O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo
Douglas Tufano

Resenhas - O Mulato

fabio alves 13/03/2011

o que posso tirar do livro o mulato
no livro o mulato eu gostei bastante mais o chato que no fim o personagem Raimundo que é o protagonista da historia morre pela própria arma que emprestou ao cônego Diogo. Mais muito proveitoso o livro!!

Gláucia 01/05/2011minha estante
Oi Fábio. Seria de bom tom que vc avisasse que suas resenhas contém spoilers.

Ich heiÃe Valéria 12/08/2010

Me apaixonei pela história desse livro. É simplesmente fantástica. E não tem final feliz. É final realista, cru. Muito bom. [y]

Jonara 15/04/2010

O Mulato conta a história do amor proibido entre Ana Rosa e Raimundo, o mulato (que não sabe que é mulato). Se passa em São Luís - Maranhão e foi escrito em 1881. Raimundo havia sido mandado estudar na Europa, e retorna aos 26 anos para a província, para resolver negócios de seu pai, que havia morrido. Ele não sabe nada sobre seu pai ou sua mãe, e ao chegar na cidade, não entende porque as pessoas o tratam de forma tão estranha e preconceituosa. Ana, sem saber de sua origem se apaixona por ele, mas o romance é proibido por todos da família e pelo padre. O cônego Diogo é um FDP de primeira, que além de ter sido amante da mulher do pai de Raimundo, também é um chantagista e cúmplice de assassinato, um mau caráter abominável, que é tido por todos como um santo. A mulher do pai de Raimundo não é sua mãe, nota-se. A verdadeira mãe foi a escrava Domingas, que foi torturada pela mulher do pai, num acesso de ciumes. A pobre escrava ficou louca. Seu pai era um português que vivia fugindo dos escravos revoltosos, e um belo dia acabou assassinado, mas não foi por um escravo. Confuso? Não, é que estou jogando as informações a esmo... o livro é interessante, e coloca Raimundo como uma vitima de sua própria cor. Ele até tem possibilidade de fugir do seu destino, mas se deixa ficar na odiosa província, vai se deixando dominar pela preguiça... As pessoas que habitam a cidade são as mais chatas, irritantes, carolas e preconceituosas possíveis, e o convívio com elas é uma decepção atrás da outra... mesmo assim ele fica, as vezes movido por uma razão que ele próprio não entende.

O livro é bom, mas tem umas partes meio chatinhas... confesso que pulei varias partes que o Freitas explica as festas do Maranhão e outras coisas... eu tentei, mas o cara é chato demais! Também achei que o livro acaba meio de repente. Mas ainda assim é um bom livro, pra entender um pouco das origens do preconceito e mesquinharia dos brasileiros.

Nii. 01/01/2010

Amo Aluísio Azevedo.Essa obra que tem a forte temática do preconceito racial sem dúvida prende o leitor, a mim particulamente revoltou!

Raquel Lima 15/07/2009

Triste e realista
Como vários livros desta fase da literatura brasileira, o Mulato assusta seu realismo, sua verdade nua e crua de nossa sociedade. Raimundo é um jovem mulato que por sua cor é rejeitado pela sociedade, pela igreja e sofre por amor.