O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Milena 19/01/2022

Sobre amadurecimento
Diferente dos livros de fantasia mais famosinhos, O Feiticeiro de Terramar tem uma narrativa mais sensível. É um livro rápido, mas que trata de amadurecimento de uma forma maravilhosa.

Não me prendeu tanto no começo, mas decidi continuar e fiquei com um sentimento muito bom no final. Realmente gostei mais do que imaginei que iria gostar.

Não é um livro sobre grandes guerras ou romances. Embora tenha sim cenas de ação de qualidade.

Ged é um protagonista extremamente falho e acompanhamos seu crescimento como pessoa e feiticeiro.

Recomendo!

Victor225 07/01/2022

Direto ao ponto
Creio que essa frase, a do título da minha "resenha", seja bem apropriada. É um livro de fantasia épica de só 176 páginas, como poderia ser cheia de detalhes e com um desenvolvimento demorado?

Sendo esse um livro de uma série, creio que sejam bons livros pra respirar um pouco de leituras mais penosas, ótimos também para iniciantes no gênero. Enfim, pretendo ler as sequências.

Tih.castle 03/01/2022

Essa fantasia é muito boa!
Do o posfácio que deixa a fantasia mais interessante ao epillogo epico do livro, essa fantasia é boa demais! Olha só juro que nem esperava menos, mas pensem que essa autora criou personagens negros com relevância, os protagonistas e isso ai anos anos 50.
Se formos analisa só pelos cliches tudo ai parece superficial. Se analisar pela época e a coragem da autora, assim como a construção geográfica e sistema de magias, habilidades que ela criou, vai ficar melhor!
Pra começar fantasia esse deve ser um dos melhores, por isso é clássico. Não esquecer que é um livro pra criança e adolescente antes de julgar. Nos olhos nossos, pensa na sutileza que a autora teve de tratar certo tema.
Outra coisa o protagonista, além de ser negro (pros anos 50 era uma revolução) ele é bem fora daquele herói iluminado. O Ged é narcisista, as vezes até parece sociopata, mas você entende os motivos dele ser arrogante e invejoso, assim como nas obras de hoje é comum a gente se identificar com o passado de alguns antagonistas.
Falando em antagonista, achei o dragão interessante.
Livro curto, com bastante aventura e detalhamento pra lhe colocar no mundo que a Ursula criou. Muito bom ! Por isso 5 estrelas.

Soul Nutri 29/12/2021

Rápido, Suave e Consciente. Um livro sobre amadurecimento.
É um livro de fantasia que proporciona reflexões importantes da época em que foi escrito, mas que ainda são relevantes em pleno 2021/ 2022. Não há batalhas épicas, poderes mirabolantes, aventuras extraordinária. É um livro sobre amadurecimento. E apesar de ter sido escrito para o público infantil/ juvenil não tenho muita certeza se vão conseguir relacionar nossa realidade com a do livro, nem se identificar com o protagonista. É provável que muitos considerarem o livro chato. A autora nos proporciona um protagonista mais próximo a nossa humanidade e de certa maneira inova ao escolher um personagem principal que não é bonito, nem branco, nem loiro, nem possui olhos azuis, ainda, levanta várias questões como diferentes culturas e o preconceitos que cada povo constrói sobre outro, independência, amizade, orgulho, egoísmo, equilíbrio. O processo de amadurecimento do protagonista é dramático como o nosso, dado que quando erramos passamos a carregar uma marca profunda que, por vezes, é difícil cicatrizar. Até tentamos ignorar, mas a marca sempre estará lá até você ter coragem de encarar a si mesmo e fechar a ferida.
Um ótimo livro para ler e refletir sobre si mesmo. Dia 29/ 12/ 2021 terminei de ler esse livro.

Sérgio 21/12/2021

Livro infanto-juvenil que toca de forma superficial em questões existenciais e éticas. Não chega a empolgar mas tampouco a querer abandonar. Ok!

Hum 04/12/2021

Como isso não é mais difundido?
Sério, como isso não está nas escolas?

A obra é excelente e facilmente digerida por qualquer idade, creio que a melhor obra do gênero que se propõe. Ursula k le guin é sensacional e nos cativa em uma caminhada do início ao fim sem te dar vontade de largar o livro

É uma pena que a arqueiro tenha abandonado a obra no segundo livro, procurarei por traduções mais antigas

Daiane.Nascimento 20/11/2021

Fantástico!!
Ursula K. Le Guin é um gênio da literatura, com diversas obras premiadas. Este título em especial "O Feiticeiro de Terramar", foi escrito e publicado em 1968, sendo o primeiro de uma série de livros. Porém sua tradução só chega ao Brasil em 2016 e, infelizmente somente até o volume dois. Com uma escrita elegante e, rebuscada na medida correta, trata-se de uma leitura fluída, com os elementos principais da fantasia, com personagens extremamente bem construídos que, passam por momentos filosóficos de reflexão, autoconhecimento e até mesmo uma catarse espiritual.
Não preciso nem dizer o quanto gostei deste livro, tem todos os fatores que priorizo na leitura, apesar de ser curta. É um livro rápido, cerca de 175 páginas, é ideal para sair de ressaca literária! Uma pena ter demorado tanto pra descobrir este universo fantástico!

Lu 11/11/2021

Apesar de parecer clichê, o feiticeiro de terramar é a criação do esteriotipo já que todas as histórias de fantasia derivaram dela. Eu amei todos os personagens e os significados atrás das metáforas que vem do livro. Ele fala sobre arrogância, equilíbrio, auto conhecimento, paciência. Os personagens são diversos ( principalmente para um livro publicado nos anos 60) e verdadeiros. Meu único problema foi com a narrativa, ou a forma de escrita da autora que é cansativa, e faz um livro de 170 páginas parecer ter 500. Por mais que ela vá direto ao ponto, o livro tem pouquíssimas diálogos e as vezes é confuso e tedioso. E é por isso que tirei a pontuação. Apesar disso, foi uma leitura Interessante.

Brenno.Gomes 15/10/2021

Esse livro é perfeito, gostei demais. O livro encanta com sua simplicidade pura, mas que trás grande ensinamento e profundidade, mesmo em poucas páginas.

Giu 30/09/2021

Se pudesse dar mais estrelas, eu dava. Que mulher, a Ursula K. Le Guin, escrevendo uma fantasia jovem, mas irreverente em cada detalhe! Ansiosa pra ler as continuações!

Lore 03/09/2021

Que livro foi esse viu, muito bom! Eu gostei muito do modo como a história dele foi contada e como, de certa forma, o foco foi nele tentando resolver o problema com a sombra.

Lorraine 27/08/2021

Le Guin, já uma autora clássica da Fantasia
Entre o diversificado arquipélago de Earthsea, a ilha de Gont é famosa pelos feiticeiros e dos feiticeiros gonteses, o maior é o homem chamado Gavião ou no original: "Sparrowhawk". A obra clássica de alta fantasia de Ursula K. Le Guin, de 1968, conta a história das origens do Gavião: suas origens humildes, a descoberta de seu grande poder, sua educação na Escola de Magos na ilha de Roke. É durante um duelo de bruxos na escola que Ged (o verdadeiro nome do Gavião) vai além de seu poder. Seu feitiço dá errado, e uma fera das sombras rasga seu caminho através do tecido do mundo - com a intenção de assumir o corpo de Ged e se apossar de sua magia.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Dana 26/08/2021

Adorei!
Profundo, simples e cativante. Personagens reais e busca de auto conhecimento. Valeu cada página....

Arthuzin 11/08/2021

Achei a história meio brochante
Nada mt animador não
Esperava bem mais de um livro que possui esse gênero que tanto amo.
Bem diferente o modo como a magia é tratada
Sei la, não curti