Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

nath4t_ 24/05/2024

Este livro me destruiu total!
Enfim terminei ?Uma vida pequena?, e, sinceramente, me sinto aliviada. É um livro extremamente doloroso, que trouxe um sofrimento enorme!
Não consigo parar de pensar na história, nos personagens. E, apesar de tudo, eu gostei bastante da leitura, da sensibilidade dos personagens e o sentimento que traz.
Ainda assim, pensando comigo mesma, acho que não o leria novamente. De verdade, que tristeza.

Não sei se recomendaria, mesmo acreditando que todos devem ter suas próprias perspectivas à leitura. Mesmo assim, preservem o psicólogo! ?

Anna226 24/05/2024

A resenha mais difícil de escrever
Só não é tão dolorosa quanto a leitura. Jude, eu torci tanto pra que a vida começasse a ser boa com você. A cada página, a cada sofrimento seu eu pensava em deixar esse livro fechado e nunca mais abrir.
Jude conheceu os dois extremos da humanidade. Conheceu o que há de mais podre, repulsivo e desprezável em um ser humano, ao mesmo que tempo que conheceu as melhores pessoas, as mais bondosas, sensíveis, carinhosas, preocupadas. A autora conseguiu relatar perfeitamente a complexidade mental de uma pessoa traumatizada, o quanto isso implica em todas as esferas da vida.
Willem, Andy, Harold e Julia, obrigada por acolherem e cuidarem do Jude como ele sempre mereceu. ??

tharcifernandes 23/05/2024

A primeira vez que soube desse livro pensei "não é possível que tenha tudo isso de gatilhos" e "nossa vou passar longe" mas estou aqui para falar de minha experiência com "o livro mais triste do mundo". tirando á parte que a autora têm umas polêmicas, o livro em si, no meu ponto de vista, por mais que tenha o grande foco em tantos momentos tristes e sofridos tanto no jude (principalmente nele) mas também no malcom, jb e willem não é sobre isso mas é sobre ser humano, relacionamentos e sentimentos. entendo quem veja esse livro como um exagero de só sofrimento atrás de sofrimento, vou admitir que teve uma parte sim que achei um pouco exagerado mas depois de que terminei e pensei sobre não tinha mais essa opinião. talvez o intuito seje de jogar toda essa informação no leitor e chocá-lo mas a hanya só quis retratar uma realidade que, infelizmente, acontece tipo não tudo isso em uma só pessoa mas acontece e o problema de acharem exagerado é que a maior parte dessas momentos são de jude st. france. sério esse personagem, falando na questão sentimental, me leu inteira e criei uma ligação tão forte assim de proteção como tenho com o charlie de "as vantagens de ser invisível" e agora não posso me lembrar dele que já vêm uma imensa vontade de chorar, o início do livro é de boa dei até umas risadas. willem, malcom e jb queria falar mais sobre só que não temos muito deles individualmente durante o livro só na primeira parte e queria tanto ver mais deles principalmente do jb por ele ser esse personagem odiável e nojento. "the manuscript" da taylor swift seria uma música que defino para esse livro sobre alguém que passou por tanto mas que no final pôde deixar tudo isso no passado pois não é mais o que define seu eu de agora. uma superação. vou guardar essa história em meu coração para sempre com o pensamento de "o mundo hoje é tão cinza, mas isso não quer dizer que tenho que desistir de minhas esperanças e sonhos".

Leticia.Mattos 23/05/2024

Todo dia eu me pego lembrando de algo desse livro. constantemente lembro do jusy e william, e impossível não ser transformado nessa leitura. e definitivamente a leitura da minha vida?

Fabiana.Marelli 22/05/2024

Foi uma leitura difícil. Tinha dias que não conseguia ler mais que 10 páginas.

Você olha pra um personagem que sofreu tudo de ruim que o mundo tem a oferecer e pensa ?ele não vai sofrer mais, impossível acontecer algo pior ? mas acontece? e você se pega questionando se iniciou essa leitura em um momento certo da sua vida por que ela mexe com você de uma tal maneira!

VEJAM OS ALERTAR DE GATILHO ANTES DE LER ESTE LIVRO.

É lindo, é arrepiante, e de uma tristeza se fim?

Oliolioliver 21/05/2024

É de se degolar
Não recomendo a ninguém. Nao leiam. Se forem burros igual eu e quiserem tenham dinheiro pra pagar terapia

Não quero que ninguém me dirija a paralavra NUNCA MAIS

lxvia 21/05/2024

Comovente e Difícil.
É impossível externalizar ainda uma opinião sobre esse livro. Existe a Lívia antes de "Uma Vida Pequena" e a Lívia após, fui acompanhada de diversos sentimentos durante os dias que li e ainda não digeri todos. É um pouco estranho categorizar o mesmo como um dos meus favoritos mas não poderia ser outra a escolha.

Definitivamente não é um livro pra todo mundo, procurem a lista de gatilhos antes de iniciarem e tomem muito cuidado ao menor sinal de desconforto na leitura.

*Irá ter quem ame e quem odeie.

Samyra16 21/05/2024

Pensa em um livro que por mais que vc procure uma parte feliz vc não acha!!!
Não posso dizer que gostei, pois é um livro muito forte e muito pesado, e cheio de tragédias!

rafarla 21/05/2024

Incrível e devastador
"Por isso tento ser amável com tudo o que eu vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele"
Foi definitivamente uma experiência ler esse livro. Não chorei o tanto que achei que poderia, mas senti. Fiquei mal, feliz, angustiada, enojada, esperançosa.
E no fim isso que importa pra mim quando leio um livro, sentir tudo o que ele pode me passar.
O final me derrubou, por mais óbvio que fosse e vou levar um tempo pra digerir esse livro.

thelivros 21/05/2024

Gatilhos que não tem fim
O livro começa muito bom, a escrita é bem descritiva para quem gosta e o enredo dos quatro amigos é maravilhoso.
Quando foca em um deles e fica aquele mistério do saber e não saber o que aconteceu me agradou bastante.
Daí para frente achei para trás!
O problema não são a violência sem fim descritas, mas a forma de que todos ao redor deles são tratos como desprezíveis para ajudá-lo.
A forma de abordar a deficiência é chocante de triste, quase com o desprezo que é tratado.
O terço final vira um clichê do mocinho precisando ser salvo por alguém. E aceita qualquer coisa para ter esse alguém.
O final era óbvio desde do início do livro, iria acontecer, resta ao leitor descobrir quando e como.

Chavito 21/05/2024

Finalmente
Demorei muito mas finalmente acabei, sinceramente só tô decepcionada, é um livro extenso e exageradamente triste, não aconteceram nem 5 coisas felizes no livro, é tão deprimente que quando algo de bom acontece você chora e quando algo triste acontece você nem liga mais. O fim foi decepcionante, depois de TUDO que aconteceu nessas 800 páginas esse foi o final(???). Apesar de tudo acho que entendo o final que a autora quis dar, é realmente um livro que muda você como pessoa.

?Tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele.?

Aylla.Mendes 21/05/2024

Acho que ainda não consigo externalizar o misto de emoções que esse livro me fez sentir. Principalmente no final. Não consigo

zsc 20/05/2024

É, eu tenho expectativas altas
O livro é repugnante, pra dizer o mínimo. Os comentários que vi dizem o quanto ele é triste e melancólico, mas eu discordo: ele é intestinal, é podre (não sentido de que o livro é ruim em si, mas ele evoca essa sensação de podridão) e nojento.
É angustiante e não da vontade de chorar e sim de vomitar.
Sinceramente, acho que minhas expectativas estavam altas demais. Creio que o público se identificou com personagem principal e entendo a atração, ocorre o mesmo comigo. Mas ele é o ápice de algo que eu nunca passei nem perto de sentir, o que dificultou a conexão.
Realmente, não recomendo pra quem curte histórias tranquilas, entretanto, eu acredito que o livro não precisava ser tão grande pra evocar essas sensações. Poderia facilmente ter umas 300 páginas a menos e seria muito melhor.
A tradução pro pt-br me incomodou muito, parece uma tradução mal pensada e corrida, se possível opte pela versão original.

brun4 20/05/2024

Todo meu amor ao Jude, e meu rancor a autora?
De modo geral, é um bom livro, difícil de digerir, mas que comove, irrita e emociona. Mas confesso que minha emoção mais presente nessa leitura foi a raiva?
Mesmo depois de 780 paginas, ainda tento entender o intuito da história, e da forma que foi contada, então essa é minha opinião como leitora e estudante de psicologia!
Como qualquer ser humano sensível, me sensibilizei muito com os personagens, não so Jude mas todos que os cercam principalmente Willem, Andy e Harold, por isso posso dizer tranquilamente que a verdadeira antagonista da trama é a própria autora. Ela que passa a história toda torturando Jude com uma serie de acontecimentos tão inimagináveis que parece até fantasia (ou uma satira)! Uma autora sem formação alguma, escrevendo sobre auto mutilação, stress pos traumático e suicidio de uma forma tão irresponsável que se torna nojenta. Vi muitos falando sobre a sensibilidade da autora para escrever um livro assim, quando pra mim é o extremo oposto. Hanya Yanagihara é irresponsável e insensível nao so com seus personagens e leitores mas com vitimas e profissionais da saúde mental. Foram 780 paginas romantizando e banalizando o suicidio, alem de cenas tao
explicitas que parecem um tutorial. Por fim, o que mais me magoou, foi a perversidade de explorar a esperança e o otimismo de Jude, para acabar com ambos. É um livro sobre pessoas tentando ajudar outra, que vive em constante sofrimento fisico e psíquico, e mesmo assim ela passa páginas falando sobre a impossibilidade de de tratar alguem ?quebrado? assim, descartando TODO o progresso dos personagens. É uma história bonita e muito triste, com personagens bem construídos e queridos, mas é também a visão deturpada de realidade de uma autora desrespeitosa e um livro que não tinha necessidade de ser publicado, ou vangloriado da forma que é.

@Caroline 20/05/2024minha estante
Amei sua resenha, parabéns ???