Nova Era

Nova Era Paloma Brito

Resenhas - Nova Era

liag. 25/10/2021

por: @under.the.book
?Nova Era? foi um compra que fiz despretensiosamente, com um intuito muito grande de apoiar a literatura nacional, principalmente por ser fantasia, meu gênero literário favorito. Apesar de não entrar com grandes esperanças e com mente leve por saber que seria uma leitura rápida pela quantidade de páginas, fui pega de surpresa por se tratar de elfos e, principalmente, de mitologia nórdica! O assunto bastante explorado foi dos elfos, admito ter ficado um pouco decepcionada, pois a ideia de ter tudo atrelado à Odin, Freya ou Loki me deixava vibrando de alegria querendo virar páginas?

Mas aí percebia que era apenas isso que me intrigava e me fazia continuar a leitura. Não se engane, o livro não é ruim ao todo, mas as decisões dos personagens são terrivelmente contraditórias, perguntas que começaram o livro não sendo respondidas, além da falta de desenvolvimento de todos eles. Acabei o livro da mesma forma que o comecei: sem grandes esperanças de continuar a trilogia.

Talvez eu a continue um dia. Talvez Arien tenha realmente me cativado no fundo, mas ao terminar a leitura, não sinto tanta fome pelas próximas leituras da série.

Mas não deixem de apoiar a literatura nacional. Meu gosto e minha experiência jamais falaria por todos. Desejo que tentem e, caso se cativem por ela, que espalhem o amor pelo livro, pois é isso que autores nacionais merecem.

Trulia 18/01/2022

Um livro bom, porém não ótimo, a autora se perdeu em alguns pontos, não explicou algumas coisas... talvez tenha q ler os outros livros da trilogia, mas entender melhor. A leitura flui bem, e da vontade de querer chegar no final, mas a escrita é meio fraquinha.

Laura.Treba 15/03/2022

Adorei
Nossa protagonista Arien tem um poder raro, em vez de controlar algum dos quatro elementos ela foi presenteada com o elemento equivalente ao espírito: Akasha. O quinto elemento que originou todos os outros.

Apesar de várias pessoas a prestigiarem pelo poder raro ela se rebaixa toda vez, julgando-o inútil e mesmo quando começa a conseguir controlá-lo melhor e descobrir novos segredos sobre ele, ela segue achando ele inútil ou até mesmo um peso para sua vida.

Por um lado ate entendo, do que adianta um poder raro se ela não sabe controlá-lo? Mas me incomoda que toda demonstração incrível do poder dela ela não consegue ver beleza alguma nisso, pelo contrário - parece achar cada vez pior sua situação.

Gostei da nova visão de um elo de parceria que a autora trouxe, os elfos da luz tem um diferencial que é nascer ligado a outro elfo da luz: seu aías. Essa ligação de aías não é uma ligação romântica como estamos acostumados a ver nos livros de fantasia, esse elo existe para ajudá-los nas guerras. O problema é que isso também se torna o ponto fraco deles: se um morre o outro também.

Eu gostei bastante do jeito que o universo foi construído, os problemas e tudo o mais. Me incomodou foram as atitudes burras da Arien, nossa senhora como passei raiva com essa menina!

Por ser o primeiro livro eu nem pesei tanto o fato de não ter várias respostas - fiquei incomodada com o tanto de segredos que os personagens escondem da Arien, mas acredito que teremos essas respostas nos outros livros entre tudo bem.

Talvez a construção do personagem do Calion poderia ter sido melhor no começo do livro, achei as mudanças muito rápidas tirando um pouco da profundidade do personagem, mas eu adorei ele então passo pano e ta tudo bem kkkkkkkk

É isso, eu gostei bastante da experiência, mas passei muita raiva com a protagonista (apesar de gostar dela). Recomendo a leitura!

Ellen Gonçalves 02/04/2022

Livro muito bom, bem escrito a leitura muito fluida. O livro é nacional, simplesmente incrível, indico.

Vivi 21/04/2022

A história me surpreendeu e me prendeu o tempo todo. O livro é pequeno e você nem sente as páginas passarem, quando vê já finalizou.

O personagens me cativaram de primeira o que tornou mais fácil acompanhar a história. Recomendo!

B.Dias 27/05/2022

"? Sei que tem medo, Arien, mas até quando deixará que esse medo a impeça de fazer o que realmente quer? Já não está na hora de você se levantar e tomar conta da própria vida? Seus pais vão entender, eles sabem que deve ir. E você sabe que deve ir também. Eu sei que tem coragem para isso, pare de ofuscar e sabotar a si mesma!"

Um tapa doeria menos. Queria que essa frase tivesse aparecido logo no começo, teria nos poupado passar raiva com essa protagonista. Contudo, pode ser que a intenção seja exatamente essa, de mostrar seu crescimento.

Apesar de ter aspectos interessantes na história, como os poderes que ainda não sabemos da protagonista, a ligação entre os Aías, as guerras entre os elfos da luz x os elfos negros...
Acredito que tenha faltado desenvolver mais, mas não vou me apegar a isso por ser uma trilogia e esse ser o livro introdutório (só q não).

A respeito desse primeiro livro, Airen considera seus poderes inúteis, mas quando ela tem a oportunidade de desenvolve-los, de descobrir mais sobre eles, ela recua e demora a reagir (ai ai).

Além disso relação entre Arien e Calion é repentina, possessiva e tem certos momentos no início que me incomodaram bastante, em outros, mais para o final do livro, passei achar até fofo as frases de incentivo dele e aquelas promessas de primeiro amor.

E um dos pontos altos dessa fantasia a respeito da guerra e das rivalidades ficou a desejar nesse primeiro momento. Sinceramente tô querendo criar mais expectativas para o próximo, mas vou manter os pés no chão.

Aline.Brasil 10/07/2022

Nova era
Esse livro tinha tudo para ser perfeito, a história é muito legal, girando em torno de seres mágicos, mas a Aerin muitas vezes me "deu nos nervos", ela testou minha paciência em várias ocasiões. Ela é tão poderosa e mesmo depois de aprender, ou ter um caminho para como usar seu poder continua sendo medrosa, tudo tem um limite.

Biah Sampaio 23/09/2022

Esse livro me cativou muito, bem escrito, bem desenvolvido, o enredo te dá vontade de não parar de ler nunca mais.
Quando acabei fiquei triste porque não queria que o livro tivesse acabado.
Quem gosta de fantasia, vai adorar esse livro

Tefi 17/10/2022

Livro bem escrito e a leitura é gostosa.

Gostei bastante dos elementos de fantasia e do desenrolar da história, que apresentaram algumas reviravoltas interessantes.

Kathy 15/11/2022

Nova era
É bom, mas não é explendido. As ações da principal me irritavam muito, tipo ela e muito ingênua, o cara lá ameaçando ela e ao invés de pedir ajuda pro povo que gosta dela, não ela foge, tomar 🤬 #$%!& viu

Lolo 04/12/2022

A escrita é muito boa
Particularmente eu gostei muito e achei de altíssima qualidade, só acho que enrola muito e acaba sendo um livro que não tem tanta ação ou história em si, o livro todo parece que gira em torno de uma semana só e isso aborrece, mas é de uma qualidade tão boa que compensa e agora tô ansiosa para ler o restante, só me falta tempo.
Ray 29/01/2023minha estante
Me manda

Lolo 29/01/2023minha estante
Tá no k.u amiga

Cecília Wodzik 21/03/2023

Nova Era
Uma fantasia nacional muito poderosa!! Introduz muito bem a história da trilogia e tem personagens muito inesquecíveis