Distância de resgate Samanta Schweblin

Resenhas - Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Cláudio Dantas 22/11/2018

Não rolou
É um livro de um fôlego só. Aqui não temos divisões por capítulos, ou espaçamentos indicando mudanças de cenas ou cenários. Ao contrário do que eu esperava, esse foi um dos poucos pontos que me agradaram nessa história. Outro ponto foi o clima quase claustrofóbico e o estranhamento que é bem naturalizado. Se Darren Aronofsky escrevesse um livro, teria essa vibe. Mas infelizmente a história não me fisgou. Alguns momentos beiram a pretensiosidade e no fim parece que tudo foi insatisfatório e vazio, apesar de estar "cheio" nas entrelinhas. Mas para mim isso não foi suficiente.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 31/05/2016

Distância de resgate
"Distância de resgate" deu à Samanta o prêmio Tigre Juan em 2015.O fato de ter sido premiado, o título curioso e a capa com cores fortes me fizeram querer ler a obra, e agora tenho a difícil missão de resenhá-la para vocês. Difícil, pois é uma daquelas obras em que tenho apenas as minhas interpretações e não certezas, que podem ser diferentes das interpretações de outros leitores.

"Fico pensando se poderia acontecer comigo o que aconteceu com Carla. Sempre penso no pior. Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair correndo do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de 'distância de resgate', que é como chamo a distância variável que me separa de minha filha, embora sempre arrisque mais do que deveria." (página 22)

No livro conheceremos Amanda, que foi passar as férias numa cidade do interior com sua pequena filha, Nina. Nessa cidade, Amanda conheceu Carla, uma moradora local, e elas se tornaram amigas instantaneamente, a ponto de Carla se abrir com ela.

Carla se sentia dividida entre a culpa e a certeza de ter feito o que tinha que fazer. Algum tempo atrás, David, seu filho, ficou doente. Não havia recursos médicos na cidade, e Carla apelou para uma curandeira, que disse que a única maneira de salvar o garoto era fazendo um ritual onde a alma dele seria dividida em duas, assim David poderia continuar vivendo com Carla, mas um garoto com meia alma não é um garoto como todos os outros, o que Carla acabou confirmando e passando a não saber lidar com o próprio filho.

"Às vezes, acordávamos de madrugada, e David não estava no quarto nem em nenhum outro lugar da casa, e isso deixava Omar louco. Acho que ficava assustado. (...) Nas primeiras vezes saíamos para procurá-lo. (...) Uma vez, antes de sair, Omar pegou uma faca e eu não disse nada." (página 90)

A história acaba assustando Amanda, que está sempre tentando manter sua filha em segurança, numa distância suficiente para um possível resgate, e ela decidi ir embora daquela cidade. Mas será que daria tempo? Será que haveria salvação para sua família ou já seria tarde demais? Será que a distância de resgate já havia sido ultrapassada sem que ela percebesse?

O livro é narrado por Amanda, onde ela vai descrevendo o que está vendo, e o que é um pouco perturbador: em alguns momentos, é David que narra, que conta as coisas para Amanda, tenta direcioná-la para o que é importante, mas não é o David que mora na casa de Carla, é um outro David, que parece não estar no mesmo plano físico que os demais.

Não há capítulos nem pausas durante a narrativa, e foi uma leitura fluida apesar da temática diferente, eu fui lendo com os olhos grudados em cada palavra, tentando descobrir o que viria a seguir e o que realmente estava acontecendo. É um livro bom, uma espécie de thriller psicológico, que prende o leitor, que não diz tudo claramente, fazendo com que tenhamos que tirar nossas próprias conclusões sobre o que aconteceu com Amanda e David. Sendo assim, não é uma obra que vá agradar todo leitor, mas eu gostei.

Sobre a parte visual: a capa tem uma textura quase aveludada, acho que se chama soft-touch, as folhas são amareladas e porosas; na diagramação, as letras, margens e espaçamento são grandes, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/05/resenha-livro-distancia-de-resgate.html
Mila 20/09/2016minha estante
undefined

Croniana 16/05/2016

Favorito!
Escrita diferente, vários planos de narrativa e conflitos psicológicos extraordinários. O mistério das ligações entre mãe e filho conceituado no que a autora da o nome de distância de resgate; o perigo, o amor e a aceitação permeando incessantemente cada página escrita, assim é Distância de Resgate.

site: http://www.cronicasemeira.com.br/2016/05/resenha-distancia-de-resgate-samanta.html

Devoradora de livros 23/01/2023

Quando comecei a ler, fiquei tentando entender que rumo esse livro ia tomar, ele não possui capítulos, é um livro bom de ser lido em uma sentada só. Eu li alguns spoilers para entender melhor a que ponto ele chegaria, e quando descobri, tudo fez sentido.
O diálogo que se desenvolve no livro, de início, parece confuso, mas depois a gente se acostuma e flui bem!

Wellington.Pimente 28/05/2024

Muito original e interessante.
O livro "Distância de Resgate" da escritora argentina Samanta Schweblin começa sua obra com o personagem Davi, bem ansioso em busca de respostas, pelo que vivenciou e respondendo às perguntas da Amanda (que se encontra numa sala de enfermaria). Amanda relata ao mesmo, o período em que conheceu Carla (a mãe do Davi) e como houve uma forte identificação com a mesma. Depois acompanhamos o relato da Amanda a respeito do que a Carla lhe confidenciou, sobre a sua paranóia quando teve seu filho Davi, achando que lhe faltava uns dos dedos e que recontou mais de uma vez para ter certeza que estava tudo bem com ele. Depois de alguns acontecimentos no cotidiano dos personagens, entramos numa espécie de fantasia espiritual em que a Carla leva o Davi, que estava morrendo, a uma curandeira esotérica que faz um tipo de migração de almas. Assim, parte do espírito do Davi sai do seu corpo humano e aparentemente vaga num tipo de limbo, que provavelmente seja de onde conversa com a personagem Amanda. Aliás, percebemos como ela se preocupa intensamente com a distância de resgate em relação a sua filha Nina, em uma clara alusão ao fio invisível, que as mães se impõem como forma de ter uma distância mais segura de seus filhos e assim evitar riscos.

A autora traz originalidade e uma narrativa intensa que ainda não li igual em nenhuma outra obra, num diálogo constante, em que memórias de acontecimentos passados e presentes se intercalam de forma única. Assim a obra cria uma atmosfera claustrofóbica, numa sensação de suspense e tensão do início ao fim. Além disso, a escrita de Samanta Schweblin mostra uma habilidade em explorar temas complexos, como maternidade, culpa e responsabilidade. Assim como faz uma crítica, no pano de fundo de sua narrativa, da intoxicação ou manipulações químicas que pode nos levar a morte.

Acredito que para algumas pessoas a história parecerá confusa e difícil de acompanhar, principalmente devido à sua narrativa fragmentada e não linear. Além disso, a natureza perturbadora e desconcertante do enredo pode incomodar o leitor, especialmente aqueles que preferem histórias mais tradicionais e lineares. Mesmo assim, a leitura é fantástica, pois não tem como ler Distância de Resgate e ficar indiferente a essa forte história.

Rodrigo.Vieira 29/05/2017

DISTÂNCIA DE RESGATE
Um dos melhores dentre tudo que eu li ultimamente. A maneira como ela escreve é muito singular. O livro é impossível de largar. Primeira leitura, e já alcei a autora à minha lista de autores favoritos.

Faluz 05/04/2024

Distância de resgate - Samanta Schweblin
Um fluxo de pensamento.
Nesse fluxo um diálogo constante entre duas mulheres e um menino. É intensa essa escrita formando um suspense gradativo em que vagarosamente vamos entendendo quem são os personagens e a situação da protagonista.
Instigante. Muito bem elaborado.

brunamp 25/02/2024

Sentimentos maternos
Tive certa dificuldade para acompanhar o enredo. Apesar disso, achei que o livro trouxe por meio de uma história de ficção e suspense uma reflexão atual e importante sobre culpa materna, superproteção e impotência.

Desireé (@UpLiterario) 20/03/2019

O que uma mãe faria pela vida do filho? (@UpLiterario)
Sabe aquele livro hipnotizante e impossível de largar? Distância de Resgate é exatamente assim e, pasmem, ele é perfeito do início ao fim.
"Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair corrento do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de 'distância de resgate', que é como chamo a distância variável que me separa de minha filha, e passo metade do dia fazendo esse cálculo, embora sempre arrisque mais do que deveria."
Amanda está doente. São os vermes, diz o menino. Eles precisam retomar os últimos passos dela para descobrir quando tudo mudou. O que teria acontecido com ela? Onde estaria sua filha? E o que David está escondendo?
Amanda está passando as férias com sua filha no campo, enquanto seu marido trabalha nos arredores da região. Ela passa os dias na piscina de casa ou na vila da cidade, sempre atenta à distância de resgate entre ela e Nina. Até que conhece Carla, moradora da região, e sua história a deixa transtornada. Carla seria capaz de inventar algo daquele tipo? Como Amanda poderia confiar em Carla ou em seu filho David depois de ouvir aquilo?
Uma ficção extraordinária, com uma narrativa fortemente psicológica e embebida em um realismo fantástico que nos surpreende a capa página. Uma leitura de um só fôlego, sem longas paradas ou capítulos e que te cega e te seduz, deixando o leitor cada vez mais ávido pelo final.
Recomendo muito! Para ler e reler!

site: www.instagram.com/upliterario

Gi Gutierrez 19/04/2022

Distância de resgate
Um narrativa original, que incomoda e nos tira da zona de conforto, mas que mesmo assim nos prende do início ao fim, como se o lêssemos com um único fôlego.

1 | 2 | 3 | 4