Distância de resgate

Distância de resgate Samanta Schweblin

Resenhas - Distância de resgate

1 | 2 | 3 | 4

Natalia.psico.literatura 18/01/2022

Um livro diferente de tudo o que li
Esse livro tem uma das linhas de abertura mais estranhas que eu já li. Amanda está deitada em uma cama, e ao lado dela está uma criança, David. O romance se estrutura como um diálogo entre os dois, ambientado no presente sobre a rememoração de Amanda sobre acontecimentos ocorridos alguns dias antes. Esses acontecimentos se passam durante as férias que ela tira com a filha, Nina, para o interior e envolve a vizinha Carla e o filho dela, David.

Quanto mais avançamos na história, ela se torna cada vez mais assustadora e surreal. Eu estava virando febrilmente as páginas para encontrar uma explicação/resolução para o que estava acontecendo, para entender o que estava acontecendo. O final me deixou mais intrigada que o começo, mas a jornada sufocante e intensa valeu a pena.

Posso identificar três grandes temas do romance. A primeira é sobre o papel destrutivo da agricultura industrial e dos pesticidas.

O segundo tema é provavelmente o mais poderoso e provavelmente teria um impacto ainda maior para um leitor que é mãe/pai. Ele gira em torno da ansiedade dos pais e da ?distância segura? que uma mãe permite entre ela e seu filho. Alguns pais veem perigo em todos os lugares e estão obcecados em proteger seus filhos e às vezes essa obsessão não é suficiente para salvar a criança.

O terceiro tema é o que dá ao romance a atmosfera surreal, de terror. Trata-se da transmigração da alma e você terá que ler o o livro para ver do que se trata.

Eu sei que não faz muito sentido, mas acredite, é difícil. Você vai entender se você ler o livro, o que você deveria fazer com toda certeza!

May 15/01/2022

Você não vai encontrar nessas páginas, no dilema de Amanda, aquele suspense cheio de adrenalina, mas ainda que não seja um livro cheio de ação, o relato da personagem é tão íntimo e tão cheio de mistério que tudo o que queremos é ler até o final e descobrir o que aconteceu, tudo o que sabemos é que aconteceu algo terrível com o filho de Carla e ela vai contar essa coisa para Amanda que também tem uma filha, a Nina, portanto o que sabemos não é muito, mas o suficiente para nos instigar e nos perturbar a medida que a história vai ficando cada vez mais bizarra. A sorte é que o livro é curto então conseguimos engolir a história de uma vez e descobrir o que de for está acontecendo.

"O ponto exato está em um detalhe, é preciso ser observador."

Maysa 12/01/2022

Uma leitura envolvente
O livro tem como protagonista Amanda, uma mulher que foi passar as férias com sua pequena filha, Nina, em um povoado que não conhecia.
Logo que chega nesse novo ambiente conhece, Carla, uma mulher diferente, e que guarda alguns segredos peculiares.
E a história se desenvolve a partir desse encontro e deixa o leitor muito envolvido, mesmo que seja uma narrativa extremamente confusa.
Eu comecei a ler e não estava entendendo nada, para ser sincera até agora não entendi alguns pontos.
Mas ao ir desenvolvendo a leitura acaba se tornando um pouco mais claro, mas mesmo assim é uma narrativa muito diferente de tudo que já li.
A narrativa começa em um ponto que já está desenvolvida a história, acho que por isso se torna confusa. O leitor é "jogado" em uma cena que já faz parte do final, até se localizar fica uma leitura complicada.
Eu gostei da leitura, li bem rápido, mais ao mesmo tempo achei que muitas pontos ficaram soltas e particularmente gosto de livros que tudo se encaixam.
Mas se você quer uma leitura mega diferente esse livro é para você! Com certeza será uma ótima experiência.

Luíza | ig: @odisseiadelivros 10/01/2022

Tanto em tão pouco
Livros curtos me assustam. Não são todos os escritores, todas as escritoras que conseguem escrever tanto em tão pouco.

Samanta Schweblin é uma das que consegue.

A escritora argentina me fisgou nas primeiras páginas. Enquanto lia, lembrei-me de Pedro Páramo, de Juan Rulfo. A sensação foi semelhante: não sei o que está acontecendo, mas há algo neste livro que me atrai, por isso, vou até ao final em um fôlego só.

Mas enquanto Rulfo fornece algumas respostas, Samanta não pretende fazer o mesmo, deixando o leitor encarregado de preencher (ou não) as lacunas.

“Distância de resgate” fornece mais perguntas do que respostas, porém isso, a meu ver, não é ruim. O livro possui uma técnica interessante, a narrativa progride com o diálogo entre dois personagens, que precisam encontrar o momento exato em que algo acontece na narrativa, a fim de, talvez, encontrar respostas. Ou uma saída.

Uma dessas personagens é Amanda, que está passando uma temporada no campo com sua filha Nina enquanto o marido trabalha nos arredores. Ela conhece sua vizinha Carla, que lhe conta uma história perturbadora envolvendo David, filho de Carla.

David foi contaminado ainda criança, e para salvá-lo, Carla recorre a uma mulher conhecida na vila como “a mulher da casa verde”. No entanto, após David ser salvo, Carla afirma que ele não parece o David que conhecia antes.

É esse David que conversa com Amanda ao longo do livro.

O livro abarca duas discussões que, embora pareçam totalmente distintas, casam-se no livro com maestria: a maternidade e a questão ambiental. A questão ambiental, aqui, pode ser a resposta para a contaminação no povoado, “enriquecido” pela expansão agrícola. Já a maternidade está na relação superprotetora entre Amanda e Nina – por isso o título, que Amanda explica algumas vezes na narrativa. É o fio invisível que une ela à filha e tensiona em momentos de perigo iminente. Mas... é possível proteger os filhos de tudo? Mesmo daquilo que não é visível aos olhos?

Um livro sufocante, que eu li praticamente sem respirar em poucas horas. Já me disseram que vale a pena ler mais da autora e, com certeza, ela vai ficar no meu radar!

Já leu este ou outro livro da Samanta Schweblin?

site: https://www.instagram.com/odisseiadelivros/

Ana Claudia 07/01/2022

Uma história ambientada em Buenos Aires
Amanda está viajando com sua filha Nina, de 4 anos, quando acabam se intoxicando em um povoado. Lá elas conhecem Carla e seu filho, David e a história da mulher da casa verde.

Mas o comportamento bastante estranho dos moradores desse local gera muitos comentários e grandes revelações.

Amanda acorda em um hospital e ao seu lado encontra David. Ele diz que ela precisa contar tudo o que acontece para que ele consiga impedir que algo horrível aconteça. Amanda começa a contar tudo desde o início da viagem

A história é basicamente um diálogo entre Amanda e David e mostra dois momentos: no passado Amanda está apavorada para manter segura sua filha de algo que nem ela sabe o que é. E no presente, Amanda está angustiada querendo saber onde está e o que aconteceu com a sua filhinha e também o porquê de David estar do seu lado no hospital.

Uma história que fala sobre maternidade e a narrativa transita entre a realidade e a ficção, nos apresentando alguns momentos assustadores. Uma história curta e rápida de ler.

Janaina Edwiges 06/01/2022

Diferente de tudo que já li!
Se você procura por uma leitura original, que te cause estranhamento, te provoque muitos questionamentos e te tire da sua zona de conforto, Distância de resgate é perfeito para você. Mesclando elementos sobrenaturais com a realidade, a escritora argentina Samanta Schweblin consegue criar uma narrativa extremamente tensa, que deixa o leitor apreensivo do início ao fim, sem querer deixar o livro de lado. E, convenhamos, nada melhor do que a combinação suspense psicológico, horror e crianças para nos deixar angustiados e presos a uma boa história.

Ariane | @literariane 02/01/2022

esse quebra cabeça tá muito confuso e quem começou ele vai ter que terminar. livro peculiar e com uma experiência claustrofóbica, agonia imensurável.

16/12/2021

Impossível de largar!
Distância de Resgate é bem curtinho, apenas 143 páginas e possui um narrativa bem diferenciada. Aqui a protagonista está conversando com uma pessoa, relembrando juntos uma história atrás de explicações para como tudo aconteceu e o que diferencia suas falas são apenas a inclinação das letras. No início pode ser um pouco confuso mas, depois de algumas páginas você pega o padrão e se torna automático.

Por conta dessa narrativa, a história fica muito envolvente e somado a isso, tem um mistério muito interessante, eu fui lendo, formulando inúmeras teorias, não entendendo direito quem é confiável e quem não é. Novas informações vão surgindo e eu fui ficando cada vez mais intrigada com essa história, eu sentia a urgência da protagonista em suas falas, o desespero ao perceber que não tinha mais o controle, fiquei muito ansiosa, aflita, querendo as respostas e entender como tudo estava acontecendo.

Foi uma experiência louca, viciante, eu fiquei hipnotizada por essa história, senti o terror psicológico que o livro quis passar de uma forma tão intensa! Li esse livro em uma sentada só, do início ao fim e levei apenas 1h30m do tanto que me envolvi nessa história, simplesmente não consegui parar de ler até terminar. Foi um livro que me tirou da zona de conforto, me proporcionou algo que nunca havia sentido antes, ele é maravilhosamente incômodo.

Essa não é uma leitura para todos, acredito que ela será bem 8 ou 80, você irá amar ou odiar. Mas, são apenas 143 páginas e se busca experimentar algo novo e sair da sua zona de conforto, fica a recomendação dessa história maluca e viciante!

Taize @viagemliteral 08/12/2021

"Distância de Regaste" foi sem dúvidas um dos livros mais interessantes e peculiares que já li em toda minha vida, tanto que assim que finalizei a leitura, imediatamente assisti a adaptação publicada pela Netflix e intitulada como "O fio invisível", ela que é exatamente igual ao livro, incrível, não?

"O ponto exato está em um detalhe..."

Em pouco menos de 150 páginas, a autora argentina Samantha Schweblin, traz um enredo extremamente intenso e perturbador, que aborda a maternidade e a urgência dessas mulheres em estarem sempre prontas para salvarem seus filhos dos perigos, perigos esses que muitas vezes são invisíveis aos olhos, e acabam passando despercebidos.

A narrativa se faz por meio de um longo e intenso diálogo entre David e Amanda: David, um garotinho que instiga Amanda a buscar respostas para todas as coisas estranhas que acontecem naquela pequena cidade, principalmente com ele e com todas as crianças que residem ali.

São 144 páginas sem divisão de capítulos, mas não pensem nem por um segundo que isso torna a leitura cansativa, pelo contrário, ela é uma viagem vertiginosa, e precisamos estar atentos aos mínimos detalhes para que possamos conseguir encaixar todas as peças desse grande quebra-cabeça.

É uma história genial e um tanto macabra, que apresenta rituais estranhos, crianças deformadas, agentes tóxicos e maternidade, tudo isso envolto a mistérios, nos deixando ávidos por respostas.

Rodolfo Vilar 28/11/2021

surpresa
Adoro livros nos quais precisamos nos debruçar com um outro olhar, aquele tipo de livro que a cada releitura se descobre mais, se estranha mais, se encontra mais. Foi exatamente isso que aconteceu com a leitura nada esperada de "Distância de resgate" da autora Samanta S.. O livro é basicamente um grande repolho que vamos aos poucos descascando e descascando até entrar por camadas e mais camadas, e é exatamente a percepção do olhar e da narrativa da história que nos prende. Com menos de 150 páginas, o livro nos conta a relação da Amanda com sua amiga Carla, que durante a temporada de trabalho de seu marido numa cidade do interior cria laços com essa personagem misteriosa, às vezes até mistica e que com suas histórias e medos leva a Amanda ao delírio coletivo. A história segue sem pausas desvendando enredos, mistérios, fantasmas e fazendo o leitor de perguntar "o que é que estou lendo e onde irei parar com isso?". Há um certo tipo de fôlego único no livro que me lembrou as leituras de Clarice Lispector, claro que somadas aos elementos de suspense e mistério. É uma leitura deliciosa, que consegui fazer em um dia, e é exatamente essa necessidade de se saber o que acontece que faz o leitor prender-se a narrativa tão bem construída e muito poética na maioria das vezes. Segundo informações o livro será adaptado em um filme pela Netflix e fico me perguntando o que isso pode dar.

voandocomlivros 21/11/2021

JÁ SENTIU MEDO LENDO UM LIVRO?

Pois é! A tensão dramática e o estudo psicológico que a autora usou nesse livro me deixou hipnotizada. São apenas 144 páginas, mas conforme a leitura avançava, ia passando de drama familiar para suspense, mistério e quando percebi estava aterrorizada com as cenas e fascinada com o tanto que fiquei presa, ansiando por respostas.

"Distância de Resgate" me proporcionou uma experiência inusitada. O livro todo é um diálogo. O início é meio confuso, porque o leitor cai de paraquedas em uma conversa que já está em andamento. Mas logo dá para se localizar e a história engata com pequenas revelações a cada página.

Amanda e sua filha Nina viajam para uma cidade para passar o verão. A cidade é cheia de plantações, muito verde, lagos e rios. A casa que alugaram para a temporada é linda, agradável e tem uma piscina muito bacana. Logo que chegam, conhecem a vizinha, Carla, e depois seu misterioso filho, David.

Essa região é campestre e usam muitos pesticidas e agrotóxicos. As crianças, que são mais vulneráveis, acabam sendo acometidas por doenças. Mas não são só seus corpos que ficam doentes, suas almas também. Para salvar as almas desvigorosas, precisam fazer algo com os corpos, e é aí que as coisas ficam esquisitas.

"O PONTO EXATO ESTÁ EM UM DETALHE, É PRECISO SER OBSERVADOR."

Uma das coisas mais belas desse livro é a relação de mãe e filhos. Toda mãe tem um fio invisível que sai do estômago e se liga ao filho. Enquanto a mãe sente segurança em um ambiente tranquilo, ela deixa o fio mais solto e dá liberdade para a criança. Mas quando existe algum perigo, esse mesmo fio se retesa, se incurta, para a mãe ficar perto da criança e a proteger. As mães ficam constantemente calculando o tamanho desse fio, ou seja, calculando a distância desse resgate. Por isso o título do livro. Ai ai... eu amo quando o título é explicado e o significado é tão relevante e lindo assim. 💖

"PRECISO MEDIR O PERIGO"

"QUANDO VOCÊ COMEÇOU A MEDIR ESSA DISTÂNCIA DE RESGATE?

É UMA COISA QUE HERDEI DE MINHA MÃE. 'QUERO VOCÊ POR PERTO', DIZIA. 'VAMOS MANTER A DISTÂNCIA DE RESGATE.' "

"Distância de Resgate" recebeu o Prêmio Tigre Juan em 2015 e também foi adaptado para as telinhas. O nome do filme é "O fio invisível", também está incrível. Achei super fiel ao livro e adorei a interpretação dos atores. Eu só achei que o livro explica melhor o final.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/dist%C3%A2ncia-de-resgate-resenha

Meu Querido Livro 09/11/2021

Me surpreendeu
Gostei da escrita da autora. Achei a história meio doida, mas foi bem legal de ler (li em um dia) e com o decorrer você se acha um pouco em alguns quesitos - e fica mais perdido e outros.

Juli 16/05/2021

Diferente de tudo o que eu já li
Samanta Schweblin escreve com maestria.
Sua narrativa é veloz, intrigante, nos deixa com vontade de ler mais e mais.
Distância de Resgate é um livro que me conquistou. Simpatizei com a protagonista (o que pra mim é bem difícil hahahah) e quis desesperadamente entender o que se passava na cabeça dela.
A organização do livro me intrigou muito. Ele não era dividido de forma alguma, era uma única narrativa do início até o fim, sem capítulos. Isso me fez terminar o livro bem mais rápido.
O ponto negativo pra mim seria que eu achei uma história um tanto complicada. Em vários momentos do livro precisei dar uma pausa para tentar entender o que estava acontecendo para depois prosseguir.
Apesar disso, gostei muito da experiência da leitura. Esse livro é meu queridinho, lindíssimo! As cores são lindas e a fonte é impecável, belíssimo trabalho da editora. Sobre a autora, gostaria de conhecer mais trabalhos dela.

Pandora 22/02/2021

Este é só para quem quer pirar o cabeção.
Não é um terror clássico, mas um texto singular e claustrofóbico, que mescla elementos reais e fantásticos de forma a manter a tensão durante toda a história.

A narrativa começa com um diálogo estranho entre Amanda e David. É preciso prestar atenção.

Amanda e sua filha Nina estão passando o verão no campo enquanto o marido de Amanda trabalha nos arredores. Lá ela conhece Carla e seu filho David e Carla lhe conta que tem medo do filho pois ele não é realmente o seu filho.

Apesar de se conhecerem há pouco tempo, Amanda e Carla se veem com frequência e Amanda sente um misto de admiração e repulsa por Carla. Por isso,apesar de achar absurda a história que a outra começa a lhe contar, não deixa de ficar muito interessada.

Esta é uma leitura que fiz sem saber absolutamente do que se tratava e acho que esta é a experiência mais bacana; mas no dia seguinte o reli, pois mesmo com todas as entrevistas que vi, resenhas que li, bate-papos e até a análise de uma professora no YouTube ainda fiquei com vários questionamentos.

Como eu adoro quebrar a cabeça... o que dizer? Amei bem amado!!!

Nota: Deve estrear em breve na Netflix o filme Distância de Resgate, dirigido pela peruana Claudia Llosa, com a espanhola María Valverde e a argentina Dolores Fonzi no elenco.

Marcelo.Alencar 09/02/2021

Que livrinho maluco. Nunca li nada igual. Esse livro é um espanto. Uma história intrigante, um torpedo psicológico onde vc fica acelerado a espera de uma bomba na próxima página.
Parabéns pelo romance! Leiam... vale demais!

1 | 2 | 3 | 4