Vozes de Tchernóbil

Vozes de Tchernóbil Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Juliana 29/01/2023

" O meu diagnóstico? Você quer? Uma mistura de prisão e jardim de infância, isso é o socialismo que conhecemos. O socialismo soviético. O homem entregava ao Estado a alma, a consciência, o coração, e em troca recebia uma ração."

Inimaginável o que a sede pelo poder tornou o homem capaz de fazer. Um povo que sofre até hoje por causa dos efeitos da negligência e da imprudência de pessoas que se preocupavam mais com poder do que com pessoas...
E ainda tem gente que acha que esse é um bom regime...

Leandro423 26/01/2023

Assim... é um livro histórico, conta o sofrimento de muitas pessoas ao longo dos anos pós acidente, de pessoas que perderam tudo, familiares, tudo...
Porém, o que dava a entender que a autora ia em um grupo de 10 pessoas e ouvia as 10 mesmas histórias e publicou mudando apenas os nomes... o que tornou uma leitura muito longa e cansativa.
Sobre o acidente, existe muito mais conteuda na internet, inclusive ja li um livro que achei mais objeitvo, chamado "Chernobil 01:23:40" escrito por Andrew Leatherbarrow.
E para ser mais sincero possível, a única história nesse livro que conta novidades é te aprofunda e não é cansativa e repetitiva é a da esposa do bombeiro Vasili Ignatenco, Ludmila Ignatenco. A história dela é única e da bons detalhes do que aconteceu. O resto foi só pra dar volume e ter conteúdo.
Evando 31/01/2023minha estante
Tive uma experiência parecida. Não me arrependo da leitura, mas não é algo que leria novamente.

Paula 24/01/2023

"Recolho sentimentos, pensamentos, palavras cotidianas. Reúno a vida do meu tempo. O que me interessa é a história da alma. A vida cotidiana da alma. Aquilo que a grande história geralmente deixa de lado, que trata com desdém."

A leitura desse livros foi uma grande experiência. A narrativa de pessoas que viveram no território atingido pela radiação mostra a situação vivida ao longo dos anos, especialmente para perceber que o caos não acabou após alguns dias...
O grande diferencial desse livro é coletânea de narrativas de pessoas que expõe seus sentimentos sobre a época, alguns acreditando e outros negando sobre a situação.
Além disso todo o contexto histórico também nos ajuda a entender o motivo que levaram a essa consequência.

Paulo Augusto 23/01/2023

Um livro ganhador de um Nobel
Isso já deveria ser um respaldo para qualquer leitor devorar o livro. Mas confesso que passar por centenas de relatos tristes não foi um percurso fácil e nem de longe agradável.
A autora transcreve os relatos de forma envolvente, mas são relatos tristes de como a vida do povo foi destruída do dia para a noite.

Ana Carolina 23/01/2023

O livro retrata os relatos das pessoas que presenciaram a maior catástrofe nuclear em Chernobyl. E sinceramente, nunca li um livro tão triste como esse. A leitura nos causa um misto de sentimentos, tal como tristeza,raiva e angústia. Raiva devido a tamanha irresponsabilidade do governo, por esconder a gravidade do problema de todos, um exemplo disso que me marcou, foi que não entregaram a roupa de proteção aos trabalhadores porque não queriam causar alarme e pânico em ninguém. Recomendo esse livro, acho que todos deveriam ler por mais triste que seja, porque realmente tudo aquilo aconteceu. Apenas no final fica um pouco cansativo, pois falam bastante de política e guerras. E foi muito merecido o prêmio nobel para essa autora!
Thiago.antuness 23/01/2023minha estante
Com uma análise dessa da até vontade de ler agora rs

Cecí 22/01/2023

"Documentos são seres vivos, eles mudam junto conosco"
Vozes é um título particular: a narrativa composta pela autora é envolvente, densa, abrindo caminhos nos escombros da área de exclusão.

É uma pena que essa fórmula não se sustente até o fim, onde a leitura se torna repetitiva e arrastada (além de perigosamente anticomunista).

Sam 21/01/2023

Foram meses para chegar no final desse livro, mas valeu cada segundo. Com relatos impactantes a Svetlana mostra Chernobyl pelos olhos de quem viu sua vida mudar completamente naquela madrugada de abril. Alguns relatos chegam a ser pesados e doloridos demais, mas servem ao seu propósito, de serem uma visão de realidade que nos foi ocultada na história mundial.

Icaro 16/01/2023

Muito impactante
Um belo livro que conta uma história muito difícil pela voz daqueles que passaram por um dos maiores desastres nucleares da história.

Caoticamente 16/01/2023

Se vc leu ... é fã da Bia Paludetto né? Me diz nos coment.
Li pela Bia e sua forma fantástica de indicação e... Que decisão maravilhosa !!!!!!

Só me lembro dela ter dito :
Verdade sobre o holocausto
Te deixa com raiva, tristeza e chateado por não aprender isso na escola!!!

E tudo isso ocorre ok ?!
Além da escrita parecer ficção
Mas não é ... é realidade e ela é horrível

Não posso falar mais nada além de :
Merece ser lido POR TODOS antes de morrer .

Faixa etária: +18
Gatilhos : morte , irresponsabilidade, negligência, abuso de poder, pessoas inocentes morrendo

Evelyn 14/01/2023

Comecei a ler esse livro pra ser discutido um capítulo em sala de aula, mas acabei me interessando muito pela escrita e resolvi ler ele todo. O livro é dividido em relatos e monólogos de pessoas que sofreram de alguma forma com a explosão da usina nuclear de Chernobyl. A leitura é bem pesada e enriquecedora, e em alguns momentos angustiante. Alguns relatos me marcaram mais do que outros, e de forma geral, a escrita é incrível.
Acho que é uma leitura para ser feita com calma, alguns relatos acabam sendo confusos, e outros bem fortes, sendo necessária ser digerido. É um livro muito interessante pra quem busca estudar sobre o que aconteceu em Chernobyl, porque diferente de tantos, autora mostra o que aconteceu na vida das pessoas, o que restou da vida dos moradores. Eu recomendo muito!

Samyra33 14/01/2023

Foi uma leitura bem pesada, mas enriquecedora. Aprendi tanto com os moradores da zona, com a verdade doloroso e em como a vida teve que continuar depois disso, que mesmo sendo um livro pesado, eu recomendo a todos. Vi muitas pessoas falando que a organização das entrevistas não é das melhores, mas entendi bem, e me pareceu uma conversa mais natural. Como se eu tivesse sido convidada para uma conversa de quem viveu aqueles horrores. A autora da voz a pessoas comuns, gente como eu e você, tentando sobreviver no mundo.

"O que me interessa é o pequeno homem. O pequeno grande homem, eu diria, porque o sofrimento o torna maior. Nos meus livros, ele próprio conta a sua pequena história e, no momento em que faz isso, conta a grande história. O que aconteceu e acontece conosco é ainda incompreensível, é preciso ser pronunciado. Para começar, é preciso ao menos pôr tudo em palavras. E tememos isso, pois ainda não nos sentimos em condições de dar conta do nosso" passado.

vitoria 30/12/2022

Difícil
Não tenho como resumir essa leitura em palavra melhor. É uma leitura difícil. Mas posso definir também como desconfortável, angustiante. É um livro que queria ler há muito tempo, sempre me interessei pela história de Chernobyl, vi a série da hbo assim que saiu e ela teve um impacto gigante em mim, assim como sei que esse livro vai deixar sem dúvidas. Só não sei se escolhi o melhor momento pra ler ele, mas a questão é, pra um livro como esse tem momento certo? Ele vai continuar sendo difícil, o máximo que se pode fazer é se preparar antes, ler com calma. Enfim, ja quero ler os outros livros da autora, mas com certeza não deixarei pra finaliza-los no penúltimo dia do ano.

Emilly1172 28/12/2022

Relatos pesados, crus e diversos
A leitura de tchernobil não foi fácil, foi lenta e densa, mas isso não quer dizer que o livro seja ruim. A autora nos trás diversas entrevistas de pessoas que moravam na região de tchernobil e daqueles que conviveram com essas pessoas ou estiveram na linha de frente na proteção ao povo. O livro vi falar de ciência, física, química de uma forma bem simples pra mostrar quanto envolvia o maquinário e tentar fazer com que entendamos como tudo aconteceu.
Alguns relatos são bem tristes, principalmente quando falam dos animais e de uma esposa que acompanha o marido bem de perto.
É uma leitura que vale muito a pena, as não será fácil, não será fluido, leia com calma e mente aberta para adquirir nova pontos da história que não foram muito falados no nosso tempo de escola.

vodcarussa 28/12/2022

como sempre, svetlana
eu nunca conheci uma mulher que conseguisse descrever relatos tão bem, ao ponto de me tocar e me emocionar em níveis absurdos. svetlana, em a guerra não tem rosto de mulher, me fez questionar a que patamar nós mulheres estamos. em vozes de chernobil, me fez questionar a que nível colocamos a importância da guerra, além de vidas. ela é uma gênia.

NothingIsHere 27/12/2022

Me acabei em lágrimas
Que livro doído. Chorei horrores com o sofrimento dos personagens. Amei a escrita e a sensibilidade da autora ao trazer um tema tão triste.