Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados Equipe do The Boston Globe

Resenhas - Spotlight: Segredos Revelados

Laila.Zucarini 09/06/2017

Abusos e silêncio
Pelo tema abordado, eu sabia que seria uma leitura dessas de embrulhar o estômago. E foi. Ao mesmo tempo, a narrativa faz querer ler até o fim, por mais que a indignação com o caso aumente a cada capítulo. É um daqueles temas que não queremos abordar, mas precisamos, para que não aconteça, para não sermos traídos por acreditarmos que o bem predomina. Acima de tudo, o mal exige que haja atitudes contra ele. Palavras bonitas não farão nenhuma dessas vítimas se sentir melhor. Nem nós, meros espectadores.

Wesley Santana 09/04/2017

Jornalistas!
Perfeito para quem quer aprender sobre notícias!

Michelly 02/04/2017

Spotlight - Segredos Revelados
Spotlight traz as descobertas da equipe investigativa do jornal The Boston Globe, originalmente publicadas em 2002, sobre os abusos sexuais de padres contra centenas de crianças. A equipe trouxe ao mundo os segredos que foram escondidos por décadas, abalando a relação da Igreja católica com seus milhares de seguidores.

Em 2001, o Cardeal Law confessou ter conhecimento sobre os abusos sexuais cometidos pelo padre John J. Geoghan antes de transferi-lo para uma nova paróquia. Este foi o ponto de partida para as investigações da Equipe Spotlight, com o objetivo de descobrir se este fora apenas um caso isolado ou se existiam outros padres sendo acobertados pela Igreja.

Com o lançamento do filme, uma nova versão do livro foi publicada em 2015, trazendo um material mais completo e novos casos que, até o lançamento da primeira edição, não tinham sido notificados à polícia. Além de novos depoimentos, traz fotos de alguns dos padres envolvidos no escândalo.

(Confira a resenha completa no blog)

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2016/05/spotlight-segredos-revelados.html

jmrainho 02/03/2017

0 jornalismo que faz jornalismo
Se fala muito hoje em pós-verdade, onde a verdade verdadeira não existiria, existindo apenas versões os fatos. Pensamento reducionista de quem não aprecia o jornalismo. O verdadeiro jornalismo, que faz jornalismo e não relações públicas. A investigação de um grupo de repórteres americanos de um jornal regional já dá uma notícia por ser fato incomum. Jornalismo investigativo é caro, exige tempo, experiência dedicação. O trabalho do The Boston Globe, que aprofundou-se no delicado tema dos padres pedófilos, procurando testemunhos e fatos é o tipo de reportagem de interesse público que resulta em benefícios de proteção de direitos. Um enorme grupo de padres abusava de garotos protegidos pela batina e pelo silêncio e conivência de seus superiores. O fato abalou os alicerces da igreja católica que até hoje não sabe lidar direito com o problema. Entretanto, a reportagem tirou vítimas e agressores do anonimato, colocando o assunto nas malhas da polícia e da Justiça.

O livro foi feito depois do filme. E ambos são diferentes. O livro faz uma radiografia da malha de pedofilia, dando nomes aos bois. O filme conta o esforço, dificuldades e mérito da equipe de repórteres. E como uma boa reportagem protege pessoas de agressores futuros e esclarece as contradições de instituições como a igreja católica.

Leila 18/01/2017

A incrível investigação que inspirou o filme.
Spotlight é um documentário muito interessante sobre uma investigação que virou notícia em 2002: o abuso sexual de crianças cometido por padres. Lembro de ver as notícias sobre isso na época, mas não tinha ideia da dimensão do problema. Foram muitos casos!

O livro narra fatos reais contados pelas próprias vítimas. À medida que a leitura prossegue, o leitor vai ficando cada vez mais chocado.

O abuso sexual de crianças, que já é uma monstruosidade, sendo praticado por padres, que "falam em nome de Deus", em quem as famílias confiam, é uma monstruosidade ainda maior! E o mais revoltante é saber que a Igreja acobertou e protegeu os abusadores. Sou católica, mas acho muito contraditório uma Igreja, por um lado, ser tão rígida com seus fiéis e, por outro, acobertar abusos apenas para evitar escândalos.

O livro reúne informações de um trabalho muito bem feito pela equipe de jornalismo. Fruto de muita pesquisa e muitas entrevistas com as pessoas envolvidas. No final, há um apêndice com cópia e tradução dos documentos que comprovam os fatos relatados. Também há um capítulo que cita as fontes das informações. Para ilustrar, há fotos de vários dos padres acusados. A diagramação e ortografia estão impecáveis.
Indico para todos que gostam de documentários e para aqueles que querem saber mais sobre o assunto (é um documentário bem completo!). Também indico a leitura para quem gostou do filme. Ainda não vi, mas, quero assistir ao filme que ganhou dois Oscars!

Confira mais resenhas no blog Meus Livros e Sonhos.

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Gabriel Failde 08/11/2016

O que dizer de um escândalo que escancarou as portas da igreja católica e revelou um dos maiores segredos obscuros envolvendo a arquidiocese de Boston e, posteriormente, praticamente do mundo inteiro?

Chega a ser difícil dizer algo. Ainda mais sobre um assunto inimaginável como esse, quando aqueles que foram designados para espalhar a palavra de Deus e dar orientações religiosas usavam de sua influência e respeito para atacar e abusar sexualmente de crianças e jovens.

Complicado ou não, só podemos comentar sobre graças ao trabalho espetacular do núcleo investigativo do The Boston Globe, que lutou contra a força do catolicismo em ocultar todas as provas dos padres pederastas, para contar, em 2002, a história pecaminosa que envolveu a entidade religiosa durante décadas.

Diferentemente do filme, que foca em como a equipe investigativa do jornal conseguiu realizar a grande reportagem, o livro é muito mais detalhado e direto, abordando os fatores do produto final. A obra conta com centenas de entrevistas e citações retiradas de documentos da igreja que foram liberados pela justiça graças ao esforço do veículo, além de trazer entrevistas exclusivas de vítimas, familiares, promotores, psiquiatras, padres, bispos, entre tantos outros.

Ao ler a história, é possível ter uma noção mais abrangente sobre o escândalo. E o sentimento, assim como na película, é de revolta. Saber que, por muito tempo, padres abusavam de garotos e eram acobertados e transferidos de paróquias por seus superiores é alarmante. Para as vítimas, ficava o sofrimento, o mínimo de apoio e somente um “cala a boca” em dinheiro.

Uma atitude poderia ter sido tomada, mas a igreja, como em muitos casos, resolveu que estava acima da justiça e quis “cuidar do caso sozinha”. E o resultado foi a maior crise na história do catolicismo.

Quem ainda não leu o livro, mais do que indico. Esse trabalho magnifico de apuração e reportagem deve ser lido e conhecido, não somente no meio, mas por todos os amantes de literatura. Graças a ele, milhares de outras pessoas criaram coragem e denunciaram os responsáveis por esses crimes absurdos.

*Spotlight: Segredos Revelados foi ganhador do Prêmio Pulitzer em 2003.

**O filme Spotlight: Segredos Revelados foi vencedor de 2 dois Oscar®, nas categorias melhor roteiro original e melhor filme.

Vickawaii 03/08/2016

Uma leitura pesada, porém importante
Ao saber a temática do livro, fica claro que Spotlight - Segredos Revelados não é uma leitura "agradável" e não funciona como entretenimento, mas é uma leitura importante justamente para sairmos da alienação de ler apenas histórias prazerosas e ignorarmos a realidade. Enquanto algumas vítimas seguiram em frente e inclusive perdoaram seus malfeitores, outras foram profundamente afetadas em diversas esferas durante a vida inteira por aquele trauma da infância. Trata-se de uma situação muito grave provocada de uma instituição fundamental para a vida de muitas pessoas, uma instituição que traz esperança, mas infelizmente retirou esse sentimento de muitas famílias. Por esse motivo, devemos estar atentos à realidade e repensar o papel da Igreja, o que não significa abandonar a fé, mas trabalhar em soluções para que essas situações não mais sejam toleradas.

Resenha completa no blog Finding Neverland

site: https://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2016/08/resenha-spotlight-segredos-revelados.html

Emilia.Trajano 26/07/2016

O Livro mais pesado que já li
Levei 15 dias para ler, e é preciso muita coragem! Em determinado momento muito estômago, mas acima de tudo muito coração! Traz uma realidade acobertada por ideologias fortemente protegidas por um sistema econômico e político.

Spotlight é um dos melhores dentre minha lista do gênero de jornalismo investigativo – um dos meus favoritos! Desde o inicio narra a íntima relação do Clero com o poder do dinheiro. Em toda minha caminhada leitora, acredito que apenas através do conhecimento e consciência de fatos que são expostos no livro, que é possível proteger vítimas, de pessoas com um perfil tão perverso. Por falar em jogo, é surpreendente a aptidão dos superiores para reverter os fatos e a culpa dos acontecimentos, mas a questão que fica clara é: A que custo? Como diz um trecho do livro – que eu concordo:

“Se existem heróis nessa historia pavorosa, são as vítimas, ... depois de anos a sós e em silencio, ... “Isso aconteceu comigo e é errado”.”

Uma das falas mais antigas da igreja católica versa sobre a homossexualidade, nunca apontando a distinção que há entre esta e a pedofilia que é um crime bárbaro. Nunca houve, não há e jamais haverá qualquer tipo de desculpa para a pedofilia (e a sua tolerância velada), entretanto não encarar os problemas torna piores para todos, não só os envolvidos bem como para toda comunidade, o tempo que decorre entre a ciência do fato e as providências efetivas, apenas piora a situação, quando não a torna de impossível solução.

Apesar de todo o peso que a leitura traz, com os fatos tão duros e com narração vívida e direta, eu amei o livro e sinceramente, não esperava por isso. A escrita tem uma linguagem moderna e envolvente, traz fluidez e não por acaso é ganhador do Prêmio Pulitzer, com muita propriedade. Quem ler este livro certamente jamais será a mesma pessoa, pois uma lição bem clara é que nem tudo o que parece inofensivo é! Ademais quando algo está errado ou é perigoso, temos sinais bem claros o tempo inteiro, mas por um milhão de motivos não percebemos.

O desenvolvimento e as divisões são muito felizes trazendo todos os detalhes necessários cada um ao seu tempo fazendo com que o leitor entenda bem cada passo da história, em alguns momentos dá até para ter noção de cada passo da equipe para a construção dessa história.

Nana 06/07/2016

Revoltante!!!!!
Não é uma leitura fácil, pelo contrário, é nojento, inaceitável e revoltante, mas informativo. É importante que as pessoas saibam que estes abusos horríveis contra as crianças acontecem dentro da igreja católica e, pelo que ficou claro nesta investigação, estes religiosos não são apenas algumas "frutas podres" dentro da instituição, e sim, muitos e muitos casos com inúmeros padres envolvidos.
Hoje em dia falamos de pedófilos na internet, tentamos cuidar ao máximo para que nossas crianças não sejam alvo e então nos deparamos com a pedofilia que vem de muitos anos atrás e de onde menos se espera, que é a igreja.
Este livro serve de alerta para aquelas pessoas que fazem da religião um fanatismo. Se eu já tinha pouca fé na igreja católica, agora ela acabou de vez!

Naty__ 26/06/2016

Horripilante!
Recebi Spotlight de surpresa e não sabia exatamente da história, apenas que foi uma incrível investigação realizada e que deu origem ao filme vencedor de 2 Oscar. Até aí nada revelador, então resolvi embarcar na leitura para descobrir tais segredos que a obra traria. Posso dizer, sem medo e sem vergonha alguma, que ao pegar o livro para retomar a leitura sentia arrepios e ficava angustiada.

Spotlight: Segredos Revelados é uma obra que vai surpreender qualquer leitor, principalmente aqueles com o coração mais difícil de emocionar. Sim, eu chorei; sim, eu passei mal; sim, me desesperei; sim, tive vontade de virar assassina para matar esses desgraçados que... Espere, vamos com calma!

O livro trata de uma das piores investigações de todos os tempos: um grupo de corajosos jornalistas denunciou uma sucessão de abusos sexuais e obrigou a Igreja Católica a prestar contas. Em janeiro de 2002, o jornal The Boston Globe publicou uma série de reportagens que chocou o mundo. É de arrepiar, é de indignar qualquer um, mas centenas de crianças em Boston foram molestadas sexualmente por padres. Sim, padres! Pessoas que os próprios pais confiaram durante anos para cuidarem, rezarem e realizarem estudos com os filhos.

O mais horripilante é que, certos de sua impunidade, os padres agiam com o aval das autoridades religiosas, eles acobertavam seus crimes por décadas e a prática aumentava cada vez mais, principalmente quando uns flagravam o padre abusando sexualmente dos pequenos garotos. É para acreditar? Não. É para matar uma pessoa dessas? Sem dúvidas, antes de torturar muito, claro.

É triste ler o livro e saber que tudo é verdade, que existem pessoas tão frias. Como pode um padre fazer uma maldade com uma criança de 10 anos? Lembrando que não foi com apenas um, dois ou três garotos, mas com quase 200 casos que foram revelados/denunciados (fora os que não tiveram coragem de denunciar). Como imaginar que alguém faria algo tão repugnante? É difícil cair a ficha, a história parece ser outra, mas não, a obra é um choque de realidade e o leitor só tem vontade de chorar por cada crime cometido por eles.

Como se isso não fosse o bastante, as reportagens ainda revelam a obscena quantia gasta pela Igreja Católica com acordos para comprar o silêncio das vítimas cujas vidas foram devastadas por pedófilos que vestiam o hábito e tinham o Pai Nosso na ponta da língua. Como eles faziam? Você precisa ler o livro para descobrir.

Geoghan já era padre católico há doze anos na época em que Leary foi atacado sexualmente por ele. Foi uma das cenas que mais me emocionou, a forma fria como Geoghan pedia para Leary rezar o Pai Nosso e, enquanto isso, atrocidades eram feitas com o menino. É difícil acreditar como pessoas tão ruins conseguem viver durante tantos anos.

Não dá para explicar mais sobre a obra, ela é angustiante, frustrante e surpreendente porque tudo é real. É difícil ler porque as cenas fortes nos emocionam, mas vale a pena mergulhar nessa dura história e descobrir como tudo foi revelado. Indico a obra para todos, porém, se você tem pressão alta, leia aos poucos, porque isso é prejudicial. Não conseguia ler mais do que 5 páginas por dia, a emoção carregada me deixava decepcionada com este mundo, com pessoas que se dizem de Deus, mas não passam de vidas que nem o diabo quer para perto.

Quotes:
“Se existem heróis nessa história pavorosa, são as vítimas, que encontraram sua voz e sua coragem, depois de anos sofrendo sós e em silêncio, para sair das sombras e dizer, como disse uma delas, ‘Isso aconteceu comigo, e isso é errado’” (p. 20)

“Ele era um homem baixo, magro, com um sorriso que desarmava qualquer um e que, a distância, conferia-lhe o aspecto gentil de um tio bondoso, ou de um comerciante simpático do bairro. Era difícil detectar as trevas por detrás dos brilhantes olhos de John Geoghan. À primeira vista, quase ninguém conseguia” (p. 21)

“Até que ele começou a chorar...”, Joanne lembra. “Ele ficava repetindo: ‘Não, não, não. Não quero ele aqui’. Ele ficava insistindo e eu gritei, perguntando, ‘Por quê? O que foi? Qual é o problema?’ E ele disse: ‘Eu não quero que ele toque no meu pipi’. Detesto ser tão rude, mas foi o que ele disse” (p. 29).

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-spotlight-segredos-revelados.html
Eduarda Rozemberg 02/11/2016minha estante
Ao contrário de você, eu tenho uma facilidade enorme de chorar com os livros, e tenho certeza que iria com esse, principalmente com essa história de padres e a investigação, já embrulha o estômago.

Lana Wesley 11/01/2017minha estante
Creio que muitas pessoas devem ter criticado essa obra, principalmente por aborda algo religioso, ainda mais da igreja católica, não conhecia o livro, muito menos que tinha um filme. Pelo livro descrever cenas bem fortes, imagino que essa leitura tenha trazido um turbilhão de emoções ruins. Quero muito saber qual será o desenrolar dessa investigação, e como tudo isso irá terminar.

Marta 27/02/2017minha estante
Bem interessante a historia !! Fiquei na dúvida se leio ou não!!
Beijos

Hsc_Aju 15/05/2016

Para quem é fã e o não fã.
Resenhar sobre spotlight é um pouco difícil, pois além do livro ser bem direto na proposta dele que é sobre a investigação a fundo da pedofilia na igreja católica, focado em Boston, mas, que teve suas consequências pelo mundo inteiro, também é fora da minha leitura normal. Contudo como promessa deste de 2015, faço todo e possível para ler todo tipo de livro fora da minha costumeira leitura, e esse livro é daqueles que valeu super a pena ter lido.

site: http://www.papeletas.com.br/2016/05/spotlight-segredos-revelados-vestigio.html

Fernanda.Gehrke 05/05/2016

Indispensável e visceral
Esse livro é uma aula de jornalismo. O filme é excelente, mereceu o Oscar e fez com que a obra fosse finalmente traduzida para muitos idiomas, inclusive o nosso. Difícil de ler de uma vez só, porque consegue ser mais nauseante do que o filme.
Histórias assim precisam ser contadas assim. Tabus como esse precisam ser enfrentados. Padres continuam abusando de crianças e a igreja continua sendo conivente. Até quando? Parabéns aos jornalistas envolvidos e às vítimas que sobreviveram e estão contando suas histórias, até que um dia não haja mais histórias horrendas assim a serem contadas.
No link, um texto que escrevi sobre o filme logo depois de assistir, em fevereiro de 2016. Já está em produção outro relato, este sobre o livro, que em breve será publicado e divulgado no blog Meu Desafio de Leitura.

site: http://www.penseegratis.com/2016/02/08/jornalistas-contra-tabus-precisamos-falar-sobre-a-pedofilia-na-igreja-catolica/
Vanessa.Araujo 10/01/2017minha estante
Levei quase dois meses pra ler pq não conseguia continuar por muito tempo a ler coisas tão revoltantes. Parava, lia outra coisa depois retomava.

Fernanda.Gehrke 13/01/2017minha estante
Para mim foi assim também, revoltante demais.

Literatura Policial 14/04/2016

O livro apresenta as reportagens, depoimentos e relatos de maneira mais solta
Em vez de contar uma história mastigada, ele apresenta as reportagens, depoimentos e relatos de maneira mais solta, como um dossiê com direito a fotos e documentos conseguidos pelos quatro jornalistas e os dois editores que compunham a equipe Spotlight. É muito interessante analisar de forma quase didática o passo a passo da investigação desde que surgiu a primeira denúncia de abuso sexual infantil por um padre na cidade onde o The Boston Globe é sediado.

Em tempos onde o jornalismo flerta com a parcialidade, ler um livro como este nos dá um verdadeiro exemplo de coragem, em que profissionais conseguem fazer justiça revelando crimes tão bárbaros e evitar que milhares de novas vitimas sejam feitas, mesmo tendo que desafiar uma instituição tão forte quanto a igreja católica.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: https://literaturapolicial.com/2016/04/13/spotlight-segredos-revelados/