A vida pela frente

A vida pela frente Émile Ajar (Romain Gary)

Resenhas - Toda a vida pela frente

Andrea Lacombe 23/11/2020

Pior
Foi o pior livro que li este ano. Custei a terminá-lo.
Não recomendo

Laísa 06/11/2020

Poético
Momo é um mocinho muito sabido e poético. Escreve umas coisas que afagam a alma. O livro é poético e muito bonito. Fala de solidariedade, respeito entre os mais diversos gêneros e religião.
É um livro curto, porém, pessoalmente, achei a leitura parada. Tive dificuldade em terminar, apesar de ser um livro com menos de 300pag. (Mas isso é uma questão bem.pessoal.)
No geral, é um livro bom!

Lívia 25/11/2013

Este livro é diferente já no primeiro parágrafo
Resenha que achei perfeita. Fonte no link abaixo

"A primeira coisa que eu posso dizer para vocês é que a gente morava no sexto andar por escada e que pra Madame Rosa, com aqueles quilos todos que carregava com ela e somente duas pernas, aquilo era uma verdadeira fonte de vida cotidiana, com todas as preocupações e sofrimentos. Ela sempre lembrava a gente disso, sempre que não estivesse reclamando de outra coisa, pois era igualmente judia. Não andava bem de saúde ainda por cima eposso lhes dizer também, desde o começo, que era uma mulher que merecia um elevador."

Quem conta a história é Momô, ou Maomé, filho de prostituta que é criada pela Madame Rosa, ex-mulher da vida, que cuida das crianças para que elas não sejam levadas pelo serviço social - e devidamente paga para tanto. Eles moram num suburbio em Paris e aí está uma vida muito menos glamourosa do que imaginamos na cidade luz.

site: http://www.lerounaoser.com/2010/12/toda-vida-pela-frente.html

Maria Paula 23/10/2020

Tive muita dificuldade no começo da leitura, mas acabei me apegando muito a história e aos personagens. Nos faz refletir sobre a vida e velhice.

brenda 18/10/2020

Definitivamente é uma história muito emocionante, e ver tudo sob os olhos do Momo, deixou tudo meio cômico e pesado ao mesmo tempo.
História linda demais.

10/10/2020

Um livro sobre a inocência, resiliência, amor e coragem. Uma grande história de amor entre Momo e Madame Rosa (Madame Rosa é uma das personagens mais marcantes que conheci).

Josue.Fagundes 10/09/2020

A vida pela frente
Que livro sensível. Te emociona, faz rir em alguns momentos. Personagens inesquecíveis, passado em um lar que pode faltar tudo, menos amor.

Isa 24/11/2020

Um dos melhores livros que li esse ano. ?A vida pela frente? retrata uma face histórica do preconceito e da xenofobia - de certo moto enraizados na cultura francesa - através do olhar de uma criança inocente, que procura compreender a si mesmo e ao mundo ao seu redor, numa incessante busca pelo seu passado. A linguagem usada pelo autor é envolvente e ajuda a nos engajar na história. Ótimo livro! Boas reflexões!

Goimar 26/08/2020

Sensível e atual
Narrado em primeira pessoa, o romance se passa na Paris dos anos 60, mais precisamente em Belleville, bairro habitado por judeus, árabes e negros. A história é contada pelo menino Mohammed, conhecido como Momo. Criança sensível e inteligente a ponto de apresentar um discurso pautado por reflexões bastante filosóficas.
A relação de Momo com Madame Rosa, judia sobrevivente de Auschwitz, ex-prostituta, que, após aposentar-se, vive de cuidar de crianças em seu apartamento, é o ponto nevrálgico do livro. Desconheço, na literatura, um vínculo mais bonito, tocante e melancólico como a que se desenvolve entre esses dois protagonistas. Em boa parte da trama, o que vemos é uma relação maternal invertida, à medida que cabe a Momo dedicar cuidados intensivos à Madame Rosa, repleta de problemas de saúde.
O menino tem consciência de que é muito maduro para sua idade, construindo interações e diálogos de profundidade espantosa não só com Madame Rosa, mas também com outros personagens da narrativa. Dentre eles, o idoso Hammil, ex-vendedor de tapetes que jamais se separa de seu exemplar de Os miseráveis, e a travesti senegalesa Madame Lola.
Um livro tão poético quanto político uma vez que, a despeito de ter sido publicado na década de 70, aborda e/ou tangencia temas sempre atuais, como: imigração, situação dos marginalizados nas metrópoles, conflito entre judeus e árabes, preconceito racial, solidariedade, eutanásia.
Minha única ressalva à obra é a dificuldade em “comprar” a inteligência exacerbada de Momo. A meu ver, a maturidade e o intelecto dos personagens infantis de grandes obras beiram, no geral, ao inverossímil. Mas essa é, creio, uma implicância muito pessoal e não diminui em nada a beleza e a importância deste livro belíssimo.

site: https://www.instagram.com/goimar_dantas/

Ana Cecília 26/08/2020

Com um título bem interessante, não é de todo ruim, mas, esperava mais.

Paula.MTerra 21/08/2020

A vida pela frente
Livro lindo e cativante... conta a visão de um garoto inocente x a brutalidade do mundo.

03/08/2020

Amor e abandono
Essa história foi um grande soco no estômago. A descrição do fundo do poço da humanidade feita pelos olhos de um menino de dez anos (ou um pouco mais) é sem igual: os adultos têm medo de falar do que realmente importa, mas as crianças o fazem com tranquilidade e honestidade, pois ainda não adquiriram as amarras que a vida impõe. Ainda assim, toda a minha leitura teve como pano de fundo um sentimento de angústia, por ser uma criança a me contar sobre drogas, morte, prostituição, violência e abandono; por ser um menino de dez anos a me dizer que nem sempre estar vivo é melhor do que estar morto, sobre o "direito sagrado de dispor de si mesmo". Em contraste com tudo isso há o amor, que é o que sustenta Momo quando todo o resto é incerto e sem o qual ele conclui que não seria possível viver.

Camilla.Barros 22/07/2020

Conta a história de Momo, jovem muçulmano que vive na casa de Madame Rosa, uma ex-prostituta sobrevivente de Auschwitz.

É uma livro muito bem escrito e que trata de assuntos sensíveis e necessários: imigração, pobreza, velhice, abandono, eutanásia; tudo narrado por um garotinho.

Leitura que me surpreendeu e me emocionou muito!