Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados Equipe do The Boston Globe




Resenhas - Spotlight: Segredos Revelados


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Elizabeth 05/11/2023

Excomungado
Se alguém que fizesse essas coisas com os padres seria excomungado. Já a igreja machista e se achando superior às vítimas, só tampou o sol com a peneira para deixar outros continuarem fazendo essa Abominação.
comentários(0)comente



Joshua Amaral 26/04/2024

Prefiro o filme
Para quem assistiu o filme antes de ler o livro, assim como eu, esperava ler coisas que não apareceram na película. Os trechos inéditos são enfadonhos e cansativos. Resumindo, o livro não é essencial.
comentários(0)comente



Nat 06/02/2018

Quando vi os temas para o Bingo Literário, Spotlight foi o primeiro livro que me veio a cabeça para este tema específico. Ele se enquadrava em outras categorias de outros desafios também, mas acabou ficando para o Bingo Literário mesmo, uma das primeiras leituras que estabeleci. Fiquei atrás do livro desde dezembro do ano passado, consegui em troca e gostei bastante. Eu achei que seria a história do filme, que foi excelente e mereceu o Oscar em 2016, mas não. O livro é excelente, e diferente do filme, onde mostra os repórteres investigando e pesquisando sobre os abusos sexuais cometidos pelos padres contra crianças, a história contada é exatamente o que estava escrito nos documentos e recortes em que a equipe do Boston Globe se baseou para escrever suas matérias. O livro se divide em partes, cada uma falando de tópicos específicos: sobre os padres abusadores, sobre as vítimas, sobre o cardeal Law (que foi a parte que eu mais gostei para poder entender porque ele protegia os padres). Para ler o livro, precisa-se ter um estômago forte, porque você se sente traído, com ódio de tanta perversão e injustiça. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2018/01/spotlight-bl-2018.html
comentários(0)comente



Wesley Santana 09/04/2017

Jornalistas!
Perfeito para quem quer aprender sobre notícias!
comentários(0)comente



Michelly 02/04/2017

Spotlight - Segredos Revelados
Spotlight traz as descobertas da equipe investigativa do jornal The Boston Globe, originalmente publicadas em 2002, sobre os abusos sexuais de padres contra centenas de crianças. A equipe trouxe ao mundo os segredos que foram escondidos por décadas, abalando a relação da Igreja católica com seus milhares de seguidores.

Em 2001, o Cardeal Law confessou ter conhecimento sobre os abusos sexuais cometidos pelo padre John J. Geoghan antes de transferi-lo para uma nova paróquia. Este foi o ponto de partida para as investigações da Equipe Spotlight, com o objetivo de descobrir se este fora apenas um caso isolado ou se existiam outros padres sendo acobertados pela Igreja.

Com o lançamento do filme, uma nova versão do livro foi publicada em 2015, trazendo um material mais completo e novos casos que, até o lançamento da primeira edição, não tinham sido notificados à polícia. Além de novos depoimentos, traz fotos de alguns dos padres envolvidos no escândalo.

(Confira a resenha completa no blog)

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2016/05/spotlight-segredos-revelados.html
comentários(0)comente



jmrainho 02/03/2017

0 jornalismo que faz jornalismo
Se fala muito hoje em pós-verdade, onde a verdade verdadeira não existiria, existindo apenas versões os fatos. Pensamento reducionista de quem não aprecia o jornalismo. O verdadeiro jornalismo, que faz jornalismo e não relações públicas. A investigação de um grupo de repórteres americanos de um jornal regional já dá uma notícia por ser fato incomum. Jornalismo investigativo é caro, exige tempo, experiência dedicação. O trabalho do The Boston Globe, que aprofundou-se no delicado tema dos padres pedófilos, procurando testemunhos e fatos é o tipo de reportagem de interesse público que resulta em benefícios de proteção de direitos. Um enorme grupo de padres abusava de garotos protegidos pela batina e pelo silêncio e conivência de seus superiores. O fato abalou os alicerces da igreja católica que até hoje não sabe lidar direito com o problema. Entretanto, a reportagem tirou vítimas e agressores do anonimato, colocando o assunto nas malhas da polícia e da Justiça.

O livro foi feito depois do filme. E ambos são diferentes. O livro faz uma radiografia da malha de pedofilia, dando nomes aos bois. O filme conta o esforço, dificuldades e mérito da equipe de repórteres. E como uma boa reportagem protege pessoas de agressores futuros e esclarece as contradições de instituições como a igreja católica.
comentários(0)comente



Leila 18/01/2017

A incrível investigação que inspirou o filme.
Spotlight é um documentário muito interessante sobre uma investigação que virou notícia em 2002: o abuso sexual de crianças cometido por padres. Lembro de ver as notícias sobre isso na época, mas não tinha ideia da dimensão do problema. Foram muitos casos!

O livro narra fatos reais contados pelas próprias vítimas. À medida que a leitura prossegue, o leitor vai ficando cada vez mais chocado.

O abuso sexual de crianças, que já é uma monstruosidade, sendo praticado por padres, que "falam em nome de Deus", em quem as famílias confiam, é uma monstruosidade ainda maior! E o mais revoltante é saber que a Igreja acobertou e protegeu os abusadores. Sou católica, mas acho muito contraditório uma Igreja, por um lado, ser tão rígida com seus fiéis e, por outro, acobertar abusos apenas para evitar escândalos.

O livro reúne informações de um trabalho muito bem feito pela equipe de jornalismo. Fruto de muita pesquisa e muitas entrevistas com as pessoas envolvidas. No final, há um apêndice com cópia e tradução dos documentos que comprovam os fatos relatados. Também há um capítulo que cita as fontes das informações. Para ilustrar, há fotos de vários dos padres acusados. A diagramação e ortografia estão impecáveis.
Indico para todos que gostam de documentários e para aqueles que querem saber mais sobre o assunto (é um documentário bem completo!). Também indico a leitura para quem gostou do filme. Ainda não vi, mas, quero assistir ao filme que ganhou dois Oscars!

Confira mais resenhas no blog Meus Livros e Sonhos.

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Gabriel Failde 08/11/2016

O que dizer de um escândalo que escancarou as portas da igreja católica e revelou um dos maiores segredos obscuros envolvendo a arquidiocese de Boston e, posteriormente, praticamente do mundo inteiro?

Chega a ser difícil dizer algo. Ainda mais sobre um assunto inimaginável como esse, quando aqueles que foram designados para espalhar a palavra de Deus e dar orientações religiosas usavam de sua influência e respeito para atacar e abusar sexualmente de crianças e jovens.

Complicado ou não, só podemos comentar sobre graças ao trabalho espetacular do núcleo investigativo do The Boston Globe, que lutou contra a força do catolicismo em ocultar todas as provas dos padres pederastas, para contar, em 2002, a história pecaminosa que envolveu a entidade religiosa durante décadas.

Diferentemente do filme, que foca em como a equipe investigativa do jornal conseguiu realizar a grande reportagem, o livro é muito mais detalhado e direto, abordando os fatores do produto final. A obra conta com centenas de entrevistas e citações retiradas de documentos da igreja que foram liberados pela justiça graças ao esforço do veículo, além de trazer entrevistas exclusivas de vítimas, familiares, promotores, psiquiatras, padres, bispos, entre tantos outros.

Ao ler a história, é possível ter uma noção mais abrangente sobre o escândalo. E o sentimento, assim como na película, é de revolta. Saber que, por muito tempo, padres abusavam de garotos e eram acobertados e transferidos de paróquias por seus superiores é alarmante. Para as vítimas, ficava o sofrimento, o mínimo de apoio e somente um “cala a boca” em dinheiro.

Uma atitude poderia ter sido tomada, mas a igreja, como em muitos casos, resolveu que estava acima da justiça e quis “cuidar do caso sozinha”. E o resultado foi a maior crise na história do catolicismo.

Quem ainda não leu o livro, mais do que indico. Esse trabalho magnifico de apuração e reportagem deve ser lido e conhecido, não somente no meio, mas por todos os amantes de literatura. Graças a ele, milhares de outras pessoas criaram coragem e denunciaram os responsáveis por esses crimes absurdos.

*Spotlight: Segredos Revelados foi ganhador do Prêmio Pulitzer em 2003.

**O filme Spotlight: Segredos Revelados foi vencedor de 2 dois Oscar®, nas categorias melhor roteiro original e melhor filme.
comentários(0)comente



Vickawaii 03/08/2016

Uma leitura pesada, porém importante
Ao saber a temática do livro, fica claro que Spotlight - Segredos Revelados não é uma leitura "agradável" e não funciona como entretenimento, mas é uma leitura importante justamente para sairmos da alienação de ler apenas histórias prazerosas e ignorarmos a realidade. Enquanto algumas vítimas seguiram em frente e inclusive perdoaram seus malfeitores, outras foram profundamente afetadas em diversas esferas durante a vida inteira por aquele trauma da infância. Trata-se de uma situação muito grave provocada de uma instituição fundamental para a vida de muitas pessoas, uma instituição que traz esperança, mas infelizmente retirou esse sentimento de muitas famílias. Por esse motivo, devemos estar atentos à realidade e repensar o papel da Igreja, o que não significa abandonar a fé, mas trabalhar em soluções para que essas situações não mais sejam toleradas.

Resenha completa no blog Finding Neverland

site: https://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2016/08/resenha-spotlight-segredos-revelados.html
comentários(0)comente



Emilia.Trajano 26/07/2016

O Livro mais pesado que já li
Levei 15 dias para ler, e é preciso muita coragem! Em determinado momento muito estômago, mas acima de tudo muito coração! Traz uma realidade acobertada por ideologias fortemente protegidas por um sistema econômico e político.

Spotlight é um dos melhores dentre minha lista do gênero de jornalismo investigativo – um dos meus favoritos! Desde o inicio narra a íntima relação do Clero com o poder do dinheiro. Em toda minha caminhada leitora, acredito que apenas através do conhecimento e consciência de fatos que são expostos no livro, que é possível proteger vítimas, de pessoas com um perfil tão perverso. Por falar em jogo, é surpreendente a aptidão dos superiores para reverter os fatos e a culpa dos acontecimentos, mas a questão que fica clara é: A que custo? Como diz um trecho do livro – que eu concordo:

“Se existem heróis nessa historia pavorosa, são as vítimas, ... depois de anos a sós e em silencio, ... “Isso aconteceu comigo e é errado”.”

Uma das falas mais antigas da igreja católica versa sobre a homossexualidade, nunca apontando a distinção que há entre esta e a pedofilia que é um crime bárbaro. Nunca houve, não há e jamais haverá qualquer tipo de desculpa para a pedofilia (e a sua tolerância velada), entretanto não encarar os problemas torna piores para todos, não só os envolvidos bem como para toda comunidade, o tempo que decorre entre a ciência do fato e as providências efetivas, apenas piora a situação, quando não a torna de impossível solução.

Apesar de todo o peso que a leitura traz, com os fatos tão duros e com narração vívida e direta, eu amei o livro e sinceramente, não esperava por isso. A escrita tem uma linguagem moderna e envolvente, traz fluidez e não por acaso é ganhador do Prêmio Pulitzer, com muita propriedade. Quem ler este livro certamente jamais será a mesma pessoa, pois uma lição bem clara é que nem tudo o que parece inofensivo é! Ademais quando algo está errado ou é perigoso, temos sinais bem claros o tempo inteiro, mas por um milhão de motivos não percebemos.

O desenvolvimento e as divisões são muito felizes trazendo todos os detalhes necessários cada um ao seu tempo fazendo com que o leitor entenda bem cada passo da história, em alguns momentos dá até para ter noção de cada passo da equipe para a construção dessa história.
comentários(0)comente



Nana 06/07/2016

Revoltante!!!!!
Não é uma leitura fácil, pelo contrário, é nojento, inaceitável e revoltante, mas informativo. É importante que as pessoas saibam que estes abusos horríveis contra as crianças acontecem dentro da igreja católica e, pelo que ficou claro nesta investigação, estes religiosos não são apenas algumas "frutas podres" dentro da instituição, e sim, muitos e muitos casos com inúmeros padres envolvidos.
Hoje em dia falamos de pedófilos na internet, tentamos cuidar ao máximo para que nossas crianças não sejam alvo e então nos deparamos com a pedofilia que vem de muitos anos atrás e de onde menos se espera, que é a igreja.
Este livro serve de alerta para aquelas pessoas que fazem da religião um fanatismo. Se eu já tinha pouca fé na igreja católica, agora ela acabou de vez!
comentários(0)comente



Hsc_Aju 15/05/2016

Para quem é fã e o não fã.
Resenhar sobre spotlight é um pouco difícil, pois além do livro ser bem direto na proposta dele que é sobre a investigação a fundo da pedofilia na igreja católica, focado em Boston, mas, que teve suas consequências pelo mundo inteiro, também é fora da minha leitura normal. Contudo como promessa deste de 2015, faço todo e possível para ler todo tipo de livro fora da minha costumeira leitura, e esse livro é daqueles que valeu super a pena ter lido.

site: http://www.papeletas.com.br/2016/05/spotlight-segredos-revelados-vestigio.html
comentários(0)comente



Fernanda.Gehrke 05/05/2016

Indispensável e visceral
Esse livro é uma aula de jornalismo. O filme é excelente, mereceu o Oscar e fez com que a obra fosse finalmente traduzida para muitos idiomas, inclusive o nosso. Difícil de ler de uma vez só, porque consegue ser mais nauseante do que o filme.
Histórias assim precisam ser contadas assim. Tabus como esse precisam ser enfrentados. Padres continuam abusando de crianças e a igreja continua sendo conivente. Até quando? Parabéns aos jornalistas envolvidos e às vítimas que sobreviveram e estão contando suas histórias, até que um dia não haja mais histórias horrendas assim a serem contadas.
No link, um texto que escrevi sobre o filme logo depois de assistir, em fevereiro de 2016. Já está em produção outro relato, este sobre o livro, que em breve será publicado e divulgado no blog Meu Desafio de Leitura.

site: http://www.penseegratis.com/2016/02/08/jornalistas-contra-tabus-precisamos-falar-sobre-a-pedofilia-na-igreja-catolica/
Vanessa.Araujo 10/01/2017minha estante
Levei quase dois meses pra ler pq não conseguia continuar por muito tempo a ler coisas tão revoltantes. Parava, lia outra coisa depois retomava.


Fernanda.Gehrke 13/01/2017minha estante
Para mim foi assim também, revoltante demais.




28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR