Vamos juntas? Babi Souza

Resenhas - Vamos juntas?

1 | 2 | 3 | 4

Mayra Severo 19/04/2016

à isso!
Um guia objetivo, de fácil de compreensão e bem necessário sobre sororidade e feminismo. Se ainda resta alguma dúvida sobre esses conceitos - e outros relacionados - com a leitura do pequeno livro tudo se torna claro. E a sensação é imediata: um "eureka, como não pensei isso antes?", um acolhimento sem fim. Como a própria ideia do movimento "vamos juntas?" esse livro é só amor e compreensão. Acho difícil alguma mulher lê-lo e não se identificar. Por isso, é indispensável.

Rafa 23/04/2016

Vamos juntas?
Um livro escrito por uma mulher e claro, feito para todas mulheres, mas vale nós homens ler este livro para entendermos tudo que uma mulher passa em seu dia à dia. Babi Souza nos apresenta como tudo começou o Vamos juntas? com uma ideia que veio em sua mente quando estava retornando do trabalho para sua casa em um ônibus lotado.

O movimento Vamos juntas? é um sucesso nas redes sociais, que através de depoimentos de várias outras mulheres usam a sororidade todos os dias da semana, compartilhando novas amizades. Um dos objetivos da campanha é evitar que mulheres corram algum tipo de perigo, por exemplo, na volta do trabalho para casa.

A obra retrata muito bem o machismo reinando na sociedade, seja ele no trabalho e até mesmo nos contos de fadas. Vale à pena ler esse livro que de certa forma se torna uma espécie de guia prático e de fácil compreensão para todos. Babi Souza, usa uma linguagem bem descontraída e direta para todas mulheres.

O livro é muito bem diagramado com diversas ilustrações e desenhos, sendo um livro bem curtinho, com 144 páginas, levando um dia para se ler esse incrível livro. A obra conta com vários depoimentos de mulheres que usaram o conceito da sororidade para ajudar outras mulheres que de certa forma corriam certo perigo.

Esse livro é a voz da mulher que tem o seu direito na sociedade de forma justa e sem preconceitos. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 4.6.

site: http://www.livreando.com.br/2016/04/resenha-vamos-juntas.html

Poesia na Alma 26/04/2016

Um manual sobre empoderamento
No livro Vamos juntas?, Editora Record, Babi Souza apresenta o projeto que originou a obra, com relatos dela, a autora, e de outras mulheres que se identificaram com a proposta. Além disso, a obra traz conceitos básicos sobre sororidade, feminismo, machismo, etc.

Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Vamos juntas? É quase um pequeno dicionário sobre feminismo para leigos, com uma linguagem simples e fluida, traz uma temática que ainda é motivo de confusão conceitual e, às vezes, desconhecida em sua totalidade.

A Jornalista Babi Souza, em seu relato, discorre de sua dificuldade de ir e vir pelo simples fato de ser mulher. Os perigos que encontrava em voltar do trabalho para casa. Até que, um dia, notou que não estava só, que não era a única mulher naquela situação e resolveu convidar outras mulheres para andarem juntas. Unindo forças.

Mas Babi ainda não estava satisfeita, criou um movimento na internet, que rapidamente encontrou várias seguidoras que se identificavam com a proposta. E o Vamos juntas? passou a ser mais uma ferramenta de empoderamento feminino.
Para mim, mulher, militante, educadora, feminista, é importante ver a popularização desses ideais. O mundo precisa de mulheres feministas. O mundo grita por mulheres empoderadas. Vamos juntas?

Nina 27/04/2016

Todos os dias, mulheres enfrentam situações de risco em momentos que deveria ser absolutamente corriqueiro. Voltar do trabalho, escola ou faculdade à noite; andar por ruas, parques e praças escuras sozinha; usar o transporte público lotado. Apesar de serem situações que não deveriam representar perigo, infelizmente elas trazem medo e insegurança às mulheres, principalmente para as que moram nas grandes cidades. Foi dessa observação que que nasceu o movimento Vamos Juntas?, que propõe às mulheres que se aproximem e andem juntas pela rua para coibir a ação de criminosos.

A ideia surgiu quando a jornalista Babi Souza se viu andando sozinha pelo centro de Porto Alegre às 20h. No momento em que percebeu que estava assustada, ela começou a refletir em como os homens se sentem muito mais seguros e mais livres nas ruas à noite do que as mulheres. Ela então criou o movimento Vamos Juntas? nas redes sociais, estimulando a parceria entre as mulheres e rapidamente ganhou muita força, a ponto de Babi ter sido considerada uma das feministas mais influentes de 2015.

É claro que as mulheres também cometem crimes, mas não se pode negar que o maior medo que uma mulher tem é da violência de gênero e da violência sexual e até do próprio assédio, que a autora chama de doses homeopáticas de violência sexual. E por isso, a proposta do movimento é de se tentar, se não resolver ao menos amenizar a questão por meio da sororidade. No Brasil o termo ainda é muito novo (nem existe no dicionário da língua portuguesa), mas a ideia é de que as mulheres tem tanta capacidade de se unir a outras mulheres, de criarem laços até com desconhecidas, quanto os homens desmistificando a ideia de que somos rivais e que gostamos de competir umas com as outras. Essa ideia de rivalidade feminina é uma construção social e, para comprovar, no livro Babi faz uma análise das princesas Disney, principalmente das mais clássicas, que não tem amigas. É sempre ou a madrasta (que representa medo) ou a rival.

Babi também fala sobre a importância de se livrar do machismo institucionalizado, e que grande parte do medo e da insegurança que as mulheres sentem nas ruas vem desse tipo de machismo, que é tão arraigado que chega a ser visto com naturalidade até pelos mais esclarecidos. O livro é cheio de relatos e o que mais impressiona neles é que mesmo a mulher sofrendo tanto com a violência de gênero, ela ainda se culpa.

Além de tudo isso que citei, o livro é cheio de ilustrações e tem um texto de fácil entendimento. Ou seja, é perfeito para presentearmos adolescentes e ajudar a mudar um pouco as concepções machistas que embutem nas cabeças das meninas. E não deixa de ser uma leitura interessante até mesmo para as mais velhas, para conseguirem quebram velhos conceitos e preconceitos.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2016/04/vamos-juntas-babi-souza.html#.VyDyqfkrLIU

De Cara Nas Letras 01/05/2016

Vamos juntas?
Vamos Juntas? - O Guia da Sororidade Para Todas é um desdobramento da página do Facebook que leva o mesmo título. "Vamos Juntas?", antes de ser uma página é um movimento feminista criado pela jornalista Babi Souza, com o intuito de unir as mulheres e disseminar a sororidade entre elas. O termo, ainda é desconhecido no dicionário Aurélio, mas diz:

"SO. RO. RI. DA. DE. Substantivo feminino
1. Grupo de irmãs.
2. Reunião entre mulheres que se reconhecem irmãs formando um grupo político e ético na luta pelo feminismo contemporâneo.
3. Essa coisa linda que tem acontecido aqui. "

Muitas mulheres desconhecem o termo, principalmente porque não é muito usual e pouco difundido. A ideia central do movimento é que as mulheres não se vejam como rivais e que em uma situação de risco tentem se apegar uma à outra como forma de ajuda, afinal unidas conseguem ter mais poder. Se você está indo para algum lugar e outra mulher seguirá o mesmo caminho, porque não fortalecer indo juntas? Isso não é lindo?

O movimento em pouco tempo alcançou, em pouco tempo, milhares de pessoas e seguidores nas redes sociais, a partir de então, mulheres de idades distintas passaram a relatar seus casos e relações com o movimento: livramentos, ajuda oferecia, fuga de ciladas e mulheres atentas a sua volta. Relatos emocionantes que passaram a ser postados na página e que mostram a grandeza e força dessas mulheres.

O livro é formado pela visão da autora na construção do movimento e como ele surgiu. Em uma linguagem simples, ela não só se prontifica em mostrar o "Vamos Juntas?", o que é e para o que veio, mas tudo o que há por trás dele e que fizeram ser o que ele é hoje.

O feminismo é explicado de uma forma bem didática e dinâmica, contribuindo para a formação e quebra de preconceitos daqueles que o enxerga com outros olhos ou de forma errada. A autora foca muito na questão de que elas querem a igualdade dos sexos, e não a sobreposição de um.

Não se trata de mais um livro sobre uma página de sucesso, e sim de um guia necessário em nossa sociedade em que os casos de violência à mulher são tão extremos. A sororidade pode ser para todas, mas este livrinho deve ser lido por todos para que haja uma maior conscientização e empoderamento.

Até logo,
Pedro Silva

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2016/04/resenha-159-vamos-juntas-babi-souza.html

1 | 2 | 3 | 4