A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Lupi 20/03/2023

Sobre senti
A Clarice é uma pessoa tão profunda, mais tão profunda, que por vezes eu acho que nem ela se entende, e os livros da Clarice são sobre isso, eles trazem uma reflexão clara sobre cada assunto tratado e cada conto, porém com orações e frases que as vezes você só precisa sentir.

limemustdie 22/02/2023

A bela e a fera
Um livro de contos muito profundo e tocante. é incrível que clarice tenha escrito alguns deles na década de 40, a mulher é muito a frente de seu tempo. mais um livro que reforça a minha tese de que clarice é bissexual.

romancejunkie 03/02/2023

Sentimentos à flor da pele
Ele desejava sobretudo a paz. Regressamos à antiga vida,
embora ele nunca mais se aproximasse inteiramente de mim. Adivinhava-me diferente dele e o
meu “deslize” atemorizava-o, fazia-o respeitar-me.
Quanto a mim, continuo.
Já agora sozinha. Para sempre sozinha.
Outubro 1941

nalu 10/01/2023

Eu li mais um livro de Clarice
Então, oq dizer dessa obra? Esse é um livro de pequenos contos, e não foi a primeira vez que me deparei com contos da autora. Mas...eu não sei, não sei dizer o que eu esperava da leitura, mas é fato que a dona Clarice sempre nos surpreende... Os contos desse livro compartilham de um tipo de angústia em comum, um vazio... não sei explicar. Senti um grande desconforto na verdade, do início ao fim. Confesso que ainda não me recuperei, fiquei abalada, mas vale a pena de qualquer forma.

Paula1735 17/12/2022

É uma coletânea de contos , a fim de revelar a personalidade de mulheres que estão tentando buscar um sentido de vida. Tendo boas vindas algumas mulheres e outras nem tanto. Um encontro de duas pessoas uma jovem e um mendigo, a estarem em mundos diferentes assim fazendo despertar nela a saber o que é mais importante na vida.

Ssauros 26/11/2022

Mulher...
O livro traz histórias protagonizadas por mulheres que mostram as peculiaridades do pensamento e sentimento feminino além de abordar temas cotidianos e sociais com uma pitada de melancolia. Antes de ler ?A bela e a fera? me disseram que Clarisse é o tipo de autora que ou você ama, ou você odeia, realmente não há meio-termo, ou você a compreende por inteiro, ou não entende uma frase sequer. Eu adorei a forma como ela descreve as angústias dos personagens é quase como se pudesse senti-las na pele.

Alexi.a_n 02/11/2022

A bela e a fera
O livro apresenta 8 contos sobre mulheres em busca de algum tipo de sentido para as suas vidas. Os seis primeiros contos foram escritos pela Clarice de 14 anos e os 2 últimos foram escritos pouco antes de sua morte. Em minha perspectiva é possível observar a diferença pela maturidade presente nos textos.
Os dois últimos contos, ? Um dia a menos? e ?A bela e a fera ou a ferida grande demais?, foram os que mais gostei.

Evelyn.Beatriz 01/11/2022

Talvez ainda esteja além da minha capacidade de compreensão
É meu primeiro livro da Clarice, não sei se esse é o mais indicado para iniciar mas minha opinião a princípio é que é uma literatura muito formal e meio enigmática, muitas vezes exagera em figuras de linguagem o que ao meu ver torna a leitura meia confusa, por conta disso é necessário ler com bastante atenção, muitas vezes me perdi e tive que retomar alguns parágrafos para conseguir/tentar compreender. Infelizmente achei cansativo e abandonei (coloquei como lido apenas para adicionar a resenha) li os três primeiros contos, creio que captei a mensagem central, mas confesso que não gostei da narrativa. Talvez futuramente possa tentar ler alguma obra dela e mudar minha visão.

Davi594 28/10/2022

?Parecia-lhe difícil despedir-se dele?
Esse livro de contos foi o meu primeiro contato com as coletâneas da clarice, foram oito contos incríveis. A escrita dela é realmente intimista, achei que teria dificuldade em entender mas foi bem tranquilo. As temáticas abordadas em cada conto foi de um jeito tão atemporal, simplesmente amei. Os que mais me marcaram foi Obsessão e a Bela e a Fera.

Geane.Gouvea 25/10/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro8
Bom, uma leitura que parei e demorei a voltar, e faço destaque para o último conto, chamado "A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS".

Este livro, é formado por ideias, que nutrem oito contos, escritos em 1940 e 1941 (parte I) e 1977 (parte II), e recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras, que termina por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

Mas, voltando ao meu destaque ?
(ao meu ver, bem interessante e vale a pena se demorar um pouco, sem abandonar rs).

? "...Bem, então saiu do salão de beleza pelo elevador do Copacabana Palace Hotel. O chofer não estava lá. Olhou o relógio: eram quatro horas da tarde. E de repente lembrou-se: tinha dito a ?seu? José para vir buscá-la às cinco, não calculando que não faria as unhas dos pés e das mãos, só massagem. Que devia fazer? Tomar um táxi? Mas tinha consigo uma nota de quinhentos cruzeiros e o homem do táxi não teria troco. Trouxera dinheiro porque o marido lhe dissera que nunca se deve andar sem nenhum dinheiro."

? Comentando...
Sim, só por este início, logo se vê de uma mulher de posses, da classe alta, e que por equívoco, acabou dispensando o motorista.

? "(...) Um homem sem uma perna, agarrando-se numa muleta, parou diante dela e disse: ? Moça, me dá um dinheiro para eu comer? ?Socorro!!!? gritou-se para si mesma ao ver a enorme ferida na perna do homem. ?Socorre-me, Deus? disse baixinho.

? Comentando...
E apartir daí, se direciona vários pontos de reflexões, sobre sua vida, sua situação financeira, paralelo entre a desigualdade existente nas ruas, em que por ter uma qualidade de vida melhor, não se dava conta da miséria existente. A autora do livro, tem essa característica, de através de sua escrita, provocar no leitor vários questionamentos, o que ao meu ver a torna única, e merecedora de créditos.

sabrina.1 24/10/2022

[...] "já agora sozinha. para sempre sozinha" - outubro 1941
esse é o primeiro livro mesmo que eu li da clarice, sem ser só algum conto solto na
internet, e eu gostei até, admito que tinha algumas palavras, frases, coisas, que não entendi, contos que eu não entendi e só
segui lendo mesmo assim, mas peguei a finalidade e a melancolia deles.

os meus favoritos acho que foram "a bela e a fera ou a ferida grande demais" e "obsessão"
("a fuga", "história interrompida" e "mais dois bêbados" também tem um lugar no meu coração!)

.geo. 21/10/2022

Incrível, principalmente os da Parte I, foi o 1° dela que li e gostei mesmo, a escrita dela é tão... não sei, é tão Clarice Lispector.

Clara3322 12/09/2022

É o primeiro livro que leio da Clarice Lispector. Sendo sincera, tiveram muitas partes que eu não consegui entender. Mas foi bom para conhecer a autora.

Os contos que eu mais gostei foram A obsessão e A bela e a fera ou a ferida grande demais.

Daniel1841 16/08/2022

Uma boa pedida para conhecer Clarice
Este apanhado de contos foi organizado postumamente. E olhem, aqui a contista Clarice, nos presenteia com um conto melhor que o outro. Os contos mais marcantes, ao meu ver:
- História interrompida
- Obsessão
- A fuga
- A bela e a fera ou a ferida grande demais

Se você tem receio da escrita de Clarice (o que não deveria ter de jeito nenhum, por puro preconceito... experimentem autores, especialmente os nossos), leia essa coleção de contos, são todos acessíveis e com aquelas "cutucadas" que só Clarice sabe nos dar.
Que venha o próximo de Clarice!

Lari 31/07/2022

Perfeito
Clarice sempre me encanta e fico grata pela oportunidade de lê-la! Sua forma de dar voz para emoções difíceis me toca profundamente.