A vida pela frente

A vida pela frente Émile Ajar (Romain Gary)

Resenhas - Toda a vida pela frente

Vitor Y. 09/12/2020

Cativante e tocante
Estória contado pelo personagem principal, o Momo, em formato semelhante a de uma carta. Mostra o duro choque entre a pura inocência e realidade crua e cruel. Livro maravilhoso e emocionante. O primeiro que realmente mexeu comigo e meus sentimentos.

Isa 24/11/2020

Um dos melhores livros que li esse ano. ?A vida pela frente? retrata uma face histórica do preconceito e da xenofobia - de certo moto enraizados na cultura francesa - através do olhar de uma criança inocente, que procura compreender a si mesmo e ao mundo ao seu redor, numa incessante busca pelo seu passado. A linguagem usada pelo autor é envolvente e ajuda a nos engajar na história. Ótimo livro! Boas reflexões!

Andrea Lacombe 23/11/2020

Pior
Foi o pior livro que li este ano. Custei a terminá-lo.
Não recomendo

Laísa 06/11/2020

Poético
Momo é um mocinho muito sabido e poético. Escreve umas coisas que afagam a alma. O livro é poético e muito bonito. Fala de solidariedade, respeito entre os mais diversos gêneros e religião.
É um livro curto, porém, pessoalmente, achei a leitura parada. Tive dificuldade em terminar, apesar de ser um livro com menos de 300pag. (Mas isso é uma questão bem.pessoal.)
No geral, é um livro bom!

Geublu 01/11/2020

A vida pela frente
Livro belíssimo, linguagem fácil, pois é narrado por um menino. O tema abordado vai desde racismo, segregação e envelhecimento. A forma como é narrada chega ser engraçada apesar de temas seríssimo. Recomendo leitura rápida e obrigatória!

Maria Paula 23/10/2020

Tive muita dificuldade no começo da leitura, mas acabei me apegando muito a história e aos personagens. Nos faz refletir sobre a vida e velhice.

10/10/2020

Um livro sobre a inocência, resiliência, amor e coragem. Uma grande história de amor entre Momo e Madame Rosa (Madame Rosa é uma das personagens mais marcantes que conheci).

Josue.Fagundes 10/09/2020

A vida pela frente
Que livro sensível. Te emociona, faz rir em alguns momentos. Personagens inesquecíveis, passado em um lar que pode faltar tudo, menos amor.

Andreza.Nascimento 06/09/2020

A vida pela frente
"Vencedor do prêmio Goncourt, este livro tornou-se um dos romances mais vendidos do século XX. Apesar de publicado há mais de quarenta anos, parece mais atual do que nunca. Momo vive sob os cuidados de Rosa, uma senhora judia. Sobrevivente de Auschwitz, ela cuida de diversas crianças em seu apartamento. É nesse ambiente que Momo conta sua história. Da fricção entre a inocência e a brutalidade do mundo sai a força de um dos romances mais cativantes da literatura francesa recente"

Fonte: todavialivro

Goimar 26/08/2020

Sensível e atual
Narrado em primeira pessoa, o romance se passa na Paris dos anos 60, mais precisamente em Belleville, bairro habitado por judeus, árabes e negros. A história é contada pelo menino Mohammed, conhecido como Momo. Criança sensível e inteligente a ponto de apresentar um discurso pautado por reflexões bastante filosóficas.
A relação de Momo com Madame Rosa, judia sobrevivente de Auschwitz, ex-prostituta, que, após aposentar-se, vive de cuidar de crianças em seu apartamento, é o ponto nevrálgico do livro. Desconheço, na literatura, um vínculo mais bonito, tocante e melancólico como a que se desenvolve entre esses dois protagonistas. Em boa parte da trama, o que vemos é uma relação maternal invertida, à medida que cabe a Momo dedicar cuidados intensivos à Madame Rosa, repleta de problemas de saúde.
O menino tem consciência de que é muito maduro para sua idade, construindo interações e diálogos de profundidade espantosa não só com Madame Rosa, mas também com outros personagens da narrativa. Dentre eles, o idoso Hammil, ex-vendedor de tapetes que jamais se separa de seu exemplar de Os miseráveis, e a travesti senegalesa Madame Lola.
Um livro tão poético quanto político uma vez que, a despeito de ter sido publicado na década de 70, aborda e/ou tangencia temas sempre atuais, como: imigração, situação dos marginalizados nas metrópoles, conflito entre judeus e árabes, preconceito racial, solidariedade, eutanásia.
Minha única ressalva à obra é a dificuldade em “comprar” a inteligência exacerbada de Momo. A meu ver, a maturidade e o intelecto dos personagens infantis de grandes obras beiram, no geral, ao inverossímil. Mas essa é, creio, uma implicância muito pessoal e não diminui em nada a beleza e a importância deste livro belíssimo.

site: https://www.instagram.com/goimar_dantas/

Ana Cecília 26/08/2020

Com um título bem interessante, não é de todo ruim, mas, esperava mais.

Paula.MTerra 21/08/2020

A vida pela frente
Livro lindo e cativante... conta a visão de um garoto inocente x a brutalidade do mundo.

03/08/2020

Amor e abandono
Essa história foi um grande soco no estômago. A descrição do fundo do poço da humanidade feita pelos olhos de um menino de dez anos (ou um pouco mais) é sem igual: os adultos têm medo de falar do que realmente importa, mas as crianças o fazem com tranquilidade e honestidade, pois ainda não adquiriram as amarras que a vida impõe. Ainda assim, toda a minha leitura teve como pano de fundo um sentimento de angústia, por ser uma criança a me contar sobre drogas, morte, prostituição, violência e abandono; por ser um menino de dez anos a me dizer que nem sempre estar vivo é melhor do que estar morto, sobre o "direito sagrado de dispor de si mesmo". Em contraste com tudo isso há o amor, que é o que sustenta Momo quando todo o resto é incerto e sem o qual ele conclui que não seria possível viver.