Uma Vida Pequena

Uma Vida Pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Akaisads 27/05/2024

Jude saint Francis
É uma boa história- disse ele. Até sorriu para mim.- vou lhe contar
-por favor- falei
E então ele contou.

Rafaella430 27/05/2024

Destruidor
Esse foi o livro que mais demorei para ler, claro, por conta dos traumas da vida do judy, e também pela raiva a cada capítulo e a cada sofrimento.
Quem for ler e for sensível, não leia, é traumático, assustador, coisas imagináveis e triste.
Mas pelo final, apesar .... vale a pena a leitura.

Pobre Harold...

emidunne 27/05/2024

NÃO CONTEM SPOILERS!

é difícil mensurar em algumas palavras a imensidão desse livro e todo o poder que ele tem de mexer com você! sei que existem MUITAS resenhas contra e que detonam essa pobre e singela história. Realmente, não cabe em todos os gostos, mas se você é fascinado por comportamento humano e como os traumas podem afetar uma pessoa, esse é o livro ideal. Se você gosta de ver a beleza no melodrama da vida, esse é um livro pra você. Se você quer SENTIR, mergulhar, se debulhar em sentimentos, esse é um livro pra você.

Falando da história, sem spoilers, é apresentado o monólogo da vida do nosso querido Jude e seu grupo de 3 amigos. Ao decorrer do livro, você conhece o presente, passado e futuro de todos os personagens, focando na vida do Jude e como seus traumas influenciaram em sua vida, comportamento e sentimentos. É tudo uma imensidão de sentimentos e sofrimento, sempre parece que vai melhorar e não melhora. Custa melhorar. Demora bastante. É difícil aguardar um momento de refresco e alívio, mas acontece, e quando acontece é uma infinidade de ternura e alívio por finalmente algo ter dado certo, por finalmente ele ter encontrar um momento de amor e tranquilidade em maio a tantos traumas nessa história!

Quando Jude conta seus traumas e apresenta sua forma de lidar com tais, é difícil ler, é difícil aguentar os gatilhos que essa obra mostra, entretanto, a escrita da Hanya Yanagihara é completamente envolvente, ela consegue nos deixar inerte nessa grande e vasta história do belo calhamaço sobre o nosso querido Jude. É lindo o desenvolver do Jude com seus amigos e sua nova família e como ele se permite se abrir em certos momentos, mas com muita dificuldade volta ao seu casulo habitual se trancando e não permitindo novas visitas em sua vida.

Eu recomendo SIM uma vida pequena! sei que muitos que leram não recomendam por dizer ser um ?sofrimento gratuito? e realmente, tem muito sofrimento, dor e angustia, mas é uma bela experiência de emoções e sentimentos. Deem uma chance para uma vida pequena! essa obra merece ao menos uma chance.

Meu atual livro favorito e 5 estrelas. Obrigada pela experiência.

vih ð¥ 26/05/2024

Uma vida pequena
é muito difícil digerir esse livro, ele é muito profundo em algumas questões e mesmo vendo resenhas sobre, eu ainda não consigo dar uma nota pra ele.

o que tenho a dizer é que ele mexeu muito comigo, é um livro muito sensível e emocionante. me fez refletir muito sobre as minhas amizades, em como deve ser ter alguém que nos conhece de verdade, que esteve ali do nosso lado durante a maior parte de nossas vidas e em como é doloroso perder essa/s pessoa/s.

uma vida pequena não é um livro fácil. tem pessoas que amam, pessoas que odeiam, tem quem acha necessário e quem acredita que tenha sido uma escrita irresponsável. da minha parte, eu gostei do livro, eu amo livros que falam do cotidiano de pessoas comuns, das histórias reais das pessoas, mas é muito difícil digerir como quantas coisas ruins, cruéis, pessoas más, podem passar pela vida de alguém, não sei até que ponto isso foi exagero e, talvez, irresponsável com o leitor.

por fim, acredito que esse não é um livro que se recomenda pra ninguém. ele aprece em sua vida como um paraquedas que acabou de cair e decide por si mesmo se vai lê-lo ou não, além disso, não acho que seja uma leitura que conseguimos tirar algo verdadeiramente bom. semeie suas amizades.

dudarews 26/05/2024

Querendo gritar aos 4 ventos sobre esse livro, faz todo sentido como algumas pessoas ou amam ou odeiam muito pois fiquei nessa também, definitivamente não é um livro pra quem não gosta de assuntos pesados abordado de forma crua e um tico cruel???????? mas te amo jude te amo muito.

carolbpetry 26/05/2024

"Por isso tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele."
Sinto que não há palavras o suficientes para descrever esse livro, e mesmo as que eu for usar não farão jus a sua magnitude.
É o livro mais triste e sofrido que eu já li, me arrisco a dizer que nenhum nunca chegará perto. Mas também é um dos livros mais bem escritos com personagens mais bem construídos e história mais bem desenvolvida que eu já li. Além disso tudo tem o principal... o Jude ?
O que falar do Jude? Criei um apego tão grande com ele desde as primeiras páginas que chegou num ponto em que toda vez que eu pensava nele me vinha uma vontade absurda de chorar. Ele é tão precioso e tão merecedor de todo o amor e felicidade nesse mundo que acompanhar o seu processo me destruiu um pouquinho a mais a cada página lida. Nunca desejei tão fortemente que um personagem ficasse bem e feliz quanto desejei pra ele.
Faz 20 dias que terminei esse livro e ainda me pego pensando nele, é difícil de conceber e digerir tudo que aconteceu nessas quase 800 páginas. Tive tantos sentimentos e emoções percorrendo meu corpo, tantas lágrimas e choro daqueles feios de ter que ficar com um papel higiênico do lado, e tão poucos momentos que esbocei um sorriso enquanto li esse livro que é difícil de compreender, mesmo após esse tempo que terminei.
Talvez seja o tipo de livro que nunca irei conceber completamente e de tempos em tempos me pegarei refletindo sobre ele.
lairamyrele 26/05/2024minha estante
eu odiei esse

Hudison.Lucas 26/05/2024

Uma vida pequena
Ainda estou digerindo tudo que esse livro significa mesmo após três semanas de finalizado. Quando embarquei na história de Jude, JB, Malcom e Willem, nunca imaginei o que estava por vir. Dramático, intenso, incrivelmente poderoso e cruel, a gente acompanha a história de vida desses quatro amigos lutando e buscando por espaço e realizações.
Uma história sobre uma amizade de verdade, em que nem tudo é bonito e justo como a gente acha que é, uma história sobre fantasmas (assustadores) do passado e sobre família. Um livro lindo, cheio de emoções, em que os capítulos se transformam em capítulos de lágrimas e a necessidade de Jude de não acreditar em si mesmo e se deixar definir por tudo que aconteceu é um dos pontos mais intrigantes e revoltantes de toda essa história, mas vale a pena cada segundo, cada uma das 784 páginas. Espero que gostem e sintam e se emocionem e se chateiem da mesma forma que eu senti e espero que esse livro te lembre que nem sempre a gente pode e consegue fazer alguém encontrar o seu propósito; mesmo que esteja sempre a um passo a sua frente.

Rafaela2115 26/05/2024

Triste demais para comentar
??
É, realmente não tem um final feliz.

Tive de ler devagar para poder absorver tudo com calma
A gente entende o porquê dele ser daquele jeito depois de saber tudo o que houve com ele. Teve poucos momentos de paz antes de tudo virar de ponta cabeça de novo.
Que triste...

akysharo 26/05/2024

Simplesmente lindo.
Forte e reflexivo, faz a gente pensar no valor que dá a si mesmo, como os outros nos enxergam e o valor de uma amizade.

Nadia 26/05/2024

Uma tristeza sem fim!
Que livro triste, dramático e cheio de gatilhos. Foi doloroso acompanhar a triste vida do Jude e aos poucos descobrindo a origem das cicatrizes que trazia em seu corpo, mente e principalmente na alma, o quanto foi marcado pela crueldade humana a ponto das coisas boas que surgiram na vida adulta já não ter o devido sentido.
Em alguns momentos a narrativa ficou um pouco repetitiva, mas ainda assim é um ótimo livro, porém não indico, pois o único sentimento que me despertou foi tristeza e angústia, então se for ler certifique-se dos gatilhos e leia em um momento tranquilo da vida.
Spidwrpool 27/05/2024minha estante
Corajem hein! Esse é um livro que eu morro de medo de ler, pelo que já ouvi tem todos os gatilhos existentes possiveis, não tenho psicólogo pra isso, porém essa curiosidade q tenho me mata kkk talvez um dia quem sabe

Nadia 27/05/2024minha estante
Sábia decisão, só leia quando estiver bem preparada.?

Nicoly350 26/05/2024

Eu ameiiiiiii
Ao terminar 'uma vida pequena'fui tomada por uma mistura de emoções intensas.A leitura deste livro foi o vedadero desafio para mim,pois a narrativa aborda temas pesados e perturbadores de uma forma muito impactante.A jornada dos personagens me deixou desconfortável em varios momentos,mas ao mesmo tempo me trouxe uma sensação de alívio quando finalmente cheguei ao fim.É difícil explicar o sufoco que foi acompanhar essa enredo,mas a experiência foi inegavelmente marcante.

"AVISO:esse livro haverá cenas perturbadoras,Por favor esteja ciente desse conteúdo.
Cuide de si mesmo durante a leitura".

Bianca 25/05/2024

Estou quebrada?
Esse livro chegou a mim por reações no Instagram. Sempre bem pesarosas.

Enquanto lia, imaginava sempre que chegaria ao ponto em que me debulharia em lágrimas. Mas não aconteceu. Pensei comigo, estou quebrada? O quão perturbada estou por não conseguir sofrer junto ao personagem principal?

Minha história não importa. Acho que o livro traz a possibilidade de que diversos grupos se sintam abraçados pela história. A abordagem que vai da advocacia, à matemática, à arte, à arquitetura, à filosofia, à medicina, entre tantos temas da vida cotidiana, inclusive a futilidade, o medo de "crescer" e não saber o que será.

Me apeguei a amizade. Que cena preciosa é aquela onde amigos se reconhecem depois de anos através de uma foto, de uma pintura, de uma escultura de São Judas Tadeu. Aí sim, chorei. Invejei a relação de amizade, de amor, entre os personagens.

São muitos detalhes, e todos, tão humanos! Por Deus, me tirou o fôlego e ainda assim eu queria continuar lendo.. e o fiz, em duas semanas.

Não me arrependo e indico, caso você seja humano, se encontrará em algum parágrafo desse texto e entenderá que mesmo as vidas mais pequenas podem ser as mais reais. Como as nossas.

Alice 25/05/2024

Se você tem amor a sua saúde mental não leia este livro .
se você é uma pessoa sensível , o que não está passando por um bom momento, eu de verdade recomendo que você não leia.. nesse livro tem inúmeros gatilhos absurdamente detalhados, como abuso sexual relacionamento abusivo prostituição suicídio pedofilia entre outros. além dos gatilhos é muito agoniante você perceber que o personagem está passando por um momento muito difícil mas ele não se sentir bem o suficiente para falar em voz alta sobre ele, então ele só se cala.

apesar de todos os gatilhos e todos as partes que realmente conseguem ferir o leitor de alguma forma, o livro também possui partes muito bonitas, momentos familiares momentos de amizades, constância, a gente consegue sentir o personagem junto da gente

então se você acha que não está no momento de ler este livro, não leia.
E se você quer e vai ler este livro, saiba que você vai se emocionar porque esse livro é lindo e devastador.

nath4t_ 24/05/2024

Este livro me destruiu total!
Enfim terminei ?Uma vida pequena?, e, sinceramente, me sinto aliviada. É um livro extremamente doloroso, que trouxe um sofrimento enorme!
Não consigo parar de pensar na história, nos personagens. E, apesar de tudo, eu gostei bastante da leitura, da sensibilidade dos personagens e o sentimento que traz.
Ainda assim, pensando comigo mesma, acho que não o leria novamente. De verdade, que tristeza.

Não sei se recomendaria, mesmo acreditando que todos devem ter suas próprias perspectivas à leitura. Mesmo assim, preservem o psicólogo! ?

Anna226 24/05/2024

A resenha mais difícil de escrever
Só não é tão dolorosa quanto a leitura. Jude, eu torci tanto pra que a vida começasse a ser boa com você. A cada página, a cada sofrimento seu eu pensava em deixar esse livro fechado e nunca mais abrir.
Jude conheceu os dois extremos da humanidade. Conheceu o que há de mais podre, repulsivo e desprezável em um ser humano, ao mesmo que tempo que conheceu as melhores pessoas, as mais bondosas, sensíveis, carinhosas, preocupadas. A autora conseguiu relatar perfeitamente a complexidade mental de uma pessoa traumatizada, o quanto isso implica em todas as esferas da vida.
Willem, Andy, Harold e Julia, obrigada por acolherem e cuidarem do Jude como ele sempre mereceu. ??