Vocação Para o Mal

Vocação Para o Mal Robert Galbraith

Resenhas - Vocação Para o Mal

Laura 19/04/2016

Que livro!!!
Que livro ! Você começa a ler e vai se aprofundando nessa trama bem escrita e simplesmente não tem vontade de parar e ao mesmo tempo fica torcendo para não acabar. Eu definitivamente estou de ressaca literária.
Esse na minha opinião foi o melhor dos 3 livros desta serie best seller.
A autora da a cada um dos personagens principais e secundários (e não são poucos) uma profundidade tão bem detalhada e trabalhada que impressiona. Mas o que mais gostei foi poder saber um pouco mais sobre a vida do Cormoran e principalmente da Robin, que trouxe surpresas que eu como leitora da serie nunca imaginei. Não foi um livro fácil de ler, pois os temas abordados são pesados, desagradáveis e teve uma ou duas cenas que achei muito nojentas; inclusive a própria autora declarou que enquanto escrevia este livro teve pesadelos. Se você ainda não leu e gosta de um bom romance policial, corra para ler.
raonypimentel 20/04/2016minha estante
e ai??? vale a pena?

Laura 21/04/2016minha estante
Muito Raony.

Sam 22/04/2016minha estante
To gostando muito... é bem isso que você disse, não dá vontade parar de ler e ao mesmo tempo não quero que o final chegue... J. K. ta se superando a cada livro nessa série...

Jaque - Achei o Livro 24/04/2016minha estante
Precisa ser lido na sequência ou posso ler esse antes?

Laura 25/04/2016minha estante
Jaque! Precisa ler na sequencia, fica mais fácil vc entender a interação entre Cormoran e a Robin, apesar de cada livro se tratar de um caso diferente e ser solucionado até o final do livro.

Cássia 27/04/2016minha estante
Podem me informar, por favor, qual é a sequência dos livros?

Diego Cardoso 03/05/2016minha estante
Cassia, a ordem é:

- O Chamado do Cuco
- O Bicho da Seda
- Vocação para o Mal

Entretanto vc pode ler fora de ordem pois não afeta necessariamente a leitura. É interessante ter lido os anteriores mas eu, por exemplo, abandonei BIcho da Seda pq não gostei e estou lendo Vocação para o Mal sem encontrar dificuldades.

Renaira 17/07/2016minha estante
Por favor, só eu viajo ou Robin e Cormoran sentem algo mútuo além do relacionamento profissional?
Foi o melhor de todos até agora, ela realmente soube superar minhas expectativas e mal posso esperar para ler o próximo.

Alcântara 01/01/2022minha estante
Estou lendo e gostando muito. Não li os anteriores. Pretendo ler.
Acho que descobri quem é o vilão...vou ver se estou certa. Acho que termino essa semana

Sousa 25/02/2022minha estante
Não vejo a hora de ler essr livro.

Lucia.Ferreira 18/02/2023minha estante
Que livro sensasional. Os personagens são incríveis e a química entre o stryke e a Robin pula das páginas. A trama é bem amarrada. Nada fica no ar.

Jaja 23/01/2024minha estante
Acabei de terminar. Esse livro é sensacional!

Fernando Lafaiete 10/12/2017

Vocação para o Mal: Bom, arrastado e decepcionante!
******************
Nota final: 3.5

Decidir ler algo da J. K. Rowling sempre me deixa ansioso, seja pelo fato dela ser minha escritora favorita ou pelo fato da escrita dela ser simplesmente sensacional. Comecei a leitura deste terceiro volume da série Comoran Strike com muitas expectativas, acreditando que ele seria melhor que os anteriores... Mas sinto em dizer que pra mim foi um pouco decepcionante.

Tudo se inicia quando Robin, a secretária e parceira do detetive que dá nome a série recebe uma caixa contendo a perna de uma mulher. Quem mandou a tal encomenda e com qual propósito?

Primeiro devo dizer que a construção de personagens é impecável. Tanto os protagonistas (Comoran e Robin) quanto os personagens coadjuvantes são muito bem trabalhados. Os dramas dos personagens são tensos e reflexivos. Várias questões sociais são apresentadas e a profundidade psicológica de Comoran e de Robin fazem com que ambos os personagens se tornem mais reais. O livro é muito verossímil e as situações são mais do que palpáveis.

A autora cria um equilíbrio pouco visto nos livros do gênero. Os dramas e as partes investigativas se complementam. Porém, a investigação deixa um pouco a desejar. É tudo muito lento e por mais que os protagonistas se esforcem, eles não conseguem sair do lugar. Strike apresenta 3 suspeitos e backgrounds dos mesmos vão sendo apresentados. A grande questão é que pra mim era bem óbvio de quem era o real criminoso. Apesar do passado dos protagonistas e dos suspeitos ser interessante e trazer peso narrativo, achei que Rowling enrolou demais e acabou pesando um pouco a mão.

O livro é imersivo, mas é também bem cansativo. A lentidão do livro poderá irritar e dar sono em alguns leitores. E em certo momento fica tão óbvio de quem é o assassino, que a história poderá perder um pouco a graça para algumas pessoas.

Robin é uma personagem forte, inteligente e determinada. Comoran é um detetive competente que tem caráter e que é muito inteligente. Eles formam uma dupla interessante, dinâmica e que rende bons diálogos e boas situações. Mas eles também irritam. Em vários momentos eles aparentam ser dois adolescentes que não sabem lidar com o que eles sentem um pelo outro. Eles se gostam e isto é óbvio; até quando Rowling irá arrastar esta indecisão dos personagens e decidir fazer com que eles fiquem logo juntos? Vocação para o Mal já é o terceiro livro desta série, já passou da hora desta situação ser resolvida. E exatamente por isso que eu detestei o final deste volume. Detesto o Mathew, noivo de Robin e já peguei também implicância com a mãe da protagonista.

O momento da resolução do caso é morno e não vemos as consequências de tal desfecho. Irá ser apresentado no próximo livro? Bem provável. Mas se a autora não tivesse enrolado tanto, tais consequencias já poderiam ser mostradas neste volume.

Vocação para o mal é um livro policial bom. Tinha potencial para ser excelente, mas pra mim não passou de apenas bom. Sendo ou não minha autora favorita, Rowling finalmente conseguiu me decepcionar. Indico muito esta série, apesar de alguns momentos arrastados. Me decepcionei, mas continuo ansioso pelo lançamento do próximo.
Jj 10/12/2017minha estante
Também achei decepcionante, diferentemente dos livros anteriores

Jj 10/12/2017minha estante
Também achei decepcionante, diferentemente dos volumes anteriores

Fernando Lafaiete 10/12/2017minha estante
Fiquei chateado com este livro Junior. Achei boa parte do livro pura encheção de linguiça. E aquela história dos ptotagonistas de "nos gostamos mas não podemos ficar juntos" tambéme irritou. Espero que o quarto livro seja bem melhor.

Fernando Lafaiete 10/12/2017minha estante
Fiquei bem chateado por não ter gostado tanto assim deste livro. Achei boa parte da história pura encheção de linguiça. Espero que o próximo livro me surpreenda.

Exatamente isso

Lua 12/01/2018minha estante
Também detestei a Robin voltar pro embuste. Eu os prefiro como amigos, vou ficar sem chateada se ficarem juntos.

Fernando Lafaiete 12/01/2018minha estante
Eu quero e preciso ver a Robin com o Cormoran. Eu esperava muito mais deste terceiro volume e fiquei puto com este final. Só de lembrar já me irrito.

mauriciosneves 20/03/2018minha estante
Eu achei o final muito corrido, a JK arrastou a história por 480 páginas pra chegar no clímax e explicar tudo em 3 páginas. Eu já imaginava quem era o assassino desde o momento que a Robin escorregou no curry e caiu (logo no capítulo seguinte o assassino comenta que teve a sorte de encontrar ela do nada na rua), mas eu fiquei tentando me enganar durante o resto do livro pensando "ah, mas não pode ser".
Eu até agora não entendi ela perdoando o Matthew, esse relacionamento deles é muito abusivo (eu espero que o 4° livro reverta aquele final de alguma forma ou outra). Apesar de gostar muito dela com o Strike, penso que um relacionamento entre os dois acabaria não dando certo, até porque ele também é babaca com ela em alguns momentos, então acabo ficando indeciso.

mauriciosneves 20/03/2018minha estante
Mas eu amei o foco maior na Robin. Na minha opinião, ela é a melhor personagem da história e eu esperava ansioso por isso desde o 1° livro!

Fernando Lafaiete 23/03/2018minha estante
Pois é Mauricio... Eu também amo a Robin e detesto o Mathew. Esse traste não precisava nem existir (rsrs). E esse final eu detestei!!

leomolina 02/04/2018minha estante
Maurício, eu entendi a parte do Curry que imagino que a Rowling pensou, como uma forma de deixar confuso, já que aquilo foi depois do Wittaker também ter topado com ela, mas realmente foi bem falha, também senti falta de uma conexão mais clara que mostrasse o raciocínio do Strike quando ele teve o "click" e descobriu quem era o assassino.

De qualquer forma eu gostei do livro, apesar do final corrido e muito aberto (enrolou tanto pra não terminar direito?), as partes em que descobrimos o que a Robin sofreu no passado me deixou bem mal (não é uma crítica, achei muito crível com os relatos que já ouvi), enfim, aguardo ansiosamente o quarto livro

Fernando Lafaiete 10/04/2018minha estante
Leomolina... estamos todos na torcida para que Rowling lance logo o próximo. Eu também achei a cena do curry mal desenvolvida. Estragou a possível surpresa da revelação. Pra mim, este volume conseguiu ser o mais fraco da série até agora. :/

Patresio.Camilo 30/04/2021

O PIOR DA SAGA
Sou fã incondicional da JK, mas este livro para mim, foi um dos piores, só perde para a Criança Amaldiçoada, pq ela sim é o pior livro dela.
O livro tem uma boa história, um enredo interessante, um mistério intrigante. Mas ele foi mto mal contatado.
O livro é arrastado, lento. Os personagens principais Strike e Robin não trazem a empolgação de antes.
A perseguição ao criminoso é enfadonha, e sim, quando se chega ao final, fica um vácuo do nada.
Confesso que a última cena foi a melhor, mas na boa ler um livro só para a última página, não dá.
Terminei, pq tenho aquele lema, de ler até o final o livro, mas foi tenso de se ler.
Espero que alguém tenha uma opinião real e que seja melhor que a minha, não aquelas resenhas cheias de faniquitos, mas espero que alguém leia este livro, goste e consiga me mostrar fatos que possam me fazer ter outra visão do livro.
Enfim, espero que gostem.
cpreviatti 30/04/2021minha estante
Ele faz parte da minha lista de leitura... agora fiquei desapontada...

Patresio.Camilo 01/05/2021minha estante
Querida @cpreviatti , como eu digo: esta é a minha opinião, sempre tento não colocar muito os nomes dos personagens secundários em minhas resenhas, para evitar spoillers.
Talvez vc irá ler e de repente terá uma visão completamente diferente da minha! Isto que acho o lindo da literatura.
Façamos um trato, quando vc ler, vc vem cá e fala o que achou, e espero que vc discorde de mim, e me dê uma outra visão do livro...
Que tal, acha uma boa ideia. O importante é a gente ler...

cpreviatti 01/05/2021minha estante
Trato feito! :)

Patresio.Camilo 02/05/2021minha estante
Aguardando sua resenha... rs

cpreviatti 02/05/2021minha estante
Não sou de fazer resenhas, não aqui! Rsrs Qdo eu ler Vocação para o mal e gostar, transformarei ele num episódio pro meu podcast :)

cpreviatti 02/05/2021minha estante
No canal já tem o episódio do Chamado do Cuco!

alice 10/06/2021minha estante
tive a mesma impressão lendo esse livro, sem duvida foi a pior coisa que ela já escreveu

cpreviatti 10/06/2021minha estante
Que triste saber isso? Estou lendo O bicho da seda e amando.

alice 10/06/2021minha estante
gostei do bicho da seda, li bemm rápido, só o final que me decepcionou um pouco.

cpreviatti 10/06/2021minha estante
Alice?.. sem spoiler! Kkkkk

alice 10/06/2021minha estante
kkkkkkk eu que sou muito chata com livro de suspense, o que me decepcionou provavelmente não vai ser um problema pra você.

Patricia 29/01/2021

Bom mistério
Com um enredo intrigante e os personagens que já haviam me conquistado nos dois primeiros livros da série, Vocação para o mal é um bom livro. Com um ótimo mistério e os dilemas gerados pela relação entre
Strike é Robin.
Nesse livro somos apresentados a relação do strike com sua mãe e de Robin com seu noivo Matthew (extremamente ciumento) sendo Strike o principal alvo desse ciúme.
A história se inicia com alguém enviando uma perna decepada para o escritório de Strike, mas endereçado a Robin.
Apesar da narrativa lenta e extremamente descritiva, o mistério é envolvente e a relação entre os personagens estimula a leitura
Ricardo Tavares 31/01/2021minha estante
Virei fã de Cormoran Strike. Aguardo ansioso pelo lançamento do 5º livro. Li os quatro livros em janeiro. Do autor só falta ler o novo livro e Morte súbita (alguns dizem que é chato). Também comecei a ver a nova temporada da série, como sempre, ótima.

Patricia 31/01/2021minha estante
Ricardo eu tbem sou muito fã do Strike. Achei a série maravilhosa, elenco primoroso e muito fiel aos livros. Eu não li o quarto livro da série, está na minha lista de desejos. Em relação a Morte súbita eu sou do time que não gostou.

Ricardo Tavares 31/01/2021minha estante
Branco Letal é excelente. Talvez o melhor da série. E é no 4º livro que Robin vai dar uma guinada e conquistar seu lugar definitivo no escritório. A trama também é ótima. A série terá quatro episódios e o 1º foi legal, em alguns momentos bastante fiel só livro.

alice 10/06/2021minha estante
tem série do cormoran strike??

Patricia 10/06/2021minha estante
Oi Aline, tem sim.

alice 10/06/2021minha estante
nossaa não sabia disso...
qual o nome da série?

Patricia 10/06/2021minha estante
A série se chama Strike (HBO)

obrigadaa!

Ricardo Tavares 10/06/2021minha estante
C.B. Strike é o nome da série da HBO. Cada temporada corresponde a um livro do detetive. Tomara que façam a 5ª temporada logo.

Gomes.Matheus 03/01/2018minha estante
P.S.Bruno A "Coisa" é a irmã de menina da perna, que namorava o bombeiro, que era Donald Laing.

leomolina 02/04/2018minha estante
Matheus, eu concluí igual, mas tem coisas que eu não compreendi direito, porque em vários momentos ele dá a entender que a coisa parou de "fazer esquemas", como se a mulher também não fosse uma pessoa honesta, ficou meio difícil ligar ambas

Kelly Martinez 18/01/2020minha estante
Sua resenha acabou de me salvar... vou começar o quarto livro da série e não lembrava de nada!
Brigadaaaaaaaa!

Carolina1364 21/01/2020minha estante
Vou começar o novo livro, obrigada por essa resenha! Ajudou muitoo

P. S. Brunno 27/01/2020minha estante
O terceiro livro "Vocação para o mal" foi o que mais gostei da série até agora. Quando ler me fala o que achou de "Branco letal", também escrevi uma resenha.

Kelly Martinez 27/01/2020minha estante
Aiiii não curti muito não! Dei 3,5.
Achei a história arrastada, acho q a intenção de confundir o leitor foi um tiro que saiu pela culatr.
Varias informações desnecessárias... várias cenas desnecessárias... achei a leitura vem cansativa!

P. S. Brunno 27/01/2020minha estante
O livro que agrada uma pessoa desagrada outra e tudo bem. ?

Kelly Martinez 27/01/2020minha estante
Vou ler a sua resenha de branco letal! Publicou aqui? Esse comentário que eu fiz foi a respeito desse último livro! :)

P. S. Brunno 29/01/2020minha estante
Eu li todos os livros desta série e escrevi resenhas no Skoob.

Vladia Castro 20/03/2020

Vocação para o mal ????
Muito prazer, Cormoran Strike!!! É o terceiro livro, mas li sem problema e amei!! Bem minha cara!!! Cormoran é um veterano de guerra sem uma perna. Ele atua como detetive e teve bastante projeção em casos anteriores. Talvez por isso sua secretária receba em uma caixa uma perna decepada... Mas quem mandou tinha raiva de Cormoran ou de sua publicidade ou duvidava do acidente que envolveu sua perna?!
Gu Vaz 20/03/2020minha estante
Amo a Robin, uma de minhas personagens favoritas.

Mt massa msm!!!! Tem o 4° livro? Rsrsrs

Gu Vaz 20/03/2020minha estante
O 4° Lançou faz alguns meses. Pra mim é o melhor de todos, em questão de complexidade e trama de personagens.

Qual é?

Branco Letal

Brigada!!!!

Wolsey 20/02/2022

O melhor da série, até agora.
Muuuuito bom! Trama excelente, plot twists vertiginosos e um clímax sensacional no fim do livro. No final tem-se a mesma sensação de estar num carro a 180 por hora e a estrada acabar de repente em um abismo.
Por sorte tem o quarto livro que deve (imagino) engatar direto no clímax deste livro.
A trama se resolve, no melhor estilo Agatha Christie (peças e detalhes que ninguém notou ao longo das descrições), mas o clímax do final diz respeito aos personagens.
Eu recomendo que os livros sejam lidos na ordem, porque aparecem, seguidamente, referências a acontecimentos dos livros anteriores bem como há, em cada livro, no mínimo uma revelação nova sobre os protagonistas, e também o ingresso de novos personagens (que, ao que parece, vão passar a fazer parte dos demais livros).
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Wolsey 20/02/2022minha estante
Oi, Rafael. Tudo bem. Que legal! Assim que der vou conferir teu livro, com certeza.

Rafael Kerr 20/02/2022minha estante
Obrigado!

Liza 13/03/2022minha estante
eu tô rindo tanto que só descobri agora que é o terceiro livro. Li avulso. Amiga, você acha que isso atrapalha muito? confesso que li a um bom tempo e só me recordo que havia gostado muito, porém agora recomendei ao meu namorado e não sei se compro os outros (que eu já tinha um interesse mas acreditava que era só uma sequencia com outros casos, nada interligado a esse do terceiro, ou me precipitei e é necessário ler os outros dois?) quero que ele tenha uma boa experiência.

Wolsey 22/03/2022minha estante
Oi, só vi agora seu comentário, desculpe. Não acho que atrapalha, não. Mas a experiência de ler na sequência é mais interessante na minha opinião. Tem questionamentos nos primeiros livros que só vão ser revelados a partir do terceiro. Eu recomendo ler o quarto e o quinto, tb. São excelentes

Liza 02/05/2022minha estante
Tranquilo! Bom, sendo assim, agradeço. Muito obrigada! Vou providenciar dar uma chance aos outros também kkkkkkkkkkkk

Simone de Cássia 08/09/2021

"Eu entendi que minha simpatia pela série não vem da trama, do mistério ou do desvendar mirabolante da história, vem da empatia pelo casal Strike/Robin. Sim, tem a parte investigativa que desperta atenção, tem a aventura que aumenta o ritmo, mas a pegada que me faz ser condescendente com alguma enrolação, com o vai e volta das reflexões e com a novela do casa/não casa é, com certeza, a química de goiabada com queijo dos personagens centrais. Não tem romance açucarado( que eu odeio!) mas tem um entendimento perfeito. Adoro!"
Riva 08/09/2021minha estante
Goiabada com Queijo!!!!!!
Tá xonada, muito xonada!

Simone de Cássia 09/09/2021minha estante
Larga do meu pé, chulé!! kkkkkk

Riva 09/09/2021minha estante
Largo não, frieira!!!! Kkkkkkkkk

Simone de Cássia 09/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk Besta!!!

Riva 09/09/2021minha estante
Bocó - kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pandora 10/06/2017

Vi que várias pessoas consideram este o melhor dos três livros do detetive Cormoran Strike, mas eu, infelizmente, não compartilho desta opinião. E nem é porque o assassino se tornou meu principal suspeito assim que apareceu pela primeira vez; não me importo se acerto ou não um palpite: o que me importa é que a história seja boa. E eu achei esta narrativa uma chatice.

Gostei muito da escrita de J.K. Rowling como Robert Galbraith nos outros dois livros, mas neste não. Eu ficava esperando por uma descoberta interessante, uma ação inesperada, mas o livro todo é uma busca morna e incessante por três pessoas e, no paralelo, mostra os conflitos existenciais, profissionais e matrimoniais de Robin - que haja paciência! - nunca esteve tão mimimi. Ela é uma boa pessoa, uma detetive em potencial, essencial para as investigações e nos outros livros foi firmando sua presença como uma personagem carismática... mas desta vez passou a história inteira reclamando... foi duro de aguentar.

Já o Cormoran continua sendo um de meus detetives favoritos, embora tenha cometido uns erros difíceis de aceitar num profissional tão tarimbado. Porém, em relação a questões pessoais, prefiro que não sobreponham os crimes, que foram tão interessantes nos primeiros livros. Por ele, que considero um personagem muito bem construído e coerente, e pelos livros anteriores, espero ler mais de Galbraith. Mas este "Vocação para o mal" realmente não me conquistou.
Lu 10/06/2017minha estante
"Vi que várias pessoas consideram este o melhor dos três livros do detetive Cormoran Strike, mas eu, infelizmente, não compartilho desta opinião."
Incrível seria se compartilhasse né :P

Pandora 10/06/2017minha estante
Háháháhá... Háháháhá... Paaaaaara, Lu! :P

EduardaFoss 23/08/2017minha estante
"Vi que várias pessoas consideram este o melhor dos três livros do detetive Cormoran Strike, mas eu, infelizmente, não compartilho desta opinião. " Obrigada por esse comentário.
Esse livro é o que chamam de coito interrompido. Você pensa que chegou a hora, vai vir uma grande revelação e no final é bem blah. Eu tava muito mais interessada nas relações Strike/Robin Robin/Mathew do que no assassino em si, e fiquei bem decepcionada com a forma q acabou. Devia ter gasto umas paginas a mais pra Robin ficar a par da situação, descobrir a trairagem do noivo etc.....

Bela 17/09/2016

Vocação Para o Mal. Robert Galbraith #3 (J.K. Rowling). Páginas: 496. Editora: Rocco. Esse foi um livro muito esperado por mim, a J.K. tem evoluído a cada livro da série e mais uma vez terminei o livro com uma vontade louca de começar o próximo.

Robin finalmente fez o curso de vigilância e ela têm ajudado Strike em alguns serviços, só poderia estar mais feliz se Strike lhe desse um aumento, ainda mais agora que o casamento se aproxima. Na verdade, ela não se importa muito com o dinheiro, está satisfeita por finalmente estar fazendo o que sempre quis fazer. Mas o Matthew se importa, ele sempre está reclamando do trabalho dela, ultimamente as brigas tem se tornado frequentes e o chefe de Robin sempre é um dos motivos de discussão, ou principal motivo. Matthew morre de ciúmes dele. Mas, Cormoran está namorando, sim, quase não acreditei também! Mas logo que conheci Elin, eu entendi. Ela é uma mulher muito bonita, ex-violinista profissional, apresentadora de Radio, tem uma filha pequena e está passando por um divórcio conturbado. O relacionamento deles é bem casual e confortável, resta saber se estarão disposto a investir nessa relação.

"Só que depois que se rompia uma vez, era muito mais fácil fazê-lo de novo. Ele sabia muito bem. Quantas vezes ele e Charlotte se separaram? Quantas vezes a relação deles ruíra em pedaços e quantas vezes tentaram remontar os destroços? No fim, havia mais rachaduras do que substância: eles viviam em uma teia de aranha de fios rompidos. O que os mantinha juntos era a esperança, a dor e a ilusão."

Então, Robin recebe uma caixa no escritório, ela imagina ser alguma encomenda do casamento e não poderia ficar mais surpresa quando descobre ter recebido uma perna. Sim, uma perna! A perna afasta quase todos os clientes e nossos mocinhos ficam sem alternativas, eles precisam descobrir quem foi o autor do crime ou estarão falidos em poucos meses. Mas isso não será nada fácil, pois o criminoso se trata de um psicopata.

Além disso, Strike tem quatro suspeitos. Eu me fiz a mesma pergunta que Wardle nesse momento: "-Você conhece quatro homens que te mandariam uma perna decepada? Quatro?" Fiquei até com medo de um dos suspeitos ser algum antigo amigo de Cormoran, mas felizmente, ou infelizmente, esse não era o caso. Dois deles foram presos com a ajuda do detetive enquanto ele trabalhava na Divisão de Investigação Especial, o terceiro acabou se safando dos crimes que cometeu. E, o quarto é o seu padrasto. Quatro homens cruéis e desprezíveis.

"Strike sabia o quanto era profundamente arraigada a crença de que os maus escondem suas predileções perigosas pela violência e a dominação. Quando eles as usam como pulseiras à vista de todos, o populacho crédulo ri, chama de atitude ou acha estranhamente atraente."

Dessa vez Cormoran foi super transparente com a policia, tentando evitar criar mais inimizades, estava sempre mantendo Wardle informado sobre seus suspeitos e teorias. Não que isso tenha ajudado muito... as vezes a policia de Londres me parecia tão incompetente quando a brasileira... Mas, em alguns momentos, o próprio detetive parecia perdido e inseguro na sua investigação. Com o decorrer dela, Robin e Cormoran ficaram mais próximos e têm sido difícil para ele se manter distante emocionalmente da parceira. Descobrimos mais sobre o antigo trabalho Strike na SIB, o passado de Robin, como por exemplo, o motivo dela ter abandonado a faculdade de psicologia e encontramos ainda mais motivos para detestar Matthew. Ele não a merece!

J.K. preencheu muitas lacunas que os outros livros tinham deixado na vida dos personagens e vimos como a série têm sido bem desenvolvida. O final me deixou completamente catatônica, sem querer acreditar no que aconteceu. O livro é grande e tem um vocabulário rebuscado. Não é um livro daqueles que você vai ler em apenas um dia, mas vai passar um bom tempo com a história na cabeça tentando desvendar o mistério.

site: sigolendo.com.br
Elizabeth 24/09/2016minha estante
Estou amando essa série, que junta as coisas que mais gosto: romance policial e J K Rowling! kkkkk Estou shippando o Cormoran e a Robin, eles são perfeitos juntos! Só eles que não percebem isso. Infelizmente ainda não li esse, mas esse livro está no topo da minha lista. Adorei a resenha ;*

Bela 05/10/2016minha estante
Eu tbm shippo muito eles, Elizabeth! Haha Essa série está maravilhosa, espero que a J.K. ainda tenha muitos livros para nós!

Mari Benicá 20/01/2017minha estante
Tenho medo dos dois juntos... sei lá, ao mesmo tempo que seria legal, não combina muito... Mas odeio o Matthew, peguei nojinho kkkk

Patty 25/07/2020

Rowling sendo Rowling
Como esperado do trabalho da Rowling, o livro é ótimo! Mais uma história de Cormoram Strike e Robin Ellacot. Adorei conhecer um pouco mais da história deles e acompanhar esse caso que eles investigaram.
Lenah 17/08/2020minha estante
Oii, eu queria muito ler esse, você sabe me dizer se da pra ler só esse sem ter lido os outros e entender a história? Obg

Patty 17/08/2020minha estante
Ei... Dá sim, ela contextualiza o básico... Você só não vai conseguir pegar algumas referências e detalhes da história, mas se o seu foco for ler sobre a investigação e tal super vale

Lenah 18/08/2020minha estante
Ok muito obrigada

Célio 19/07/2020

Como romance policial, um livro péssimo!
Li várias resenhas dizendo que esse era o melhor dos 3 romances policiais escritos pela autora de Harry Potter sob pseudônimo. Sinceramente, acho que li outro livro, diferente do lido pelos resenhadores.
A trama é inspirada em Jack, o Estripador e em vários outros criminosos que arrancam pedaços de suas vítimas, como troféus. Até aí, vá-se lá... não era um livro para concorrer à obra original do século.
O problema maior: a trama policial fica diluída em uma tosca dança do acasalamento entre os protagonistas: o investigador e sua parceira/secretaria. Uma tristeza e um enfado total... tanto que, ao final, a autora parece ter se preocupado mais em manter o leitor fixado à questão relativa aos dois ficarem juntos do que propriamente em conhecer o assassino.
Toda trama policial tem algo de pessoal do investigador/detetive, o qual, em geral, tem uma vida solitária ou romances disfuncionais. Todavia, isso é o que menos interessa. Aqui, neste livro chato para cacete, o suposto romance e a tensão amorosa /sexual entre o detetive manco e sua teimosa assistente ganham o 1o plano.
Tanto é assim que há provas de vestidos de noiva(!!) e preparativos para um casamento com discussão sobre flores consumindo páginas e mais páginas.
Ao final, não é um novelão digno das TV?s latino americanas e MUITO menos um romance policial que honre a tradição britânica. Péssimo!
Senhor Wayne 19/07/2020minha estante
Esse não curti muito... Pesado, arrastado. O plot é legal, mas o cavalo branco é tudo de bom.

JF 08/09/2020minha estante
Estou lendo e realmente é MT parado, arrastado, cheio de drama e insinuação de romance... o crime em si fica em terceiro plano. Vou terminar de ler por pura determinação.

Jj 17/10/2016

Sem duvida o pior da série, tanto é que nem sei se lerei os dois últimos. A história é enrolada, não envolve, não tem praticamente nenhum acontecimento interessante. Decepcionante, visto que os dois primeiros foram muito bons.
Cami 22/10/2016minha estante
Tem mais livros? Não sabia, achei que eram 3...

Jj 22/10/2016minha estante
Sim, serão cinco mas até agora lançaram três

Luan 30/05/2016

Dois livros em um: J. K. fez uma primeira metade chata e lenta e a segunda, instigante e interessante
O mais macabro livro da série até agora, Vocação para o mal traz uma aventura de Strike e Robin mais madura que as anteriores, mas também mais enrolada e lenta. Como se eu não fosse um leitor “experiente” e não soubesse que criar expectativas gera, na maioria das vezes, a frustração, fui lá e criei a famigerada expectativa e como resultado, nem preciso dizer o que houve. Ler J. K. Rowling/Robert Galbraith é, sim, sempre prazeroso e promessa de bons dias que vão se seguir. Mas talvez pelo grande número de comentários positivos, esperei demais e, claro, terminei com menos.

Desta vez, Strike e Robin não terão um novo cliente como o mote principal. Depois que a fiel assistente recebe uma perna decepada endereçada a ela no escritório, o detetive logo percebe que o foco não é ela e sim ele. Inicia então uma busca para descobrir quem é o responsável pela encomenda inusitada e também por uma série de assassinatos cruéis que virão a seguir. Intercalando com essa investigação, teremos um pouco mais da vida pessoal dos dois personagens principais e uma dose exagerada de “melodrama” com uma pitada de romance.

Sinceramente? Elementos desnecessários quando temos um grande caso nas mãos, que pode tirar o fôlego do leitor, mas que acaba por não acontecer justamente em função desta oscilação de temas ao decorrer das páginas. Esse tinha sido o problema de O chamado do Cuco – os detalhes exagerados na vida dos protagonistas – mas que fora corrigido a tempo em O bicho da seda. Isso não quer dizer que eu seja contra dar espaço ao íntimo e pessoal de Strike e Robin. Mas acredito que isso foi feito de forma errada, deixando a parte inicial da leitura arrastada e prejudicando o clima de suspense do mote principal.

As frequentes idas e vindas da parceria entre Robin e Strike, que já se via nos livros passados, se acentua em Vocação para o Mal – boa parte do livro é com eles se afastando por um ou outro motivo que não cabe detalhar aqui, evitando spoilers. A dupla, que outrora dava prazer de ver junta atuando, agora irrita. A personalidade de Robin, antes determinada, cede um pouco do espaço para uma menina de certa forma manhosa e teimosa. Strike, que segue sendo um bom personagem, irrita pelo excesso de zelo e peca ao manter a assistente distante sem nem ao menos discutir as razões disto com ela.

No grande caso do terceiro volume, que é onde a obra ganha sua relevância e importância, J. K. quase não decepcionou. Mas registro algo que não senti tanto nos livros anteriores mas que vi mais neste: uma certa obviedade. Consegui imaginar – e, consequentemente, acertar – vários fatos que viriam a acontecer conforme alguns fatos eram narrados. Entre estes acertos, consegui acertar quem era o “vilão” da “temporada”.

Mas na escrita e na criação da história, Vocação para o mal nos ganha. Conforme já citei, o livro é o mais maduro de todos. O caso escolhido, apesar de o “cliente” ser o próprio Strike, é muito mais interessante e instigante que os anteriores. E nos faz imergir no universo dele depois da metade do livro – meio tarde, é obvio. A escrita da J. K. é ótima, não tem nem o que contestar. Os diálogos são espertos e naturais – mas, e sempre tem um mas, senti falta um pouco daquela característica forte dela que víamos em Harry Potter e, com isso, aqui ela ficou um pouco mais comum, igual aos demais.

O arco final, as últimas 50 páginas foram de tirar o fôlego, com um ritmo ótimo, muito diferente do início. O clima para desvendar o mistério aumentou e nos fez querer saber mesmo como seria o desfecho e as explicações que motivaram tais atitudes. Talvez não seja exagero dizer que se J. K. - que disse ter sido este o melhor livro “adulto” que ela escreveu – tivesse suprimido algumas páginas e crises de personalidade, o livro teria obtido seu êxito total, pelo menos em relação a mim. A história, de forma geral, mereceria cinco estrelas – até porque, como disse, é mais interessante que os anteriores. Mas os problemas iniciais citados acima não me permitem dar uma outra nota, se não três estrelas.
Anderson Lima 17/06/2016minha estante
Espero que você esteja certo, porque de fato a primeira metade está sendo muito chata.

Bertil.Kenjiro 04/04/2020minha estante
Eita resenha boa rsrs
Completinha. Fiquei ate com receio de postar a minha XD

Ana Ponce 03/01/2017

Vocação para o mal
Tudo bem com vocês???? No post de hoje que comentar com vocês sobre o livro Vocação para o Mal, terceiro livro da série policial lançado por J. K. Rowling com o pseudônimo de Robert Galbraith. Já li e já fiz post para os dois primeiros livros: O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda. Nesse terceiro livro percebemos uma evolução dos personagens, o primeiro foi bom, o segundo foi MUITO bom, e o terceiro UOU. Cormoran está MUITO menos mimizento, no primeiro livro eu queria socar ele, e gritar para ele “O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE VOCÊ, SEU BEBÊ CHORÃO”.
Além disso, os casos vão ficando mais tensos – o primeiro foi simples, o segundo rebuscado, e agora um serial killer, com muitas cenas pesadas de violência sexual, corpos mutilados, relatos bem vívidos – J. K. é você mesmo??? Mas há vários alívios cômicos, com humor britânico que AMO.
Nesse terceiro volume temos um aprofundamento na história dos personagens principais (Cormoran e Robin), o que achei muito legal, pois isso não ocorre em livros policiais antigos, como os do Arthur Conan e da Agatha, onde o foco era o caso a ser resolvido, e a história dos detetives não era desenvolvida. Algo que me chamou MUITO a atenção é a sonoridade presente no enredo – AMEI isso.
Digamos que eu “meio” que acertei que era o assassino, até uma parte do livro eu fui deixando a historia me levar, mas aí surgiu uma personagem que me intrigou bastante, mas assim como ao Strike, ela conseguiu me despistar. Mas mesmo assim, eu fiquei esperando ser desenterrado algo contra ele. O detalhe que colocou Cormoran na pista certa, eu tinha como perceber, é algo ligado a uma região londrina.
Então é isso, fica super recomendada essa série policial, e já quero o próximo. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com
Luiz Fernando 26/01/2017minha estante
Putz, eu desconfiei muito do cara quando o personagem foi apresentado, mas nunca imaginei a identidade verdadeira do cara. Furada gigantesca da Polícia londrina.

Ana Ponce 26/01/2017minha estante
Eu também achei ele muito suspeito, mas também não imaginei que seria isso. fiquei boquiaberta.