A Via Crucis do Corpo

A Via Crucis do Corpo Clarice Lispector

Resenhas - A Via Crucis Do Corpo

Rafael 07/03/2022

Sensacional
Esse livro de contos da Clarice Lispector é um grande exemplo de sua genialidade enquanto escritora.
Mais incrível ainda saber que ela escreveu essa obra em poucos dias.
Com certeza vale a leitura.

P.S.: ouvi a versão audiobook narrada por Antônio Fagundes, muito boa.

Nath 20/01/2022

Primeiro contato com escritos da grande Clarice, os contos são excelentes com gosto de devorar tudo e uma tristeza pelas histórias não continuarem.

Agua.morna 28/12/2021

Simplesmente fantástico
A escrita sofisticada de Clarisse deixa até a cena mais vulgar tornar-se deslumbrante. Muito bom. Muito bem escrito e desenvolvido. Compõe uma série de pequenas histórias que exploram o corpo, sexualidade, etc. Uma ótima leitura.

Américo 19/12/2021

Pequenos contos de Clarice
Este livro traz uma série de pequenos contos da Clarice Lispector, tendo como mote principal questões relativas ao relacionamento carnal e afetivo entre os indivíduos.

Com um texto bem mais realista do que de costume em outras obras suas, Clarice visivelmente fala de si em alguns contos (ou diria que são crônicas, neste caso?), e nos demais sempre há algum elemento absurdo ou sem sentido que torna a situação senão mais contundente, mais divertida.

Jamyle Dionísio 07/12/2021

Outras vias da escrita de Clarice
Lançado em 1974, quando Clarice Lispector já passava dos cinquenta anos, A Via Crucis do Corpo é mais do que um livro de contos: é uma revelação.

Não uma revelação no sentido epifânico, como tantos contos de Clarice. Mas um afastar dos véus que cobrem a Mítica Bruxa das Palavras. Sim, um compartilhar mais direto, relaxado até, da humanidade imperfeita de uma escritora que, famosa também por sua beleza, nos mostra um pouco da sua solidão, das suas frustrações com o envelhecimento de um corpo que não acompanha a mente vívida, os desejos da mulher que o carrega.

Curioso que é dos livros menos apreciados de Clarice, já que está longe de tecer os complicados labirintos psicológicos de Água Viva ou A Paixão Segundo G.H. Parece, na superfície, um livro em que ela permitiu-se brincar. Há, ali, o que menos se espera de uma autora de seu austero ?porte?: um sensualíssimo ser extraterrestre, as dinâmicas inesperadas de um curioso ?trisal?, uma velhinha afogueada que não sabe como se aliviar, prostitutas, travestis, gigolôs. E, no meio disso tudo, a onipresente Morte, com seu porte de Greta Garbo, a nos lembrar que tudo aquilo é muito leve, muito engraçado, mas que estamos lendo, afinal, Clarice Lispector, e que é preciso ver além do óbvio.

Ela conta, no início do livro, que alguém leu os contos e lhe disse que aquilo não era literatura, era lixo. ?Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo.?, ela conclui. E que lixo, minha gente! Lixo que até cheira bem, pra dizer a verdade. Lixo que esconde ouro por baixo.

Alê | @alexandrejjr 13/12/2021minha estante
Outro texto magnífico sobre a Clarice, parabéns!

Lu Domingos 24/11/2021

É o tipo de leitura curtinha pra quem quer superar uma ressaca literária com algo mais leve.

Clarice traz aqui pequenos contos sobre pessoas aleatórias, não existe uma continuidade entre um conto e outro.

Com uma linguagem simples mas que requer atenção, pois ela escreve como se estivesse jogando seus pensamentos, pensando em voz alta.

"Porque é dever de gente viver. E viver pode ser bom. Acredite".

Laura Cazarini 05/11/2021

Eu adorei alguns contos que parecem que Clarice está conversando com a gente, como quem conta um causo, principalmente na apresentação do livro. Li a maior parte do livro numa madrugada de insônia e amei ter ela como companhia.

Tati- Leitora 30/10/2021

Eu amo a escrita da Clarice! Amei muito como sempre, o livro são vários contos curtos e muito bom além de bem escritos. Eu recomendo.

Angelica 14/10/2021

O livro mais fácil da Clarice que já li até agora. Contos bem curtinhos, com uma linguagem mais acessível que em outras obras.
Até estranhei um pouco, em alguns momentos parecia que de fato não era ela quem havia escrito; mas entendo o propósito destes contos, e acho muito interessante visualizar essa faceta da Clarice com uma obra digamos que mais "simples".
O simples é entre aspas porque ainda assim, mesmo com tantas diferenças, Clarice ainda consegue ser muito visceral, e em poucas páginas abordar com uma simplicidade desconsertante mas profunda, os assuntos do corpo, sexualidade e o feminino.

Achei interessante refletir que mesmo após todos esses anos, a sexualidade feminina ainda é um tabu para muitas pessoas, e justamente por isso algumas dessas histórias são extremamente atuais e desconcertantes ainda hoje.

De todo modo, vale super a pena leitura, pois Clarice é grandiosa até quando é menos Clarice.

Lau 09/10/2021

Contos bem curtinhos, gostosos de ler. Não achei pornográfico como Clarice comenta no início, apenas desejos reais.

Mari 08/10/2021

A leitura dele foi melhor que o outro, entendi e me diverti muito com essa leitura. Cada conto trata de um tema diferente.

Rafaela.Maria 08/09/2021

Perfeito!
Primeira obra em que realmente me sinto conectada com a escrita de Clarice. Apesar de amar as outras que li, em A Via Crucis do Corpo mergulhei em personas que desconhecia e devorei cada conto seguido do outro.
Tem humor, ironia, sarcasmo e muita crítica. E o melhor: vemos Clarice desvendar a carne, o erótico, o amor Eros.