Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Maria13581 20/09/2024

Cinco minutos
Uma Vida Pequena foi um dos melhores livros que eu já li, e com certeza o mais triste. Mas mesmo assim proporcionou muitos risinhos sinceros e momentos muito agradáveis, de esquentar o coração. E isso é o que torna o livro tão bom.
É surpreendente a forma como é possível se conectar com os personagens e sentir com eles cada experiência. Além de mudar sua perspectiva dependendo de quem está narrando a história.
Esse livro com certeza vai deixar Jude e Willem, com sua linda e emocionante história, por muuuuito tempo na minha memória.
Uma Vida Pequena mostra os mínimos detalhes e, uma das minhas coisas preferidas no livro, os momentos do dia a dia de uma amizade maravilhosa. Que faz com que mesmo apenas "cinco muitos" façam toda a diferença.

??? ??

Heishyllah 20/09/2024

Um livro de angústias
Definitivamente não é um livro que deve ser lido por todos. Muito pelo contrário, é um livro pra poucos. Não recomendo DE FORMA ALGUMA que alguém minimamente sensível a qualquer dos gatilhos (que são: violência física, psicológica, sexual, doméstica; drogas; automutilação; relacionamentos abusivos; suicídio; depressão; ansiedade; anorexia; morte de entes queridos; violência contra a criança/adolescente? pode haver mais!) leia esse livro.

A história acompanha a história de 4 amigos (JB, Malcom, Willem e Jude) desde sua época de faculdade até seus 50+ anos. É mais focada nos dois últimos personagens, especialmente no Jude e em sua vida antes e depois de conhecer seus amigos, perpassando seus traumas e os momentos de alegria transitórios em sua vida. A história fala de amor fraternal, amor romântico, traumas, vícios, superação, resiliência e desistência.

É uma leitura 5 estrelas por diversas razões: pela escrita impecável da autora; pela forma como os acontecimentos são nos contados de forma natural e descobrimos apenas à medida que os demais personagens descobrem ou lutam contra tais acontecidos; pelo desenvolvimento fantástico de cada personagem, que nos permite sentir todos os sentimentos possíveis por cada um deles; pela tratativa de uma vida de sofrimento que nos leva a repensar todas as nossas convicções acerca de quanto alguém consegue suportar sem quebrar? mas, para mim, principalmente por não fazer uso de todos os gatilhos acima citados de forma gratuita. Eles não são recursos usados apenas para causar um choque ao leitor, mas sim porque fazem parte da história dos protagonistas.

E apesar de ser uma literatura excelente (no sentido de qualidade literária), não é uma leitura que eu consiga recomendar, ao menos, não sem fazer diversos alertas antes. Jamais o lerei novamente. Tal como Jude em sua trajetória, é um livro que vou lutar para esquecer seu peso.

Julya.Gmrs 20/09/2024

Tomem cuidado
Confesso que quando eu comecei a ler este livro não busquei nenhuma resenha, apenas vi alguém falando que era um livro triste porém muito bom e então resolvi ler.

Portanto, cuidado!!

O livro é forte, aborda temas pesadíssimos e se você for sensível não leia (não quero aprofundar muito para não dar spoiler, mas se você for sensível busque mais informações sobre este livro). Eu não sabia disso, e se soubesse sobre o que se trata eu jamais teria lido.

Porém, apesar de tudo, a história é muito bem contada, a autora não faz aqueles suspenses de 400 páginas que duram até o último capítulo do livro, não! Este livro é informação atrás de informação, o que deixa o leitor cada vez mais envolvido. Sim, o livro é triste, eu chorei só no final mas tem partes repugnantes, momentos que precisamos fechar o livro e fazer algo para distrair a mente porque machuca. Não é do tipo de livro que eu gosto de ler mas considerando a temática abordada, a história e a escrita a autora cumpriu com maestria o que se propôs a fazer, por isso considerei uma leitura digna de 5 estrelas.

Apenas3 19/09/2024

Uma vida pequena
Procurei e pensei em várias formas de começar a escrever isto, pensei em meios de escrever sobre esse livro sem chorar mas não teve jeito.
É simplesmente um dos livros mais lindos e destruidores que ja li. Nunca pensei que fosse chorar tantas vezes, que fosse me sentir igual o Judy em praticamente todos os momentos e o quanto eu me senti triste por ter chegado ao fim.
O final do livro me perturbou de tal forma que sinto meu coração batendo rápido e minhas mãos suarem, sinto uma angústia tão grande mas ao mesmo tempo fico feliz por ter finalmente chegado ao fim todo esse sofrimento.
A amizade linda e difícil que encontrei nesse livro foi algo extraordinário, algo que mal consigo descrever de tão intenso e lindo que é.
A única coisa que desejo é poder ser o Willem na vida de alguém algum dia, poder proporcionar tantas coisas boas, estar em todos os momentos difíceis e se manter ali para sempre.
Termino esse breve relato com um trecho que me marcou e ficará sempre na minha memória.
?A amizade, companheirismo: essas eram coisas que tantas vezes desafiavam a lógica, que tantas vezes passavam longe de quem as merecia , e que tantas vezes agraciavam os esquisitos, os maus, os excêntricos, os perturbados?

ruanito 19/09/2024

Quando você escreve um livro você é o deus daqueles personagens, você que decide tudo o que acontece com eles. É estranho pensar que alguém escolheria fazer alguém passar por tanta dor e tanto sofrimento, mesmo sendo um personagem fictício. Durante todo a história, apesar de ficar tocado com os acontecimentos e com a história do Jude, eu ainda não entendia o que levava as pessoas a chorar; mas aí eu cheguei na página 778 e eu desabei. Percebi que toda a angústia que eu senti lendo cada página tava sendo acumulada justamente pra ser liberada nesse momento, na página 778. Apesar de em alguns momentos ficar completamente irritado com a recusa do Jude em aceitar ajuda enquanto todos se compadecem dele o tempo inteiro, tudo que acontece não passa do retrato mais fiel da realidade, do trauma em sua mais pura forma. Não consigo parar de pensar que eu queria ter sido avisado, tal qual Lemony Snicket em Desventuras em Série, que essa história não teria um final feliz, pois confesso que tive esperança em cada página.

Anna.Julia 18/09/2024

Que livro incrível, tão triste que chega a ser revoltante e tão lindo ao mesmo tempo. com certeza um dos melhores que já li!

ymestb 18/09/2024

Willem ouvindo Jude contar uma história, Greene Street.
é um dos livros mais tristes que eu já li na vida,
eu terminei esse livro sem conseguir respirar e parar de chorar. em muitos momentos eu pensei em abandonar essa leitura, em alguns trechos foi impossível continuar, tive que ler uma página por dia, digerindo os acontecimentos.

o livro não tem só momentos tristes, tem aqueles momentos bons da vida, momentos que te deixam respirar um pouco. a escritora conseguiu construir personagens muito profundos e reais que te deixam imersos na história, eu não consigo parar de pensar na história desses 4 amigos, Malcon, JB, Williem e principalmente Jude.

?Uma vida pequena? é um livro forte, impactante, belo e profundo demais. eu sinto um vazio enorme depois ter lido, um dos livros que vai fazer eu pensar nele para o resto da minha vida.

"Eu tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo em que eu vejo eu exergo ele"

Emmily 18/09/2024

Durante toda a leitura só pude sentir tristeza pelo jude. Tudo nesse livro é narrado de forma, na minha opinião, um tanto detalhista, achei um pouco desnecessário, mas necessário a certo ponto. Todos os personagens deste livro são maravilhosos, me apeguei demais ao jude e sua dor. O amor que willem sentia pelo jude é lindo, não só ele como todos os que faziam parte da vida de jude. Um livro excelente que narra o pior da vida.

xmilkh 18/09/2024

Uma vida pequena.
Tem tanta coisa pra dizer sobre esse livro, o quão problemático ele é, uma leitura pesada na qual eu jamais indicaria para uma pessoa. É um livro extremamente ruim que eu AMEI.
Particularmente gosto da dinâmica de uma depreciação por isso fiquei tão cativada com esse, se tornou um dos melhores que eu li esse ano e sempre vai estar em meu coração.

Joseane 17/09/2024

Traumatizante
Ao contrário de muitas pessoas, eu não consegui fazer outra coisa a não ser ler esse livro, pois queria terminá-lo logo...
O primeiro ponto é não é um livro para todos, é pesado muito pesado, tinha cenas que doíam a minha alma e ainda doem. Sofri junto com Jude.. Mas a pessoa que eu sofri junto, e estou de luto por, é pelo Harold.

A autora demonstra que não adianta tentar "salvar" quem não quer ser salvo, apesar de todos os traumas, Jude tinha todos os meios para buscar melhorar e acho que o médico e amigos foram até muito complacentes com os erros dele. Ele tinha que ter tomado remédio, ter feito terapia desde sempre.

Ponto negativo do livro é que achei algumas partes muito longas e que não tinha necessidade. Outra coisa me incomodou eles serem uns f*didos aí de repente todos ficam quase que milionários, podia ter baixado um pouco nesse sucesso todo né? Mas são detalhes perto da grandeza do livro.

Acho que o livro ficará pra sempre marcado em mim, pois ele acrescenta algo a cada um que o lê.

lauth. 17/09/2024

Faz quase um ano?
Quase um ano que li esse livro e eu ainda não consegui superar, pelo menos uma vez por dia eu penso nele, a forma que é retratada a dor do jude me parte o coração e desde que li está entranhado em todas as partes do meu cérebro!!!!

Letícia 17/09/2024

Profundo!
Uma vida pequena é uma história profundamente comovente e devastadora sobre amizade e dor. Através da vida de quatro amigos o livro nos leva a refletir sobre o peso do passado e o quanto ele pode impactar o presente. A narrativa é emocionante, dolorosa e bem construída, abordando traumas e a capacidade humana de suportar sofrimentos.
É um livro difícil e que com certeza ficará marcado para sempre em mim, mesmo ao fim da leitura ainda estou totalmente imersa na história e vivendo um luto pelos personagens, a autora construiu tão bem esses personagens que me senti amiga deles. Enfim, esse livro mexe com as emoções de maneira visceral e deixa o leitor impactado.
Obs: Realmente não é um livro para todos, é importante ressaltar que o livro aborda muitos temas sensíveis e antes de ler seria recomendável ver quais são eles.

MelinaOliveira 17/09/2024

Um Favorito!
Uma História que Lembra que Ninguém Pode Ser Salvo

Não tive pressa para ler esse livro. Sabia que seria uma experiência difícil, mas a narrativa é tão bem construída e poética que nos envolve de tal forma que nos tornamos parte dela.

Ao final da leitura, senti como se conhecesse pessoalmente cada personagem, como se eles realmente existissem. A tristeza que me invadiu foi dilacerante, e fiquei de luto por dias, mesmo com o final previsível.

Willem, JB, Malcolm e Jude se tornaram meus amigos também, e conforme a história se aproximava do desfecho, senti a mesma angústia que eles.

Os momentos de felicidade no livro são escassos. Não é uma leitura para todos, e ainda assim, me pego pensando nos personagens e na história contada, como se fossem reais, o que me entristece em vários momentos do dia. Ainda estou tentando assimilar alguns acontecimentos do livro.

Definitivamente, não é um livro para todos.
Letícia 17/09/2024minha estante
Me senti exatamente assim com essa leitura ??