Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados Equipe do The Boston Globe

Resenhas - Spotlight: Segredos Revelados

Vini 03/07/2021

Li de novo e ainda acho que o livro precisa de algumas atualizações. Principalmente ao se referir várias vezes com o termo 'homossexualismo'. Mas não perde a relevância que possui, principalmente relacionando com os últimos fatos descobertos na Igreja Católica. Ela precisa de uma reforma progressista urgente.

grazisapienza 03/10/2020

Verdades à Tona
Aviso: esse livro não é pra você que tem sensibilidade, ainda mais se o assunto for abuso infantil.

Eu devo admitir que meu primeiro contato com esse conteúdo foi consumindo o filme homônimo ? que é muito bom, altamente recomendo ? e foi o meu maior motivador pra consumir o livro em si.

O livro conta de maneira muito assertiva e muito direta a série de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica à seus tutorados, normalmente crianças e adolescentes. O movimento se iniciou em Boston, graças uma profunda pesquisa de um jornal local chamado The Boston Golden Globe e tomou repercussão mundial, mostrando o qual profunda era essa cicatriz no veio da Igreja e por quanto tempo ela se cegou e evitou esse assunto.

O que mais me deixou incomodada - de certa forma é o que me incomoda no geral em não-ficção - é o fato da "frieza" da contextualização jornalística normalmente dá e, por ter certo gatilho com isso, me incomodava muito ver diversos fatos que eu considero pesados sendo falados como se fossem coisas corriqueiras do dia a dia. Mas isso em nada tira qualquer qualidade do livro.
Ele é extremamente explícito quanto a como ele consegue o conteúdo e é p lica de maneira extremamente concisa e direta todos os fatos que levaram à uma queda na crença e no que seria a "reforma" da Igreja num geral. Pra uma não-ficção, ele é excelente, cumprindo tudo à que se propõe e o que promete durante a leitura.

Acabei demorando muito a ler por ser um livro deveras pesado para mim, mas recomendaria a leitura pra todos que tivessem estômago pra lerem sobre os casos em geral.

Daniel 09/09/2022

Spotlight
Excelente! Alguns momentos precisamos parar a leitura, respirar, refletir e então retomar. Somos expostos a sentimentos de compaixão e revolta, lágrimas podem vir aos olhos. Já tinha gostado demais do filme! Vale a pena!

Paulascrap 27/01/2020

Uma leitura repetitiva mas reveladora
"Em diversos níveis, aqueles de nós que sobreviveram começam a cicatrizar suas feridas. Nós reivindicamos sonhos, conquistamos títulos, formamos família, fomos trabalhar, até buscamos consolo em práticas espirituais. Mas não conseguimos fugir dos efeitos das traições cometidas contra nós em nome de Deus. Elas estão entranhadas inexoravelmente nos organismos em que nos tornamos." Pág.219. ..........📕A omissão e cumplicidade da Igreja Católica nos crimes praticados e provas de sua execução, é algo vergonhoso que não pode ser ignorado. 📕É uma escrita bem trucada e não é uma leitura rápida, seu conteúdo de muitas informações investigativas, depoimentos das vítimas, reiteração dos crimes , torna o texto muito repetitivo e isso cansa o ritmo do livro. No entanto, analisando que tais abusos era uma pratica habitual dos sacerdotes e são inúmeras vítimas, concluirmos que não teria como ser diferente. 📕Não resta dúvidas durante a investigação do conhecimento e conivência da Igreja, bem como a tentativa de silenciar a família das vítimas com indenizações ou ameaças. 📕O livro resume uma investigação jornalística da equipe do The Boston Globe de abusos a menores pelos sacerdotes e sua impunidade até que tais crimes ganharam repercussão da mídia. 📕Não assisti ao filme inspirado nele ainda, mas vou procurar para complementar os fatos narrados no livro , pelas críticas eles são bem diferentes. 📕Uma leitura que vale muito a pena, mas tem que ser feita devagar para não correr o risco de abandono.

Naty__ 26/06/2016

Horripilante!
Recebi Spotlight de surpresa e não sabia exatamente da história, apenas que foi uma incrível investigação realizada e que deu origem ao filme vencedor de 2 Oscar. Até aí nada revelador, então resolvi embarcar na leitura para descobrir tais segredos que a obra traria. Posso dizer, sem medo e sem vergonha alguma, que ao pegar o livro para retomar a leitura sentia arrepios e ficava angustiada.

Spotlight: Segredos Revelados é uma obra que vai surpreender qualquer leitor, principalmente aqueles com o coração mais difícil de emocionar. Sim, eu chorei; sim, eu passei mal; sim, me desesperei; sim, tive vontade de virar assassina para matar esses desgraçados que... Espere, vamos com calma!

O livro trata de uma das piores investigações de todos os tempos: um grupo de corajosos jornalistas denunciou uma sucessão de abusos sexuais e obrigou a Igreja Católica a prestar contas. Em janeiro de 2002, o jornal The Boston Globe publicou uma série de reportagens que chocou o mundo. É de arrepiar, é de indignar qualquer um, mas centenas de crianças em Boston foram molestadas sexualmente por padres. Sim, padres! Pessoas que os próprios pais confiaram durante anos para cuidarem, rezarem e realizarem estudos com os filhos.

O mais horripilante é que, certos de sua impunidade, os padres agiam com o aval das autoridades religiosas, eles acobertavam seus crimes por décadas e a prática aumentava cada vez mais, principalmente quando uns flagravam o padre abusando sexualmente dos pequenos garotos. É para acreditar? Não. É para matar uma pessoa dessas? Sem dúvidas, antes de torturar muito, claro.

É triste ler o livro e saber que tudo é verdade, que existem pessoas tão frias. Como pode um padre fazer uma maldade com uma criança de 10 anos? Lembrando que não foi com apenas um, dois ou três garotos, mas com quase 200 casos que foram revelados/denunciados (fora os que não tiveram coragem de denunciar). Como imaginar que alguém faria algo tão repugnante? É difícil cair a ficha, a história parece ser outra, mas não, a obra é um choque de realidade e o leitor só tem vontade de chorar por cada crime cometido por eles.

Como se isso não fosse o bastante, as reportagens ainda revelam a obscena quantia gasta pela Igreja Católica com acordos para comprar o silêncio das vítimas cujas vidas foram devastadas por pedófilos que vestiam o hábito e tinham o Pai Nosso na ponta da língua. Como eles faziam? Você precisa ler o livro para descobrir.

Geoghan já era padre católico há doze anos na época em que Leary foi atacado sexualmente por ele. Foi uma das cenas que mais me emocionou, a forma fria como Geoghan pedia para Leary rezar o Pai Nosso e, enquanto isso, atrocidades eram feitas com o menino. É difícil acreditar como pessoas tão ruins conseguem viver durante tantos anos.

Não dá para explicar mais sobre a obra, ela é angustiante, frustrante e surpreendente porque tudo é real. É difícil ler porque as cenas fortes nos emocionam, mas vale a pena mergulhar nessa dura história e descobrir como tudo foi revelado. Indico a obra para todos, porém, se você tem pressão alta, leia aos poucos, porque isso é prejudicial. Não conseguia ler mais do que 5 páginas por dia, a emoção carregada me deixava decepcionada com este mundo, com pessoas que se dizem de Deus, mas não passam de vidas que nem o diabo quer para perto.

Quotes:
“Se existem heróis nessa história pavorosa, são as vítimas, que encontraram sua voz e sua coragem, depois de anos sofrendo sós e em silêncio, para sair das sombras e dizer, como disse uma delas, ‘Isso aconteceu comigo, e isso é errado’” (p. 20)

“Ele era um homem baixo, magro, com um sorriso que desarmava qualquer um e que, a distância, conferia-lhe o aspecto gentil de um tio bondoso, ou de um comerciante simpático do bairro. Era difícil detectar as trevas por detrás dos brilhantes olhos de John Geoghan. À primeira vista, quase ninguém conseguia” (p. 21)

“Até que ele começou a chorar...”, Joanne lembra. “Ele ficava repetindo: ‘Não, não, não. Não quero ele aqui’. Ele ficava insistindo e eu gritei, perguntando, ‘Por quê? O que foi? Qual é o problema?’ E ele disse: ‘Eu não quero que ele toque no meu pipi’. Detesto ser tão rude, mas foi o que ele disse” (p. 29).

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/06/resenha-spotlight-segredos-revelados.html
Eduarda Rozemberg 02/11/2016minha estante
Ao contrário de você, eu tenho uma facilidade enorme de chorar com os livros, e tenho certeza que iria com esse, principalmente com essa história de padres e a investigação, já embrulha o estômago.

Lana Wesley 11/01/2017minha estante
Creio que muitas pessoas devem ter criticado essa obra, principalmente por aborda algo religioso, ainda mais da igreja católica, não conhecia o livro, muito menos que tinha um filme. Pelo livro descrever cenas bem fortes, imagino que essa leitura tenha trazido um turbilhão de emoções ruins. Quero muito saber qual será o desenrolar dessa investigação, e como tudo isso irá terminar.

Marta 27/02/2017minha estante
Bem interessante a historia !! Fiquei na dúvida se leio ou não!!
Beijos

Literatura Policial 14/04/2016

O livro apresenta as reportagens, depoimentos e relatos de maneira mais solta
Em vez de contar uma história mastigada, ele apresenta as reportagens, depoimentos e relatos de maneira mais solta, como um dossiê com direito a fotos e documentos conseguidos pelos quatro jornalistas e os dois editores que compunham a equipe Spotlight. É muito interessante analisar de forma quase didática o passo a passo da investigação desde que surgiu a primeira denúncia de abuso sexual infantil por um padre na cidade onde o The Boston Globe é sediado.

Em tempos onde o jornalismo flerta com a parcialidade, ler um livro como este nos dá um verdadeiro exemplo de coragem, em que profissionais conseguem fazer justiça revelando crimes tão bárbaros e evitar que milhares de novas vitimas sejam feitas, mesmo tendo que desafiar uma instituição tão forte quanto a igreja católica.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: https://literaturapolicial.com/2016/04/13/spotlight-segredos-revelados/

Lili 28/12/2019

Spotlight
Não gostei deste livro. Eu me interessei por essa leitura após assistir o filme, do qual gostei muito. A abordagem do livro é bem diferente: enquanto o filme mostra os bastidores e a forma como foram feitas as reportagens, o livro mostra as reportagens e os dados que a embasaram. Até um certo momento achei o livro bom, apesar do tema pesado e revoltante. Mas daí em diante achei repetitivo e chato. O posfácio retoma todas as informações e acho que seria suficiente ler só ele.

Quanto ao conteúdo, é extremamente nojento e revoltante. A Igreja fez de tudo para abafar os casos de pedofilia e parecia até mesmo achar normal, transferindo padres pedófilos de paróquia em paróquia, oferecendo chances de começar uma nova vida e cometer os mesmos crimes novamente. O padre liberal que dizia que atos homossexuais não eram pecado foi muito mais castigado do que os pedófilos. Por fim até as palavras escolhidas em certos pontos das reportagens me revoltou. Não eram ~abusadores~, eram ESTUPRADORES. Não eram ~erros~, mas CRIMES. E por aí vai. Não que as reportagens tenham tentado abrandar, mas qualquer nuance de eufemismo já revolta perante tanto descaso com as crianças e crueldade com todas essas famílias.

Não recomendo o livro, mas recomendo que todos se informem quanto a abusos que suas próprias religiões praticam, para que o senso de pertencimento à religião nunca esteja acima da humanidade e da justiça.
Gabriela 04/02/2020minha estante
Lembro que assisti o filme tempos atrás esperando um Oscar-bait cumprindo tabela, mas me surpreendi e o achei excelente. Uma pena o livro não ser tão bom quanto ele (embora agora tenhamos mais um exemplo de filme que supera o livro).

Lili 08/02/2020minha estante
Eu tb achei o filme excelente!
Sim, esse foi um grande exemplo de filme superando o livro.

JPHoppe 09/02/2019

"Muito bom, mas gostei mais do livro", diria a traça em uma piada infelizmente sem a valorização que merece. Também é a opinião de boa parte das pessoas que consomem a mesma história nas duas mídias. Seria o caso de "Spotlight"?

Não. Por um motivo simples: não é exatamente a mesma história.

Enquanto o filme aborda o aspecto investigativo, partindo de pistas aparentemente isoladas e montando aos poucos o quebra-cabeça, o livro dá uma ênfase maior na reconstrução da história e da biografia dos envolvidos a partir das dezenas de milhares de fontes consultadas pela equipe. Em alguns momentos, a narrativa assume uma forma quase de contabilidade, dando números - assustadores, diga-se a verdade - sobre casos, períodos, padres, vítimas.

Portanto, se o que você deseja ver é uma novelização do filme, provavelmente vai se decepcionar nessa questão, mas com certeza vai se satisfazer encontrando um outro aspecto da história.

Talvez o único ponto que pode ser chamado de "não positivo" é que claramente foi um livro escrito por várias mãos. Muita informação se repete em vários capítulos, especialmente aquelas ligadas ao Padre Geoghan e o Cardial Law. Por outro lado, essa repetição garante que os capítulos funcionem muito bem isolados, e se for desejo focar em uma questão apenas, o leitor não fica dependente de informações de outros capítulos. Mas, fica um pouco esquisito quando a leitura é contínua.

A edição que li conta com um posfácio interessante, escrito em 2015, depois que João Paulo II passou o manto adiante para Bento XVI e Francisco. O que a Igreja Católica fez em relação ao assunto? Fez algo. Mas, aparentemente, não fez tanto quando poderia. Quanto deveria.

Recomendo a leitura.

Laila.Zucarini 09/06/2017

Abusos e silêncio
Pelo tema abordado, eu sabia que seria uma leitura dessas de embrulhar o estômago. E foi. Ao mesmo tempo, a narrativa faz querer ler até o fim, por mais que a indignação com o caso aumente a cada capítulo. É um daqueles temas que não queremos abordar, mas precisamos, para que não aconteça, para não sermos traídos por acreditarmos que o bem predomina. Acima de tudo, o mal exige que haja atitudes contra ele. Palavras bonitas não farão nenhuma dessas vítimas se sentir melhor. Nem nós, meros espectadores.

A2Lan 13/08/2017

Consequências da omissão
O filme não se trata de uma adaptação desse livro, portanto peço cuidado para os futuros leitores pois não é um livro para qualquer publico, por ser uma tematica complicada e ter muitas informações de abusos infantis, ha livros melhores para o seu lazer. Apesar disso, o livro precisava ser escrito para relatar a falta de empatia com aquelas crianças cuja as vidas foram transformadas, principalmente em consequência da omissão dos responsaveis que tinham o poder de punir e isolar o abusador, mas não o fez. Se alguém tivesse cumprido com sua responsabilidade moral e legal, centenas de pessoas não estariam sofrendo hoje.

Lethycia Dias 25/01/2019

Uma reportagem digna dos prêmios que ganhou
É difícil falar de um livro com tanto conteúdo em um espaço tão pequeno, mas vou tentar. Durante décadas, centenas de crianças sofreram com o abuso sexual de padres em Boston, nos Estados Unidos, e as autoridades da Igreja Católica, sabendo que os abusos aconteciam e eram recorrentes, protegeram esses padres, fazendo de tudo para abafar o caso.
Quando esse escândalo veio à tona, o jornal The Boston Globe se debruçou sobre o assunto, investigando-o em uma série de reportagens ao longo do ano de 2002, e encontrou vestígios de crimes cometidos e ocultados desde os anos 60. O livro reúne essas reportagens de forma bastante completa, nos levando a compreender histórias horríveis que a Igreja tentou esconder.
Padres se aproveitavam do respeito que tinham perante as famílias de seus fiéis na cidade com a maior população de católicos dos EUA, e, quando denunciados, eram transferidos de uma paróquia para outra, onde podiam continuar cometendo seus abusos. Centenas de crianças sofreram. Pessoas fecharam os olhos. Autoridades não se responsabilizaram.
O livro começa com prefácio e introdução, e nos apresenta à fragilidade de crianças molestadas por homens em quem suas famílias confiavam. Conhecemos o caso do padre Geoghan, com cerca de 200 vítimas. Mas ele não foi o único. A história de abusos, negligência com as vítimas e transferência dos padres se repetiu muitas vezes.
Há capítulos dedicados às vítimas, onde conhecemos de forma mais profunda as consequências que esses abusos causaram em algumas delas até a vida adulta e como outras conseguiram superá-los. A reportagem ainda acompanha a forma como os casos foram investigados, às vezes tratados como "isolados", até que se admitiu que era um grande problema de uma instituição mais preocupada em proteger sua reputação do que com o bem-estar dos fiéis.
Também está incluída a repercussão midiática do caso e as consequências que trouxe: além da condenação de alguns padres à prisão e do pagamento de indenizações milionárias, ainda houve um grande movimento de católicos que propunham reformas na Igreja, com maior participação dos fiéis em sua estrutura interna.
O livro é um pouco cansativo pela grande quantidade de informações, mas isso não reduz sua qualidade. Os repórteres foram muito competentes em mostrar como as vítimas estavam numa posição grave de fragilidade, e foram muito responsáveis nas palavras que utilizaram ao tratar vários assuntos delicados. O livro ainda traz, no final, uma relação de todos os documentos que comprovam o que aconteceu. Também aponta de onde cada declaração foi tirada, seja de livros, arquivos públicos, entrevistas, etc.
É com certeza uma reportagem muito bem feita, resultado de um trabalho enorme, que foi premiada com o Pulitzer com razão. Apesar de doloroso e cansativo, por se debruçar no tema, vale muito a pena.

site: https://www.instagram.com/p/Bs_s9uagbz8/

Silvia Ferreira 27/12/2017

Revoltante. Chocante. Terrível.
Quando a igreja era notificada a respeito de um padre abusador a atitude dela era abafar o caso e transferir o clérigo de paróquia. Em alguns casos (a maioria deles) ela comprou o silêncio das vítimas e suas famílias com grandes quantias em dinheiro. Só nos Estados Unidos, onde a equipe Spotlight começou a investigação, foi computado mais de 1.500 sacerdotes abusadores. Foi só a partir das publicações das reportagens e o posterior clamor popular que a igreja foi OBRIGADA a entregar os nomes dos molestadores.

Fernanda.Gehrke 05/05/2016

Indispensável e visceral
Esse livro é uma aula de jornalismo. O filme é excelente, mereceu o Oscar e fez com que a obra fosse finalmente traduzida para muitos idiomas, inclusive o nosso. Difícil de ler de uma vez só, porque consegue ser mais nauseante do que o filme.
Histórias assim precisam ser contadas assim. Tabus como esse precisam ser enfrentados. Padres continuam abusando de crianças e a igreja continua sendo conivente. Até quando? Parabéns aos jornalistas envolvidos e às vítimas que sobreviveram e estão contando suas histórias, até que um dia não haja mais histórias horrendas assim a serem contadas.
No link, um texto que escrevi sobre o filme logo depois de assistir, em fevereiro de 2016. Já está em produção outro relato, este sobre o livro, que em breve será publicado e divulgado no blog Meu Desafio de Leitura.

site: http://www.penseegratis.com/2016/02/08/jornalistas-contra-tabus-precisamos-falar-sobre-a-pedofilia-na-igreja-catolica/
Vanessa.Araujo 10/01/2017minha estante
Levei quase dois meses pra ler pq não conseguia continuar por muito tempo a ler coisas tão revoltantes. Parava, lia outra coisa depois retomava.

Fernanda.Gehrke 13/01/2017minha estante
Para mim foi assim também, revoltante demais.

Nana 06/07/2016

Revoltante!!!!!
Não é uma leitura fácil, pelo contrário, é nojento, inaceitável e revoltante, mas informativo. É importante que as pessoas saibam que estes abusos horríveis contra as crianças acontecem dentro da igreja católica e, pelo que ficou claro nesta investigação, estes religiosos não são apenas algumas "frutas podres" dentro da instituição, e sim, muitos e muitos casos com inúmeros padres envolvidos.
Hoje em dia falamos de pedófilos na internet, tentamos cuidar ao máximo para que nossas crianças não sejam alvo e então nos deparamos com a pedofilia que vem de muitos anos atrás e de onde menos se espera, que é a igreja.
Este livro serve de alerta para aquelas pessoas que fazem da religião um fanatismo. Se eu já tinha pouca fé na igreja católica, agora ela acabou de vez!

Joshua Amaral 26/04/2024

Prefiro o filme
Para quem assistiu o filme antes de ler o livro, assim como eu, esperava ler coisas que não apareceram na película. Os trechos inéditos são enfadonhos e cansativos. Resumindo, o livro não é essencial.