Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Mari 02/03/2023

Muito bom, triste, angustiante
Lendo os relatos das vozes de Chernobil, é impossível não sentir tristeza. Algumas vezes raiva, outras angústia.
Ouvir o que as pessoas que são de lá contarem o que realmente foi é uma experiência diferente e certamente indispensável.

Biafort.Meireles 28/02/2023

Relatos emocionantes
Uma coletânea de relatos de pessoas de Tchernobyl. Logo no início me gerou um sentimento de compaixão, tentei compreender essas pessoas, e admiração pela força daquelas que escolheram ficar, mesmo contra as ordens de evacuação. Depois, fui ficando assustada como o homem pode ser mais perigoso que a própria radiação. E o incômodo tomou conta até o final do livro. Alguns relatos são filosóficos, políticos, o que não curto muito, outras vezes, ficam repetitivos. Tão distante da minha realidade, mas possível de repetir, dá medo. Finalmente, terminei o livro sentindo raiva, porque achei que as situações foram injustas e ameaçam nosso bem-estar. É realmente um livro que mexe com nossas emoções desagradáveis.

Renataellenc 22/02/2023

Incrível!
Longe dos holofotes das reportagens, de fato é viver a vida que essas pessoas viveram na época em que tudo aconteceu. As enganações, mentiras do governo, o medo, a angústia de perder pessoas queridas. Visceral. Indico sempre que posso ??

PedroSF 19/02/2023

Memórias
Com dezenas de relatos carregados dos mais diversos sentimentos - tristeza, indignação, choque, culpa, desentendimento, amor etc - e vivências, Svetlana traça as consequências de Chernobyl na vida de mães, esposas, crianças, pesquisadores, bombeiros e pessoas que sacrificaram suas vidas não para se tornarem heróis, mas por um propósito de nação. Ironicamente, poucos anos depois, essa nação seria extinta.

Para aqueles que viveram e vivem ainda os eventos do dia 26 de abril de 1986, só restam as lembranças, além de compreender que deixaram de ser cidadãos de país X ou Y para se tornarem cidadãos de um dia, um acontecimento, uma tragédia que foi Chernobyl.

Hellen.Beiral 17/02/2023

INCRIVEL
Esse livro é muito bom e tem relatos bem fortes e que doem muito ao ler. A dor e todo o sofrimento que essas pessoas tiveram que passar por causa dessa tragédia é absurda.
A leitura é bem fluida e vale muito a pena ler.

Anna 15/02/2023

Doloroso, mas necessário.
Olá leitores, como vocês estão? Depois de alguns dias, consegui finalizar essa leitura. E uau! Que história! Apesar de ser distribuído em crônicas, é relatos dos moradores e jornalistas da época época desastre, é doloroso ver o descaso e como isso afetou e afeta a humanidade ? até hoje.

Recomendo, para todos que gostam de história mundial e queira acompanhar uma história real!

Amanda 14/02/2023

Doeu ler. Também doeu terminar, queria mais.
Me senti pequena, me senti tocada. A fluidez natural e por vezes inocente de quem viveu, ainda vive desta tragédia.

Só leiam.

Claudia.Michelin 10/02/2023

Inimigo invisível
O livro ?vozes de tchernóbil? de Svetlana Aleksiévitch, nos fala de um inimigo invisível que consome a terra, as plantas, animais e modifica por completo as pessoas que tiveram contato com a radiação. São relatos difíceis, replantam muito sofrimento. A negligência e o descaso para com a vida humana é claro diante dos relatos. Autoridades querendo passar uma imagem de controle e na realidade o caos estava instalada. Leitura difícil e necessária.

Mari 03/02/2023

Tão parte da história de Chernobyl quanto a ciência e o método usado para narrar os fatos, são as pessoas que viveram/vivem ela. Apesar da subjetividade, nada é mais justo do que elas finalmente serem ouvidas, e o seu sofrimento finalmente compartilhado poder encontrar a empatia de várias pessoas ao redor do mundo com esse livro.

O livro é feito de vários relatos a respeito do acidente, e como ele afetou a vida de cada um. Eu fiquei triste e chocada em várias partes com as histórias tão diversas: viúvas dos liquidadores/bombeiros e tudo que elas fizeram para cuidar deles quando a medicina já não dava conta; crianças da zona de exclusão que são doentes e sabem que vão morrer; pessoas que fugiram de outros locais para essa zona ao fugir de guerra, pois conhecem o medo não de radiação, mas de homens armados; os animais e florestas que pagaram o preço de um erro humano... E inúmeras outras, com atenção especial para as dos heróis do mundo (liquidadores/bombeiros) e o que passaram para tentar remediar e conter a situação.

Além de tudo, o livro fala muito sobre a postura soviética sobre o acidente, promovendo um controle intenso e censura a respeito do acontecido. Os próprios moradores esperavam explicações e instruções do governo pelos meios midiáticos (que nunca vieram), quando notaram que a própria natureza dava sinais de algo muito errado estava acontecendo.

Vale citar também que o psicológico das pessoas da década de 1980 era muito voltado para a guerra, e nos relatos eles fazem muitas analogias entre a guerra e o que passaram no acidente.

Sempre tive curiosidade e interesse por Chernobyl, esse livro integrou ainda mais a história, e depois dele me sinto muito mais empática. Vale muito a pena para quem quer saber além do que só os sites, vídeos e documentários nos contam.

Fernanda Souza 01/02/2023

O horrível mais perfeito
Eu não sei nem como explicar o quão incrível foi descobrir mais desse desastre através do olhar de quem viveu-o. Simplesmente tô recomendando a todos os meus amigos esta leitura. Foi essencial pra minha formação humana, de agora em diante vejo o mundo sob uma nova perspectiva. Amei, favoritado, 5 estrelas.

Evando 31/01/2023

Basicamente, um compilado de relatos acerca de uma mesma história através de perspectivas diferentes. Honestamente, demorei para me encontrar durante a leitura. De início, não entendi muito bem qual o critério que a autora optou para realizar os agrupamentos dos relatos, nem em qual contexto os mesmos foram coletados e redigidos, então acredito que funcionaria melhor caso a data, ou pelo menos o ano, em que os mesmos foram colhidos viesse junto à identificação dos entrevistados. Tem os seus momentos altos, como a descrição completa em texto do que foi adaptado em Chernobyl (HBO), e um relato ou outro mais específico, por exemplo, dos imigrantes que preferiram permanecer em uma área contaminada por radiação do que acompanhar a evacuação e correrem o risco de voltarem para uma zona de guerra, mas, em geral, muitos deles são muito iguais, não agregam muito na "narrativa", se é que podemos empregar essa palavra quando debatendo sobre esse livro. Valeu a leitura, o desastre de Chernobyl é algo que sempre me intrigou e continua intrigando, mas está longe de algo que eu viria a reler totalmente, no máximo uma passagem ou outra. O discurso proferido em Estocolmo, que compõe o apêndice, foi tocante e encerra bem a obra.

Juliana 29/01/2023

" O meu diagnóstico? Você quer? Uma mistura de prisão e jardim de infância, isso é o socialismo que conhecemos. O socialismo soviético. O homem entregava ao Estado a alma, a consciência, o coração, e em troca recebia uma ração."

Inimaginável o que a sede pelo poder tornou o homem capaz de fazer. Um povo que sofre até hoje por causa dos efeitos da negligência e da imprudência de pessoas que se preocupavam mais com poder do que com pessoas...
E ainda tem gente que acha que esse é um bom regime...

Leandro423 26/01/2023

Assim... é um livro histórico, conta o sofrimento de muitas pessoas ao longo dos anos pós acidente, de pessoas que perderam tudo, familiares, tudo...
Porém, o que dava a entender que a autora ia em um grupo de 10 pessoas e ouvia as 10 mesmas histórias e publicou mudando apenas os nomes... o que tornou uma leitura muito longa e cansativa.
Sobre o acidente, existe muito mais conteuda na internet, inclusive ja li um livro que achei mais objeitvo, chamado "Chernobil 01:23:40" escrito por Andrew Leatherbarrow.
E para ser mais sincero possível, a única história nesse livro que conta novidades é te aprofunda e não é cansativa e repetitiva é a da esposa do bombeiro Vasili Ignatenco, Ludmila Ignatenco. A história dela é única e da bons detalhes do que aconteceu. O resto foi só pra dar volume e ter conteúdo.
Evando 31/01/2023minha estante
Tive uma experiência parecida. Não me arrependo da leitura, mas não é algo que leria novamente.

Paula 24/01/2023

"Recolho sentimentos, pensamentos, palavras cotidianas. Reúno a vida do meu tempo. O que me interessa é a história da alma. A vida cotidiana da alma. Aquilo que a grande história geralmente deixa de lado, que trata com desdém."

A leitura desse livros foi uma grande experiência. A narrativa de pessoas que viveram no território atingido pela radiação mostra a situação vivida ao longo dos anos, especialmente para perceber que o caos não acabou após alguns dias...
O grande diferencial desse livro é coletânea de narrativas de pessoas que expõe seus sentimentos sobre a época, alguns acreditando e outros negando sobre a situação.
Além disso todo o contexto histórico também nos ajuda a entender o motivo que levaram a essa consequência.

Paulo Augusto 23/01/2023

Um livro ganhador de um Nobel
Isso já deveria ser um respaldo para qualquer leitor devorar o livro. Mas confesso que passar por centenas de relatos tristes não foi um percurso fácil e nem de longe agradável.
A autora transcreve os relatos de forma envolvente, mas são relatos tristes de como a vida do povo foi destruída do dia para a noite.