A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Salino 27/07/2022

Escrita divina
Lispector escreve de uma forma singular, realmente. Independente do que falam dela, conseguiria identificar um conto seu mesmo sem entendê-lo. Tem um ?quê? de reflexão existencial e, desde uma simples conversa no bar até um diálogo entre uma mulher rica e um homem pobre, Lispector tira disso grandes situações que são necessárias horas e horas para pensar - e isso é incrível!

wolfwrath 21/07/2022

Clarice sendo Clarice..
"Temi ultrapassar-me: estava por demais ajustado em mim mesmo. Procurei um meio de me derramar um pouco, antes que transbordasse inteiramente."

A cada livro que leio dela me encontro ainda mais apaixonada. Ainda lerei todos.

Robson68 18/07/2022

Contos profundos
Que interessante é ler e adentrar no mundo de Clarice Lispector, muitos já haviam dito que seu forte é o conto e esse livro comprova isso. Vivi tantas mulheres complexas, outra simples, outras dependentes, mas também vivi, por meio de seus contos, homens delirantes ou bêbados. Fato é que Clarice escreve como lhe aprouver, escreve como vem à mente e isso torna seus contos intencionalmente densos sobre o pensamento humano. Gostei. Seguirei conhecendo-a ainda mais.

gabriel.a.brumatto 14/07/2022

MUITO BOM!!!
Um livro maravilhoso, que mostra, em seus diversos contos, um panorama geral da sociedade brasileira. Com certeza, lerei mais livros de Clarice Lispector!!

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 02/07/2022

TE INDICO - A BELA E A FERA - CLARICE LISPECTOR

A bela e a fera é uma das obras de Clarice Lispector que exalam a capacidade criadora e o poder de imaginação da estrela maior da literatura de autoria feminina no Brasil. Seus contos recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras que terminam por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

A Bela e a Fera é uma coletânea de contos escritos por Clarice entre 1940 e 1977. Ao todo, somos contemplados com oito contos que revelam personagens femininas tentando buscar sentido em suas vidas e a si mesmas.

Gostaria de comentar de forma mais profunda sobre cada um dos contos, mas sinto que não temos espaço o suficiente por aqui, então vou tentar resumir o que o leitor irá encontrar. Bom, em cada um temos as contradições humanas, devaneios, personagens que se perdem e se encontram ao mesmo tempo. Dá pra entender?

Menciono de imediato, o conto “Obsessão”, que de longe foi um dos meus favoritos, não há que negar que ela nos entrega com intensidade, um conto dramático, envolvente, que nos prende e nos faz querer mais!

Já adianto que o leitor que não está acostumado com a escrita de Clarice, pode não entender alguns contos, achá-los confusos, mas é justamente pelo fato de não ser um livro “fácil”, além de que sua escrita explora e traz de uma forma profunda, o que se passa dentro de nós.
Gosto muito do fato de Lispector trazer apenas protagonistas femininas que, embora muito diferentes, os contos revelam personagens em quererem se livrar das situações sociais que lhe foram impostas, demonstrando suas forças, desejos e ambições.

Lispector nessa narrativa, está no caminho do meio, mostrando que é difícil a constância, o permanecer em pé, sempre forte e segura. Vamos ler e reler essa obra diversas vezes e cada vez mais, encontraremos respostas e mais perguntas. Por isso indico e digo: Vocês não irão se arrepender!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Luciane 24/06/2022

A Bela e a Fera
Reúne oito contos de Clarice Lispector, todos cujo personagem central é uma mulher. Escritos entre 1940 e 1941 (primeira parte) e 1977 (segunda parte).

Isabella 24/05/2022

Minha primeira experiência com Clarice Lispector, adorei sua escrita e como consegue contar sobre suas vivências a partir de contos sombrios e alguns até um tanto confusos. "Obsessão" será um conto que lembrarei pra sempre.

Paulo 30/04/2022

"Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve"
Os primeiros e últimos contos. Alguns dos quais são fofos, outros são reflexivos e provocadores. Mas tem aqueles que não sabemos direito... só sentimos mesmo.

A epifania em "A Ferida Grande Demais", especialmente, escancarando o modo Clarice de ser, viver e escrever:

O confronto entre a mulher, que vivia escondida dentro de uma redoma perfeita, e o mendigo, com a ferida aberta e exposta, explicitando o quanto ela se enganou a vida inteira, fingindo não ver as "feridas" espalhadas tanto ao seu redor quanto em si mesma.

Isso em troca de uma vida confortável, em uma aparente perfeita homeostase. Mas o resultado disso é que a vida dentro da redoma é sufocante...

Aff simplesmente me apaixonando cada vez mais pela Clarice!!
bella 01/05/2022minha estante
perfeita demais

gabi 20/04/2022

acho que o melhor de Clarice que li até agora, mesmo não entendendo muito bem alguns contos. teve alguns que me fizeram refletir bastante e foram os meus favoritos (Gertrudes pede um conselho, o delírio, mais dois bêbados e a bela e a fera ou a ferida grande demais).

Belly 15/04/2022

Tocante
Meu primeiro livro da autora, e não poderia ter começado por outro. Cada conto te toca de um jeito diferente, o jeito que e escrito e fenomenal. Não tenho palavras suficiente para descrever esse livro simplesmente impecável

Prof. Wollace Silva 09/02/2022

O Íntimo Humano
Não dá pra ler Clarice simplesmente por ler! As reflexões que ela traz, a maneira com que ela despe o ser humano chega a ser perigosa.
A obra "A Bela e a Fera" de Clarice Lispector contem nove contos que foram escritos em diferentes períodos de tempo., temos um conto escrito pela jovem Clarice em 1940 e temos um salto de trinta anos com contos escritos em 1970.
Em todos os contos faz-se presente uma atmosfera cotidiana tão ordinária que pode facilmente se encaixar em algum momento da vida do leitor. Os nove contos presentes na obra trazem uma melancolia sólida em que a pessoa que ler é convidada a mergulhar na história.
É incrível que, mesmo com grande diferença de tempo, os contos parecem - de alguma maneira - conversar entre si! A personagem do primeiro conto de 1940 (História Interrompida) fala sobre a duvida que a mulher sente em relação ao seu companheiro, chegando a dizer "Se eu não o destruir primeiro, ele me destruirá". Corroborando com o mesmo, no conto "A fuga" - também de 1940 - a ousada escritora pernambucana nos obriga a refletir sobre "Quando o casamento se torna uma prisão".
Dos livros de contos que já li, - em minha opinião - esse não é o melhor, o que não faz dele um livro ordinário. Diferentemente das outras obras que falam sobre o "eu" da personagem principal, os contos de "A bela e a fera" trazem reflexões muito cruas sobre o outro, e isso se torna mais explicito no último conto - que dá título ao livro - A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais.
Clarice nunca decepciona

"Sempre tivera medo das coisas belas demais ou horríveis demais: é que não sabia em si como responder-lhes e se responderia se fosse igualmente bela ou igualmente horrível." - Clarice Lispector

Mendes78 03/02/2022

Não sei como descrever ou resenhar um livro de Clarice. Cada vez que leio um novo conto dessa mulher maravilhosa tenho um pequeno vislumbre de sua alma, e ela transmitia esses sentimentos dos mais profundos com uma sutileza tão grande.

Quando li o livro de crônicas dela, via muito mais de si mesma nas histórias, mas aqui com esses contos não apenas ela fala de si como muitas vezes acerta dentro de nós, na alma de nós leitores, os personagens de seus contos com certeza conversam com milhares de pessoas.

Ao mesmo tempo consigo sentir a tristeza profunda que arremete os escritos de Clarice. Queria muito ter tido a oportunidade de tê-la conhecido e tomado um chá da tarde com torradas na confeitaria colombo com essa grande escritora.

Rodrigo 24/01/2022

Contos e seus encantos
Clarice é a rainha dos contos e isso fica claro nessa coletânea sensível e tocante.
Texto a texto vamos descobrindo nuances de uma escritora que sabe tocar a alma humana.