Mentiras Como o Amor

Resenhas - Mentiras Como o Amor

1 | 2 | 3 | 4

@naestante.mari 22/07/2021

Impactante
Eu já tinha lido esse livro a alguns anos atrás, e fiz a releitura dele essa semana. É um livro que deveria ter mais reconhecimento, a história é muito interessante! Contém temas fortes, como depressão, problemas psicológicos, automutilação.
O que acontece com a protagonista não tem nada de sobrenatural, ela retrata coisas possíveis na nossa realidade. Inclusive se você pesquisar na internet, existiu um caso bem parecido com esse, e um filme baseado nesse caso também - The Act.

_San_ 24/06/2021

O livro tem uma escrita excelente, que flui e a história a princípio parece muito interessante... Mas algumas partes são muito fantasiosas na minha opinião.
Mesmo assim, passa uma mensagem de alerta para problemas mentais, depressão, etc. e que deve ser tratado com muita empatia e cuidado.

Yasmin 08/03/2021

Um livro que te faz sentir inúmeras emoções, dúvida, amor, odio, raiva e nos surpreende.
Afinal, nem sempre enxergamos quem nos faz mal.

Dani.Alves 26/11/2020

Queria muito que esse livro tivesse mais reconhecimento, a historia é super interessante.
Conta a história de uma adolescente que tem problemas psicológicos e se muda com a família, nesse novo lugar ela conhece um rapaz e eles vivem várias coisas juntos e desenvolvem um romance.
O plot da história é obvio, mas é chocante de qualquer forma, perto do final do livro a história fica pesada e tensa, principalmente pq oq acontece com a protagonista é real, não tem nada de sobrenatural na história, ela retrata coisas possíveis na nossa realidade, recomendo demais que leiam esse livro

Bru 24/07/2020

Um dos únicos livros que acho de uma leitura difícil, não me refiro a escrita, mas sim ao tema abordado. Porém interessante e com um final inesperado.

Taize @viagemliteral 10/06/2020

Desde a infância, Audrey passa por episódios estranhos em sua vida: afogamentos, fraturas, perdas.
Com o passar do tempo, suas lembranças estavam sendo bloqueadas, não lembrava mais de como as coisas haviam acontecido, não lembrava o porquê de seu pai ter lhe deixado. Sua depressão apenas se agravava a cada dia, mesmo tendo toda proteção e assistência de sua mãe, que não media esforços para estar sempre ao seu lado, buscar ajuda, lhe mimar e dar conforto.

Após sua casa pegar fogo, Audrey junto com sua mãe e seu irmão Peter de 5 anos, seguiram rumo a um novo recomeço, na Granja, numa casa sombria, fria, escura e com um cheiro sufocante de mofo. Mas, o que poderia dar errado? Finalmente ela estaria livre da Coisa, essa que a manipulava para que ela se automutilasse, quebrasse seus ossos, que lhe adoecia, física e mentalmente.
Foram muitos psiquiatras, muitas consultas e medicamentos, mas a Coisa nunca fora embora de sua vida.

"A Coisa sussurrava que eu era uma inútil. A Coisa me dizia para não ter esperança. Que nunca haveria nada de bom para mim. Que eu merecia o castigo que me deram."

Ao chegar nesta nova cidade, Audrey conhece Leo, o único vizinho próximo daquela casa perturbadora. Mas, não estava afim de amigos, muito menos, atrair mais problemas para sua vida. Entretanto, Leo não era como todos os outros garotos, ele também tinha seus problemas e lutava diariamente para superá-los, tanto, que após ser internado em razão de um colapso nervoso, deixou a vida de luxo na casa de seus pais, e fora morar com sua queria tia Sue, na fazenda, longe das grandes tecnologias, longe da pressão psicológica e das cobranças de sua mãe.

A amizade fora inevitável. Ele iluminou seus dias e a Coisa quase desapareceu. QUASE.

No decorrer das páginas, vamos conhecendo melhor os personagens, Audrey é uma menina tímida e frágil, sem grandes avanços na melhoria de sua depressão. Ficamos esperando aquele velho clichê, mas ele não vem, o que torna o livro ainda mais instigante, pois, se o mocinho não salva a mocinha, o que estará por detrás de toda esta história?

No embalo da leitura, começamos a perceber uma certa "maternidade tóxica", podemos ver que Lorraine, mãe de Audrey e Peter, começa a colocar a autoestima da garota abaixo do solo, ferindo-a com palavras e no próximo segundo, sendo a boa mãe, que faz de tudo para que seus filhos sejam felizes.

Peter, é o anjo que dá vida a trama, que faz Audrey buscar melhorias, que a ama, abraça e sente sua falta a todo instante.

Falar sobre saúde mental, não é fácil. Essa é uma condição humana que abraça diferentes aspectos, é necessário uma pesquisa bastante minuciosa para abordar o que esse livro traz - segredo -. Ficamos aguardando o diagnóstico, - obviamente - já que ele se tornou um mistério, entretanto, quando ele surge em meio as páginas, nos surpreende e nos permite conhecer mais uma forma que a mente tem de nos ferir e manipular. A condução da trama fora feita de uma forma simples, sem grandes plots (apenas no final ?), mas que prende o leitor de forma surreal.

"A mentira sempre foi o local em que estávamos seguros. Que cresceríamos como as outras crianças, seríamos fortes, andaríamos de cabeça erguida e nossa vida seria boa. E vivemos aquela mentira por tempo suficiente para esquecermos que, quando ela estendia os braços para nós e nós abraçava, permaneceríamos gelados para sempre."
Jady.Delfino 09/10/2022minha estante
Esse livro é incrível,mas poderia ter tido um final melhor,mas não estou julgando,pq amo esse livro.

Thay 03/06/2020

Plot Twist incrível.
A Leitura em si é um pouco maçante, pelo fato de o livro conter assuntos pesados. Mas é um livro que vale a pena, história incrível e o plot twist do livro é o que faz valer a pena.

Lucyclenia 22/04/2020

PESADÍSSIMO. Esse livro me trouxe uma mistura de sentimentos, queria saber o que de fato acontecia, senti pena, fiquei curiosa, no final REVOLTADA, IMPACTADA, ASSUSTADA. Meu Deus, como pode tanta crueldade?
Okay, ela não fazia o que fazia com a mente sã (não duvido nada, tem gente ruim pra tudo) mas como é que pode?
Livro tão, tão real que senti as dores da Audrey e Peter, certeza que se fosse uma história verídica essas crianças não teriam a mente normal nunca mais na vida. Misericórdia.

5 estrelas, muito bem escrito. Porém, não recomendo a leitura a ninguém. Pesado demais.

Jary 05/03/2020

Mentiras como o amor, é um livro que apesar do tema pesado. É fácil de ler, capítulos curto e cada capítulo conta a parte hora da Audrey, hora do Leo.
Acho que por se tratar de depressão e sobre o enfrentamento da Audrey com a coisa, se torna um livro com gatilhos.
Mas vale muito a leitura

Enzza 27/02/2020

Ma-Ra-Vi-Lho-So
Nossa todos precisam ler esse livro, uma história apaixonante e perturbadora ao mesmo tempo, não se deixe enganar pelo título e pela capa fofa. É uma história forte, com uma narrativa gostosa de ler, que não dá vontade de parar até a última página. Me surpreendeu de forma totalmente positiva. Super indico .

1 | 2 | 3 | 4