Meu Coração e Outros Buracos Negros

Meu Coração e Outros Buracos Negros Jasmine Warga

Resenhas - Meu Coração e Outros Buracos Negros

Adrii_Lima 26/08/2021

?Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Por que sentir as coisas é o que nos fazer saber que estamos vivos.?

De verdade, não esperava que esse livro fosse tão maravilhoso assim. Mas acabou que só parei de ler quando terminei, e posso dizer com toda a certeza que esse é um dos livros mais sinceros que eu já li sobre o tema. Comecei o livro meio com o pé atrás pela história se passar com adolescentes, mas me surpreendi. A autora conseguiu deixar a leitura fluída e leve, e de alguma forma, mesmo com um tema tão pesado por diversas vezes as história foi fofinha de se ler. Amei do começo ao fim, só achei que o final poderia ter sido melhor desenvolvido. Senti falta de uma conclusão mais completa. Mas no geral foi muito bom ??.

Nayslln 25/08/2021

Uma história tocante
?Notas da autora
? Para mim, Meu coração e outros buracos negros sempre foi uma história sobre as pessoas que entendem você, você por inteiro, mesmo as partes mais assustadoras e estranhas. Sobre aquelas pessoas que entram na sua vida quando você menos espera, dos jeitos mais estranhos, e mudam tudo. Sobre a importância de deixar essas pessoas chegarem, de se abrir para elas. Sobre as pessoas que ajudam você a se ver de um jeito diferente e sobre o poder verdadeiro das relações humanas.?

Anna.Cecilia 24/08/2021

chorei muito visse, amei amei muito, um dos meus livros preferidos desde 2017, a história é realmente cheia de emoção.
de amor a ódio pelos personagens.

Maira115 16/08/2021

Lindo, triste e tocante.
Confesso que não tinha lido nada sobre esse livro, e que livro meus amigos... ainda estou tentando processar tudo, por pouco não o devorei em 24 horas kkkkkk.
Por mais que seja um clichê, a autora tem uma escrita maravilhosa, daquelas que te prendem cada vez mais, e não romantizou a depressão, pelo contrário conseguiu fazer com que o leitor se sentisse na pele dos personagens, sentindo suas dores até alcançando a esperança.
É um livro lindo, me fez chorar rios, tem um tanto de gatilho, por isso só recomendo ler se você estiver realmente bem.

Paula Zawatski | @paulazawatski 16/08/2021

"Tem algo de poético no fato de que o primeiro garoto que pede meu telefone é o mesmo garoto com quem vou morrer."
Avaliação: 5 estrelas
Com toda certeza foi um dos melhores livros que li esse ano. O livro foi algo muito especial para mim. Eu particularmente aprecio muito os livros do gênero sick-lit, e esse foi lindo (quem sabe não seja exatamente a palavra que descreve a história, mas foi esse sentimento de o ler).
-> A escrita flui suavemente de página em página, a narrativa mostra uma história que poderia ser pura escuridão, mas foi luz.
-> Um livro que conta a história de dois adolescentes deprimidos que agendam e combinam sobre seu suicídio em dupla. O tema é realmente uma merda de tão pesado, porém a autora soube trabalhar na história, na mensagem.

"Orientadores pedagógicos amam dizer: “Pensamento positivo!”, mas é impossível quando se tem essa coisa lá dentro, sufocando cada centímetro de felicidade que se pode juntar."

-> Apesar de ser sombrio e triste, e de ter literalmente o lembrete do que eles planejavam a cada capitulo, no motivo de cada coisa que os dois faziam, também foi esperança, humor e um desejo de que as coisas fossem diferente.
-> É um livro com gatilhos, mas a autora sobre trabalhar com responsabilidade com eles. Do gênero é um dos livros que mais gostei e mais recomendo.

Jordi 11/08/2021

Uma história sobre o verdadeiro poder das relações humanas
Meu ?? e outros buracos negros conta a história de Aysel uma garota que pensa em cometer suicídio mas que tem medo, no entanto ela entra em um site para encontrar um parceiro de suicídio, é quando ela encontra RobôCongelado ou seja Roman, um garoto que carrega uma culpa e que também quer comenter suicídio. No meio de sua jornada Aysel se apaixona por Roman e tenta convencê-lo de tomar outro caminho

Quando comecei a leitura gostei de cara da Aysel e mesmo eu não tendo passado por isso eu senti muito o peso quando ela descreve como é entrar em uma família que já está estruturada, sobre não se sentir aceita, sobre sua tristeza e dor e que apesar de tudo ela ainda sente falta de seu pai. No entanto, o personagem que mais gostei foi Roman, com suas falas incríveis e dono de uma sensibilidade impressionante que apesar tudo ainda permanecia tão presente nele. O diálogo deles no parque foi muito boom e eu só surtava a cada parágrafo. Uma dica que eu dou para quem vai ler esse livro é que a cada vez que Aysel citar uma música a coloque para tocar enquanto ler, até ela citar a próxima. Se encaixam perfeitamente com o livro e me fez sentir submersa na leitura de uma forma incrível.

Bem, o porquê de eu não ter dado 5 estrelas? É que eu esperava que Roman morresse, não me entenda mal, apenas o personagem, para mim teria dado mais peso a história. No entanto, fiquei mto feliz por Aysel ter conseguido salvar ele como ele a salvou... É uma história boa, triste e fofa. Espero que se você estiver passando por algo parecido busque ajuda médica e de conhecidos, parece clichê, mas conversar ajuda, ter acompanhamento psicológico também. Boa leitura!

Wemilly 10/08/2021

um livro necessário
eu não sei por onde começar
esse livro me fez ver tantas coisas de um jeito diferente. Me fez sentir tantas emoções ao mesmo tempo

chorei de aflição, esperança, entendimento.

acredito que qualquer, qualquer pessoa que seja deve ler Meu coração e outros buracos negros.

É um livro de mudança, de entrega, de encontrar a luz no buraco negro mais profundo. É sobre ter esperança mesmo quando tudo está escuro. É sobre sentir. Mesmo que sejam coisas horrendas, terríveis. Mas devemos sentir, porque se não sentirmos, como saberemos que estamos vivos? Como podemos encontrar a luz no fim do túnel?

Me emocionei com Aysel e Roman. A evolução, o amor, a esperança, o sentimento, absolutamente tudo.
O único defeito é não ter continuação.

Vai ser um livro que ficará para sempre em minha memória, que sempre vou lembrar e cuidar com carinho.
Leiam, leiam, leiam.

Duda 08/08/2021

E um livro relativamente bom, não acontece nada de mais nele. Esperava um final melhor.
Gatilhos: Depressão e suicídio

Gabyh 08/08/2021

Um livro pra você ler na hora certa
Eu sempre quis esperar o momento certo pra ler esse livro. Ele aborda algo super delicado pra mim: e eu não tô falando do suicídio em si.

Eu já fui uma Aysel. Mas nunca tive coragem de completar.
Só vivia com a lesma preta dentro de mim, e via o mundo exatamente como a protagonista.
Demorei muito pra ver que eu tinha um futuro. Que eu tinha uma pequena chance de ter um futuro brilhante. Eu só precisava acreditar em mim. Ter esperança.

"E talvez a lesma preta sempre viva dentro de mim. Talvez eu sempre tenha dias ruins quando o peso parecer insuportável. Mas, por mais brega que soe, talvez os bons dias façam valer a pena passar pelos ruins."

Eu me recuperei sozinha, mas talvez você, que esteja lendo isso, não consiga sair do fundo do poço sozinhe. Procure ajuda. Garanto que isso só vai te fazer bem.
E tenha fé em você, porque você tem todo o direito de ter uma vida bela.

ingridgi 04/08/2021

Esse livro me prendeu do início ao fim, e esse final, meu deus... que dor. Amei a Aysel e o Roman tanto que quase consegui sentir eles como pessoas reais, enfim, devorei o livro em dois dias e valeu muito a pena.
Mariana 04/08/2021minha estante
Confesso que chorei no final com as palavras a Aysel

Kah 31/07/2021

O livro traz a discussão sobre um assunto super importante, a depressão, que ainda é tabu e ainda tratam como frescura, é a doença da "geração", muitos jovens possuem e não são assistidos pelos seus tutores.

A autora traz a tona como a culpa é extremamente corrosiva para nossa alma, por causa dela os dois protagonistas estão com depressão e planejam um suicídio coletivo.

Assuntos delicados e abordados de uma forma cuidadosa, mas ainda romantizada, fica a lição para se atentar aos sinais que são dados, mas nem sempre são claros, e a importância da conversa e a empatia para não julgar os sentimentos alheios.

callmedante 30/07/2021

pessimo
comecei a ler esse livro sem ver sinopse e logo no começo fiquei ??? um site pra >suicídio conjunto< pqp. sem falar q surgiu um romance muito nada a ver nesse meio tempo. serio. banaliza totalmente o assunto do livro. se houvesse comunicação/diálogo desde o começo, o livro teria umas 20 pags
Patri 04/01/2022minha estante
Simm
Fora que os dois tem zero química, no começo tava até legal mas depois pqp

callmedante 04/01/2022minha estante
exatamente kk

Jk_books 28/07/2021

Livro necessário.
A autora merece o meu parabéns por conseguir tratar de uma forma tão leve um assunto tão pesado, a leitura e fluida e muito boa mesmo tendo gatilhos, acho que todos devíamos ler esse livro, porque ele nós faz refletir sobre o valor que damos a nossas vidas todos os dias em um romance fofinho demais.