O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto Rick Riordan

Resenhas - O oráculo oculto

Ma 11/07/2020

Uma surpresa agradável
Imaginei porque o final de Heróis do Olimpo acabou daquele jeito e descobri a resposta nesse livro. Eu ri do início ao fim. Apolo é um ser que me faz rolar de rir quando tenta resolver as coisas e fica divagando. Uma das melhores descobertas de leituras novas nesse ando (talvez uma das únicas, já que tava numa fase de releituras)

Elyff 17/07/2020

Sensação de voltar para casa
Maravilhoso! A sensação de zona de conforto é incrível! Hahahha pra quem sempre amou as séries Os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, vai pegar pra ler esse livro e nunca mais soltar, porque pode até ser um fan service, mas é daquele jeitinho que a gente gosta!!

Ayana.Violeta 04/04/2021

Eu gostei bastante, não é muito emocionante igual aos outros livros do Rick mas foi bom ver os antigos personagem felizes e na paz. E o desenvolvimento do Apolo é muito legal, ele foi ficando mas humano, ele foi tendo culpa dos seus erros e dando mais atenção para os filhos.
Solangelo é tudo pra mim ?
Eu amei o Paulo KKKKKKK

xxbiba_14 17/05/2023

Eu gostei da história, gostei do plot twist que teve, gostei dos novos personagens entretanto eu achei uma leitura meio enrolada e cansativa em algumas partes do livro e por este motivo não li tão rápido assim como os outros livros e tbm não dei cinco estrelas mas fora isso eu gostei.

LetAcia888 30/07/2020

Me surpreendeu!
Me surpreendeu!

Não estava muito animada pra começar essa nova série, não sei o motivo. Mas não me arrependo de ter começado.

O primeiro livro da série As Provações de Apolo é incrível. Nesse livro Apolo não é mais um deus. Como forma de punição Zeus o transformou em um mero mortal chamado Lester Papadopoulos. Já nos primeiros capítulos temos uma nova personagem, Meg McCaffrey, pensa numa personagem que eu AMEI! E temos tbm velhos personagens que aparecem na história como o Percy, Nico, Will e Leo.

O livro tem um humor já característico da escrita de Rick e é muito bom, deixa o livro mais leve e fácil de ler.

Apolo/Lester é um personagem que pode ser um pouco difícil de gostar, mas eu, particularmente, não tive problemas com ele, me diverti muito com o mesmo e com Meg.

Esse foi um ótimo começo de série e já quero muito ler os próximos livros.

Livv ;) 29/04/2023

Sem Percy fml?
Okok, nesse livro do Rick fala do Apolo, o Deus lá blabla humano? Tá bom e gente, quase chorei com oq esse cara passou, o coitado só sofre KAJAKAJSK, mas enfim, gostei do livro amigos, ele é bem fácil de ler e interage com o leitor a partir da leitura, mto bom, recomendo??.
Enquanto eu leio 1 livro, Lívia lê 5

Lana 08/05/2023minha estante
Mas irei voltar pro skoob se Deus quiser

Livv ;) 08/05/2023minha estante
Parei de ler dnv ?

LSKSKKSKSKKS

Lana 08/05/2023minha estante
Que situação é essa que nois leitores estamos entrando?

Livv ;) 09/05/2023minha estante
Esse CAPETA de ESCOLA e PROVA de GEOMETRIA CAPETA

Lana 14/05/2023minha estante
Nem geometria eu tenho ??

Livv ;) 14/05/2023minha estante
KKAJSKA, isso é bom ou ruim?

Lana 04/06/2023minha estante
No momento Maravilhoso, agr pra minha vida acadêmica acredito que ruim

Livv ;) 05/06/2023minha estante
Aiq legak

Livv ;) 05/06/2023minha estante
Aiq legak

12345 05/08/2020

Mais uma vez nenhum pouco decepcionada pelo trabalho do tio Rick, diria que essa é a melhor saga dele, se eu não me sentisse como se estivesse traindo PJO. Acho que o Apolo é bem parecido com o Percy, me admira que eles sejam primos e não pai e filho. E é óbvio que ver um pouquinho (pouquinho mesmo) do relacionamento do Nico e Will valeu muito a pena.

Victoria 06/09/2021

Quando um Deus é obrigado a enfrentar a verdade sobre si.
O título dessa resenha deveria ser o nome do personagem principal porque eu ainda não consigo pronunciar esse nome sem ter um ataque de risos. Sim, no auge dos meus 22 anos, eu li esse livro e rachei o bico.
Vamos lá, essa é uma resenha bem superficial, não vou analisar os aspectos sentimentais e toda a psicologia dos personagens porque isso eu faço interiormente e tenho muita preguiça de por no papel quando estou lendo.
Dito isso, vamos ao livro...
Apolo é Lester, um garoto, adolescente, normal, com espinhas e banha, aparentemente indigno da grandiosidade do deus Apolo. Mas eu confesso que amo cada segundo das descrições de Lester Papadopulos (estou rindo).
Apolo é castigado por seu pai, aparentemente, e tem uma missão a seguir: sofrer provações.
A primeira, fica muito claro para mim, é aturar a Meg. E digo aturar porque achei a personagem bem antipática. E isso é muito bom, porque quer dizer que ela realmente é descrita como uma adolescente de 12 anos de idade e não um adulto tentando se passar por uma. No entanto, ainda assim, é difícil de aturar a garota, por muito tempo ela foi um catalisador pela demora na continuidade ds leitura, principalmente porque os diálogos com ela são completamente rasos, enquanto a mente de Apolo trabalha a mil por hora.
E se Leo é meu personagem preferido, Apolo (ou Lester Papadopoulos) ocupa a segunda posição de pertinho. E por falar em Leo, finalmente temos notícias dele. Confesso que esse foi um dos motivos pelos quais eu decidi começar a ler As Provações de Apolo.
E esse livro é diferente, primeiro porque é um deus narrando, podemos ver o reflexo de todo o seu narcisismo (apesar de não ser o Narciso), egocentrismo e incrivelmente, a humanidade que o Apolo tem. É fácil se apegar a esse personagem, principalmente porque nem de longe ele é tão arrogante quanto os demais deuses e, apesar de achar que o humor é uma fachada para algo grandiosamente dramático que o personagem esconde, ele é muito carismático. E por isso dá vontade de continuar.
Além dele, temos alguns personagens que aparecem mais. Descobrimos que o Nico está namorando e feliz (eu amei) e uma deusa diferente ganha o destaque que até então não tinha. Estar no Acampamento Meio-Sangue sem nossos heróis tão conhecidos e amados é tão estranho, mas o Apolo consegue suprir boa parte da ausência daqueles personagens que já conhecemos.
O que mais me deixou entusiasmada com esse livro foi o fato de que o Apolo perdeu o misticismo do deus perfeito. Eu gosto que o RR tenha criado ele cheio de inseguranças, apesar de ter uma autoestima extremamente elevada, gosto que ele se questione sobre suas decisões. E gosto que ele demonstre genuinamente o quanto gosta de seus filhos, o quanto quer vê-los bem e o quanto está disposto a sacrificar para que isso aconteça.
Em O Oráculo Oculto, Apolo tem um grande espelho a sua frente e é obrigado a enfrentar quem verdadeiramente é, inclusive as partes que ele, no decorrer do livro, descobre que não gosta.
E acho que isso é o brilhantismo desse livro e por isso eu acredito que a leitura é fluída e válida.
Eu gostei bastante, mas por ser um livro introdutório não entrega tanto quanto deveria.
O plus, para mim, é a revelação das consequências do que Leo fez em Sangue do Olimpo. E eu continuo muito apegada ao personagem. Vamos aos próximos e espero que sejam tão bons quanto.

Felipe.Bonilha 30/06/2023

Relendo dnvo essa maravilha, me apaixonei ainda mais por ele li tudo em basicamente um dia. Amo o Apolo e de como ele evolui e evoluira aos poucos na saga, e a Meg não tenho o que falar. Sinto sdds do Percy e a galerinha mas o Rick explorando novos personagens mas não deixando de lado os antigos é sensacional

Sarinhah 22/09/2021

Apolo, o rei do egocentrismo
Mais uma série que começo do Tio Rick e pela primeira vez não fui conquistada logo de cara. A narrativa é muito boa através do olhar de um ex-deus, ler através do ponto de vista do Apolo foi um dos pontos altos pois é recheado de egocentrismo, humor e muiiito amor próprio. Também vemos o lado do recém corpo humano começar a falar mais alto, conhecemos as inseguranças, medos e arrependimentos de Apolo, o que o faz com que ele fique mais próximo do leitor. A Meg não me conquistou de forma alguma, demorou muito para eu começar a gostar dela e quando isso aconteceu, ela fez o que fez, mas não vou culpá-la pois claramente ela tem uma relação de dependência com aquele personagem lá (sem spoilers) e acredito que ela terá uma reviravolta nos próximos livros. A história em si foi novamente um vilão que surge para tirar o sossego dos semideuses e acredito que ainda tem alguma coisa por trás de toda a explicação que deram sobre os vilões dessa nova série, não é possível que já foi revelado tudo o que irão enfrentar logo no primeiro livro. Outro ponto alto do livro foi a volta de um personagem que eu amo muito e fico muito contente em saber que ele terá mais destaque no próximo livro. A participação do Percy no início e no fim do livro também ajudou a saciar a minha saudade do meu personagem preferido.

Leiaaguria 26/08/2020

Uma leitura muito boa e fluída, porém não me surpreendeu por questões de seguir o mesmo estilo de PJ e ser uma literatura infanto-juvenil. Mas, por conta disso, Rick Riordan se demonstra muito cômico e piadista durante a leitura o que a tornou agradável e proveitosa. E apesar de não se apresentar como uma continuação propriamente dita de PJ e HDO, é impossível entender boa parte dos diálogos sem antes ter os lido.

Mandy 05/10/2021

Apolo sendo apolo
Gostei mt do livro e tô triste por acabar.. mas tbm mal posso esperar pelos próximos 4!! O livro foca muito em explorar as mudanças e a humanidade dos deuses através da figura de Apolo, utilizam de seus arrependimentos e vulnerabilidades da melhor maneira possível (sim estou falando de vc jacinto) enfim,PRECISO ler o resto

aaaa não posso esquecer da presença de solangelo que fez meu coração se aquecer

Bea 10/09/2020

Para trás, formigas do mal! Brasil!
Confesso que não sou tão apaixonada por essa saga quanto sou pela saga original, não significa que eu não goste dela, muito pelo contrario, todo inicio de um ciclo causa um pouco de desconforto, e com essa serie não foi diferente. No começo do livro estava tentando me adaptar a esses novos personagens e suas individualidades, então quando Percy apareceu logo no começo do livro, me deu uma sensação de conforto, e eu sabia que não iria me decepcionar e assim a história foi se desenvolvendo e eu vi que estava certa. Essa nova serie de livros foi muito bem pensada e confesso que achei o conceito genial, escrever um livro do ponto de vista de deus, é uma das coisas mais incríveis que o Rick já fez, foi uma ideia totalmente fora da caixinha, ter Apolo como o narrador dessas histórias nos mostra uma perspectiva diferente sobre os deuses, nos mostra a vulnerabilidade deles sem seus podes, e como eles são cruéis e nem percebem.
Tenho que deixar bem claro, que adoro o Rick e tudo que ele escreve, porém desenvolvi um outro nível de admiração por ele depois desse livro, sendo uma leitora brasileira que sempre me imaginei dentro do universo, foi uma surpresa muito agradável ler o livro e descobrir que foi criado um personagem com a minha nacionalidade, ele está longe de ser protagonista e aparece poucas vezes na livro, mas a felicidade de me sentir representada em uma saga que significa tanto para mim, não tem tamanho. Quero agradecer ao autor por proporcionar esses momentos.