O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

Sabrina758 25/05/2023

Esse foi o meu segundo contato com a escrita de Gilman e, como esperado, me agradou bastante. Neste conto, com uma escrita viciante e que nos faz questionar e repensar tantas coisas sobre a personagem principal, temos a denúncia da misoginia, esgotamento e uma esposa extremamente silenciada pelo seu marido, a qual confunde o cercear com "extremo cuidado", até finalmente despertar para a sua realidade - que é a das mulheres, de forma geral.

A obsessão dela com o papel de parede desgastado, onde estudou as diferentes estampas e formas enquanto enxergava a sombra de uma, depois várias mulheres, presas atrás daquele papel, enquanto se tratava para suas questões mentais, faz o leitor embarcar nessa investigação com ela.

Como apontado em outras resenhas, os sentimentos e sintomas que ela discorre em seu diário, me faz pensar que ela teve, sim, uma depressão pós parto. Mas a fissura pelo papel e o jogo que se deu através dele, me faz concluir que foi a única forma que ela tinha para conseguir lidar com a própria realidade e compreender que a relação que vivia com o marido era adoecedora.

Um conto muito bom, mas eu adoraria que ela tivesse explorado um pouco mais a relação em si. De qualquer forma, muito me admira a subversividade e coragem da Gilman. Certamente ouviu muito desaforo e xingamento pelas coisas que escrevia já naquele época. Icônica.

Nina_eiras 25/05/2023

Meu Deus
Simplesmente uma mulher enlouquecendo com o papel de parede.
Mas de um jeito legal!
Achei a história e a escrita muito interessante,li rapidinho, e as historia me envolveu bastante. Amei

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

O livro conta a história de uma mulher com a saúde mental fragilizada que é levada pelo marido para viver em uma casa alugada com a finalidade de trata-la. Ela é orientada a não fazer nada, principalmente escrever, pois isso pode agravar sua condição de saúde. Contudo, o conto é contado em forma de um diário que ela mantém escondida do marido. Ela é colocada para dormir em um quarto que, em outra época foi um quarto de criança e tem um papel de parede amarelo todo truncado, sujo, machado em determinadas partes e que chama muito sua atenção.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586719727

renatinha46 16/05/2023

Nossa que doida, mt eu
Li esse conto pra faculdade e a princípio não entendi nada mas quanto mais pensava sobre ele pra fazer o estudo orientado pedido, eu ficava mais interessada nele.
Mesmo escrito de forma tão simples, esconde tantas coisas nas entrelinhas que, nossa, fiquei maluquinha das ideias, amei 5 estrelas

Marcos.Gonçalves 02/05/2023

Estava com expectativas que infelizmente não foram atendidas. A leitura é desconfortável propositalmente, te faz refletir e é instigante... Mas sei lá, parece que falta alguma coisa e o final achei meio confuso. Não funcionou pra mim, mas entendo a relevância do livro.

Eduarda Veloso 01/05/2023

"Agora estou bastante certa de que se trata de uma mulher"
"O papel de parede amarelo" é um dos primeiros contos feministas já escrito, de 1892. O conto fala brilhantemente sobre como qualquer expressão fora do "padrão feminino" é uma questão tratada psicologicamente. Comportamentos femininos, maternidade, relacionamento, saúde mental... Leitura especial e desorganizadora. Nessa edição também temos outros contos que também tratam diversamente da questão feminina e foi muito legal ler sobre isso no formato de contos!

Bibiana.Sebold 24/04/2023

A leitura é super rapida, li em dois dias.
Li na sinopse que o conto incialmente foi considerado de terror, mas atualmente, os criticos entendem como uma comparação para o machismo, que acabou deixando a mulher paranoica.
O livro é um paralelo para vários assuntos: machismo, saúde mental, violência velada?

Mindyara 23/04/2023

Um livro curtinho, mas com muita reflexão e questionamentos, impressionante como a autora consegue instigar o leitor. Uma ótima opção de leitura

Maria15781 19/04/2023

Até agora o favorito do ANO!
Que livro... A forma como esse livro te deixa DESCONFORTÁVEL com a insanidade da protagonista, te faz querer entrar no livro e rasgar o bendito "papel de parede amarelo".... Incrível! Recomendo, mil vezes recomendo!
Isabeli.Francioni 19/04/2023minha estante
MUITO bom!!! li e reli em 2 dias!!!!

Isabeli.Francioni 18/04/2023

Perturbador e necessário
Publicado em 1892, o conto foi chamado de ?material perigoso? e recebido com críticas por quem percebia além dele.

?Eu não poderia me perdoar se fizesse outras pessoas tão infelizes quanto fiz a mim mesmo [lendo o livro]?

Uma alegoria à opressão feminina, o livro te deixa angustiado logo nas primeiras páginas e te insere na cabeça da narradora, o que acaba sendo perturbador, já que ela sofria de distúrbios psicológicos.

O amarelo pode significar tantas coisas, de alegria à dor. Nesse conto, foi torturante viver as descrições sobre o papel de parede. Ironicamente, apesar de ser minuciosamente detalhado, ainda ficamos com uma visão muito vaga de como realmente é o tal papel de parede amarelo. Apesar disso, fica clara a angústia e o desespero trazidos por ele.

É surreal como a autora teve que metaforizar tantas partes do livro para passar pela censura machista da época. Ela denuncia o contexto histórico de uma forma tão incrível que, contra oposições de diversos lados, se torna uma leitura ?à frente? de seu tempo.

!!!! Leiam o posfácio !!!!
Você vai sair com dúvidas da história (já que a autora não explica cada personagem ou acontecimento) e está tudo explicado lá!!!

Conforme você lê o posfácio, é mais incrível ainda como percebe-se a clara semelhança do conto com a própria história da autora.

Enfim, ?toda mulher conhece o papel de parede amarelo e seu bizarro padrão?.
Joana 18/04/2023minha estante
ARRASOUUUUUU ???????? que bom que gostou

Joana 18/04/2023minha estante
resenha impecável

Isabeli.Francioni 18/04/2023minha estante
aai amg eu amei!! muito obrigada por ter me emprestado??

A Livradora @_fabialivradora 14/04/2023

Uma história necessária
Charlotte é coniderada uma autora muito além do seu tempo. Uma mulher incrível, acabei pesquisando um pouco sobre a vida dela e me apaixonei por sua história. UMA MULHER!E QUE MULHER! Se existe uma definição de sororidade é  Charlotte P. Gilman. Nesse livro estão reunidos contos que falam sobre o cotidiano que muitas mulheres enfrentaram e enfrentam: Preconceito, violência, abandono, descaso, julgamento (até de outras mulheres! Coincidência?), mas acima de tudo perseverança e fé.
Histórias de mulheres para mulheres e suas lutas contra um sistema machista, misógino, egocêntrico e aterrorizante. Uma cultura que há séculos é ensinada e reforçada a cada dia. Ler esses contos foi um misto de sentimentos e emoções, pois se passam em 1860 mais extremamente atuais em sua essência . Em alguns contos, como o que reprenta o título, senti meu coração despedaçar... Pelo menos nesses últimos anos, nossa voz está sendo ouvida! Nossa união está sendo vista! E nenhuma luta será em vão...

Mari1465 27/03/2023

?Não gosto nem de olhar pela janela ? há tantas dessas mulheres rastejantes, e elas se arrastam tão rápido.
Será que todas saem daquele papel de parede, como eu??

Monaliza 25/03/2023

Preciso confessar que ao terminar esse livro eu tive que refletir se eu realmente entendi o que eu li por que eu não sei até agora, mas foi um livro que me fez pensar bastante principalmente se ela realmente estava enlouquecendo ou se era todo o cenário em que ela estava inserida que a transformou assim...
Isabeli.Francioni 19/04/2023minha estante
lê o posfácio!!! tá tudo explicado lá

Patrick.Swayze 23/03/2023

Curto e profundo
Li esse livro hoje na sala de espera de um consultório médico em mais ou menos uma hora, mas mesmo nesse curto espaço de tempo a história trouxe uma perspectiva única da mulher no século 19 e o papel dela em todos os sentidos da vida, as referências e similes foram feitas de uma forma intrincada, mas ainda sim simples. É uma história forte e muito bem construída.

Toniolo 20/03/2023

O papel de parede amarelo
É bem interessante mas um pouco curto trás um certo desconforto para o leitor sem saber exatamente o que está acontecendo