O amor segundo Buenos Aires

O amor segundo Buenos Aires Fernando Scheller

Resenhas - O amor segundo Buenos Aires

YourboyYo 02/03/2023

Ai gente, que livro lindo. O tipo de livro que talvez seja maçante e te faça querer abandonar mas simplesmente torna essa tarefa impossível. Um romance mais pé no chão que fazia um tempo que não lia e com certeza um dos meus favoritos e provavelmente o meu nacional favorito.

A escrita impecável, que quando achava que ia partir pra outra, cada capítulo me fazia entrar cada vez mais no livro e nesse mundo.

Amo os personagens e a forma como as formas de amor foram abordadas para cada um, trazendo vidas realmente muito diferentes mas que se conectam no que as tornam únicas. Edu, Dani e Carol os maiores desse livro e sem discussão.

Não vou mentir que o único pecado desse livro e talvez minha única crítica foi ter colocado o Hugo como personagem central. Existiam personagens e situações tão mais interessantes, sabe? O Hugo sinceramente me pareceu muito a realização dos fetiches de todo homem hétero e esse rolê todo, foi até meio cansativo. Esse livro não ter personagens como o Eduardo e até a Carol como destaque deveria ser considerado crime.

Tirando isso, foi um livro muito bom e sem dúvidas nos faz refletir sobre a forma como amamos e sobre quem amamos, a ideia de amar e ser amado e puramente o que é o amor. Um capítulo final fantástico e acho que os maiores encerramentos de livro que eu já vi.

Nii 20/02/2023

Simplesmente lindo
É o segundo livro que leio do Fernando (sim, li na ordem inversa a publicação rsrs), e novamente me emocionei com a maneira linda como ele retrata o dia-a-dia, histórias de amores tão reais que qualquer um de nós poderia vivê-los.

Diego Vertu @outro_livro_lido 14/01/2023

Buenos Aires na sua melhor forma
Hugo, personagem central do livro, se casa com Leonor, filha de brasileira com argentino. Leonor decide se aproximar do pai em Buenos Aires e para isso muda-se para lá. Hugo e Leonor não estão bem em seu casamento, mesmo sem convite Hugo decide acompanhar Leonor para a capital Argentina, já que quer conquistá-la de volta.
Hugo começa a criar laços com a cidade, amizades, principalmente com Eduardo, um homossexual que é apaixonado inicialmente por Hugo mas com o passar do tempo vê Hugo como um grande amigo. Carolina, uma comissária de bordo, também entra no caminho de Hugo até seu pai, Pedro, abandona tudo em São Paulo para ajudar Hugo em um tratamento de saúde.
Que gostosura ler este livro, é um livro sobre relações humanas, afetos, amizades, rico em detalhes que levam o leitor a passear literalmente pelas ruas dos bairros do Centro, San Telmo, Palermo, Recoleta entre outros bairros da capital Argentina tudo regado a um bom café, tango, doce de leite e alfajores. Adoro livros que colocam a cidade como personagens. Aqui Buenos Aires é uma personagem presente em todos os pontos de vista da obra, já que cada capítulo é contado em um ponto de vista.
Se você conhece Buenos Aires vai se surpreender e se você não conhece leia mesmo assim porque é encantador.
Marcelo 14/01/2023minha estante
Um livro gostoso de se ler ???

Ãlisson 31/12/2022

"A medida que o mundo de cada um evolui, a saída e buscar pessoas que contribuam para expandi-lo"

O AMOR SEGUNDO BUENOS AIRES é sobre o amor e suas formas de manifestações, narrado por diversas vozes que formam um mosaico bem estruturado e envolvente. Com uma narrativa fluída, leve e prosa poética (sem ser enjoativo) o autor nos leva a um passeio pelas ruas de Buenos Aires e nos apresentam personagens envolvidos em diferentes contextos. O amor entre amigos, o amor na terceira idade, o amor não correspondido e até mesmo o amor de uma cidade pelos seus habitantes. Para quem acredita que todo amor vale a pena, taí um bom livro.

O Amor Segundo Buenos Aires (2016)
Fernando Scheller ??

#oamorsegundobuenosaires

allykavi 26/12/2022

Eu não sei o que dizer
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Incrível e muito sensível, cada página um deleite e a temática do livro é sobre a vida de pessoas de um círculo comum de pessoas, o ponto alto da leitura é que são vidas comuns e nada perfeitas mas cada um a sua perfeição. Depois de uma tentativa essa leitura me achou no momento certo e levei muitos tapas e grandes lições.

Rodrigo 22/12/2022

Uma ode à Buenos Aires
Que história incrível, com muitas personagens e uma narrativa envolvente.
A cada capítulo conseguimos conhecer as versões de cada um sobre o outro e isso enriquece demais a obra.
É o segundo livro do autor que leio e a cada vez me encanto mais por sua escrita.

Rebeca 16/12/2022

Buenos Aires é apaixonante e Fernando mostra isso com destreza
Eu sou muito apaixonada pela cidade de Buenos Aires, mas talvez não tanto quanto o Hugo é. Comprei esse livro sem muita pretensão e posso dizer, inquestionavelmente, que superou demais as minhas expectativas. Fazia muito tempo que não lia um livro puramente romântico, inserido em um contexto usual, no dia a dia de pessoas comuns. O autor mostra o amor entre amantes, pai, mãe, amigos e, até mesmo, entre desconhecidos.
Os personagens são muito envolventes, ainda mais porque os conhecemos através do olhar de outro, o que eu achei magnífico. Voltar à Buenos Aires com esse livro me proporcionou uma experiência ainda melhor.
É um livro leve, fofo e cheio de surpresas [nem sempre boas], tal a qual o nosso cotidiano.
"A única razão para se desdenhar do amor é a ausência dele".

Apoena.Borges 06/12/2022

Um bom livro
A história se desenrola bem, os personagens são bacaninhas. Não é um livro profundo. Boa distração.
Cris 06/12/2022minha estante
Li faz anos. Gostei tanto q lembro até hj ;)

Mine 25/10/2022

Encontros e amores em Buenos Aires
Durante a leitura foi possível perceber a versão de amores por diversos personagens, de Hugo, a Carol, de Carol a Martin, como também Edu, Dani, seu Pedro, Martha, Charlote e outros e ao fim concluímos que o maior amor deve ser o amor próprio, que a partir dele, será possível amar os outros.

Sheilinha 23/10/2022

Simplesmente amor
Assim como no livro ?Os sete maridos de Evelyn Hugo ?, esse livro fala sobre amor. O amor de todos os tipos: amor romântico entre homem e mulher, entre dois homens; amor entre amigos; amor entre pais e filhos; amor entre irmãos?
O amor aparece nas sutilezas, nos pequenos gestos, mas aparece também na entrega.
Hugo é amado por muitos: amigos, amores, família. Mas quem Hugo realmente ama? A quem ele se entrega de forma mais intensa? Aí vem a surpresa da narrativa? Apenas leiam esse livro?

Nina 07/09/2022

Quadrilha
Desde o primeiro momento, esse livro só me fez pensar no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

João amava Teresa
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e
Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Um excelente livro, que faz jus ao clima de Buenos Aires, uma bela cidade.

Gilberto.Junior 07/09/2022

Amores
Boas histórias de amores que se passam na cidade de Buenos Aires. Uma leitura leve e com bons personagens.

Noemy.Nayara 13/08/2022

Quando a namorada de Hugo, Leonor, decide se mudar para Buenos Aires a fim de estreitar os laços com o pai, ele sem pensar duas vezes decide acompanhá-la.

Porém, ao mesmo tempo em que o amor de Hugo pela capital argentina se torna cada vez mais intenso, o relacionamento com Leonor parece estar cada vez mais condenado ao fracasso.

"Quando a gente tem qualquer interesse em outra pessoa 'não há como' não mostrar isso"

Após Hugo criar coragem para encarar a verdade do relacionamento e dar um fim na relação, ele descobre estar sofrendo de uma grave doença.

"Aquela conexão que estava lá, aquela certeza de que era preciso fazer as coisas darem certo, já tinha passado"

E é quando ele embarca em uma aventura por Buenos Aires e em seu próprio eu, conhecendo o verdadeiro significado do amor.

"Onde começa o Amor?"

O livro é narrado não somente por Hugo, mas também por seus amigos e familiares. A cada capítulo conhecemos a história de alguém próximo a ele e a forma que cada um tem grandes impactos na vida do outro ao seu redor.

O autor é um apaixonado por Buenos Aires e demonstra isso a cada frase que ele descreve a cidade, nos fazendo sentir como se estivéssemos ?passeando? pelas ruas da cidade.

O livro procura entender as razões pelas quais um sentimento tão forte quanto o amor pode chegar ao fim.

E ao mesmo tempo nos mostra todos os aspectos do amor ?não romântico?, que muitas vezes é mais duradouro do que a paixão idealizada.

Um ponto negativo na minha humilde opinião é o fato de não ser um livro tão cativante e viciante a ponto de ser possível ?devorá-lo?. Mas ele compensa por ser uma história leve, reflexiva e uma escrita muito boa.

"Quando me lembro daquela época em que estava com você, só penso que eu gostaria de ter saído mais cedo"

Fabrício Franco 03/08/2022

Do que eu li: não sou muito afeito à ficção. Ainda menos, ficção nacional. Acho que, com os anos, e principalmente devido à obrigação de ler na adolescência autores nacionais, eu criei um ranço do estilo. A realidade, nos últimos tempos, tem sido mais original, insólita e estimulante de se ler, seja em ensaios, biografias ou, sempre, poesia. Contudo, por influência de minha namorada, vi-me tentado a experimentar a prosa de Fernando Scheller. Talvez porque fiquei curioso a respeito de um livro sobre brasileiros em Buenos Aires; provavelmente porque já me encantei pelo que vi em CABA (para os íntimos); decerto porque foi com ela que esse enlevo se deu... Enfim, ela havia dito que era bom e resolvi arriscar. Há momentos em que o autor nos prende em seus parágrafos, colocando-nos para torcer por seus personagens - sobretudo os homens, melhor redigidos do que as mulheres. Há impremeditados cortes de perspectiva de capítulo para capítulo. Há uma apresentação de lugares não tão comuns da capital argentina como pano de fundo para o desenrolar da estória. Nesses três pilares reside a força deste livro.