O amor segundo Buenos Aires

O amor segundo Buenos Aires Fernando Scheller

Resenhas - O amor segundo Buenos Aires

Luise 05/01/2018

ótima leitura
me interessei pelo livro por conta do nome, pois sempre gosto de ler livros em que a história se passa em algum lugar que já visitei. Foi uma ótima surpresa! Romance doce na medida certa, com um fluxo bem interessante de histórias que se encaixam. Me fez muito lembrar os sentimentos que tenho pela cidade de São Paulo.

regifreitas 04/11/2017

A leitura começou muito bem, mas foi perdendo sua força com o passar das páginas. O uso de ponto de vista de diversos personagens é um recurso que me agrada muito, mas também pode ser uma armadilha em alguns momentos. Por exemplo, eu não senti uma mudança muito brusca nas alternâncias entre os narradores ao longo da história – pareceu-me sempre a mesma pessoa contando. Faltou um pouco de idiossincrasia, um trejeito, algo que marcasse e diferenciasse a forma de narrar desses personagens. Mas esse é um problema meu com esse tipo de recurso, a maioria dos leitores pode nem se importar com isso.

O final também não me agradou muito - meio que destoou do restante da narrativa. Apesar disso, o livro tem seus méritos. Como se trata da obra de um autor iniciante em ficção - Scheller é repórter e jornalista - pode-se esperar boas surpresas em suas próximas obras. Vou acompanhar.

Vale menção também o projeto gráfico, muito bonito - mapas da cidade de Buenos Aires dão as indicações onde os acontecimentos de cada capítulo ocorrem.

Leitura para o Desafio Livrada! 2017: um livro que se passa em um lugar que já estive.

Yas 12/10/2017

Deu até vontade de comprar minha passagem pra Buenos Aires
De uma forma real Fernando Scheller criou um dos mais incríveis romances que eu já li. Delicado, poético, honesto, me causou tantas emoções que eu me senti praticamente amiga desses personagens que aprendemos a amar um por um.
Simplesmente apaixonada por essas histórias, pela atmosfera desse livro, pela tranquilidade que ele nos dá, e pela sutileza com que o autor retratou os temas abordados.

P.S.: A vontade de conhecer Buenos Aires depois dessa leitura é real meeeesmo.

P.P.S.: Arranje alguém que te ame como Dani ama Edu, e como Buenos Aires ama Hugo (meus dois capítulos favoritos)

Ieda.Maria 23/07/2017

Delicado
Primeiro livro que decido resenhar aqui, mas também o livro mais especial que li nos últimos tempos. Delicado de várias formas, do contato que temos com cada personagem até a forma com que as histórias se entrelaçam. Uma Buenos Aires vista pelos olhos de um romântico, e explorada pelos passos de personas e relações, como caminhar por um álbum de fotografias ou assistir um filme, quase palpável. Me identifiquei em vários momentos e em vários nomes e mantive uma sensação de que essa identificação não é muito limitada, já que o livro trata sobre relações cotidianas, com momentos bons e ruins, e outros apenas de devaneios.

Gui_Margutti 28/05/2017

Buenos Aires e Amor, combinação Perfeita!
Creio que esse seja um livro que muita gente quis ou queira ler, pelo título maravilhoso, que une Amor e Buenos Aires. Esses dois ingredientes parecem a mistura perfeita para um livro já ser, no mínimo, interessante. E esse livro é muito mais.

Eu sou apaixonada por Buenos Aires, então seria obvio que eu o comprasse, assim que soubesse de sua existência. Claro que o fiz, apesar de ter tido um certo receio que fosse apenas mais um livro água com açúcar com um super título. Já que esse é o primeiro romance de ficção do autor brasileiro Fernando Scheller, que é jornalista do jornal O Estado de S. Paulo e que já passou por diversos outros.

A descrição no site da editora dizia que "Com largas avenidas, cafés em estilo europeu e bairros charmosamente decadentes, Buenos Aires é o lugar perfeito para histórias de amor inesquecíveis. A capital argentina é cenário e, ao mesmo tempo, personagem do primeiro romance de Fernando Scheller... Em O amor segundo Buenos Aires, Scheller oferece a cada personagem a chance de narrar suas escolhas e percepções sobre diferentes formas de amor, como entre pai e filho, um homem e uma mulher, dois homens e também entre amigos."

Dessa forma, tomemos o exemplo do primeiro capítulo. Temos, Leonor segundo Hugo. Hugo descreve que foi por amor que ele, personagem principal, deixou o Brasil rumo à capital argentina. Embora o relacionamento com Leonor não tenha sobrevivido, ao longo do livro, e isso não é spoiler porque consta na descrição do livro; a relação de encanto e fascínio pela cidade resiste à dor da separação e à descoberta de que ele sofre de uma grave doença. (Também não é spoiler, eu juro!)

A narrativa é adorável. A prosa de Fernando Scheller é muito envolvente e democrática. Praticamente todos os personagens possuem sua voz no livro e opinam sobre os outros personagens. A estrutura é mais ou menos a seguinte: Fulano segundo Beltrano. E é aí que conhecemos um pouco mais da vida do Beltrano. E quando ele descreve sobre Fulano, nos dá pistas que serão confirmadas, ou não, no capítulo seguinte. Quando Fulano terá a sua voz no livro. (Será que deu para entender? rss) (Eu mesma precisei reler esse parágrafo para confirmar o que escrevi.)

Hugo desenvolve uma das amizades mais doces, que eu já vi em tudo que já li de literatura contemporânea, com o arquiteto Eduardo e com a comissária de bordo Carolina. Essa relação de amizade vai evidenciar o poder regenerador das amizades verdadeiras. O livro também enfatiza a relação de Hugo com o pai e a relação mais complicada com a mãe. Seu pai, Pedro, acaba trocando a rotina de um casamento desgastado por uma vida totalmente diferente, mas cercada de sentimentos singelos, doces e grandes afetos. Cada personagem tem a oportunidade de contar a sua versão dos fatos, numa trama absolutamente democrática. Não me recordo onde li ou se ouvi, algo em que diziam, que é impossível não se encantar com a presença de espírito e o senso de humor de Carolina, a lealdade de Eduardo, a maturidade e a determinação de Daniel, o jeito peculiar de Charlotte. Em comum, esses personagens adoráveis têm uma enorme capacidade de amar.
As relações de amizade, os relacionamentos afetivos, as diferentes formas de amor, os diferentes erros, as complicações próprias do amor e a complexidade do ser humano ao se relacionar são abordadas de forma sensível e real, nesse romance. Talvez um dos pontos mais tocantes seja que as histórias aqui são histórias possíveis, e os seres humanos aqui, são mostrados com seus fracassos, temores, tristezas, alegrias, mas principalmente com as suas capacidades de resiliência e amar novamente. A relação familiar com seus dramas e angustias reais como na maioria das família reais, são um plus à parte. Eu gosto muito de livros que fogem do comercial de margarina e daquela coisa inacessível. Com toda essa boa mistura para um romance temos ainda a capital Portenha, descrita com toda propriedade de quem conhece bem os lugares. Cada inicio de capítulo é apresentado com uma mapa mostrando lugares peculiares de quem tem mesmo uma relação com Buenos Aires.

Quem já conhece e gosta de BsAs terá vontade de sair correndo para lá. Quem não conhece também terá vontade de conhecê-la. A decadência de algumas partes, e contraditoriamente a capacidade de se manter em pé, da capital, também são constantemente insinuadas de uma forma tocante ao coração. Daquele jeito que te dá uma dorzinha de pena, mas ao mesmo tempo uma admiração porque Buenos é f... E Ela se mantem de pé, linda, receptiva e encantadora. O final do livro, o último capitulo, foi um plus. Bem encantador e original. Adorei o desfecho e deu aquele ar de terceira opinião, ou conclusão. Como se um segundo leitor ou observador dividisse a opinião dele sobre tudo que se passou, conosco.O livro é muito bacana e eu super recomendo. ;)

site: http://www.cafedaalice.com.br/2017/05/amor-segundo-buenos-aires-o-livro-de.html

Nicole.Riello 08/03/2017

Meu livro favorito
Este livro foi capaz de se tornar o meu favorito, após a primeira página lida. Uma escrita belíssima, extremamente detalhada e envolvente, é capaz de te fazer se apaixonar, pelo menos, por um dos muitos personagens que tem suas histórias cruzadas. Estas que fazem você se emocionar e sentir que vive aquelas experiências e cada uma daquelas sensações, causado pelo ritmo rápido e que se adapta às mudanças deste romance dramático, que contém um certo humor mas principalmente, é tomado pelo amor, que só foi bem contado, porque foi segundo Buenos Aires.

Biahhy 03/03/2017

Sem Palavras para O amor segundo Buenos aires
Um livro que para mim sem duvida alguma foi diferente de qualquer outro que eu li, e o romance mais ainda diferente de todos os outros, não se deixe enganar totalmente pela capa e muito menos pelo titulo por que ao ler o livro você vai encontrar e se identificar com muito mais coisa do que o previsto, tudo o que o Fernando Scheller publicar vou sem duvida querer ler e que venha mais livros dele por ai. Post completo em breve no blog!

site: https://aliteraturanasuavidablog.wordpress.com/2017/03/14/o-amor-segundo-buenos-aires-fernando-scheller/

Sandra99 03/02/2017

O amor segundo Buenos Aires
Preciso absorver melhor a historia ... não sei como descrever o que realmente achei desse livro , mas sinto que faltou alguma coisa .. não sei se foi a necessidade de maior entrosamento com os personagens , acho que se ele tivesse focado a historia apenas no Hugo teria gostado mais , pra mim as historias foram corridas poderia serem mais aprofundadas.

Saula 16/11/2016

Um ótimo romance nacional com o grau de "melosidade" certa
Gostei muito da história. Os personagens são ótimos, e o que eu mais gostei neles foi que eles são reais, sabe? Tem defeitos e qualidades, erram e acertam. E o melhor: aprendem com os erros. O cenário também é lindo (Buenos Aires) e me deixou com mais vontade de visitar a cidade. É um livro que fala de romances, mas não é chato nem meloso demais. É aquele romance bonitinho que te deixa torcendo para que os personagens fiquem juntos, sem sentir necessidade de revirar os olhos para diálogos clichês. Tem alguns livros românticos que só de você olhar pra capa já dá preguiça, mas esse não dá pra fazer isso porque gente... e essa capa? Simples, direta e linda!
Enfim, recomendo à todos que queiram ler um livro sobre vida real, mas que ainda mantenha aquele encantamento dos romances. E para quem quiser saber a opinião de uma cidade sobre o amor.
Flávio 18/11/2016minha estante
Uhul! Arraso!

Digs 12/11/2016

O Amor Segundo Fernando Scheller
Poético. Nostálgico. Maravilhoso. Apaixonante.

Neto.Viana 12/11/2016

Que autor maravilhoso, escreve lindamente. O livro é poético, tem melancolia e amor, tudo junto e misturado, entrou pra lista de favoritos. Me despertou tantos sentimentos bons, me fez sentir que estava realmente em Buenos Aires e me trouxe respostas pra diversos questionamentos pessoais. Incrível, recomendo muito.

Nando 03/11/2016

Apaixonante
A forma como o autor nos envolve nas histórias é impressionante. Não conseguia parar de ler. Ótimo livro!!!!!!

Nana 27/10/2016

Uma boa surpresa!
Acabei este livro com uma sensação bem gostosa de ter descoberto mais uma literatura brasileira de muito boa qualidade.
O enredo fala sobre relacionamentos amorosos, familiares e de amizade. Com uma linguagem leve, atual e personagens bem construídos.
No início temos o término do relacionamento de Hugo e Leonor (personagem irritante). Nos capítulos seguintes vamos conhecendo a amizade e a cumplicidade de Hugo e Eduardo, os problemas de relacionamento de Hugo com os pais (Pedro e Marta), o nascimento do amor de Carolina e Martín e a linda história do casal Eduardo e Daniel (os meus personagens preferidos do livro).
Em meio a toda trama, tem a doença de Hugo que foi colocada de uma forma sutil, sem dar muita dramaticidade, tendo o peso necessário dentro do contexto.
A divisão dos capítulos foi feita de uma forma bem bacana onde cada personagem fala sobre o outro: "Hugo segundo Eduardo", "Pedro segundo Hugo", etc...E com isso vamos conhecendo um pouco de cada um pela visão de quem está narrando.
O último capítulo é emocionante sendo narrado por, nada mais nada menos que, a própria Buenos Aires!
Valeu a leitura pelos personagens interessantes e pelo passeio por Buenos Aires, que no final senti vontade de conhecer!