O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Leitora Viciada 07/08/2017

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
Adaptações cinematográficas de livros de fantasia, como as franquias O Senhor dos Anéis e Harry Potter, consagraram o gênero literário. Fantasia se tornou muito popular. Isso impulsionou o mercado editorial na última década, que tem lançado cada vez mais séries de fantasia longas, com enormes expectativas de vendas. Muitas sagas são publicadas já pensando em potenciais adaptações. Antes, lá na década de 1960, a escritora americana Ursula K. Le Guin compôs o primeiro volume da série Earthsea (traduzido como Terramar). Numa época em que poucos leitores consumiam fantasia (considerada infantil); quando não se publicava um livro fantástico pensando em produções grandiosas para cinema, TV ou streaming, Ursula, uma das mais importantes autoras de ficção científica e fantasia da atualidade, foi convidada por um editor a escrever um "romance para crianças mais velhas".
Ela aceitou o desafio de escrever fantasia juvenil, num momento em que o máximo de fantasia não infantil era O Senhor dos Anéis, obra que sempre admirou. Precisava seguir o tradicional e pensou nos magos clássicos como Gandalf ou Merlim e os imaginou jovens. Como eles eram quando inexperientes e imaturos? Será que erraram antes dos acertos? Quem eram antes dos poderosos guias de heróis? Ursula criou seu mago, o Gavião, e decidiu escrever sobre como ele se tornou poderoso, o que fazia, quem conheceu, quais obstáculos encontrou.
O cenário de uma história de fantasia também é importante, portanto Ursula criou Terramar, um Arquipélago com dezenas de ilhas rodeado por mares desconhecidos. Ela havia escrito um conto em 1964 que serviu como esboço da ideia, mas foi em 1968 que A Wizard of Earthsea foi publicado pela primeira vez.
Somente em 2016 essa obra-prima da fantasia, já considerada um clássico no gênero, chegou ao Brasil. O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume do Ciclo Terramar, pela Editora Arqueiro, traduzido por Ana Resende, em exemplar com o mapa de Terramar no interior, orelhas, páginas amareladas, boa diagramação e linda capa (com ilustração de Ursula "Sulamoon" Dorada).

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> leitoraviciada.com
Faço isso para me proteger de plágios, pois lá o texto não pode ser copiado devido a proteção no script. Obrigada pela compreensão.

site: http://www.leitoraviciada.com/2017/08/terramar-1.html

Angel 28/07/2017

Quem me conhece sabe que não sou tão fã de fantasia, mas sempre gosto de ler algumas pra variar um pouco. Ler só o mesmo gênero me cansa um pouco.

Quando comecei ler O Feiticeiro de Terramar, eu estava com altas expectativas, vi elogios, e acho que fui com muita sede ao pote. Me decepcionei um pouco com o livro.

Nessa história conhecemos desde a infância a história de Ged, ou Gavião como todos o conhecem.
Sua jornada começou na pequena aldeia onde nasceu quando aprendeu com uma tia pequenos feitiços, e quando chegou a hora seguiu o Mago Ogion que lhe ensinou muito, porém ainda era pouco, então ele foi para a ilha de Roke, onde tinha uma escola de magos, porém é lá que o verdadeiro perigo de sua jornada começa, quando por mera vaidade ele faz algo que coloca sua vida em risco.
Ele viaja por toda a Terramar na tentativa de se livrar do mal que ele mesmo causou, e no processo faz amigos, encontra muitos perigos e desafios.

O que me decepcionou nesse livro foi que apesar de curto, achei ele bem arrastado, como parte da jornada do Ged é bem solitária em vários momentos não tinham diálogos e só descrições e descrições.
Só depois que li o livro que descobri que a série tem mais 4 livros e um conto, então como esse foi apenas o primeiro grande desafio de Ged, acredito e espero que os próximos livros me agradem mais.

São tantos os nomes de pessoas e lugares que foram citados que nem me lembro de todos, principalmente porque levei umas duas ou três semanas para terminar a leitura, e olha que o livro é bem curtinho, mas temos destaque entre os personagens Jaspe, que acredito que terá papel fundamental nos próximos livros, e Vetch, grande amigo de Ged, e o Mago Ogion, que muito sábio aconselhou Ged quando foi necessário.

O Ged foi um personagem que até agora não sei como me sinto em relação à ele. Sua vaidade o deixou irracional em alguns momentos, mas também foi corajoso, fez o que foi necessário em outros momentos. Ele me irritou bastante, mas também consigo entendê-lo. E também já temos uma prévia das dimensões de seu poder e porque ele se tornou uma lenda em Terramar.

A história é narrada em terceira pessoa, e como disse pra mim foi bem arrastada por conta das descrições em excesso, não gosto muito, e fantasia não estar entre os gêneros que mais gosto, me fez não apreciar tanto a leitura quanto as pessoas que me indicaram.

"A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios."

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2017/03/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ursula.html

Victor 24/07/2017

Ursula K. Le Guin é uma autora que produziu inúmeras obras premiadas, mas atualmente não é mais tão conhecida, infelizmente. O próprio Ciclo de Terramar nunca chegou a ter todos os seus livros publicados no Brasil (agradecimentos à Arqueiro por estar trazendo a série de volta). Mesmo assim, a série serviu de inspiração para vários autores da atualidade como Neil Gaiman, Christopher Paolini, J. K. Rowling e outros. Ao ler o Feiticeiro de Terramar é possível notar detalhes que servem de inspiração para várias dessas obras de fantasia que temos hoje.

O livro em si conta a infância de Ged, um grande e poderoso mago do mundo de Terramar. Antes de se tornar extremamente poderoso, eles foi um garoto órfão conhecido em sua terra como Dunny. Sua tia viu que ele conseguia repetir alguns feitiços proferidos por ela com muita proficiência e acabou ensinando-lhe alguns truques. Graças a isso, Dunny conseguiu salvar sua aldeia de um ataque, usando um feitiço de névoa, ganhando, em consequência, alguma fama. Eis que, um grande mago chamado Ogion aparece para conhecer melhor o garoto e levá-lo para ensinar-lhe sobre a magia. Durante alguns anos o garoto treinou com o mago. Esse ensinou-lhe seu verdadeiro nome, Ged e instruiu-o a nunca revelá-lo levianamente (somente para pessoas em quem ele confiasse muito), dando-lhe também o apelido de Gavião.

Em dado momento Gavião passa a ficar um tanto insatisfeito com o método de ensino de Ogion. Esse explica-lhe que ele pode ir para uma escola de magia e indica-lhe a ilha de Roke. Lá Gavião dá continuidade a seu ensino em magia e arruma algumas amizades e inimizades. O grande problema acontece quando um rival de do garoto (Jasper, um aluno também muito talentoso) o desafia a fazer uma magia indevida para sue ano de estudo. Gavião aceita o desafio e, ao executá-la, acaba trazendo à Terramar uma sombra, algo extremamente poderoso e desconhecido, que o professores de Roke dizem que vai persegui-lo a vida toda.

"Somente a sombra pode enfrentar a sombra. Somente as trevas podem derrotar a escuridão."

O Feiticeiro de Terramar é um livro bem curtinho (176 páginas) e rápido de ler. É extremamente interessante lê-lo e analisar vários pontos que inspiraram obras de fantasia que hoje são famosas. O próprio conceito de escola de magia que vemos em Roke, lembra em muito a Hogwarts de J. K. Rowling. O sistema de magia que, alterando o verdadeiro nome dos objetos e seres, pode transformá-los lembra bastante que vemos em O Nome do Vento de Pratick Rothfuss. Até a questão do nome verdadeiro de um mago ser uma forma para controlá-lo é algo que vemos no sistema de magia do Ciclo da Herança de Christopher Paolini. Na capa do Feiticeiro de Terramar vemos, inclusive, uma chamada de Neil Gaiman dizendo que Úrsula foi responsável por incutir o conceito de magia para ele. Enfim, há vários outros pontos e definitivamente recomendo a quem decidir ler analisá-los

Não existem aqui muitos personagens (realmente ia ser meio difícil inserir vários personagens num livro de 176 páginas). O foco principal é em Ged sua infância, seu aprendizado de magia e, após o incidente na escola de Roke, sua busca pela sombra. E essa magia é sempre muito sutil e poética. Não espere ver grandes batalhas de magos porque esse não é o foco. Inclusive, ao final, eu estava com muito medo do livro se tornar alguma pirotecnia maluca de magias, pois isso iria completamente contra tudo o que já tinha sido apresentado até ali. Mas a Úrsula não me decepcionou e garanto que é algo bem satisfatório para a trama.

Fora isso, o texto da Úrsula é maravilhoso: flui bem e sem dificuldades. A descrição dela é um pouquinho rasa, mas nada que incomode. Enfim, pelo legado desse livro e pela história ser muito boa, é um livro que todo fã de mundos fantásticos deveria ler.

PS: O segundo livro (As tumbas de Atuan), já saiu no Brasil, também pela Arqueiro e resenharemos em breve.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/

Marcela @ler_sim_ler_sempre 09/07/2017

Pura Magia
@ler_sim_ler_sempre

✨Antes de Harry Potter ir para Hogwarts, Kvothe ir para o Arcanun existiu Ged, O dragão. Um menino que aos 13 anos decidiu sair de casa e entrar de vez para o mundo da Magia
. ✨Ged após salvar sua aldeia de um ataque é levado por um mago para Real Abi, onde iria praticar magia. .
✨Mas o seu orgulho e sua vontade de aprender mais e "rápido" não lhe deixou preso a esse velho Mago. E ele então se encaminha para a Escola de Magia na ilha de Roke para estudar as artes elevadas e se tornar de vez um Mago. .
✨Porém essa avidez e sua vaidade lhe deixará em situações perigosas. Mas será com esses
erros e tropeços que Ged terá a chance de realmente evoluir como um destemido Mago e um homem de caráter e humilde. .
💭Para se ouvir, deve-se estar calado💭 .
⚡️So que em uma demonstração de poder um monstro foi solto. Uma sombra que não tem forma nem rosto. Que irá persegui-lo a onde ele for. .
✨E nisso Ged sai em uma missão. Onde de caça ele passa a caçador. Em uma tentativa de encontrar essa sombra maligna, antes que ela acabe com ele. .
✨Uma caçada com direito a dragões, fortes ventanias e muitas aventuras por toda Terramar. .
⁉️Será que Ged finalmente encontrará paz em seu coração ?! .
✨Nesse livro temos muita magia e várias passagens maravilhosas, com ensinamentos valorosos sobre humildade, superação dos nossos medos, confiança e amizade. .
💬Eu estava com pressa demais e agora não me restou tempo nenhum. Troquei toda a luz do sol, as cidades e as terras distantes por um punhado de poder, por uma sombra💭 .
✨Com uma capa que é uma verdadeira pintura de um trecho importante da trama e uma edição impecável da @editoraarqueiro .
✨Confesso que, pra mim, ele não foi um livro rápido de ler, por mais que tenha somente 175 paginas, mas essa demora não tira o brilho muito menos minha curiosidade em saber quais caminhos Ged ainda ia percorrer. .
✨Já ansiosa pelo segundo volume que foi lançando agora em Maio pela @editoraarqueiro

site: https://www.instagram.com/p/BWTLdFklBBO/

Alinne Morais @sistersbookaholic 04/07/2017

O feiticeiro de Terramar
Nunca lhe ocorreu que o perigo ronda o poder como a sombra persegue a luz? Pág - 31

Dunny nasceu na ilha de Gont ao norte de Terramar, o garoto perdeu a mãe meses depois de nascer, ele foi criado pelo pai um homem rígido e de poucas palavras. Com sete anos ele vê sua tia falar encantamentos para os animais de sua aldeia, o garoto fica encantando com tudo aquilo, a tia de Dunny vê que ele tem o dom da magia e o ensina alguns feitiços e encantamentos.
Então ele ajuda a vencer uma batalha usando um feitiço de névoa, e começa a ser conhecido em toda ilha, até que um mago chamado Ogion aparece para saber mais sobre o garoto e para levá-lo para aprender sobre magia. Com treze anos o garoto faz a passagem para o seu verdadeiro nome, O mago nomeia Dunny de Ged (Só as pessoas mais intimas e as mais dignas devem saber seu verdadeiro nome).

Mas não sei se algum lugar é seguro para você ou para onde seu o caminho o conduz. Não quero enviá-lo para a escuridão... Pág - 79

Ged fica alguns meses com Ogion, mas o garoto anseia por um estudo mais completo de magia, então Ogion o envia para escola de magia da ilha de Roke. Ele deseja ser o melhor aprendiz e dá tudo de si para isso, lá ele faz amigos, Vetch e Jasper. Só que Ged tem uma relação conturbada com Jasper, os dois vivem implicando e desafiando um ao outro até que Jasper o desafia para um duelo de magia, então Ged invoca um espirito dos mortos e acaba trazendo uma coisa maligna que quase acaba com sua vida, o garoto sabe que está seguro em Roke, e também sabe que se sair de lá a coisa que ele libertou vai voltar para matá-lo.
Adorei ver o crescimento do personagem, ele teve que passar por situações bastante complicadas para mudar a forma como pensava.

O livro é fantástico e aguça nossa imaginação. Em um mundo todo criado por Ursula K.Le Guin, a leitura não é tão fluída pois como em quase todo livro de fantasia, a autora nos explica as línguas e os costumes de cada lugar, mas isso não tira todo brilhantismo. O livro em si também é uma grande lição, pois nos mostra o que a inveja e a arrogância pode trazer para nossa vida. Gostei bastante de O Feiticeiro de Terramar e já estou lendo o segundo livro.

Nota: 4

site: @sistersbookaholic

Dani 29/06/2017

Resenha para o Blog Livros & Café
Estava um pouco ausente do blog... Final de semestre é sempre ruim: estudar para as provas, finalizar monografias e projetos, se preparar para as apresentações de projetos não é nada fácil. Além disso, meu computador resolveu parar de repente e, como se não bastasse, estou com uma crise de enxaqueca que está me deixando maluca. Mas agora estou voltando aos poucos e hoje trago a resenha de um livro incrível que estava bem ansiosa e animada para ler: O Feiticeiro de Terramar. O livro faz parte da série Ciclo Terramar, escrito pela Ursula K. Le Guin.

Como foi dito, O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo Terramar, publicado originalmente em 1968. Quando vi que poderia solicitá-lo juntamente com o segundo livro (que foi lançado recentemente) fiquei bem empolgada e não pensei duas vezes antes de solicitá-lo. Já tinha ouvido falar maravilhas sobre o livro e sobre a genialidade da Ursula, porém, não sabia que ficaria apaixonada pela escrita dessa autora e que viraria fã da mesma.

No livro o leitor conhecerá e acompanhará a vida e a jornada de Ged, ou Gavião. Logo na sinopse você já fica sabendo que este feiticeiro ao longo de sua jornada se tornaria um dos maiores feiticeiros de Terramar. Nas primeiras páginas lemos um pouco sobre a infância do personagem e de como ele começou a usar magia, no começo de forma despreocupadamente. A história de Ged começa quando ele ouve sua tia - irmã de sua mãe - pronunciar algumas palavras que, para o garoto, eram desconhecidas. Ávido por saber o significado daquelas palavras, Ged as repetiu, sem saber as consequências do ato. Quando percebeu que seu sobrinho poderia ter o dom para se tornar um feiticeiro, sua tia passou a treiná-lo. Ged treinava sem descanso, buscando sempre aprender mais e mais. Quando sua aldeia estava sendo atacada, Ged acaba usando magia para salvar a todos. No entanto, ao usar seus poderes, ele acaba ficando muito debilitado, e ninguém, nem mesmo sua tia, sabia se poderiam curá-lo. Até que Ogion aparece na aldeia dizendo que poderia salvar o garoto, se o mesmo fosse com ele, e se tornasse seu aprendiz.

Ged sempre foi uma criança que ansiava por aprender, sempre buscando ser o melhor em tudo, muitas vezes sem se importar com o que seu mestre falava para ele. Até que Ogion decidi que o jovem deveria ir para uma escola, aprender com outros magos. Depois da decisão de seu antigo mestre, o jovem feiticeiro parte para a ilha de Roke, chegando à sua nova escola, Ged conhece outros garotos iguais a ele, faz amizades e também inimizades. Um dia, para provar seu poder e que sabia realizar feitiços, Ged acaba libertando uma sombra que o perseguiria para onde quer que ele fosse.

Eu nem preciso dizer que toda a trama desse livro é super envolvente. A obra tem um quê de Harry Potter, juntamente com outras sagas que deixam o leitor apaixonado e ansioso para ler as seguintes páginas. Quanto mais você lê, mais você quer; mais você quer saber o que acontecerá no final, qual será o destino do personagem, o que ele fará a seguir. Eu me encantei com os personagens, com a história, com a jornada e feitos do protagonista. Ged é uma pessoa que quase nunca pensa em outras pessoas, na verdade, ele é bem egoísta. Contudo ele aprende com cada erro cometido. Ele erra muito, mas vai aprendendo e se descobrindo aos poucos. No final você percebe que ele não é uma má pessoa. Outra coisa que me encantou no livro foi a narrativa da autora... ESSA MULHER ESCREVE MARAVILHOSAMENTE BEM! O livro é riquíssimo em detalhes. Não pensem que por ele ser pequeno faltará conteúdo, ou não terá muitos acontecimentos, porque vocês quebrarão a cara.

Sigam meu conselho e leiam esse livro. Ele é maravilhoso, envolvente, fácil e gostoso de ler. Com uma narrativa impecável que te deixará viciada na escrita da Ursula K. Le Guin.

site: www.livrosecafe.com

Milas Caldas 17/06/2017

Quando pensamos em jovens magos destinados a grandeza logo alguns nomes me vem a mente como Harry Potter, Timothy Hunt, Eragon, entretanto, em 1968, Ursula K. Le Guin “deu a vida” ao jovem chamado Gavião, o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos, e com certeza uma grande inspiração para os seus sucessores! Mas, este livro não nos apresenta o mago em sua plenitude, mas sim o começo de sua jornada, quando Gavião ainda era o pequeno Duny, que se tornaria no jovem Ged.

Ged foi criado pelo pai com ajuda de sua tia, pois quando sua mãe falecera, ele ainda era muito novo. Ferreiro sem instrução, o pai de Ged queria que o garoto aprendesse o ofício, mas ele não queria o mesmo. Passava as tardes brincando, até o dia que viu a tia fazendo um feitiço. Ele não sabia o que as palavras significavam, mas as utilizou e conjurou um feitiço sobre as cabras, o que fez sua tia perceber que ele possuía um grande potencial, e ela começou a ensiná-lo tudo que sabia.

Na pré adolescência, sua ilha (deixar uma ressalva aqui, o mundo do livro é todo composto por ilhas e arquipélagos) foi atacada por selvagens, e o garoto acaba conseguindo salvar sua comunidade utilizando uma magia que até então ele não havia aprendido. Com esse feito, ele ganha fama em outras terras, e é esta fama que chama a atenção do mago Ogion, que o tornou aprendiz e posteriormente o encaminha para uma escola de magos (e não, não é Hogwarts). E é nesta escola onde Ged utiliza uma magia proibida e começa a ser “assombrado” por um mal que não irei contar para não estragar a leitura de ninguém.

Ao longo das páginas, nós vamos acompanhando o crescimento de Ged de um garoto inconsequente para um sábio mago. Assim como qualquer pessoa, ele passou por provações e experiências que deixaram marcas em sua alma, e em seu corpo também. A história possui uma simplicidade deliciosa ao mesmo tempo que consegue explicar para o leitor o que é a magia e como de certa forma ela funciona. Algo que não me agradou muito, foram as partes onde há as explicações dos processos de navegação e dados cartográficos, achei um pouco enfadonho, mas nada que atrapalhasse a história.

Eu nunca havia lido nada da autora, e devo dizer que me encantei com a sua escrita e sua escolha de personagens. Mesmo hoje em dia é raro encontrar obras com personagens principais com tons de pele mais escuros, imagine em 1968 quando o livro foi lançado. Ele nunca esteve entre os mais vendidos, mas é considerado um clássico da literatura do gênero e merece ser apreciado. Se você gosta de livros de fantasia, com certeza irá apreciar este também. E até se você não for muito fã do gênero é capaz de se encantar.

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/10/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-de-ursula-k-le-guin/

LOHS 14/06/2017

Recomendo!!
Olá leitores e leitoras, como vocês já sabem, estamos em mais um mês da fantasia aqui no blog. Eu amo a fantasia. Leio de tudo e mais um pouco, mas jamais deixo de voltar aos mundos que tanto amo e admiro. A fantasia tem o poder de nos levar além e para mim, uma adepta do gênero desde muito nova, pisciana e mestre de RPG, não existe prazer maior em ter em mãos um exemplar dessa temática. E então eu li o lançamento da Editora Arqueiro: O Feitiçeiro de Terramar.

Escrito por Úrsula K. Le Guin, o livro contém todos os elementos de um clássico: somos apresentados a magia, feiticeiros e magos, dragões, terras longínquas, a escuridão contra a luz e uma trama envolvente. Nós acompanhamos a história de um famoso feiticeiro, que um dia se tornará uma lenda para os homens, conhecido por Gavião. Porém, voltando aos anos em que ele era apenas um garoto comum chamado Duny. Essa é a história de como ele se tornará uma lenda, e os caminhos tortuosos que o aguardam.

Duny descobre seus poderes quando os utiliza na aldeia em que vive. Sua tia percebe o dom do sobrinho e assim o treina nas artes primitivas da magia, sem qualquer controle e utilizando-se dela para pequenos prazeres diários. Duny lá permanece, salvando a todos ao longo dos anos. Mas logo o jovem chama a atenção de um mago, Ogion, que faz dele seu aprendiz e o nomeia como homem, aos 13 anos, como Ged. O tempo de aprendiz dura pouco, e o rapaz decide seguir em frente sozinho, rumo a escola de magia. Mas lá seu caminho tomará um rumo sombrio.

Em meio a ganância por poder e anseio por ser melhor que os demais jovens com quem estuda, Ged acaba proferindo um poderoso feitiço e libertando uma sombra, um ser maléfico e que possui grandes poderes. Mesmo diante do arrependimento, já é tarde para o imaturo aprendiz de feiticeiro. A sombra então o seguirá, e ele fará de tudo para reverter o erro que cometeu, antes que prejudique outros seres de seu mundo. Mas essa tarefa não será nada fácil.

A leitura é narrada em terceira pessoa e a narrativa da autora é muito poética, clássica, e nos remete a outros livros fantásticos, que provavelmente utilizaram a obra da Úrsula como inspiração, o que é muito interessante e incrível. O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss narra a magia de forma semelhante, dando a ela o poder das palavras, e isso é lindo de se ler. Acredito que o autor se inspirou em Terramar para dar esse toque especial em sua história, que é incrível (e será minha próxima resenha).

Gostei muito do livro, dos personagens e da ambientação. É um livro curto, rápido e simples demais, dentro do quão complexa a fantasia pode ser apresentada. Muito bom para uma leve leitura de fim de semana. Ged nos mostra como o poder pode nos subir a cabeça e o quanto a ganância pode atrapalhar nossas vidas. É um personagem interessante, assim como a história, que nos deixa curiosos por mais volumes e pelo que aguarda o jovem feiticeiro. Aguardando o próximo!

Por fim, preciso destacar essa linda arte de capa, e a diagramação impecável da Editora Arqueiro. Ficamos muito felizes em ver o quanto ela é uma editora carinhosa quando se trata de obras tão incríveis. Amo as capas de seus livros.

Confiram a aventura do feiticeiro Ged, não vão se arrepender!

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2016/12/ii-mes-da-fantasia-o-feiticeiro-de.html

Jhony 14/06/2017

Resenha publicada no site Leitor Compulsivo
Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Opinião: O Feiticeiro de Terramar compõe uma trilogia escrita pela autora Ursula K. Le Guin, e foi publicado originalmente em 1968 nos EUA. Hoje a detentora dos direitos aqui no Brasil é a Editora Arqueiro. É neste livro que conhecemos Ged, um garoto com dons inicialmente desconhecidos por ele, que se tornará famoso pelas façanhas feitas por onde passou, que lhe atribuíram o título de Gavião. E é através deste livro que desbravamos uma saga onde um jovem imprudente, arrogante e extremamente talentoso, que inicialmente não sabe o tamanho do poder que detém, acaba liberando um mal no mundo.

“Nunca lhe ocorreu que o perigo ronda o poder como a sombra persegue a luz? A
toda a palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. Antes
de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar!”

Desde que conheci o Ciclo Terramar que queria ler os livros, pois sabia que a escritora tinha influenciado grandes autores da contemporaneidade como Patrick Rothfuss (meu grande influenciador do gênero), Neil Gaiman, Joe Abercrombie, dentre outros. Por isso quando descobri que em 2016 a Editora Arqueiro ia publicá-los fiquei muito empolgado, pois eu queria retomar aquele sentimento de ler uma história onde um grande mago passa por todas as etapas de amadurecimento até o momento em que ele é conhecido pelas façanhas feitas, desde sua infância até a vida adulta; me veio logo em mente Harry Potter e o mundo criado pela J.K. Rowling, mas ao iniciar a leitura eu percebi que estava totalmente equivocado, essa não seria uma história onde um garoto conhece uma escola onde irá aprender a dominar o seu dom, conhecerá outras crianças com a mesma idade que a sua e irá fazer amizades pro resto da vida. Confesso que fiquei meio desapontado de início, pois eu ainda não tinha percebido a grandeza da obra escrita pela autora, que apesar dela não ter nos mostrado o dia a dia do jovem Ged, Le Guin nos ensina que quando somos detentores de um grande dom, temos grandes responsabilidades para com ele, e que qualquer atitude menos ponderada que podemos ter, pode acarretar em problemas que afetarão a vida de outras pessoas.
Com uma narrativa de estilo poético, de leitura simples, cadenciada (sem aquela coisa frenética dos livros de Fantasia da atualidade), um livro curto. E gosto de fazer uma comparação d’O Feiticeiro de Terramar como se fosse uma daquelas histórias contadas por nossos avós no fim de tarde, onde o personagem vai enfrentando as dificuldades que a vida trás e que nas minuciosidades desses contos, ficam aprendizados pro resto de nossas vidas.

Avaliação: 3,5/5 estrelas.

Autora: Ursula K. Le Guin nasceu em outubro de 1929 em Berkeley, na California, e é filha do antropólogo Alfred Kroeber e da escritora Theodora Kroeber. Estudou na Radecliffe College e na Universidade de Columbia e se casou, em Paris, com o jovem historiador Charles Le Guin. A autora tem uma vasta obra, que inclui poesia, contos e romances, publicada e traduzida no mundo todo. Foi vencedora dos mais renomados prêmios da literatura fantástica: Hugo, Nebula, Locus, Asimov, Lewis Carrolll, Shelf, World Fantasy, entre outros. Por O feiticeiro de Terramar, recebeu ainda o prêmio Horn Book, do jornal The Boston Globe.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/05/09/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ursula-k-le-guin/

Vivian San Juan 05/06/2017

Aventurar na história de Ged e cia
Primeiramente, "O Feiticeiro de Terramar" já chama a atenção com essa capa perfeita. Depois lendo a sinopse parece que será um livro com muita aventura e magia, os ingredientes certos para os amantes do gênero de fantasia. Conforme vai se apreciando a história, percebe-se que esse livro tem muito mais que oferecer e mostra um jovem herói, um pouco diferente do que nós conhecemos, alguém que se assemelha a nossa realidade, com lados positivos e negativos. E por fim acabei descobrindo que esse livro é um clássico, um pouco menos conhecido, feito em 1967, numa época onde não tinha magos adolescentes e sim feiticeiros famosos como Galdalf e Merlin que eram referências nesse estilo. Sei que vocês querem saber mais, então contarei abaixo detalhadamente e sem dar spoiler (tarefa difícil rsrs) sobre o que eu achei da história da autora Úrsula K. Le Guin.

Ged/Gavião descobre muito cedo o seu dom para magia. Ele mora com o pai, mas é a sua tia bruxa que percebe o seu talento. Devido a um acontecimento no qual Ged precisa usar o seu poder para salvar os habitantes da aldeia onde mora, ele acaba despertando a atenção de um mago chamado Ogion. Impressionado com o poder do menino, ele o convida para ser o seu aprendiz. Mas Ged/Gavião anseia por mais conhecimento, mais aprendizado e o que o seu mestre lhe dá não é o suficiente. Ele quer mais e mais. Por esse motivo Ged/Gavião decide ir para Roke, uma ilha onde tem uma escola para magos. Só que apesar dele ser um menino com grande potencial, ele se deixa levar pelo orgulho e pela vaidade em mostrar o quanto ele é superior aos demais, principalmente em mostrar ao seu desafeto da escola, chamado Jasper, o quanto ele é melhor e mais poderoso. Porém esse episódio, não termina bem, pois Ged liberta um mal, uma sombra das trevas, na qual ele vai precisar procurar e descobrir sozinho um meio de vence-la. E assim começa a jornada de Ged, passando por mares e terras de Terramar, conhecendo pessoas e revendo velhas amizades, lutando com dragões, na tentativa de terminar algo que ele mesmo começou e conquistar novamente a sua paz.

"A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios. Pense nisto: toda palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. Antes de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar!"

Ged/Gavião é um heroí bem humano, com seus erros e acertos. O leitor nota o crescimento e evolução do personagem conforme a leitura vai se desenrolando. A importância de aprender com seus erros para não comete-los novamente ficou bem claro na história, o que a deixa ainda mais especial, pois a vida real é assim, um constante aprendizado e infelizmente nós erramos na busca em fazer o que é certo, só que o que é correto para mim, talvez pode não ser para o outro e vice-versa. Outro detalhe, é sobre o poder, seja em qualquer situação, o poder faz com que as pessoas se transformem e aí é que começam a surgir os problemas. Ninguém é melhor que ninguém, cada um é bom em algo e ruim em outro, o importante é saber respeitar as pessoas e principalmente a si mesmo. O jovem mago através dos seus deslizes, vai aos poucos aprendendo e se descobrindo.

No final de "O Feiticeiro de Terramar" a autora fala um pouco sobre o que levou a fazer essa história numa época que não era comum magos adolescentes e principalmente personagens negros sendo protagonistas e coadjuvantes, que é o caso de Ged e seu amigo Vetch. Vale a pena ler esse finalzinho e conhecer um pouco mais sobre o surgimento do livro.

"O Feiticeiro de Terramar" tem uma história graciosa e despertou em mim um grande carinho pelos personagens, porém apesar de ser um livro relativamente fino com poucas páginas, achei ele um pouco cansativo. Não consegui devorá-lo com a mesma intensidade e rapidez que outros livros do gênero. Mesmo tendo essa questão, aconselho a todas as pessoas a lerem esse clássico que foi inspiração para livros posteriores de fantasia como Harry Potter, Eragon, Narnia, entre outros.

Soube recentemente que teremos mais livros dessa série. Em maio/2017, a editora Arqueiro vai publicar o segundo livro. Que venha mais aventura em Terramar!

Resenha no blog Saleta de Leitura: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ciclo.html

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ciclo.html
Eber 14/06/2017minha estante
Bom lersia opinião porque fui ler bem empolgado, apesar de ter demorado a iniciar a leitura, e percebi que não engrena fácil hahahahha, apesar de estar lá na página 50 vi que não é um livro que se devora rapidamente
Bela resenha!

Vivian San Juan 14/06/2017minha estante
Obrigada Eber! É não engrena fácil. Estou no segundo livro da série e isso continua. Mesmo assim, os livros tem seus méritos. Abços

Aline|@Meninatecária 02/06/2017

Esperava mais.

"Por isso, enquanto durasse o breve sonho, ele ficaria feliz nele." - pág 150

Terramar é um mundo repleto de ilhas, cheio de magia e seres mágicos. Especificamente na ilha, Gont, iremos conhecer a origem de um dos que irá vir a ser um dos feiticeiros mais poderosos de todos os tempos, conhecido como Ged ou Gavião, como quiser chamá-lo.

Desse pequeno Ged foi treinado por sua tia bruxa que sempre viu um grande poder no garoto, e assim, após vários treinamentos básicos ele consegue salvar sozinho a sua ilha de invasores sanguinários, porém, tendo sérios problemas pelo uso excessivo da magia.

Após Ged conhecer o feiticeiro, Ogion, que cura-o dos problemas de saúde, o verdadeiro treinamento para se tornar um feiticeiro começa, contudo a ambição para aprender e surpreender os outros é grande no jovem, o que acaba fazendo, Ogion, mandar o garoto para uma escola de magos em outra ilha. Ao chegar, vendo seus poderes comparados a outros jovens, a mesma ambição começa a fluir do coração de Ged, levando o garoto a invocar um poderoso ser das trevas em uma disputa idiota de magia.

Agora tendo que lidar com esse mostro que não possui nome, nem forma, Ged enfrentará uma cruzada perigosa entre as ilhas de Terramar para conseguir destruir tal monstro, ou, lutar para não ser morto. Porém, no meio de tudo isso ainda aparecerá outras ameaças perigosas que clamam pela atenção do feiticeiro.

"Um caminho ruim pode levá-lo a um bom fim, afinal." - pág 109

Então leitores, essa é a premissa do livro, pode vir a ser um clichê hoje em dia, mas, lembrem-se, ele foi publicado em 68, um período em que fantasia não era muito reconhecido. A escrita da autora é muito rica em detalhes, e tanta informação me deixou cansada da leitura, é tão complexo que nem parece um livro de 176 páginas. As cenas de batalha/magia passam muito rápido e não são bem aproveitadas. Enfim, eu gostei mais do posfácio do que do restante, esperava um pouco mais.

Se você curte Senhor dos Anéis e O Hobbit, talvez goste desse livro. Talvez!

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/

Álex 31/05/2017

Um novo olhar da fantasia épica!
Já adianto: a sinopse não revela nem 10% do tamanho total da trama. O livro é muito mais do que simples jornada do herói: é uma história sobre auto-confiança e auto-descoberta; sobre ir em busca do seu sonho.

Começando pelo personagem principal: pra mim ele não foi daquele tipo de personagem que senti um amor a primeira vista. Ged é construído aos poucos, ao longo da trama, o que nos permite ver a evolução dele. No começo eu o estava achando bem arrogante e um pouco "peito inflado" demais, mas conforme a narrativa avança, a gente vai entendendo um pouco mais como a mente dele funciona e ele se põe no seu lugar. Depois da metade do livro eu me afeiçoei a ele e torci pelo seu sucesso... e isso não acontece sempre. 😂

Achei incrível, a construção do mundo! Ursula não poupa detalhes, nos contando como funciona o mundo e explicando-o de maneira impecável! Em 180 páginas ela cria um universo sensacional, com suas próprias crenças e regras. Ela colocou, além da trama principal, outras mais simples espalhadas pelo mundo, assim pudemos vê-lo melhor. Uma coisinha que me incomodou foi o fato das viagens terem sido muito rápidas... As vezes um personagem viajava milhares de km em questão de parágrafos e eu, particularmente, não gosto muito disso, Mas também agrada a muitos, então fica a seu cargo! :)

Gostei muito da forma como ela inseriu os personagens secundários na história. Nenhum deles está ali só por estar, todos têm um propósito maior e uma influência na trama, o que passou uma verossimilhança maior pra estória. E, claro, personagens bem construídos = personagens tridimensionais. Foi bem legal acompanhar as várias faces de cada um dos personagens e ver como eles reagiam a certas situações.

Depois da leitura de O Feiticeiro de Terramar, pude ver de onde Patrick Rothfuss - autor de O Nome do Vento (que, inclusive, já falei por aqui) - bebeu. Sim, meus amigos, O Nome do Vento tem aspectos muito parecidos com esse livro, mas isso não é, de forma alguma, um empecilho! Muito pelo contrário! 😉

Mesmo que o número de páginas do livro seja razoavelmente baixo (ele tem 180 páginas) a Ursula conseguiu apresentar muito bem a problemática principal da história e resolvê-la no final. Óbvio que eu queria saber mais um milhão de coisas e algumas respostas não foram dadas, mas precisamos lembrar de que o Ciclo Terramar é uma série e muitos outros livros virão pela frente. Então sónos resta esperar e roer as unhas.

site: http://www.umbookaholic.com/2016/12/o-feiticeiro-de-terramar.html
Thaís Damasceno 31/05/2017minha estante
Nunca tinha me interessado por esse livro, mas essa sua resenha já deu vontade de sair correndo e comprar comprar pra ler.

Álex 01/06/2017minha estante
ebaaa! leia sim, Thais!

Desireé 25/05/2017

Magia além das palavras (@upliterario)
O Feiticeiro de Terramar é uma Fantasia espetacular (com F maiúsculo mesmo), seja pelos seus personagens bem construídos, pela narrativa intensa e cadenciada, pelos cenários palpáveis e incríveis, mas, principalmente, devido à destreza que Ursula K. Le Guin possui em embalar uma boa história com uma escrita impecável.

No primeiro livro do Ciclo de Terramar, temos o início da jornada de Gavião, o maior feiticeiro que se tem conhecimento, desde sua infância e os primeiros contatos com a magia, passando pelo recebimento de seu verdadeiro nome, pelos ensinamentos em uma escola de feiticeiros, e indo até os primeiros desafios que Ged precisará enfrentar para se fortalecer e amadurecer como ser humano e feiticeiro.

A magia existente nesse mundo é única e bastante interessante, na qual o poder está intimamente relacionado ao conhecimento do nome verdadeiro de cada coisa e ser do nosso mundo. A partir deste conhecimento, o feiticeiro detém o poder e o controle sobre as coisas e seres, de forma que o seu próprio nome também lhe é igualmente forte e perigoso, caso tal conhecimento caia nas mãos de forças inimigas.

Apesar de se tratar de um livro destinado ao público mais jovem, Ursula - vulgo, a maga das palavras - traz uma linguagem tão madura, desprovida de termos e clichês infantilizados, que o Feiticeiro de Terramar pode ser tranquilamente lido por leitores de qualquer idade, e, recomendado, principalmente, para aqueles que já moraram por muitos anos em Hogwarts e sentem saudades da boa e velha magia, que apenas poucos autores conseguem transmitir em palavras.

[...]

"É a luz que derrota a escuridão - gaguejou Ged. - A luz."

[...]
"Ele quase cedera - mas não. Não havia permitido. É muito difícil para o mal se apropriar da alma que não o consente."

Outro ponto muito positivo do livro, é o fato de Ursula nos trazer uma boa fantasia sutilmente desvinculada dos paradigmas básicos do herói: homem branco, que luta contra seres do "mal" em uma grande guerra. Aqui, Ged é um protagonista de pele morena e seu melhor é um jovem feiticeiro negro e o desafio que o herói deve enfrentar não está em uma guerra, com batalhas e monstros fardados, mas em um intenso conflito contra a sua própria Sombra, a qual ele libertou do mundo dos não-vivos e que faz parte dele, assim como ele faz parte dela.

Um início de saga impecável e que promete grandes aventuras e desafios em cada um dos quatro cantos de Terramar. Mais do que recomendado! Leitura obrigatória para amantes ou não de fantasia.

site: www.instagram.com/upliterario

Ana Lopes - Blog Entre Páginas 25/05/2017

Resenha: O Feiticeiro de Terramar (Blog Entre Páginas)
Olá amigos, tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha do livro "O Feiticeiro de Terramar", minha escolha para voltar ao mundo da fantasia, e já adianto que não poderia escolher melhor. Confesso que comprei o livro pela capa, sem ler críticas, ver avaliações, nada mesmo! E que escolha maravilhosa, o livro é muito bem escrito, de uma forma que a gente se envolve completamente, e espera ansiosa pela conclusão.

O Feiticeiro de Terramar conta a história de Ged, um garoto que descobre por acaso ter o dom da magia. Seus feitos nessa arte levam a seu caminho Ogion, um feiticeiro de outras terras, que deseja ter Ged como seu aprendiz, e lhe ensinar o uso correto da magia. Ged fica muito empolgado com a idéia, e parte ao lado de Ogion, ansioso por aprender grandes feitiços e ser um grande mago. Mas nem tudo são flores, Ged é ansioso, orgulhoso e tem uma necessidade enorme de “se mostrar”, e quando a forma de Ogion de ensinar não é muito aceita pelo menino, Ogion decide enviar Ged para Roke, uma escola para jovens aprendizes de magia. E novamente Ged sai em busca de conhecimento e novas aventuras.

Desde cedo o menino mostra traços de personalidade bem complicados: é orgulhoso, exibido, às vezes invejoso, e de gênio forte; em Roke esses traços se fortificam, pois apesar de ser um bom aluno e lidar bem com os colegas, Ged quer sempre mais, necessita ser o melhor, se sente inferior e isso aumenta sua raiva e a necessidade de se provar, levando-o a atos imprudentes e perigosos, que deixam conseqüências marcantes para o resto da sua vida. Ged libera um mal na terra que o irá perseguir por muito tempo, e só a completa mudança de atitude, o amadurecimento e o autoconhecimento serão capazes de ajudá-lo a combater esse mal, e restaurar seu equilíbrio interior.

Anos mais tarde, mais velho e talvez mais sábio, Ged percebe que precisa enfrentar seus medos e seu maior inimigo, afim de finalmente ter paz, e concertar o erro que há tantos anos cometeu. O Feiticeiro de Terramar nos conta a história de Ged, desde o menino pastor até o feiticeiro que se tornou, e toda a sua jornada e aventuras até ali.

Já que esta é a resenha das confissões, confesso que quando comecei a leitura de O Feiticeiro de Terramar, minhas expectativas foram lá no chão. Achei mesmo que não ia gostar, que seria uma leitura arrastada, não ia me prender, fiquei até com medo de desistir (e olha que não sou de abandonar uma leitura!). E o que provocou isso? Bem, de início, a forma de narração do livro. Gosto de livros ricos em diálogos, e OFDT (vou resumir pra ficar mais fácil rsrs) conta com um narrador em terceira pessoa, que está, na verdade, nos contando a história de Ged. São poucas as falas e diálogos, e até me acostumar a essa forma de narração, eu protelei a leitura um pouquinho. Outra dificuldade foi a constante mudança de cenários, fiquei um pouco perdida... Mas gente é uma jornada né? O moço tem que passar por vários lugares mesmo! E quando peguei o ritmo, a magia finalmente aconteceu!

O livro é extremamente rico. Em personagens, em cenários, em história. Acompanhar a jornada de Ged é realmente muito interessante, pois podemos entender como a mente dele funciona, sentir o que ele sente, e perceber com mais clareza seu amadurecimento de acordo com as situações que ele passa. Tudo é um aprendizado, e extremamente valioso por sinal. São as situações pelas quais Ged passa que o levam a entender seu destino, seu verdadeiro propósito, e se tornar a pessoa que estava destinado a ser.

Apesar de ser um livro com muitos lugares e personagens, poucos tiveram verdadeiro destaque, pois o objetivo do livro é realmente acompanhar a vida de Ged, e as pessoas só são mencionadas quando passam por seu caminho. Durante a leitura houve momentos que eu questionei “E fulano? O que aconteceu? Vai ficar por isso mesmo?”; algumas das minhas dúvidas foram respondidas, outras não, mas como entendi o propósito do livro, isso não prejudicou em momento algum minha leitura ou me fez desgostar do livro.

A trama principal é bem envolvente, e durante toda a leitura me fiz as mesmas perguntas que Ged: O que é a sombra? Quem é? Como derrotá-la? Estava ansiosa pela conclusão desse mistério, e quando ela finalmente veio, fiquei extremamente satisfeita! Sabem quando um final se encaixa perfeitamente nas suas expectativas? Quando você vê os fatos se juntando, e fazendo todo sentido do mundo? Foi a minha sensação. Não poderia ter sido melhor, mais auto-explicativo, mais brilhante! A autora fez um ótimo trabalho, e me deixou ansiosa pelo próximo livro.

O Feiticeiro de Terramar é o primeiro livro de um ciclo. O segundo volume, “As Tumbas de Atuan” foi lançado em Maio/2017 pela editora Arqueiro, e já estou aqui ansiosa aguardando o meu! Recomendo muito a leitura para todos os fãs do gênero, tenho certeza de que vão gostar!

Beijos e até a próxima!

site: http://www.entrepaginas.com.br/2017/05/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ursula.html

priscila.saatmam 19/05/2017

Mal posso esperar pelos próximos livros...
O Feiticeiro de TerraMar é um livro simples, porém profundo e diferente, ele é pura fantasia. Isso é maravilhoso.

A autora criou um universo ímpar, e apresenta cada característica deste ambiente com detalhes que só falta você sentir o cheiro de maresia no ar. E os nomes de cada ilha, região e etc, são bem originais.

Ged, o personagem principal é um garoto de origens humildes, que nasceu com a magia dentro de si. Sua tia percebe isso e o inicia na arte da magia ensinando tudo quanto ela sabe. Após um feito, que salva seu povo, ele passa a ter aulas com o mestre Ogion, que vê toda a potencialidade de Ged.

Ged ansiava por aprender magia, para tornar-se melhor. Ele é então enviado para a escola de magia em Roke, uma cidade puramente mágica. Ele se torna um aluno notável, mas o que era apenas uma ânsia por aprendizado virou orgulho e arrogância e, motivado por uma disputa juvenil ele acaba cometendo um erro grave. Ged precisa agora lidar com seu poder, sua responsabilidade, a princípio só, depois acompanhado de um grande amigo mago Vetch.

Assim, Ursula nos dá de presente uma aventura que fala sobre crescimento, como ela fala no posfácio do livro (que posfácio lindo)… “Para ser o homem que ele pode vir a ser, Ged tem que descobrir quem (e o que) é seu verdadeiro inimigo. Precisa descobrir o que significa ser ele mesmo.”

E, antes de concluir quero dar destaque ao fato de que nem Ged, nem Vetch são personagens brancos e eu amo isso.

“Eu me opus á tradição racista, "tomei uma posição”