a vivência de outra mulher ou nos colocamos no lugar dela, a mágica da sororidade acontece." (SOUZA, p. 75)

Você já ouviu falar em sororidade? Se a sua resposta é não, saiba que estamos juntas (os) nessa! o/
Basicamente, sororidade é o equivalente feminino de fraternidade, embora usemos este último para ambos os gêneros. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse termo, mas depois que li Vamos juntas?, de Babi Souza, me apaixonei pela ideologia e pelo #movimentovamosjuntas.
O #movimentovamosjuntas começou no Facebook:

"Essa ideia, tão simples, mas tão revolucionária, ganhou o Brasil depois que a jornalista Babi Souza criou o movimento Vamos juntas? [...] Em pouquíssimo tempo, a página alcançou milhares de meninas e mulheres, que aos poucos começaram a mudar sua forma de encarar o dia a dia e a mulher ao lado. Não se trata unicamente de caminhar lado a lado até um local seguro. Mas de construir um novo futuro, em que possamos olhar com carinho e compaixão umas às outras. [...] Um futuro em que todas nós tenhamos sororidade."

Na página do Facebook, a Babi começou a receber relatos de meninas e mulheres sobre situações em que se sentiam inseguras por estarem sozinhas na rua, por exemplo, e que, por causa do movimento, começaram a olhar para a mulher ao lado e pensar: por que não a convido para irmos juntas?

"Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher. Na próxima vez que estiver em uma situação de risco (à noite, num lugar pouco movimentado), observe: do seu lado pode haver outra mulher passando pela mesma insegurança. E se vocês fizessem juntas esse trecho do caminho?" (SOUZA, p. 19)

A Babi não imaginava, mas, com esse movimento, ela começou uma onda de cumplicidade e confiança entre diversas mulheres no Brasil todo e, de quebra, ainda conseguiu abordar diversas temáticas pertinentes ao universo feminino, como o machismo e a necessidade do feminismo, afinal, nem só de medo de andar sozinhas à noite é que sofremos quem dera fosse só isso!

No livro Vamos juntas?, Babi explica como surgiu e a evolução do movimento - desde o surgimento da Fanpage até a ideia de escrever o livro - e fala também sobre a história da mulher na sociedade; sobre como o pensamento patriarcal e machista nos colocou como rivais, como sendo menos capazes do que os homens e como a própria Simone de Beauvoir diz, como o segundo sexo. Babi questiona os motivos históricos que causaram tais pensamentos, como a falta de representatividade das mulheres, no âmbito político, social, e cita exemplos muito interessantes de como esse pensamento é presente em nossas vidas, nos convidando a quebrar tais paradigmas:

"Mulheres precisam ser recatadas para não 'perderem o valor'.
A responsabilidade sobre a limpeza da casa é unicamente da mulher.
A responsabilidade sobre os filhos é sempre mais da mulher.
As mulheres não têm capacidade de fazer trabalhos braçais como dirigir, por exemplo.
Mulheres estão no mundo para competir por homens e eles são o centro de todas as atenções.
Mulheres não têm capacidade de criar laços entre elas e são naturalmente rivais."

Vocês já se deparam com situações ou falas que reforçam as frases acima? Aposto que sim! E é para acabarmos de vez com esse pensamento que a Babi escreveu esse livro maravilhoso que todas nós devemos ler! Afinal de contas, como diz Chimamanda Adichie em seu Sejamos todos feministas, não nascemos com o gene da limpeza em nossos DNA´s, apesar de homens e mulheres serem biologicamente diferentes, nós, mulheres, não somos intelectualmente inferiores! É preciso que nos unamos a fim de que ideias como a de que somos rivais parem de atrapalhar as conquistas das mulheres! É preciso sororidade!

site: http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

Lê Golz 10/04/2016

Meninas e meninos, leitura obrigatória!
Ainda em clima de comemoração ao Dia da mulher, quando recebi Vamos juntas? em casa, tal foi minha empolgação de estar com esse livro lindo nas mãos, que comecei a lê-lo imediatamente. Vamos juntas? é uma publicação da Galera Record e escrito por Babi Souza, uma jornalista que criou o #movimentovamosjuntas . Calma, não é uma biografia sobre a Babi, nem uma narrativa focada na criação do movimento, embora ela relate como ele surgiu e tomou força no Brasil. A obra é, antes de mais nada, uma reflexão e um tapa na cara da sociedade, sobre a força que as mulheres têm no mundo, embora muitas ainda não saibam.

Com uma narrativa ágil e extremamente envolvente, Babi conta como esse movimento surgiu e tomou força. Quantas vezes, nós mulheres, não tivemos medo ao andar sozinha em uma praça ou uma rua escura ao voltar do trabalho? Ou até mesmo medo em ficar sozinha anoite em um ponto de ônibus? Pensando nisso, a Babi teve uma ideia: por que ao avistarmos outras mulheres não poderíamos nos unir e irmos juntas ao nosso destino? E dessa ideia o movimento não só nasceu como ajudou diversas mulheres a sentirem que não estavam sozinhas e que poderiam se ajudar.

Escrevendo de uma maneira descontraída, a autora fala ainda de conceitos que muitas de nós, talvez, ainda não sabíamos existir como, por exemplo, os termos sororidade e empoderamento feminino, ambos com conceitos usados apenas para as mulheres. Se você ainda não ouviu essas palavras, vou deixar por conta da Babi te explicar, para não tirar as surpresas que a leitura do livro trará. O fato é que essas são palavras fortíssimas quando lutamos para combater o machismo.

"Que fique claro: amar e empoderar a si mesma não significa ser egoísta, é apenas ter certeza de que somos merecedoras desse mundo também." (p. 85)

O que mais gostei no livro foram as reflexões de algo que nunca tinha parado para pensar como, por exemplo, os perfis das princesas nos contos da fadas. Não entrarei em detalhes, porque foi algo revelador para mim, por nunca ter parado para pensar nisso e vou deixar mais essa surpresa por conta do livro. Com isso, a obra faz menção a "ensinamentos" que tivemos quando ainda éramos crianças, os brinquedos que usávamos e as animações que assistíamos e, como tudo isso contribuiu e ainda contribui para uma sociedade sexista.

Temos ainda ao longo das páginas, relatos de outras mulheres que sofreram algum tipo de violência, ou de outras que aderiram ao movimento Vamos juntas? e se ajudaram. Alguns dados estatísticos sobre os abusos no país e os relatos fortes, irão deixar o leitor com uma certa indignação de como somos subjugadas pelo sexo masculino. Contudo, Babi também traz mensagens positivas, na tentativa de fazer com que nos enxerguemos com outros olhos.

Somado a toda essa positividade que o livro traz, o trabalho da editora está incrível. Começando pela capa e contra capa com cores fortes e chamativas. O conteúdo é ainda melhor. A mudança de fontes e as inúmeras ilustrações, dão uma leveza impressionante na hora da leitura. Amei o trabalho gráfico da Galera Record.

Vamos juntas? é um livro que fala de sororidade e do poder que as mulheres, muitas vezes, não conhecem ter, mas não está restrito apenas às leitoras, podendo ser lido por homens também. Afinal, o feminismo não visa colocar as mulheres em superioridade, mas sim lutar por direitos iguais entre gêneros. Claro então, que recomendo muito o livro, desejando um mundo com mais igualdade e menos machismo!

" 'Homem também morre', muitos argumentam. Mas é simples: apenas as mulheres são vítimas da violência de gênero." (p. 108)

E, para vocês, minhas lindas leitoras, essa é uma leitura obrigatória!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-vamos-juntas.html

Beatriz 10/04/2016

Sorteio no blog!
Esse é um livro feminista que vai falar um pouco mais sobre esse movimento, o que significa e do que se trata. A Babi vai falar de como foi criar a página do facebook, do sucesso instantâneo que ela teve e o impacto na vida de mulheres que chegam todos os dias enviando depoimentos de como foi conhecer e praticar a sororidade junto de outras mulheres.

O livro vai falar sobre como é ser mulher numa sociedade machista onde somos as culpadas por tudo. Vai mostrar gráficos e estatísticas da violência contra a mulher, mas acima de tudo, ele vai falar sobre a força que as mulheres tem quando se juntam.

Não é uma história de sofrimento ou algo parecido mas um livro que vai mostrar as mulheres que nós podemos ser mais, que podemos nos juntar e enfrentar os desafios de todos os dias.

Quando esse livro chegou para mim eu fiquei pensando: leio ou não? Confesso que eu era uma dessas pessoas que torciam o nariz para o termo feminismo mas depois de ler o livro minha opinião sobre isso mudou. Acho que de tanto eu ver textos e mais textos de ódio contra homens fiquei com o pé atrás quando ouvia falar em feminismo. E o legal do livro é que ele mostra justamente o contrário. Não devemos ser rivais de mulheres e muito menos odiar os homens, a unica coisa que buscamos é respeito e a igualdade.

Vamos Juntas? é um livro que deve ser lido por mulheres para ver que nem tudo está perdido e também por homens para eles se colorarem no lugar das mulheres e ver como é horrível sentir medo de andar sozinha na rua, o quanto é constrangedor receber cantadas nas rua e o quanto é humilhante sofrer violência sexual, física e psicológica.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2016/04/sorteio-vamos-juntas-babi-souza.html

Beta Oliveira 11/04/2016

A partir de um episódio pessoal, a autora Babi Souza criou um movimento que busca a união entre as mulheres. Além disso, neste guia, explica os conceitos de sororidade e de feminismo. É uma forma de refletir sobre quanto ainda precisamos melhorar a nossa sociedade.

Leia mais sobre esta meta de união por um mundo mais seguro, justo e livre, no #AbrilImperdível do #LdM11, Galera Record.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/04/cap-1162-vamos-juntas-babi-souza.html

Simeia Silva 13/04/2016

muito amor em tão poucas páginas...
É um pequeno livro em estatura, mas grande no que leva a muitas meninas e mulheres. É grande no que faz na vida de muitas mulheres, é enorme nas transformações dentro de cada uma e no aconchego que leva a muitas delas.

Não sei o que dizer sobre esse livro, ou melhor, não sei como dizer, nem como passar tudo o que ingeri durante a leitura. Não conseguirei passar toda a emoção e empatia que senti durante a leitura de vários depoimentos de mulheres que passaram por abusos e várias outras repressões. Me identificar com algumas dores, medos e anseios, foi muito fácil, afinal, um dia fui só uma menina, hoje sou uma mulher, uma mãe de menina, alguém que continua cheia de anseios, cheia de medo, uma mulher que não teme apenas por si só nesse mundo de cão, mas que teme também pelo mundo que a minha filha irá encontrar quando tiver os seus 10, 11 anos.

Um mundo onde o machismo é crescente, onde "homens" não respeitam mais as mulheres. Onde andar de short curto é estar dando entrada para ser abusada físico e oralmente. Onde a mulher é rotulada de várias coisas medonhas pelo seu jeito de ser, pelo seu jeito de vestir, pelos palavrões que ela pode dizer, pelos locais que frequenta para se divertir, pelas músicas que ouve, pelas amizades que tem, e por aí vai.

Não é porque eu escuto funk, que uso roupa curta nesse calor infernal, que podem me rotular de puta. Sou mãe de dois pequenos, casada a 11 anos, cuido dos meus com amor e tenho sim o DIREITO de me divertir com minhas amigas, de vestir meu short curto, de falar palavrão, de falar até mesmo minhas gírias. De não querer usar salto(sim, eu odeio), de querer usar meus tênis de skatista, meus All Star, minhas molecas, minhas calças rasgadas, minhas roupas que nao se combinam nunca. E SIM, isso não não me fará ser menos mulher do que as que andam de saia lá no pé, que só escutam sertanejo e gospel, que só usam salto, que só sentam de pernas fechadas, que não entram em barzinho, que só frequentam os melhores restaurantes, que nunca descem até o chão nos churrascos em família, e por aí vai.

Mas Simeia, o que isso tem a ver com o machismo? Ou com o Feminismo?

É muito simples, muitas das vezes, o machismo se encontra em nós mesmas, nós mulheres julgamos as semelhantes pelo jeito que elas se vestem, pelos lugares que frequentam com as amigas, pelas músicas que elas ouvem, pelo cabelo que elas gostam de usar, pelas makes pesadas que elas usam, pela falta dela e até mesmo por um simples batom vermelho. E é aí que entra o projeto criado pela Babi Souza. Porque não nos apoiarmos mais, que pessoa melhor do que a própria mulher para entender a outra, para partilhar dos mesmos anseios e medos?

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.sentaaileitor.com.br

Lê Vieira 14/04/2016

Muito se tem ouvido falar sobre feminismo, empoderamento e direitos iguais. Tenho lido textos lindos, que dá até vontade de chorar ao me sentir compreendida, mas também tenho visto cada discurso de ódio que me deixa assustada. Acredito que todas as mulheres já viram/ouviram comentários machistas, já foram vistas como culpadas ao invés de vítimas, dentre tantas outras coisas nada agradáveis.

Se você é uma das pessoas que já sentiu o machismo de perto, então estamos juntas e este é um livro que lhe mostrará que não está sozinha. A autora não tenta convencer o leitor de que ele precisa abrir mão de todos seus valores e costumes em prol de algo no qual não acredita, então não espere encontrar um texto construído sobre a base da exigência.

Vamos juntas? é uma obra que representa muitas mulheres, mesmo aquelas que eu já vi indo contra o feminismo. Isso mesmo, se você é mulher, com certeza está representada de alguma forma neste livro, independente da forma como você vê a sociedade em que vive.

Me senti acolhida a cada nova página, compreendida a cada novo texto e protegida por ver que não estou sozinha. O movimento que começou em uma página na internet ganhou proporções que nem a autora imaginava alcançar e graças a ele muitas mulheres se sentiram seguras, empoderadas e deixaram a sensação de solidão de lado. Se podemos seguir nossos caminhos juntas, unidas, protegidas, por que não por essa ideia em prática?

Uma obra repleta de informações claras, reais e dignas de reflexão.

E aí gurias, vamos juntas?

site: http://www.confraria-cultural.com/2016/03/vamos-juntas.html

Mayra Severo 19/04/2016

à isso!
Um guia objetivo, de fácil de compreensão e bem necessário sobre sororidade e feminismo. Se ainda resta alguma dúvida sobre esses conceitos - e outros relacionados - com a leitura do pequeno livro tudo se torna claro. E a sensação é imediata: um "eureka, como não pensei isso antes?", um acolhimento sem fim. Como a própria ideia do movimento "vamos juntas?" esse livro é só amor e compreensão. Acho difícil alguma mulher lê-lo e não se identificar. Por isso, é indispensável.

Rafa 23/04/2016

Vamos juntas?
Um livro escrito por uma mulher e claro, feito para todas mulheres, mas vale nós homens ler este livro para entendermos tudo que uma mulher passa em seu dia à dia. Babi Souza nos apresenta como tudo começou o Vamos juntas? com uma ideia que veio em sua mente quando estava retornando do trabalho para sua casa em um ônibus lotado.

O movimento Vamos juntas? é um sucesso nas redes sociais, que através de depoimentos de várias outras mulheres usam a sororidade todos os dias da semana, compartilhando novas amizades. Um dos objetivos da campanha é evitar que mulheres corram algum tipo de perigo, por exemplo, na volta do trabalho para casa.

A obra retrata muito bem o machismo reinando na sociedade, seja ele no trabalho e até mesmo nos contos de fadas. Vale à pena ler esse livro que de certa forma se torna uma espécie de guia prático e de fácil compreensão para todos. Babi Souza, usa uma linguagem bem descontraída e direta para todas mulheres.

O livro é muito bem diagramado com diversas ilustrações e desenhos, sendo um livro bem curtinho, com 144 páginas, levando um dia para se ler esse incrível livro. A obra conta com vários depoimentos de mulheres que usaram o conceito da sororidade para ajudar outras mulheres que de certa forma corriam certo perigo.

Esse livro é a voz da mulher que tem o seu direito na sociedade de forma justa e sem preconceitos. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 4.6.

site: http://www.livreando.com.br/2016/04/resenha-vamos-juntas.html

1 | 2 | 3 | 4