O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Na Nossa Estante 09/04/2017

O Feiticeiro de Terramar
O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série que se chama Ciclo Terramar e foi publicado originalmente em 1968, pela escritora norte-americana Ursula Kroeber Le Guin. A autora já escreveu romances, ensaios, poesia e literatura infantil, destacando-se na fantasia e na ficção cientifica. Foi ganhadora de diversos prêmios da literatura. Comecei minha resenha falando um pouco dela porque me considero uma leitora jovem, não conhecia a escritora e nem suas obras. Comprei o livro numa promoção boa da Arqueiro e por já ter ouvindo falar muito bem dele.

Nesse primeiro volume podemos acompanhar o início da jornada de um dos maiores feiticeiros que já existiu em Terramar. A ilha de Gont é uma região famosa por seus feiticeiros e é também a terra onde nasceu o nosso protagonista. Duny perdeu a mãe, quando tinha um ano de idade e passou a morar com o pai. O protagonista também tinha seis irmãos, só que esses irmãos eram muito mais velhos e, uma a um, foram saindo de casa, já que o pai deles era um homem irritável e taciturno, por isso não havia ninguém para criar o garoto com carinho.

Duny foi crescendo sendo um selvagem, barulhento, orgulhoso e de gênio forte. Certa vez quando ele tinha sete anos, ele ouviu sua tia, uma irmã de sua falecida mãe, dizer umas palavras. No outro dia, ele as repetiu mesmo não sabendo o significado delas e causou uma maior confusão. Sua tia percebeu que ele tinha poderes e que ele acabaria se tornando um feiticeiro, por isso tentou lhe ensinar tudo que sabia, pois era uma bruxa. No entanto, o menino era muito vaidoso e no início usava magia sem se importar com as consequências. Duny adorava o poder e o conhecimento que as artes mágicas lhe dava. Uma vez quando tinha doze anos, as aldeias começaram a ser atacadas por um povo voraz, de pele branca, cabelos louros, que gostava de ver sangue e sentir o cheiro de cidades em chamas. E para evitar que sua aldeia fosse atacada, o protagonista recorre a magia, produzindo algo tão forte que salvou a todos. Só que o uso de tanta magia lhe cobrou um preço, deixando-o debilitado, cego e confuso. Nem sua tia conseguiu lhe curar.

A história do rapaz que controlou o nevoeiro e espantou os guerreiros com uma confusão de sombras foi contada por todo lugar. Uns dias depois que Duny salvou aldeia, um mago muito importante e famoso, chamado Ogion, chega na aldeia, salvando o menino e levando-o para ser seu aprendiz. Como seu mestre,o mago lhe deu o que seria seu verdadeiro nome. Então Duny passou a ser chamado de Ged, pois na história do livro, dar nomes as coisas e a seres era um costume extremamente importante e o significado do nome era ainda mais. Ged se tornou um adolescente arrogante, sem dar muita importância para que o seu mestre falava, uma vez que ele queria mesmo era aprender de tudo e ser melhor em tudo. Certo dia Ged fez um feitiço e liberou uma sombra maléfica. Ogion dispensou a sombra, mas a partir desse momento Ged teve escolher para qual escola ir.

Depois de sua escolha, Ged começa sua jornada para se tornar o grande feiticeiro chamado Gavião. O protagonista parte para a ilha de Roke onde fica uma das duas escolas de magia. Ged faz amigos e também inimigos, mas o seu maior objetivo é ser o melhor e o favorito dos mestres. Preso na rivalidade e na ambição, Ged acaba fazendo um feitiço que libera de vez a “sombra” e quase lhe custa sua vida. Depois desse episódio, Ged mudou totalmente sua personalidade, se tornou mais humilde e se arrependeu de suas tolices.

Teve várias coisas que me encantaram em O Feiticeiro de Terramar, primeiro, foi que o protagonista nunca quis salvar o mundo ou seu povo, Ged é egoísta e pensa só em si e o livro não se trata de uma luta entre povos ou de poder, se trata de uma jornada e descobertas pessoais. E depois de cometer vários erros foi que o protagonista aprendeu a lição. Ged não é um personagem ruim, é apenas um jovem que quer atenção e provar o seu valor. Também o que me chamou a atenção foi a escrita da autora, não é uma narrativa cansativa e ao mesmo tempo ela nos traz um cenário tão rico em conteúdo que fiquei pasma. Quando peguei o livro em mãos, pensei: moleza, vou ler rápido, já que é um livro médio em questão de páginas, mas me enganei redondamente. No quesito conteúdo ele é um GIGANTE.

Quero compartilhar uma descoberta enorme que eu fiz ao ler o posfácio da autora, já que li o início do livro com uma rapidez e nem saquei alguns detalhes. Ged (Gavião) é negro, assim como seu povo e a grande maioria dos feiticeiros de sua terra. Logo no primeiro capítulo ele descreve os guerreiros que atacaram a terra de seu povo, mas em nenhum momento ele se descreve. E como uma tola não percebi isso, mas no posfácio Ursula explica que também poucos leitores percebem isso e seus motivos para não ter falado disso abertamente. Imaginem que nos anos 60 já era um preconceito enorme ser uma escritora mulher, mais ainda escrevendo sobre um feiticeiro negro como protagonista de sua história. Dessa forma, quando terminei o posfácio, voltei ao início do livro e pude compreender a genialidade dessa mulher. Aguardo ansiosamente a continuação, pude conferir a capa do segundo livro e ela está linda.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/03/o-feiticeiro-de-terramar-resenha.html

R.Silveira 07/04/2017

Bom porém cansativo
Livro ótimo, bonito, com páginas grossas, universo fantástico com vários segredos para ainda serem revelados. Cansativo, praticamente impossível ler 3 capítulos seguidos, porém, gostoso de ser lido devagar e com calma

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

O Feiticeiro de Terramar, publicado originalmente em 1968, é o início da série Ciclo Terramar, composto por 5 livros de histórias + 1 de contos. Conforme nos conta a própria autora Ursula K. Le Guin no posfácio, naquela época os livros de fantasia para adolescentes praticamente não existiam e quem gostava deste gênero, conhecia as obras de Tolkien, onde os bruxos e magos eram velhos com enormes barbas. Então, a publicação do Feiticeiro de Terramar foi uma inovação, pois trouxe como protagonista um menino de 12 anos: o jovem e imaturo Ged, que tinha tudo para evoluir e se transformar no mais poderoso feiticeiro de todos os tempos. Mas antes, era preciso aprender, estudar, dominar sua arrogância, seu orgulho, enfim, amadurecer como pessoa para então poder desenvolver e controlar seus poderes.

Achei a narrativa excelente, um pouco descritiva em excesso para um livro tão curto. Mas empolgante o suficiente para despertar a curiosidade pelos outros livros. Incomodou um pouco a falta de diálogos, pois além de Ged ser um rapaz solitário, mesmo quando está com outras pessoas, conversa muito pouco.
Por outro lado, a história é muito interessante e super indicada para aqueles que gostam de fantasia, escola de magia, dragões, feitiços poderosos, vilões sombrios e misteriosos... E tudo isso, muitos anos antes de conhecermos a saga do famoso bruxinho que tanto amamos!

O Feiticeiro de Terramar é um clássico da literatura de fantasia e sua autora, referência para grandes escritores do gênero, como Neil Gaiman e Joe Abercrombie. Agora, vamos torcer para a Editora Arqueiro publicar as continuações desta saga, para acompanharmos a trajetória de Ged, até tornar-se o lendário feiticeiro Gavião!

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Primarcolino 23/03/2017

Fantastic Books
Estou meio confusa com a história que li. Primeiro, porque não decorei a maioria dos nomes dos lugares por onde Gavião passou. São muitas fases da vida dele que acompanhei e cada uma é marcada por uma aventura diferente, por isso é difícil saber o que contar para vocês sem revelar spoiler.

Antes de começar a falar sobre a história, devo ressaltar que nesse livro o nome das coisas, pessoas e lugares tem uma importância enorme. Para quem já é familiarizado com alguns livros de histórias de magia, sabemos que nomes podem dar aos magos poder sobre tudo, caso ele saiba o VERDADEIRO nome.

Também preciso deixar claro que esse livro foi comparado com o Harry Potter, mas que ele foi lançado muitos anos antes de HP e essa é apenas uma nova publicação do mesmo. Confesso que achei a leitura muito mais sinistra que a de Harry e que em algumas partes do livro fiquei meio tensa lendo, pois Gavião não é apenas ousado, ele é muito inconsequente e mexe com magias obscuras. Não posso deixar de citar que esse livro é uma segunda edição, pois ele foi publicado originalmente em 1968, e se tornou um clássico da literatura de fantasia.

O livro conta a história de um menino chamado Duny, que foi iniciado na mágica quando era bem novo por uma tia sua. Ela descobriu que Duny tinha esse dom quando por acaso o viu usando magia apenas porque repetiu algumas palavras que ele nem conhecia. Logo que começou a usar seus poderes sua aldeia foi atacada e ele conseguiu conjurar um feitiço que salvou a quase todos, mas infelizmente ele entrou em um transe sem volta. Até que um grande mago veio atrás dele, pois sua história havia percorrido muitos povoados.

Quando o mago encontrou o menino, ele salvou sua vida e lhe deu seu novo nome, o qual poucas pessoas deveriam saber: Ged. Descobrimos nesse momento que ele é um rapaz muito teimoso e orgulhoso, que se deixa ser levado por provocações e invoca uma sombra do mal, a qual seu mentor consegue habilidosamente desfazer. Porém, após isso ele decide ir para uma escola de magia, onde conhece dois rapazes. Um deles se torna um amigo, mas o outro desperta uma fúria dentro dele e isso acaba levando ele através de apostas e provocações para libertar um ser maligno que quer se apossar de sua magia. E assim começa a sua busca pela descoberta de como acabar com esse ser... Será que isso é possível? Pois todos desconhecem o que isso é, qual seu nome e quem o comanda...

Adorei o livro, a capa é maravilhosa e a história envolvente. Recomendo muito para quem gosta de um bom suspense com uma pitada enorme de magia. E preparem-se para lidar com criaturas, monstros e um adolescente muito cabeça dura e orgulhoso.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/11/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-de-ursula-k-le-guin.html

Déborah 20/03/2017

Pra ler no busão: O feiticeiro de Terramar
Falou em lançamento de fantasia já fico toda afoita de tão curiosa.

É um gênero que eu adoro tanto quanto romance.

Confesso que ultimamente acaba me deixando meio chateada, mas no geral eu gosto.

Sei que ainda vou achar aquela fantasia que vai me arrebatar como antes.

Esse livro é praticamente um clássico dentro da fantasia, então quando soube de toda a fama dele minhas expectativas e ansiedade aumentaram e só sosseguei quando finalmente ele chegou pra mim.

Quando comecei a leitura estava ansiosa para ver toda a magia que ela traria...

Porém já fiquei um pouco frustada, pois o que apareceu foi um menino que tinha o dom para ser um mago e começou a aprender sobre a arte da feitiçaria, mas seu grande problema era ele mesmo.

Ged é muito orgulhoso e vaidoso. Se sente o melhor e mais inteligente de todos. Sem contar que ele é inconsequente.

Faz as coisas sem pensar e sem medir consequências e é por ser impulsivo que ele acaba libertando um grande mal sobre a Terra e ganhando cicatrizes no corpo e na alma.

É depois desse duelo com o mal que ele passa a se modificar. Ele se mostra mais humano e percebe o quanto errou.

Vemos esse crescimento dele e ele finalmente se tornando um homem.

Ged passa por algumas aventuras em busca de um duelo final com o mal que libertou.

O livro é curto, mas um pouco arrastado.

A narrativa tinha tudo para ser interessante, mas a descrição é cansativa e não conseguiu me prender o suficiente.

Uma das partes que mais gostei foi a amizade verdadeira que ele construiu enquanto estava na escola e a admiração que ele tinha pelo seu primeiro mestre.

É uma história mediana que tinha tudo para ser grandiosa, mas não rolou.

Infelizmente minhas expectativas não foram alcançadas, mas é um livro bom.

A capa é linda. A diagramação é simples, mas boa e páginas amareladas sempre ótimo.

Não encontrei problemas de revisão.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

Café & Espadas 13/03/2017

A Magia das Palavras de Ursulla Le Guin
Eu imagino aqui com os meus botões: como deve ser difícil essa profissão de escritor.

Quão difícil é para um ser humano narrar uma história para uma pessoa que ele nunca viu na vida. Que ele nunca teve um contato sequer. Adjunto a isso, ainda se preocupar com a tessitura de sua escrita, com o ritmo da narrativa, com a construção de personagens, e por aí vai.

Uma tarefa árdua, de fato, mas imagino também que o resultado final vem como um prêmio e um alívio para o autor. Ele pode contemplar a sua obra como um arquiteto que, deslumbrado, aprecia uma catedral projetada por ele mesmo.

Não sei se Ursulla Le Guin teve essa sensação quando pôs o último ponto final no manuscrito de O Feiticeiro de Terramar, mas para um leitor, principalmente os que se deleitam na fantasia, esse alívio que mencionei acima vem prematuramente, logo no folhear das primeiras páginas.

A sensação de que estamos diante de um livro que foi minunciosamente projetado na sua essência, na sua alma, naquilo que toca a imaginação de quem lê, na simplicidade.

* Continue lendo a resenha no site do Café & Espadas - link abaixo:

site: https://cafeespadas.com/o-feiticeiro-de-terramar/

Viviana 13/03/2017

Paixão morna
Uma escrita bem diferente é a desta autora clássica de fantasia. Eu gostei mas não cheguei a me apaixonar e não vou continuar lendo a série.

Debyh 12/03/2017

Eu gostei sim.
Como blogueira literária visito muitos blogs do gênero e eu li muitas resenhas desse livro, nem sei direito o porque, mas elas simplesmente apareciam e eu lia uma após a outra. O problema aqui foi que a grande maioria delas eram negativas, mas tudo bem porque né gosto é gosto. Eu gostei do livro pelos mesmos motivos que outras pessoas não gostaram. Eu gostei do livro, justamente por ele abordar o tema medieval voltado mais para o juvenil, ponto que foi amplamente criticado em alguns blogs.
Em O Feiticeiro Terramar, primeiro livro da série Ciclo Terramar, descobrimos um mundo novo, com um personagem que aprende muito sobre si mesmo e que o poder muitas vezes pode ser perigoso. Cuidado com os dragões, suba no barco e venha para Terramar.

(inteira no link com resenha em áudio)

site: http://euinsisto.com.br/o-feiticeiro-de-terramar-1-ursula-k-le-guin/

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
Nesse livro iremos acompanhar a jornada de Ged até se tornar o maior feiticeiro que Terramar já teve, Terramar é um enorme conjunto de ilhas, quando criança, Ged, se chamava Dunny, e cresceu na ilha de Gont, infelizmente logo cedo se tornou órfão de mãe e cresceu praticamente sozinho. Certo dia, uma bruxa da aldeia acaba descobrindo os seus poderes por acidente e acaba ficando com ele como aprendiz, logo de cara ele surpreende a todos com o seu talento e com a rapidez que aprende tudo.

Durante uma invasão, Dunny acaba surpreendendo ainda mais a todos, usando os feitiços que aprendeu para salvar alguns amigos e habitantes da aldeia, logo esse grande feito não demora muito tempo para ser conhecido por muitos, como não demorou muito para também alcançar os ouvidos do grande e respeitado Mago Ogion, conhecido por ter controlado o terremoto que destruiria a cidade de Gont. E a partir desse momento Dunny começa a ser o aluno do Mago Ogion e aos poucos vai aprendendo tudo sobre o ofício, como Dunny atinge a idade para ganhar o seu nome de homem, logo passa a se chamar Ged, pois verdadeiros nomes têm grande poder e podem permitir a quem os conhece controlar o outro e nunca são revelados, a não ser para alguns amigos de extrema confiança, mas logo a sua impaciência com os métodos de Ogion o leva para a para uma escola de Magos na ilha de Roke. Assim começa sua jornada para virar a lenda a qual os seus feitos serão narrados e cantados por muitos, o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos, Gavião.
Mas Ged terá de enfrentar muitos desafios e vários inimigos, inclusive enfrentar a si próprio, sua facilidade para aprender os feitiços e por possuir um grande poder, ele acaba cometendo muitos erros e o seu orgulho e sua vaidade contribuem para isso. Desta maneira, Ged acaba libertando um terrível mal, um monstro assustador sobre Terramar, no qual somente ele pode derrotar. Durante essa desafiadora e perigosa jornada Ged encontrará poderosos dragões, fará novos amigos, desafiará o mar e enfrentará algumas criaturas em Terramar, pelo seu caminho não enfrentará guerras, mas suas batalhas serão históricas.
Confesso que não conhecia praticamente nada sobre a autora, mas logo que foi anunciado pela Editora Arqueiro fiquei super curioso e com muitas expectativas, a trama é muito bem trabalhada e os personagens são cativantes, não só Ged o protagonista principal mas também importantes personagens como Jaspe um garoto da mesma idade a qual ele tinha como rival, Vecht que se torna seu grande amigo e Pechvarry um amigo que ele faz durante a sua jornada, o livro é narrado em terceira pessoa e achei que a leitura flui bem, questões raciais estão sutilmente nessa obra e são mencionadas pela a autora no final do livro, além de falar sobre o bem e o mal e muito mais, um livro imperdível para os fãs de fantasia.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Duda 06/03/2017

Resenha | Ciclo Terramar #1 – O Feiticeiro de Terramar, por Úrsula K. Le Guin
Ged, órfão de mãe, era pastor de ovelhas e morava sozinho com seu pai em um vilarejo muito simples. Ainda pequeno, durante uma invasão no lugar onde mora, ele descobriu ter aptidão para a magia.

Sua tia que era bruxa então resolveu levar o garoto para morar com ela e ensiná-lo a controlar seus poderes; depois de algum tempo, com a sua crescente fama, ele foi mandado para uma escola de magos.

Porém, ao chegar lá Ged foi ficando cada vez mais deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, e foi logo dominado pelo orgulho e a ambição; além disso Ged foi criando muitas inimizades durante seus anos na escola.

Um dia tomado pela fúria de ser hostilizado pelos colegas, Ged acabou, sem querer, libertando um grande demônio das trevas, e isso acabou o levando a uma cruzada mortal pelos mares solitários de Terramar, afim de acabar com o mal que ele mesmo cometeu.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/resenha-ciclo-terramar-1-o-feiticeiro-de-terramar-por-ursula-k-le-guin/

Carol 05/03/2017

Fantasia em poucas páginas? Ela consegue!
Sempre tive curiosidade de conhecer os livros da autora. É um grande nome dentro da fantasia, e queria entender o motivo desse alarde. E ainda que não tenha visto Úrsula no que talvez seja seu melhor livro, esse me dá uma apresentação favorável do que esperar dela.

Aqui conhecemos Ged, que começa a história um menino que descobre possuir dons de magia. Depois de salvar sua aldeia de uma invasão, ele é levado para estudar seus dons num lugar apropriado. A maior parte da história vai ser desenvolvida nesse tipo de instituto.

É um livro curto, mas fiquei impressionada com o quanto a autora revelou sobre o universo e as pessoas, mesmo em poucas páginas. Tá, o protagonista é bem trabalhado, e os coadjuvantes nem tanto, mas dou o braço a torcer por ter feito uma fantasia em 160 páginas.

Entendo que detalhes existentes nessa trama da Úrsula acerca de magia sejam encontrados em livros do gênero mais recentes. É inevitável que isso aconteça. Ela é a sumidade no assunto, e todo aprendiz leva um pouco do seu mestre. Não é o tipo de coisa que me incomoda ao ponto de me revoltar nas redes sociais por causa disso.

A problemática da história me atraiu menos do que o desenvolvimento do universo em si. De como a autora trabalha a magia como uma extensão quase física de quem a exerce. Achei isso genial! Em alguns pontos me lembrei bastante daquele filme que o Nicolas Cage está treinando um menino para ser um feiticeiro.

Aqui tem toda aquela coisa da jornada do herói, só que um herói puxado pro infanto juvenil, e isso faz toda a diferença em se tratando de fantasia. As dores são menores em livros para adolescentes, e o final "resolvido" sempre prevalece. Acho isso bom por um lado, mas tem aquela parte minha que exige uma verdade inclusive na ficção. Contudo eu entendo a época em que foi escrito, e o trabalho da autora.

É um bom livro para quem curte o gênero. Não venham esperando um Tolkien ou Martin. Essa é Úrsula e ela tem um modo bem próprio de desenvolver suas histórias. No caso específico desse livro, de maneira leve e encantadora.

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/

Caio 26/02/2017

O processo de evolução de Ged
Em 'O Feiticeiro de Terramar', a princípio, o personagem principal não me despertou carisma, muito pelo contrário, foi um personagem que não me agradou, porém, a história parte da premissa da evolução deste como pessoa.

Foi um livro que acabei prolongado e talvez isso tenha tido impacto de eu ter me sentido decepcionado em alguns aspectos. De fato, vi algumas apresentações que a autora faz no livro que outros autores desenvolveram em seus próprios trabalhos, o qual achei muito interessante.

É uma leitura fluida por um lado e talvez corrida por outro, não senti um desenvolvimento grande de personagens dentro dele além do próprio personagem principal.
O livro contudo se finaliza de uma maneira simples e arrebatadora, o qual pude visualizar a cena e o compromisso do livro em estruturar isso, no qual entra a forma como o personagem era no início da história e no que ele se tornou no final, é poético como isso foi construído.

Agora fico na dúvida se darei seguimento as sequencias que serão lançadas. Veremos.

Michele B. 14/02/2017

boa leitura
Livros que envolvem magia eu olho com um pouco de desconfiança, isso porque li Harry Potter desde de meus 11 anos e para mim é a história perfeita de magia, que ficou na minha cabeça; qualquer outro livro que use o tema como plano de fundo eu já olho com desconfiança. Apesar desse fato, resolvi ler “O feiticeiro de Terramar”, porque era um clássico e foi escrito muito antes de Harry Potter.

Bom, minha primeira impressão que tive ao ler o livro, foi que a leitura nada me lembrou Harry Potter ou qualquer outro livro que retrata esses universos, como senhor dos anéis e o Hobbit. Comparações a parte, o livro nos traz a história de Ged, também conhecido como Gavião que mora sozinho com seu pai, após o falecimento de sua mãe, e possui o dom para feitiçaria, quem percebe primeiro esse dom é a sua tia, que logo lhe ensina alguns feitiços. Certo dia, esse vilarejo em que eles moram é invadido e Ged usando o poder da névoa consegue salvar a população; a partir daí um feiticeiro muito famoso da região vai atrás dele e se torna seu tutor.

Ged, passa a frequentar uma escola de feitiçaria, em outra ilha que faz parte do arquipélago onde a história se passa, lá ele encontra amigos, mas também colegas que despertam sua ira; durante uma provocação onde Ged é desafiado a mostrar seu poder, porém ele acaba liberando uma sombra muito poderosa, que persegue o protagonista e fica à espreita para destruí-lo, e Ged então vai em busca do inevitável: uma forma de destruir a sombra, uma vez que ele não pode viver por enquanto ela estiver em seu encalço.

Leia o restante no blog:

site: http://www.lostgirlygirl.com/2017/02/resenha-1160-o-feiticeiro-de-terramar.html

Blog PL 14/02/2017

Leitura Obrigatória!
O Feiticeiro de Terramar foi um livro que surpreendeu em muitos sentidos, não apenas como alta fantasia, mas também como a união de um conjunto de ideias que vivem em perfeita harmonia no belo mundo que é Terramar. Segundo a própria autora, o bom de escrever uma fantasia infanto-juvenil é poder dar asas à imaginação e imaginar um mundo melhor. É exatamente isso que ela retrata e por isso estou ansiosa para ler as continuações. Apesar de ser direcionado a um público jovem e ter menos de 200 páginas, seu conteúdo é rico e a leitura acaba não sendo tão fluida. Entretanto, todo fã de fantasia deve ter O feiticeiro de Terramar como leitura obrigatória, seja ele de que idade for, pois para se aventurar em outras realidades não há exigência de documentação.

site: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ursula.html

Marina Garcia ( 03/02/2017

O Feiticeiro de Terramar (Ciclo Terramar #01) por Ursula K. Le Guin
Publicado originalmente em 1968, O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da trilogia Ciclo de Terramar escrito pela autora, já conhecida por muitos, Ursula K. Le Guin. No presente livro acompanhamos a história de Ged, antes dele ter se tornado o lendário e poderoso mago Gavião, ou seja, o conhecemos desde sua infância quando o seu dom para a magia despertou, passando pela adolescência, aquele período em que somos impacientes, impulsivos e propensos a cometer uma maior quantidade de erros sem pensar nas consequências. Ged, cego pela vaidade e pelo orgulhoso, acaba libertando um poderoso mal e com isso terá que aprender a lidar com esse fardo que o atormenta e a responsabilidade que assume em sua jornada para consertar o erro que ele mesmo cometeu.

"Nunca lhe ocorreu que o perigo ronda o poder como a sombra persegue a luz? A feitiçaria não é um jogo que jogamos por diversão ou para receber elogios. Pense nisto: toda a palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. Antes de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar!"

Foi com muita surpresa que comecei a leitura do livro, deixa eu explicar, nos dias de hoje quando alguém chega para você e fala que leu um livro de fantasia como você imagina o enredo desse tal livro? Falando sério, na minha mente logo vem a imagem de batalhas épicas, guerreiros empunhando espadas, luz contra trevas e por aí vai. Não é assim mesmo?

Bom, quando eu vi que não era bem isso minha bola baixou, fiquei meio amuada, pensando que essa provavelmente não seria uma das melhores resenhas que eu faria, não haviam muitas passagens longas de sistemas e sistemas de magia, parecia claro e direto demais, o protagonista mago não me parecia assim tão poderoso, ele por vezes era irritante. Mas, em algum momento da metade do enredo para o final meu cérebro deu um clique e nesse instante tomei um belo tapa na cara. Peço pelo perdão da palavra que vou usar, mas: porra, eu estava no meio de uma fantasia clássica. Aquele gostinho de T.H. White e C.S. Lewis.

"Somente no silêncio a palavra, somente nas trevas a luz, somente na morte a vida: o voo do falcão brilha no céu vazio."

Havia uma jornada, uma grande e sútil jornada, disfarçada naquelas palavras simples destinada aos old-kids de 1968, o pessoal que hoje denominamos de Young Adult. Antes que você pense, não, o final não culminou em uma batalha épica que me fez agarrar o livro como se minha vida dependesse daquilo, mas se trata de autoconhecimento do que carregamos dentro de nós, nem tudo é preto e branco, nem todos são inteiramente santos ou demônios. Pera lá que eu não vou revelar nada, mas saiba que da água de Ursula k. Le Guin beberam muitos autores de fantasia atuais que conhecemos dentre eles foram citados na contracapa do livro Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman, senti que Christopher Paolini também (se bem que ele bebeu de muitas fontes).

Sim, precisei retirar aquele fino véu dos meus olhos, fruto de obras da fantasia contemporânea, e passei a tentar observar essa obra de acordo com sua época, devo acrescentar que foi profundamente esclarecedora a nota final da autora (leitura obrigatória!) e uma parte importante para a formação da minha opinião.

O Feiticeiro de Terramar é um livro agradável e de rápida leitura, um dia basta para você mergulhar na jornada de Ged, pois é disso que a literatura fantástica é feita também, nem tudo é apenas grandes batalhas e tramas políticas profundamente elaboradas, ela é acima de tudo uma jornada sobre heróis, vilões, vigarista e de personagens humanos que convivem com o bem e o mal dentro de si.

site: http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/2017/01/o-feiticeiro-de-terramar-por-ursula-k.html