Distância de resgate

Distância de resgate Samanta Schweblin

Resenhas - Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Janaina Edwiges 06/01/2022

Diferente de tudo que já li!
Se você procura por uma leitura original, que te cause estranhamento, te provoque muitos questionamentos e te tire da sua zona de conforto, Distância de resgate é perfeito para você. Mesclando elementos sobrenaturais com a realidade, a escritora argentina Samanta Schweblin consegue criar uma narrativa extremamente tensa, que deixa o leitor apreensivo do início ao fim, sem querer deixar o livro de lado. E, convenhamos, nada melhor do que a combinação suspense psicológico, horror e crianças para nos deixar angustiados e presos a uma boa história.

Luíza | ig: @odisseiadelivros 10/01/2022

Tanto em tão pouco
Livros curtos me assustam. Não são todos os escritores, todas as escritoras que conseguem escrever tanto em tão pouco.

Samanta Schweblin é uma das que consegue.

A escritora argentina me fisgou nas primeiras páginas. Enquanto lia, lembrei-me de Pedro Páramo, de Juan Rulfo. A sensação foi semelhante: não sei o que está acontecendo, mas há algo neste livro que me atrai, por isso, vou até ao final em um fôlego só.

Mas enquanto Rulfo fornece algumas respostas, Samanta não pretende fazer o mesmo, deixando o leitor encarregado de preencher (ou não) as lacunas.

“Distância de resgate” fornece mais perguntas do que respostas, porém isso, a meu ver, não é ruim. O livro possui uma técnica interessante, a narrativa progride com o diálogo entre dois personagens, que precisam encontrar o momento exato em que algo acontece na narrativa, a fim de, talvez, encontrar respostas. Ou uma saída.

Uma dessas personagens é Amanda, que está passando uma temporada no campo com sua filha Nina enquanto o marido trabalha nos arredores. Ela conhece sua vizinha Carla, que lhe conta uma história perturbadora envolvendo David, filho de Carla.

David foi contaminado ainda criança, e para salvá-lo, Carla recorre a uma mulher conhecida na vila como “a mulher da casa verde”. No entanto, após David ser salvo, Carla afirma que ele não parece o David que conhecia antes.

É esse David que conversa com Amanda ao longo do livro.

O livro abarca duas discussões que, embora pareçam totalmente distintas, casam-se no livro com maestria: a maternidade e a questão ambiental. A questão ambiental, aqui, pode ser a resposta para a contaminação no povoado, “enriquecido” pela expansão agrícola. Já a maternidade está na relação superprotetora entre Amanda e Nina – por isso o título, que Amanda explica algumas vezes na narrativa. É o fio invisível que une ela à filha e tensiona em momentos de perigo iminente. Mas... é possível proteger os filhos de tudo? Mesmo daquilo que não é visível aos olhos?

Um livro sufocante, que eu li praticamente sem respirar em poucas horas. Já me disseram que vale a pena ler mais da autora e, com certeza, ela vai ficar no meu radar!

Já leu este ou outro livro da Samanta Schweblin?

site: https://www.instagram.com/odisseiadelivros/

Pandora 22/02/2021

Este é só para quem quer pirar o cabeção.
Não é um terror clássico, mas um texto singular e claustrofóbico, que mescla elementos reais e fantásticos de forma a manter a tensão durante toda a história.

A narrativa começa com um diálogo estranho entre Amanda e David. É preciso prestar atenção.

Amanda e sua filha Nina estão passando o verão no campo enquanto o marido de Amanda trabalha nos arredores. Lá ela conhece Carla e seu filho David e Carla lhe conta que tem medo do filho pois ele não é realmente o seu filho.

Apesar de se conhecerem há pouco tempo, Amanda e Carla se veem com frequência e Amanda sente um misto de admiração e repulsa por Carla. Por isso,apesar de achar absurda a história que a outra começa a lhe contar, não deixa de ficar muito interessada.

Esta é uma leitura que fiz sem saber absolutamente do que se tratava e acho que esta é a experiência mais bacana; mas no dia seguinte o reli, pois mesmo com todas as entrevistas que vi, resenhas que li, bate-papos e até a análise de uma professora no YouTube ainda fiquei com vários questionamentos.

Como eu adoro quebrar a cabeça... o que dizer? Amei bem amado!!!

Nota: Deve estrear em breve na Netflix o filme Distância de Resgate, dirigido pela peruana Claudia Llosa, com a espanhola María Valverde e a argentina Dolores Fonzi no elenco.

Fabio Pedreira 06/04/2022

Tenso, bom e reflexivo
Amanda alugou uma casa no interior para passar as férias com sua filha (Nina) e seu marido (que só iria poder aparecer depois de um tempo)⁣

Enquanto isso, ela conhece Carla, a mãe do pequeno David. O garoto é um pouco diferente, assim como outras crianças da região.⁣

Amanda descobre isso ao conversar com Carla, que lhe revela uma situação tensa e assustadora que aconteceu com seu filho. Isso faz despertar na mãe de Nina seu instinto maternal de distância de resgate, aquela distância limite entre mãe e filho onde é possível saber que nenhum mal acontecerá. ⁣

Mas quando saber que essa distância se romperá?⁣

Distância de Resgate tem uma forma peculiar de ser contada, o que pode ser um pouco confuso no início, mas que no decorrer da leitura, vai fazendo sentido e você vai ficando mais ciente do que aconteceu, apesar de não saber como aconteceu.⁣

Coisa que também vai sendo revelada com o tempo, através do relato da própria protagonista, que narra a história como se estivesse fazendo um flashback de como tudo começou, até o momento que terminou.⁣

Você vai acabar a leitura reflexivo e tenso. É uma narrativa as vezes até triste. Me lembrou um pouco situações como Chernobyl e o caso do Césio 137 e suas consequências.⁣

É um livro curto, onde dá pra ler em uma sentada. Tanto é que não tem pausas, ele é escrito de forma corrida. Então pegue pra ler quando tiver com um tempinho e vá fundo.⁣

Um horror real, tenso e ao mesmo tempo, com certas doses fantasiosas. Mas que vale a pena ser lido.
Ander 07/04/2022minha estante
Suas resenhas são ótimas \o

Fabio Pedreira 08/04/2022minha estante
Vlww

Ana Claudia 07/01/2022

Uma história ambientada em Buenos Aires
Amanda está viajando com sua filha Nina, de 4 anos, quando acabam se intoxicando em um povoado. Lá elas conhecem Carla e seu filho, David e a história da mulher da casa verde.

Mas o comportamento bastante estranho dos moradores desse local gera muitos comentários e grandes revelações.

Amanda acorda em um hospital e ao seu lado encontra David. Ele diz que ela precisa contar tudo o que acontece para que ele consiga impedir que algo horrível aconteça. Amanda começa a contar tudo desde o início da viagem

A história é basicamente um diálogo entre Amanda e David e mostra dois momentos: no passado Amanda está apavorada para manter segura sua filha de algo que nem ela sabe o que é. E no presente, Amanda está angustiada querendo saber onde está e o que aconteceu com a sua filhinha e também o porquê de David estar do seu lado no hospital.

Uma história que fala sobre maternidade e a narrativa transita entre a realidade e a ficção, nos apresentando alguns momentos assustadores. Uma história curta e rápida de ler.

Mari Pereira 19/02/2023

O fio invisível da maternidade...
Uma leitura eletrizante, daquelas que você não consegue nem soltar o ar enquanto lê.
Enigmático, sombrio, angustiante... Apesar de curto, desperta muitas sensações e reflexões.
Gênero, maternidade, questão ambiental e muita paranoia em pouco mais de 100 páginas!
IMPERDÍVEL! ??

May 15/01/2022

Você não vai encontrar nessas páginas, no dilema de Amanda, aquele suspense cheio de adrenalina, mas ainda que não seja um livro cheio de ação, o relato da personagem é tão íntimo e tão cheio de mistério que tudo o que queremos é ler até o final e descobrir o que aconteceu, tudo o que sabemos é que aconteceu algo terrível com o filho de Carla e ela vai contar essa coisa para Amanda que também tem uma filha, a Nina, portanto o que sabemos não é muito, mas o suficiente para nos instigar e nos perturbar a medida que a história vai ficando cada vez mais bizarra. A sorte é que o livro é curto então conseguimos engolir a história de uma vez e descobrir o que de for está acontecendo.

"O ponto exato está em um detalhe, é preciso ser observador."

Yasmin827 25/01/2022

Ou eu sou burra ou o livro que é difícil (só que não)
Comecei a leitura não entendendo NADA. O livro não é dividido em capítulos ou usa as pontuações adequadas pra indicar fala, demorou um pouco pra me situar e entender quem eram aquelas pessoas e do que exatamente elas tavam falando. Terminei a leitura não entendendo NADA também

Mas parece que a história é bem simples no final das contas: a região onde Amanda e Nina foram passar as férias é uma região onde a população se sustenta através das plantações e parece que pra isso elas são fertilizados com agrotóxicos, a gente conhece uma ou outra história que fala sobre o efeito que eles causam as pessoas que residem perto dos campos...
A Amanda até pensou em ir embora com a filha mas tomou uma decisão que mudou TUDO (assim como a Carla quando decidiu prestar mais atenção no cavalo). Faz a gente pensar sobre as pequenas escolhas que fazemos todos os dias e as consequências enormes das mesmas.

Em questão de narrativa eu gostei do livro dar sempre aquela sensação incômoda da gente não saber o que tá acontecendo. Ele é todo escrito em forma de relato e a gente vai acessando as informações junto com a pobre da Amanda (que tá muito confusa).

Enfim, foi isso que eu entendi ??

Kamilla Gabriela 02/02/2022

Que livro estranho!
Sem capítulos ou pausas.
Narrativa estranha.
Personagens estranhos.
Infelizmente, não funcionou pra mim :(

Victoria.Olzany 09/03/2023

Li de uma vez só. Dá muita vontade de entender o que está acontecendo e o que vai acontecer, um suspense.
Me lembrou um pouco "O Cemitério" do Stephen King (que não gostei muito, rs).

16/12/2021

Impossível de largar!
Distância de Resgate é bem curtinho, apenas 143 páginas e possui um narrativa bem diferenciada. Aqui a protagonista está conversando com uma pessoa, relembrando juntos uma história atrás de explicações para como tudo aconteceu e o que diferencia suas falas são apenas a inclinação das letras. No início pode ser um pouco confuso mas, depois de algumas páginas você pega o padrão e se torna automático.

Por conta dessa narrativa, a história fica muito envolvente e somado a isso, tem um mistério muito interessante, eu fui lendo, formulando inúmeras teorias, não entendendo direito quem é confiável e quem não é. Novas informações vão surgindo e eu fui ficando cada vez mais intrigada com essa história, eu sentia a urgência da protagonista em suas falas, o desespero ao perceber que não tinha mais o controle, fiquei muito ansiosa, aflita, querendo as respostas e entender como tudo estava acontecendo.

Foi uma experiência louca, viciante, eu fiquei hipnotizada por essa história, senti o terror psicológico que o livro quis passar de uma forma tão intensa! Li esse livro em uma sentada só, do início ao fim e levei apenas 1h30m do tanto que me envolvi nessa história, simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Foi um livro que me tirou da zona de conforto, me proporcionou algo que nunca havia sentido antes, ele é maravilhosamente incômodo.

Essa não é uma leitura para todos, acredito que ela será bem 8 ou 80, você irá amar ou odiar. Mas, são apenas 143 páginas e se busca experimentar algo novo e sair da sua zona de conforto, fica a recomendação dessa história maluca e viciante!

Marlana.Kiewel 10/04/2020

Distância de resgate
Distância de resgate constitui uma pequena obra prima, o primeiro romance da nossa vizinha argentina de nascimento, Samanta Schweblin.

Premiada notoriamente pelos seus contos e elogiada por Vargas Llosa, traduzida para mais uma dezena de idiomas, constituem referências suficientes para o leitor que ainda está em dúvida. Eu, escolho minhas leituras sempre pelo escritor, minha frase costumeira para isso, não tenho tempo de vida para ler todos os livros que desejo, meu tempo para ler é precioso demais. Sou uma sexagenária, assim creio que não há necessidade de acréscimos.

Distância de resgate tem copyright de 2014 e, pode ser lido sob vários nortes. Eu, escolhi o viés da contaminação por agrotóxicos. Pronto, escrevi. Sou da objetividade, da clareza, de por as cartas na mesa. Isto nem sempre tem sido bom para mim. Porém, aqui isto pode ser salutar para reflexões e possíveis discussões . Creio, pois que a diversidade e a liberdade de pensamento no Skoob, constitui essência e prática, sem a qual o espaço não teria sentido.
Pois, vá para a primeira página. Melhor, para as páginas iniciais e crie seu viés, terás dias, nestes tempos de Coronavírus para criar suas próprias teorias sobre o tema que Samanta aborda em Distância de resgate. Se bem, eu o li em um dia, não conseguia parar de ler.

Nesta cultural Semana Santa, lembro-me que o escritor Ignácio Loyola Brandão, aquele do Não verás país nenhum e Veia bailarina, numa entrevista há décadas, dizia que toda Semana Santa lia Dom Quixote de La Mancha. Então, será que ainda tem esta prática, quem tiver a ousadia de perguntar ao próprio, pergunte também o por quê, que eu já esqueci.

Proveitosa leitura e Feliz Páscoa

Marcelo.Alencar 09/02/2021

Que livrinho maluco. Nunca li nada igual. Esse livro é um espanto. Uma história intrigante, um torpedo psicológico onde vc fica acelerado a espera de uma bomba na próxima página.
Parabéns pelo romance! Leiam... vale demais!

voandocomlivros 21/11/2021

JÁ SENTIU MEDO LENDO UM LIVRO?

Pois é! A tensão dramática e o estudo psicológico que a autora usou nesse livro me deixou hipnotizada. São apenas 144 páginas, mas conforme a leitura avançava, ia passando de drama familiar para suspense, mistério e quando percebi estava aterrorizada com as cenas e fascinada com o tanto que fiquei presa, ansiando por respostas.

"Distância de Resgate" me proporcionou uma experiência inusitada. O livro todo é um diálogo. O início é meio confuso, porque o leitor cai de paraquedas em uma conversa que já está em andamento. Mas logo dá para se localizar e a história engata com pequenas revelações a cada página.

Amanda e sua filha Nina viajam para uma cidade para passar o verão. A cidade é cheia de plantações, muito verde, lagos e rios. A casa que alugaram para a temporada é linda, agradável e tem uma piscina muito bacana. Logo que chegam, conhecem a vizinha, Carla, e depois seu misterioso filho, David.

Essa região é campestre e usam muitos pesticidas e agrotóxicos. As crianças, que são mais vulneráveis, acabam sendo acometidas por doenças. Mas não são só seus corpos que ficam doentes, suas almas também. Para salvar as almas desvigorosas, precisam fazer algo com os corpos, e é aí que as coisas ficam esquisitas.

"O PONTO EXATO ESTÁ EM UM DETALHE, É PRECISO SER OBSERVADOR."

Uma das coisas mais belas desse livro é a relação de mãe e filhos. Toda mãe tem um fio invisível que sai do estômago e se liga ao filho. Enquanto a mãe sente segurança em um ambiente tranquilo, ela deixa o fio mais solto e dá liberdade para a criança. Mas quando existe algum perigo, esse mesmo fio se retesa, se incurta, para a mãe ficar perto da criança e a proteger. As mães ficam constantemente calculando o tamanho desse fio, ou seja, calculando a distância desse resgate. Por isso o título do livro. Ai ai... eu amo quando o título é explicado e o significado é tão relevante e lindo assim. 💖

"PRECISO MEDIR O PERIGO"

"QUANDO VOCÊ COMEÇOU A MEDIR ESSA DISTÂNCIA DE RESGATE?

É UMA COISA QUE HERDEI DE MINHA MÃE. 'QUERO VOCÊ POR PERTO', DIZIA. 'VAMOS MANTER A DISTÂNCIA DE RESGATE.' "

"Distância de Resgate" recebeu o Prêmio Tigre Juan em 2015 e também foi adaptado para as telinhas. O nome do filme é "O fio invisível", também está incrível. Achei super fiel ao livro e adorei a interpretação dos atores. Eu só achei que o livro explica melhor o final.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/dist%C3%A2ncia-de-resgate-resenha

Meu Querido Livro 09/11/2021

Me surpreendeu
Gostei da escrita da autora. Achei a história meio doida, mas foi bem legal de ler (li em um dia) e com o decorrer você se acha um pouco em alguns quesitos - e fica mais perdido e outros.

1 | 2 | 3 | 4