Para Não Esquecer

Para Não Esquecer Clarice Lispector

Resenhas - Para Não Esquecer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

guilhermevasq 21/01/2023

à procura da própria coisa
eu sou apaixonado por clarice lispector, esse foi o nono livro lido dela e sigo me maravilhando. primeiro livro que eu li de crônicas e gostei bastante, são muitas histórias, umas mais curtas outras mais compridas e claro que algumas vão ser mais tocantes do que outras. mas de todo jeito, eu adorei a obra. lispector é um gênio e nunca ninguém vai escrever do jeito que ela escreveu, nada chega perto, é impossível de descrever. simplesmente não existem as palavras necessárias. clarice é.
alguns de meus favoritos foram aproximação gradativa, desenhando o menino e um amor conquistado

Nathalia 16/01/2023

Linda seleção de escritos
Boa obra para se ter na estante e consultar sempre que quiser relembrar Clarice.
Boa leitura e fluidez.
CL sempre marca com frases lindas e sinceras a alma de seus leitores e amantes.

"Cada vez mais acho tudo uma questão de paciência, de amor criando paciência, de paciência criando amor."

Nzinha 30/12/2022

Ela era minha!
Lindo e tocante.
Clarice tem esse poder sobre muitos, de tocar profundamente sem dizer muitas palavras. Gostei muito do livro e fica muito melhor se não apenas ler, mas imaginar.

chyphe 16/07/2022

Por mais que tenha sido uma leitura um pouco cansativa, por apresentar alguns vocabulários que não escuto no dia a dia, ainda consegui amar e me conectar com os contos de Clarice e me apaixonar por "Brasilia" e "Escrever, prolongar o tempo"

Renata 12/07/2022

Várias facetas
Clarice é uma mulher de várias facetas, que não segue padrões, pelo contrário não tem medo de desafia-los.

Geane.Gouvea 07/07/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro4
Bora pra resenha da leitura de abril?
(Livro 4 do desafio 12 livros em 12 meses
- Clarice Lispector).

? Como já descreve o posfácio do livro:

"Para não esquecer" resulta, portanto, de uma compilação de ?Fundo de gaveta? que, por sua vez, resulta de uma compilação da miscelânea de textos publicados na revista Senhor, na coluna ?Children?s Corner?.

Heterogêneos, esses textos são, em sua maioria, de pequena extensão, caracterizando-se como anotações, fragmentos, pensamentos, aforismos, frases que registram instantes de iluminação poética, crônicas, notas sobre artes plásticas ou espetáculos, reflexões sobre o ato de escrever e a literatura, contos...etc.

? "...Dei inúmeras entrevistas. Modificaram o que eu disse. Não dou mais entrevistas. E se o negócio é mesmo na base da invasão de minha intimidade, então que seja paga. (...) Não sou importante, sou uma pessoa comum que quer um pouco de anonimato. Detesto dar entrevistas. Ora essa, sou uma mulher simples e um pouquinho sofisticada. Misto de camponesa e de estrela no céu."

? Minha experiência:

? Interessante, ler seus escritos e imaginar Clarice obtendo essas idéias, e passando para o papel;
?Simpatizo pelos textos curtos;
?Destaco o texto longo, detalhado, sobre Brasília.

? Curiosidade:

?Mineirinho?, é um dos textos preferidos da escritora. Segundo Nunes, ?Mineirinho mereceu [...] crônica de Clarice Lispector, em texto encomendado pelo conselho editorial da revista [Senhor]? (NUNES, 2006, p. 74 ? colchetes nossos). Híbrido de crônica e conto, ?Mineirinho? é um dos mais belos textos do livro e, embora escrito há mais de cinquenta anos, ainda é muito atual, pois problematiza as relações entre justiça e crime no Brasil.

wolfwrath 30/05/2022

"Depois que descobri em mim mesma como é que se pensa, nunca mais pude acreditar no pensamento dos outros."

Alexandre249 21/01/2022

Uma forma diferente de ver Clarice
Sempre fui muito fã de Clarice, mas esse formato, com textos curtos não me agradou. Pode ser o momento? Pode....Pode ser muita abstração em muito pouco texto....pode. Mas prefiro textos mais longos dela.

Luizaaa 06/01/2022

Decepcionante
Deu para ver que eu não gostei muito só pelo tempo em que li.

É um livro curto, no entanto, BEM cansativo, sendo bem sincera, tiveram horas que eu lia, lia e lia e parecia que eram só palavras encaixada que juntas não faziam qualquer sentindo, não trazendo nada de interpretação, como os dois capítulos sobre Brasília, meu olho doía de tanto tédio, para mim não fez sentido nenhum grande parte do livro.

Conversei com pessoas sobre, disseram-me que ela é escritora de época(como Drummond, já fiz resenha), que é uma escritora diferente e difícil de ler, até de entender já que ela não tem um estilo literário específico, é único.

Como o livro de Drummond, creio que possa servir de estudo, no entanto eu não recomendo, talvez tenha sido o livro, irei sim dar outras chances.

Domi 04/01/2022

Alguns trechos que marquei e me marcaram:

?Muito antes de sentir ?arte?, senti a beleza profunda da luta.? (página 30)

?Eu sei morrer. Morri desde pequena. E dói, mas a gente finge que não dói.? (página 67)

?(...) e ela estava bem dentro dessa pequena terra na qual caminhar de mão dada era a família.? (página 68)

?Ter nascido me estragou a saúde.? (página 84)

?Depois que descobri em mim mesma como é que se pensa, nunca mais pude acreditar no pensamento dos outros.? (página 84)

Rodrigo 29/10/2021

A dona da p#* toda
Continuo na dúvida se a musa Clarice é melhor escrevendo romances, contos ou crônicas.
O que não dá para duvidar é do talento inquestionável da maior escritora brasileira!!!!!

Faluz 11/08/2021

Para não esquecer
Livro de contos da Clarice Lispector, pertencente a série Grandes Cronistas, editada em 1980.
Interessante ler edição tão antiga com páginas amareladas marcadas pela passagem do tempo.
Sempre viva na estante de casa, não me lembrava de ter me perdido nesses contos que narram episódios sobre cidades, ocasiões, danças, sentimentos, olhares.
Leitura deliciosa.

Steph.Mostav 24/06/2021

Para não desvendar
É difícil diferenciar o conto da crônica de Clarice Lispector, talvez os textos curtos que ela escreve sejam os dois, ou nem um nem outro. De qualquer forma, meus preferidos foram A vingança e a reconciliação penosa (excelente, a melhor crônica do livro), Perfil de seres eleitos, Uma ira, A geleia viva, Silent night, holy night, Mal estar de um anjo, Literatura e justiça, Os espelhos, Discurso de inauguração e Mineirinho (um excelente encerramento). Os temas são variados, desde o ato de escrever até o cotidiano com crianças, viagens, epifanias durante uma simples caminhada na rua. A impressão que fica é o que ela mesmo quis traduzir em um dos textos: sua intenção não é traduzir a realidade em palavras. Ea não se interessa pelo que é explícito e objetivo, mas pelo que sempre nos escapa, o que fica nas entrelinhas das frases ditas, o que não é visível a olho nu nem a linguagem escrita. Ler Clarice Lispetor é tomar uma porrada a cada frase, mas também é a tentativa de desvendaro que não pode ser traduzido de outra forma que senão uma experiência que se exprime pelo silêncio, pelo não dito, pelo oculto. E com isso nunca se resolvem enigmas ou explicam sentidos e sim, antes disso, se explora o mistério daquilo que nunca vai se desvendar por completo, numa renúncia ao entendimento completo. Ler Clarice Lispector é entregar-se ao desconhecido.

Rafaelly43 03/06/2021

é um livro simplesmente perfeito, me ajudou em vários aspectos, e cada pessoa tem um olhar diferente e interpreta de seu modo, o que o torna atemporal

1 | 2 | 3 | 4 | 5