Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

CRIS 14/05/2011

Retrata muito bem o Feudalismo e a peste bubônica.

Roseli Camargo 27/06/2014

Totalmente excelente.
Que livro fantástico. Não cai na chatice em momento algum pois a estória é extremamente dinâmica e incrível até a última página. Ken Follet amo você de paixão.

Jhones 08/09/2015

Um verdadeiro mundo sem fim
Esse livro me surpreendeu bastante. Li Os Pilares da Terra em 2013 e adorei. Achei que a "continuação" seria fraca, mas me enganei.

Nesse livro, acompanhamos a história de quatro jovens (O obstinado e imaginativo Merthin e seu impulsivo e insensível irmão Ralph, a pobre e assustada Gwenda e a carismática e inteligente Caris) que são unidos por um evento incomum. A família de Merthin e a Família de Caris são descendentes, respectivamente, de Jack e Tom construtor (ambos personagens de Os Pilares da Terra). É também nesse mesmo dia que nasce uma paixão avassaladora entre Merthin e Caris, um amor que sofrerá duras provas ao longo livro.
Paralelo a esta história temos o primo de Caris, o monge Godwyn, um homem soberbo e ambicioso capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer, auxiliado por sua mãe Petranilha e pelo inescrupuloso Philemon (irmão de Gwenda).
Ao longo das décadas vemos o desenvolvimento e a formação do caráter desses 4 jovens, que passam por situações difíceis ao mesmo tempo em que a cidade de Kingsbridge passa por crises que modificam o cotidiano e a vida das pessoas que vivem ali.

Mais do que um ótimo drama, esse calhamaço do Ken Follett é acima de tudo uma crítica ao clero, à política, ao machismo, à hipocrisia humana e à sociedade medieval como um todo.
Uma coisa que eu fiquei me perguntando era o porquê desse título. Numa parte do livro um controverso personagem cita um verso de um poema que diz:

"Como foi no princípio
e agora e sempre será
Um mundo sem fim"

Isso me fez pensar na ideia de que o mundo como ele é sempre existirá. O ódio, o preconceito e as injustiças sempre existiram e sempre existirão, assim como o amor, a justiça e a esperança também. Apesar de ser uma história que se passa a tantos séculos, esses conceitos não podem deixar de ser aplicados aos dias atuais.

Com uma trama intrincada muito bem escrita, cheio de reviravoltas e cenas chocantes, esse livro me prendeu da primeira à última página. Ken Follett é um dos meus autores preferidos. Recomendo muito, leia!

Fabiana 03/11/2015

Pena que acabou...
Certamente um dos melhores livros que já li.
As 941 págs mais rápidas e envolventes.
Um panorama realista e tocante da I. Média!!

Juliana 14/01/2016

"Como foi no princípio e agora e sempre será um mundo sem fim"
"Mundo sem fim" foi escrito por Ken Follett, traduzido por Pinheiro de Lemos e publicado no Brasil em 2015 pela Editora Arqueiro. A edição em questão é dividida em dois volumes e acompanha um box. Coisa linda de viver! O primeiro volume possui 560 páginas e o segundo 576, totalizando, assim, 1136 páginas. A obra é dividida em partes que se subdividem em capítulos. Ao todo são 90 capítulos. "Mundo sem Fim" é uma espécie de continuação de "Pilares da Terra" e mais adiante explico porque não a considero uma continuação propriamente dita.

"Como foi no princípio
e agora e sempre será
Um mundo sem fim"

A história se passa na Inglaterra do século XIV e o cenário que envolve a trama é uma guerra que durou cem anos, uma praga que devastou um continente e uma rivalidade persistente que pode chegar a destruir tudo.

Nesse livro, acompanhamos a história de quatro jovens: Merthin, um jovem obstinado e com uma imaginação sem igual; seu insensível irmão Ralph; Gwenda, uma moça temerosa e, por fim, Caris, uma menina muito inteligente.

E o que eles tem em comum? A família de Caris e de Merthin são descendentes de Jack e Tom - personagens de Os Pilares da Terra. Além disso, Caris e Merthin se apaixonam. Porém, terão de enfrentar duros acontecimentos durante a narrativa.

Conforme a leitura evolui, podemos observar o desenvolvimento desses quatro jovens que passam por situação inimagináveis. A cidade deles, Kingsbridge, está passando por uma crise ferrenha que modificou tudo ao redor de quem mora lá.

Quando eu iniciei a leitura, não sabia que se tratava de uma continuação de Pilares da Terra. Todavia, como eu já assisti ao filme homônimo (inclusive, há adaptação de Mundo sem Fim também), tinha uma noção do que o livro falava. Sei que existem muitas diferenças entre livro e filme, mas, ainda assim, deu para me inteirar sobre o assunto.

No início da resenha eu disse que essa obra é uma espécie de continuação. Digo isso, pois dá para ler Mundo sem Fim sem ter lido o livro anterior tranquilamente. A história é totalmente independente. O único resquício do livro anterior são alguns nomes que acabam não interferindo na leitura, pois são apenas citados.

Decidi solicitar essa obra por conta do autor. Sempre ouço boas críticas sobre a escrita de Follett e senti que estava mais do que na hora de realizar um primeiro contato com ela. Tenho muito receio de iniciar leituras de autores e obras renomadas, pois geralmente crio uma expectativa muito alta que muitas vezes acaba não sendo alcançada.

Sorte minha que com esse livro foi diferente! Eu fiquei mais do que feliz em realizar essa leitura. A obra é um pacote completo: boa trama, bom clímax, personagens bem construídos, crítica atemporal... Uma verdadeira obra-prima! Se não fosse por alguns erros de concordância e de digitação que essa edição possui, a classificação seria de cinco estrelas

Para mim, o livro contém uma crítica ferrenha ao clero, mas que não deixa de se encaixar nos dias atuais. Por exemplo, o autor toca muito no assunto das injustiças, ódio e preconceito. São coisas que existiram e continuam a existir na vida em sociedade. Assim como o amor, a esperança e a justiça.

Enfim, indico a obra a todos os amantes de ficção histórica inglesa. E também para aqueles que assim como eu, sentem curiosidade acerca da fama de Ken Follett. Baseado em minha experiência, as chances de você ter uma boa leitura são muito altas!

site: http://www.livroseflores.com/2016/01/resenha-mundo-sem-fim-ken-follett.html

@APassional 30/01/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Se em Pilares da Terra, Ken Follet nos conduziu a Kingsbridge para nos contar sobre a construção de catedrais e a busca do “Santo Graal”, em Mundo sem Fim ele nos faz retornar ao “Priorado de Kingsbridge” 200 anos depois e nos inicia na “construção” de relacionamentos e realização de sonhos...

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/01/resenha-mundo-sem-fim.html

Volnei 29/02/2016

Mundo sem fim
Este é um excelente livro para quem leu e gostou do livro Os pilares da terra. Ele dá uma continuidade da história depois de passados 200 anos. A história gira agora em torno de todo Priorado e não somente da catedral de Kingsbridge. Os descendentes dos personagens do livro anterior é quem são os protagonistas da história que gira em torno de um segredo de um cavaleiro que se torna monge para salvar sua vida. Este é um livro ambientado no século XIV e mostra muito bem a relação entre senhor e servo. Há muito detalhe referente a esta convivência desleal entre as classes sociais. Como todos os livro de Follett que já li, este é mais um ótimo livro

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos
Jaque 14/02/2017minha estante
Olá! Não li Pilares da Terra. Será que tem como ler sem essa base?

Volnei 14/02/2017minha estante
As duas obras são independentes e você pode ler na ordem que lhe convir . São personagens diferentes separados por pelo menos 200 anos . A unica coisa em comum é o local dos fatos

Jaque 15/02/2017minha estante
Decidi ler todos. A trilogia O século foi uma das melhores obras que já li, esta deve ser ótima tb. Obrigada pela resposta!

Volnei 15/02/2017minha estante
Eu é que agradeço e me sinto feliz em poder ajudar em algo.Assim como você eu também li a Trilogia do século e também achei ótima. Terei muita satisfação em responde qualquer comentário ou mesmo tirar duvidas quanto a alguma obra que eu já tenha lido. Esteja a vontade

Patricia 23/03/2016

Mundo sem Fim
Quando terminei "Os Pilares da Terra" e descobri que havia um livro que retomava a historia de Kingsbridge como uma especie de continuação, fiquei muito ansiosa para ler pois "Os Pilares da Terra" havia se tornado um livro muito especial para mim.
Mundo sem Fim não decepcionou e trouxe de volta toda a magia da Inglaterra medieval, as disputadas pelo trono e a peste que assolou a Europa no seculo XIV, tudo isso afetando as vidas dos habitantes de Kingsbridge.
Passei varias paginas torcendo pelo amor de Caris e Merthin e as vezes me irritando profundamente com ela por colocar suas convicções acima do seu amor.
Odiei Godwyn por todas as maldades que cometeu e ainda mais por usar o nome de Deus para justificar seus atos.
Em que pese a ótima ficção presente no livro, Ken Follett nos ensina historia de uma forma fácil e divertida, assim como fez em "Os Pilares da Terra", é incrível pensar nas tramoias que existiam na disputa por uma coroa, em como pessoas más, gananciosas ou mesmo estupidas da Igreja influenciavam negativamente a vida das pessoas, passando uma imagem deturpada de Deus e usando seu nome para justificar todo e qualquer ato por eles cometido, em como uma doença dizimou quase um terço da população europeia e que aqueles que ousassem pensar diferente da doutrina da igreja, principalmente em relação aos métodos para combate de doenças eram acusados de bruxaria.
Enfim, além de uma leitura fácil e muito boa, esse livro nos faz refletir sobre historia e nos acrescenta muito nesse quesito. Amo Ken Follett e essa é mais uma de suas obras maravilhosas.

06/04/2016

HISTÓRIA BEM CONSTRUÍDA E ENVOLVENTE
Quando descobri que Mundo Sem Fim era uma continuação de Os Pilares da Terra, comprei o livro sem pensar duas vezes. Tinha adorado o romance e também já havia me apaixonado pelo autor por causa da trilogia O Século.

E o livro correspondeu às minhas expectativas. Fiquei encantada com a história, os personagens, o enredo e todos os elementos que prenderam a minha leitura, do início ao fim.

Como em Os Pilares da Terra, o romance se passa na Idade Média (desta vez, no século XIV, após alguns anos da época do primeiro livro). Caris, Gwenda e os irmãos Merthim e Ralph são crianças e estão em Kingsbridge devido a comemorações religiosas. Eles presenciam uma briga, que acaba com a morte de dois homens. Merthim ainda vê que o homem, Thomas, que venceu a briga estava com uma carta, que contém um segredo. Este homem esconde a misteriosa carta em um buraco e acaba se tornando monge no priorado de Kingsbridge.

As vidas destas crianças acabam se cruzando e a história vai se desenrolando a partir desse acontecimento. Caris se torna uma mulher independente, sempre interessada pela medicina e pela cura das pessoas. Ela e Gwenda viram grandes amigas, apesar e as duas virem de classes sociais bem diferentes: enquanto esta é pobre, aquela tem uma condição social muito boa, sendo o pai regedor da cidade e também o principal comerciante de lã. O sonho de Gwenda é se casar com Wulfric, o camponês mais bonito da aldeia (apesar de ela ser considerada feia) e ter uma terra para seu próprio sustento.

Os irmãos também têm os seus destinos traçados: enquanto Ralph é designado para ser um dos ajudantes de combate do conde Roland, Merthim se torna aprendiz de operário na cidade. Ralph é cruel, vingativo e sanguinário, deseja recuperar o sangue nobre de seus ancestrais, enquanto o seu irmão é criativo e visionário. Seu maior sonho é construir a torre mais alta da cidade.

Além destes personagens, outros se destacam: Godwyn, monge primo de Caris que deseja se tornar prior, Philemon, irmão de Gwenda, que sonha em se tornar monge e é capaz de muitas artimanhas para isso e, por este motivo, alia-se ao Godwyn.

Outro momento de destaque é para a peste negra, que acontece no período e nós, leitores somos convidados a imaginar como era a reação das pessoas na época, as medidas que foram adotadas no combate à doença. Este é um ponto bem interessante do livro.

Romance, aventura, guerra, doença, tramoia e reviravolta são apenas alguns dos elementos que tornam este romance altamente recomendável.

Tati 23/02/2020

Muito bom, continua no mesmo estilo de Pilares da Terra. Bom ler logo em seguida, para ainda lembrar dos personages que uma hora ou outra são citados.

Léo 23/08/2020

Apesar de não ter uma história tão épica e cheia de ação como Pilares da Terra, gostei muito mais desse volume. O personagens são mais agradáveis, não é um livro problemático (tem umas questões que dá pra deixar passar) e foi uma leitura que fluiu muito rápido. Agora já vou partir pro volume 2.

Larissa 28/08/2020

Perfeito!!!! Mais uma viagem a idade média!!! Super indico!!

Sah 12/09/2020

Primeira leitura medieval e amei
Segundo volume conseguiu tirar meu sono em muitos momentos. Mais uma bela obra deste autor incrível! Terminei a leitura com sentimento de saudades. ?

Gus 29/09/2020

Frases reflexivas
"Meu pai odiava as pessoas que pregava a moralidade. Somos todos bons quando nos convém, ele dizia: isso não conta. É quando você quer demais fazer uma coisa errada , quando está prestes a ganhar uma fortuna com um negócio desonesto quando beija mulher adorável do seu vizinho, quando conta uma mentira para se livrar de uma terrível encrenca... É nesse momento que você precisa de regras. Sua integridade é como uma espada, ele dizia: você n]ao deve brandi-la até se submeter ao teste. "

"- Quem lhe deu isso?
-Pergunta reveladora. O prior não indaga o que o desenha mostra nem de onde vem... parece já saber. Apenas pergunta quem o entregou."

"Quando um homem é orgulhoso, isso conta mais do que o bom senso."

"Fizera mais por Kingsbridge do que Godwyn e estava magoando porque os moradores da cidade não lutavam por ele. Mas também sabia que a maioria das pessoas, na maior parte do tempo, agia de acordo com seus interesses pessoais imediatos."

"Os seres humanos têm dentro deles algum elemento que os impede de fazer essas coisas. É a capacidade... não, a compulsão para sentir a dor de outra pessoa. Não podemos evitar.
Você, sir Gregory, não pode estuprar uma mulher , porque sentiria sua dor e agonia, sofreria com ela, e isso o compeliria a se conter. Não poderia torturar ou assassinar, pelo mesmo motivo. Alguém que carece da capacidade de sentir a dor de outra pessoa não é um homem embora possa andar sobre duas pernas e falar."

"Tudo o que eu sempre prezei me foi tirado. E quando você já perdeu tudo, não tema mais nada a perder."

DeBem 11/02/2021

Ken Follet é simplesmente o mestre, essa primeira parte de dois livros é D+. Uma grande história repleta de reviravoltas, com uma nova e diferente enação a cada página. Os protagonista e heróis Caris e Merthin, vivem em pouco tempo uma montanha russa e emoções ao enfrentar o prior Godwyn. É possível sem dúvidas visualizar as ruas, os prédios, as roupas, cheiros.....tudo super bem ambientado neste livro MARAVILHOSO.