Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell




Resenhas - Fora de Série - Outliers


216 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 14 | 15


Márcio.Santos 11/03/2013

Explica muita coisa
Esse livro é para aqueles que acham que sucesso na vida é somente resultado do acaso; é necessário também se esforçar para que as coincidências sejam totalmente exploradas.
comentários(0)comente



Marcelon 28/02/2013

Quase bom
Ponto de Virada foi um livro mais surpreendente (talvez por ser o primeiro). A fórmula de Gladwell é interessantíssima: ele vê padrões onde ninguém mais vê e escreve sobre eles de uma forma que todo mundo consegue pensar "oh, é verdade, estava ali o tempo todo, mas eu não conseguia ver, obrigado". Mas em Fora de Série, o que fica muito claro é que, pelo menos para provar seu ponto de vista da origem do sucesso (uma série de fatores convergindo ao mesmo tempo - que no final das contas dá na boa e velha sorte), pouco daquele olhar único realmente é inédito. Você percebe quando ele elabora uma proposição e em seguida apresenta os dados de outros três ou quatro cientistas que estudaram aquilo previamente. Ele, ele mesmo teve o trabalho de encaixar as peças. Isso, é claro, não invalida o brilhantismo do livro, que é juntar esses pedaços de conhecimento aparentemente aleatórios numa explicação plausível sobre os diferentes tipos de sorte determinante. Mas deixou um gosto diferente na boca, um que esperava mais com a proposta do seu livro inicial. Espero que Blink seja diferente. Hoje li num livro de Paul Ekman que algum dos capítulos de Blink trata de micro-expressões e emoção. Vamos ver no que vai dar.
Virginia 02/03/2013minha estante
Marcelo,
o que realmente me inquietou na leitura de Outliers foi a ideia (não dita, mas implícita) de um determinismo existencial, tipo: não importa seu esforço, sua capacidade e nem a sorte, você e sua vida estão pré-estabelecidas pelas circunstâncias.
Tem aquela frase do Ortega y Gasset " O homem é o homem e suas circunstâncias", mas depois da leitura do livro fiquei com a impressão de que as circunstâncias predominam absolutamente e que o homem..., bem o homem seria muito pouco.
Tenho certeza que você vai apreciar Blink.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patrick 02/05/2012

QI não é tudo...
Livro super interessante que desmistifica a idéia de que a genialidade se resume apenas e tão somente a um fator genético.

Há diversos fatores em jogo, muitas vezes fora de nosso controle e não raramente de natureza "banal", que contribuem significativamente para o desenvolvimento de todo o potencial dessa genialidade.

A época do nascimento, a comunidade em que vive, e a capacidade de influenciar/convencer/cativar as pessoas em geral, somente para citar alguns fatores, podem ser determinantes em nossas vidas e especialmente na de um "fora de série".
comentários(0)comente



Eduardo 17/01/2012

Fora de Série - Outliers
Gostei do livro.
É bom para relembrar o que todos nós já sabemos em relação a obtenção de sucesso e para explicar qual foi o cenário que proporcionou a algumas pessoas a se tornarem grandes personalidades em suas áreas de atuação.
comentários(0)comente



Nafn 07/09/2011

O Melhor Livro de Malcolm Gladwell
Comecei a me interessar pelos livros de Malcolm Gladwell quando li “Blink: A decisão num piscar de olhos”. Comprei logo em seguida seus outros livros, “O Ponto de Virada” e “Fora de Série”, respectivamente. Se eu soubesse que “Fora de Série” era tão bom, eu o teria comprado primeiro.

Atualmente, com as livrarias e supermercados entupidos de obras de auto-ajuda é realmente difícil acreditar que algum autor realmente saiba "o segredo” do sucesso. Malcolm Gladwell também não sabe o segredo do sucesso, mas ele nos convida a investigar o passado de pessoas bem sucedidas para mostrar que o sucesso não surge por acaso.

O sucesso, obviamente, depende de diversos fatores. Os mais significativos são o contexto o qual estamos inseridos e o trabalho duro. Leia o livro e entenda porque Bill Gates, Steve Jobs e outros se tornaram bem sucedidos por terem vivido na época certa e terem trabalhado muito (fica o destaque para regra das 10 mil horas).

Leia o livro e entenda porque ter um QI alto não implica em chances maiores de sucesso, porque os legados culturais são um fator chave para ser bem sucedido, porque os orientais são melhores em matemática do que os ocidentais, entre outras curiosidades sobre a origem do sucesso. Nada é por acaso.

Como de costume, o autor constantemente revisa as histórias e os fatos apresentados nos capítulos anteriores para reforçar a idéia que está passando. Isso pode ser bom por um lado (fixação pela repetição), mas pode ser um pouco chato às vezes (justamente devido à repetição).

“Fora de Série” é um livro para leitores céticos que sabem que "o segredo” do sucesso não está dentro de um biscoito da sorte chinês; muito pelo contrário, está no trabalho duro e na capacidade de estar atento às oportunidades quando elas aparecerem.

Bom entretenimento, e acima de tudo, uma boa fonte de inspiração.
comentários(0)comente



e-zamprogno 26/03/2011


Encontrei este livro na Bienal do Livro 2010 por um preço relativamente barato (digo relativamente porque livro no Brasil de uma forma geral é mais caro do que deveria).
Resolvi comprá-lo por causa do autor, do qual já tinha lido dois livros e gostado muito. Ele é um jornalista que sabe organizar muito bem as ideias e expô-las de forma muito didática, o que confirmei em mais esta obra sua. É bom dizer também que, como jornalista, ele não se empenha muito em ser imparcial. Ele levanta uma série de dados e referências interessantes que corroborem a tese que ele quer provar (e, como já disse, sabe expô-las muito bem), sem se preocupar muito, no entanto, em revelar o que existe na mesma linha que pudesse negá-la. Mas eu não o condenaria por isto.
A tese deste livro em particular desafia o senso comum, assim como os anteriores talvez em menor grau. Só por isto o livro já valeria a leitura: numa época em que o acesso à informação é farto, somos compelidos a padronizar e simplificar a forma de pensar para conseguirmos absorver o mundo sem nos engasgar, o que, no final, só pode nos levar a um empobrecimento intelectual cada vez maior, contraditoriamente.

(resenha em progresso - texto não finalizado)
comentários(0)comente



Lodir 13/03/2011

Ótimo livro sobre sucesso
Todo mundo já se perguntou alguma vez por que uma pessoa tem sucesso. Algumas vezes essa questão é levantada com algum exemplo, talvez aquele seu amigo, que você não consegue entender o que tem de diferente para conseguiu ser bem-sucedido com facilidade. O que essas pessoas têm de diferentes? O que as faz especiais? O objetivo de “Fora de Série – Outliers”, de Malconlm Gladwell, é responder a essa pergunta nada simples.

Ao ler os primeiros capítulos, eu me perguntei: “Por que não li esse livro antes?”. O autor realmente impressiona. Ao mostrar uma série de casos e exemplos de pessoas ou grupos de pessoas – famosas ou não – ele convence de que ninguém consegue alcançar o sucesso na vida, seja qual for sua profissão, simplesmente porque é talentoso e esforçado. O autor é consciente de que essas características são necessárias. No entanto, para ele, mais do que isso é fundamental. Em outras palavras, ninguém se dá bem na vida só porque é bom, mas sim porque, além disso, passou por uma série de fatos que o ajudou a chegar onde está. Para argumentar tal tese, Gladwell desenvolve em cada capítulo uma teoria bem fundamentada sobre isso.

Um bom exemplo é o caso dos jogadores de hóquei americanos. Através de pesquisas, o autor prova que, graças à data de alistamento para as equipes oficiais, alguns jogadores ganham vantagens sobre outros. Como as equipes são definidas pela idade dos jogadores, os que são mais velhos nessa data, mas ainda tem a idade necessária, são beneficiados. Gladwell levanta vários outras teses e exemplos como esse, envolvendo nomes como os Beatles e Bill Gates, que pelos mais diferentes motivos foram beneficiados com um pouco de sorte.

Apesar de o livro começar com toda força, a segunda metade parece fugir do assunto. O autor passa a tratar detalhadamente de temas que, ainda que interessantes, não trazem conexão direta com o tema central da obra. O caso dos acidentes aéreos é o maior exemplo. O autor descreve vários acidentes com aviões que aconteceram nos últimos anos, sempre com vários detalhes, até chegar à conclusão de que uma empresa de aviação está envolvida em vários. Então ele chega à conclusão que, em muitos desses casos, o problema se deve a falta de comunicação entre o piloto e o co-piloto, devido à cultura do país em que foram criados. Ainda que seja um texto curioso, ninguém comprou o livro para ler sobre acidentes aéreos. Dessa forma, essa parte leva a concluir que talvez faltaram outros exemplos para o autor concluir seu livro.

Mesmo assim, “Fora de Série – Outliers” é uma boa obra, e que recomendo a todos. A leitura é muito fácil e as páginas viram rapidamente. Os outros livros do autor virão naturalmente. As lições dadas no início do livro já valem a leitura como um todo, e certamente, ao terminá-lo, você estará pensando diferente sobre o caminho para o sucesso. Chegará à conclusão de que, ainda que talento seja necessário, ele não é tudo. Aquela história do herói pobre que lutou e foi bem na vida pode ser muito romanceada e esconder fatores externos que ajudaram a construí-la.
comentários(0)comente



Glauber 30/01/2011

Mecanismo
Leia-o, não irá se arrepender.

irei fazer um breve resumo de algumas partes que ainda me marcam mesmo depois de um tempo de decorrida a leitura.

Introdução: Parece clichê, mas não desista.Apenas é uma inferência ao diferente ângulo de visão que será apresentado no decorrer do livro.

Capítulo 1:Mostrando como o sistema de seleção beneficia alguns e é injusto com outros por mais que haja isonomia no modo de seleção.

Capítulo 2: Antes de tudo, PERFEITO. Quebrando totalmente qualquer tipo de argumento determinista sobre os fatores de alguém ser realmente bom em algo.

Capítulo 3: Alguém do QI é preciso ter alma(criatividade)

Capítulo 4: A habilidade social ajuda alguns e chuta outros do jogo.

Capítulo 5: O trabalho significativo(ótimo capítulo)

PARTE 2 -- legado---> A melhor parte do livro.(Se resumi-la, estarei comprometendo a qualidade da obra.) leia

ótimo livro

comentários(0)comente



Flávio 29/11/2010

Enxergar além do óbvio
Ao invés de propor uma receita p/ ser bem sucedido, Malcolm Gladwell mostra quantos talentos o mundo perde simplesmente porque as oportunidades não são as mesmas p/ todos, enquanto que o senso comum insiste em achar que as pessoas atingem tal nível sozinhas.

Mostrar que sucesso é muito mais que inspiração e transpiração. São importantes, mas alguns fatores, que às vezes nem conseguimos controlar, podem ser tão cruciais quanto.

Leitura interessante e gostosa. Recomendo!
comentários(0)comente



FernandoMiranda 21/09/2010

Genialidade é uma raridade.
Fantástico. É o que posso dizer diretamente. Gladwell explica-nos que ela é para escolhidos. Mas explica também que ela não acontece num passe de mágica: carinho e incentivo da família, gestão das finanças, momento político e histórico, sociabilidade e visão, e o legado cultural tem um peso imenso na confecção de um gênio. Resumindo, genialidade é para escolhidos. Satisfação com o trabalho, saúde, diversão, estão mais acessível para nós mortais.
comentários(0)comente



Paulo 06/04/2010

Questão de honra
http://beneficio-da-duvida.blogspot.com/2009/10/questao-de-honra.html
comentários(0)comente



ivan 20/03/2010

Faz você pensar... Este livro e o "O andar do bêbado" complementam-se mutuamente, pois tratam do mesmo assunto, com enfoques diferentes.
comentários(0)comente



osantana 14/02/2010

Um exercício de interpretação estatística
É o segundo livro do Malcolm Gladwell que leio e que me deixa com a mesma sensação: o autor 'interpreta' os dados estatísticos obtidos exclusivamente para provar suas idéias.

Se lermos o livro com algum rigor técnico (estatístico) podemos ver que nem tudo o que o autor afirma pode ser, de fato, comprovado.


Esse padrão também pode ser observado no livro Blink.

Exceto por esse (grave) problema, o autor tenta mostrar aspectos que eu apoio mas que não podia (e ainda não posso) provar serem verdadeiros.

Eu realmente acredito que as oportunidades em conjunto com habilidade e 'treino' criam os Outliers mas continuo sem subsídios pra provar minha crença.

Também acredito que decisões 'num piscar de olhos' são tão confiáveis quanto decisões fundamentadas (tema defendido em Blink) mas mesmo depois de ler os argumentos do autor continuo sem provas de que estou certo.

Isso não é exclusividade do Malcolm. Sou ateu e não consigo achar os livros do Dawkins (Deus, um Delírio; Gene Egoísta; etc) 'convincentes' nem mesmo pra mim.
Flávio 30/11/2010minha estante
Cara, juro que a única coisa que eu entendi da tua resenha é que vc não curtiu mto o livro... =P


e-zamprogno 16/03/2011minha estante
Eu entendi que você concorda com tudo o que o(s) livro(s) diz(em), mas ainda assim ele(s) não te "basta(m)".

Bom, quando eu terminar de ler, vou escrever minha própria resenha.


Felipe.NS 16/11/2012minha estante
É amigo tu sofre do mesmo mal do que eu, ser bem cético, digo que é um mal pois nos deixa chatos, em outras palavras a ignorância é uma benção.


Wender 22/01/2014minha estante
Eu também pensei assim, mas se tem uma coisa que esse livro me deixou com alguma convicção é que somos escravos do "contexto", ele não é o primeiro a dizer isso. Estamos sempre condicionado ao momento, e não importa muito as habilidade que você tem se o momento não é propicio para ser usado. Por exemplo - não adianta nada ser um excelente nadador no deserto. Isso pra mim é um raciocínio tão claro que nem precisava escrever um livro desse tamanho pra defender essa tese.




notzak 13/01/2010

Fora de Série - Outliers
Um livro surpreendente malcolm Gladwell nos ensina que é preciso treinar e aproveitar as oportunidades.
comentários(0)comente



216 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 14 | 15