Vocação Para o Mal

Vocação Para o Mal Robert Galbraith

Resenhas - Vocação Para o Mal

Laura 19/04/2016

Que livro!!!
Que livro ! Você começa a ler e vai se aprofundando nessa trama bem escrita e simplesmente não tem vontade de parar e ao mesmo tempo fica torcendo para não acabar. Eu definitivamente estou de ressaca literária.
Esse na minha opinião foi o melhor dos 3 livros desta serie best seller.
A autora da a cada um dos personagens principais e secundários (e não são poucos) uma profundidade tão bem detalhada e trabalhada que impressiona. Mas o que mais gostei foi poder saber um pouco mais sobre a vida do Cormoran e principalmente da Robin, que trouxe surpresas que eu como leitora da serie nunca imaginei. Não foi um livro fácil de ler, pois os temas abordados são pesados, desagradáveis e teve uma ou duas cenas que achei muito nojentas; inclusive a própria autora declarou que enquanto escrevia este livro teve pesadelos. Se você ainda não leu e gosta de um bom romance policial, corra para ler.
raonypimentel 20/04/2016minha estante
e ai??? vale a pena?

Laura 21/04/2016minha estante
Muito Raony.

Sam 22/04/2016minha estante
To gostando muito... é bem isso que você disse, não dá vontade parar de ler e ao mesmo tempo não quero que o final chegue... J. K. ta se superando a cada livro nessa série...

Jaque - Achei o Livro 24/04/2016minha estante
Precisa ser lido na sequência ou posso ler esse antes?

Laura 25/04/2016minha estante
Jaque! Precisa ler na sequencia, fica mais fácil vc entender a interação entre Cormoran e a Robin, apesar de cada livro se tratar de um caso diferente e ser solucionado até o final do livro.

Cássia 27/04/2016minha estante
Podem me informar, por favor, qual é a sequência dos livros?

Diego Cardoso 03/05/2016minha estante
Cassia, a ordem é:

- O Chamado do Cuco
- O Bicho da Seda
- Vocação para o Mal

Entretanto vc pode ler fora de ordem pois não afeta necessariamente a leitura. É interessante ter lido os anteriores mas eu, por exemplo, abandonei BIcho da Seda pq não gostei e estou lendo Vocação para o Mal sem encontrar dificuldades.

Renaira 17/07/2016minha estante
Por favor, só eu viajo ou Robin e Cormoran sentem algo mútuo além do relacionamento profissional?
Foi o melhor de todos até agora, ela realmente soube superar minhas expectativas e mal posso esperar para ler o próximo.

Alcântara 01/01/2022minha estante
Estou lendo e gostando muito. Não li os anteriores. Pretendo ler.
Acho que descobri quem é o vilão...vou ver se estou certa. Acho que termino essa semana

Sousa 25/02/2022minha estante
Não vejo a hora de ler essr livro.

Lucia.Ferreira 18/02/2023minha estante
Que livro sensasional. Os personagens são incríveis e a química entre o stryke e a Robin pula das páginas. A trama é bem amarrada. Nada fica no ar.

Jaja 23/01/2024minha estante
Acabei de terminar. Esse livro é sensacional!

@tigloko 10/11/2021

O livro mais pesado da série até aqui
Nesse volume, Robin recebe uma encomenda quando chega do trabalho. Seu conteúdo: uma perna decepada feminina. Strike deduz que alguém do seu passado quer se vingar dele. Se inicia então uma busca pelos suspeitos. Enquanto isso, acompanhamos a perspectiva do assassino, sempre a espreita e planejando o próximo ato.

Achei esse o livro mais pesado dos três. São muitos os temas abordados desde pedofilia, abuso físico e sexual até mesmo TIIC( transtorno de identidade da integridade corporal, que são pessoas que não se identificam com o corpo inteiro, sentem desejo de se amputarem, por exemplo). Tudo ali funciona bem de acordo com o andamento da história, casando com a busca pelos suspeitos. Mas fica aquele aviso de sempre, não recomendo para pessoas sensíveis. Tem partes bem gráficas.

As passagens com o assassino são nojentas, em todos os sentidos. O jeito que ele pensa nas vítimas. Porém, são bem escritas. Fiquei realmente assustado quando ele começava a agir.

Sobre Strike e Robin, agora parceiros de negócio, a dinâmica da relação mudou muito. Os conflitos e a divisão de tarefas sendo a maior parte do problema. O passado dos dois é mais aprofundado, especialmente Robin. O motivo para ela ter largado a faculdade, que foi mencionado desde o primeiro livro, faz total sentido com o jeito que a personagem foi apresentada. E essa discussão é uma das melhores coisas do livro.

Sobre a história, gostei bastante mesmo errando novamente o culpado. A narrativa foi escrita de uma forma que poderia muito bem ser qualquer um dos suspeitos, a diferença estava nos mínimos detalhes. Porém senti o livro um pouco arrastado, assim como o anterior. Já to pensando lá na frente quando for ler o quarto( quase 700 pgs) e o quinto ( quase 1000). Problema para o futuro kkk

Recomendo muito para quem gosta de um romance policial mais pesado e denso. Ansioso para o que virá a seguir.

Ana_belotto 03/04/2022

3 é o número da sorte
Eu diria que este foi o melhor dos 3 até agora, nos dando 3 opções de assassinos no qual é impossível saber quem realmente cometeu os crimes, mesmo a gente tendo algumas partes da história sendo contada de seu ponto de vista. Livro genial.

Malphus 29/05/2021

Robert Galbraith ao que parece é o alter ego entediante da JK Rowling.
Pulei a resenha do segundo livro e vim direto pra esse.

JK Rowling se recusa a acelerar o ritmo de suas histórias. Sei que estou sendo injusto e até irracional, mas não consigo parar de compara-la com Harlan Coben de forma negativa. Eu fiquei o livro todo falando para mim mesmo: "Ele faria um trabalho muito melhor com esse plot".

Vocação para o Mal mantém o mesmo nível de enxeção de linguiça dos dois primeiros livros. Passa a impressão de que a autora quer nos fazer ter certeza de como pode ser parado e entediante a vida de detetive. Mesmo aqueles que recebem pernas pelo correio. São vigilâncias longas e infrutíferas, extensas entrevistas com personagens que quase não tem nada a dizer e capítulos e mais capítulos onde nada acontece.

Me deixa consternado como a autora se recusa a criar uma trama mais frenética. O desenvolvimento do caso não traz nenhum elemento surpresa. O tom de suspense é ausente em toda a narrativa. Nenhum momento "pular da cadeira". Ela insiste naquela ideia arcaica de que as surpresas devem ser todas guardadas para o final. E até nisso ela falha, pois a resolução do caso, como a identidade do assassino, foi bem enfadonha.

Segue-se a isso longas descrições de cidades e vilarejos por onde os personagens passam que me fez pensar que o livro é um guia turístico do Grã-Bretanha disfarçado.

Tem outro elemento na narrativa que também me incomodou. Eu reparei nisso no segundo livro e ele se repetiu no terceiro: É o momento de epifania do personagem, quando subitamente todas as peças se encaixam na cabeça dele e ele resolve todo o crime. Aí você descobre que houve pistas que não figuraram ao longo da história e que só o personagem as viu, portanto só ele pode montar o quebra-cabeça. É uma releitura pobre de
Sherlock Holmes.

Desanimador que ela prefira fazer isso do que escrever algo mais dinâmico. Ser original em histórias de detetive hoje em dia é quase impossível, mas também não é desculpa pra cair no clichê.

alice 10/06/2021minha estante
primeira vez que eu encontro alguém falando mal desse livro, muuito obrigada, eu achei que eu tava sendo exagerada

Carlinha 16/07/2021

Melhor que o Bicho da Seda
A cada história de Strike e Robin, parece que fica mais interessante.
Percebemos a evolução da trama, com personagens e cenários mais bem construídos, sem aquela correria do primeiro livro.
Aqui novamente temos a nossa querida dupla de detetives que tentam desvendar a identidade de um Serial Killer em Londres.
Narrativa eletrizante, suspense no ar o tempo todo.
É o melhor dos três, na minha opinião.
Que venha o próximo!

Wolsey 20/02/2022

O melhor da série, até agora.
Muuuuito bom! Trama excelente, plot twists vertiginosos e um clímax sensacional no fim do livro. No final tem-se a mesma sensação de estar num carro a 180 por hora e a estrada acabar de repente em um abismo.
Por sorte tem o quarto livro que deve (imagino) engatar direto no clímax deste livro.
A trama se resolve, no melhor estilo Agatha Christie (peças e detalhes que ninguém notou ao longo das descrições), mas o clímax do final diz respeito aos personagens.
Eu recomendo que os livros sejam lidos na ordem, porque aparecem, seguidamente, referências a acontecimentos dos livros anteriores bem como há, em cada livro, no mínimo uma revelação nova sobre os protagonistas, e também o ingresso de novos personagens (que, ao que parece, vão passar a fazer parte dos demais livros).
Rafael Kerr 20/02/2022minha estante

Wolsey 20/02/2022minha estante
Oi, Rafael. Tudo bem. Que legal! Assim que der vou conferir teu livro, com certeza.

Rafael Kerr 20/02/2022minha estante
Obrigado!

Liza 13/03/2022minha estante
eu tô rindo tanto que só descobri agora que é o terceiro livro. Li avulso. Amiga, você acha que isso atrapalha muito? confesso que li a um bom tempo e só me recordo que havia gostado muito, porém agora recomendei ao meu namorado e não sei se compro os outros (que eu já tinha um interesse mas acreditava que era só uma sequencia com outros casos, nada interligado a esse do terceiro, ou me precipitei e é necessário ler os outros dois?) quero que ele tenha uma boa experiência.

Wolsey 22/03/2022minha estante
Oi, só vi agora seu comentário, desculpe. Não acho que atrapalha, não. Mas a experiência de ler na sequência é mais interessante na minha opinião. Tem questionamentos nos primeiros livros que só vão ser revelados a partir do terceiro. Eu recomendo ler o quarto e o quinto, tb. São excelentes

Liza 02/05/2022minha estante
Tranquilo! Bom, sendo assim, agradeço. Muito obrigada! Vou providenciar dar uma chance aos outros também kkkkkkkkkkkk

alice 10/06/2021

o pior livro da minha vida
Quando eu dou nota para um livro, me apego em geral a quatro coisas: o plot, o desenvolvimento dos personagens, a escrita e, por fim, o sentimento quando leio a última página.
“Vocação para o mal” devia ser estudado como um desastre completo em TODOS esses pontos.

O PLOT e uma sinopse
“Vocação para o mal”, terceiro livro da série, começa quando a agência do detetive Cormoran Strike recebe uma perna decepada, entregue em mãos à Robin Ellacott, a quem o membro é inclusive endereçado. O escritório deles, considerando o sucesso nos dois famosos casos anteriores (narrados nos dois primeiros livros da série), vai parar nas capas dos jornais, e isso causa uma desconfiança geral em relação à agência de Strike, e consequentemente o detetive se vê envolvido em resolver o caso para trazer de volta a boa fama de sua agência.
Inicialmente, isso parece um bom ponto de início para um thriller promissor, há um assassino à solta e a reputação do detetive está em jogo, diferente dos outros livros, em que ele lutava pela defesa de inocentes erroneamente acusados.

Já de cara, Strike apresenta três principais suspeitos: 1) seu ex-padrasto, Whittaker, que Strike acredita ter induzido sua mãe a overdose, mesmo que em seu julgamento tenha saído como inocente de sua morte, 2) Donald Laing, 3) Noel Brockbank. Os dois últimos são ex-soldados, antigos inimigos de Strike, envolvidos em abusos, sofreram de alguma doença que os declarou como inválidos. Houve um ponto na história que eu realmente não sabia diferenciá-los. As investigações a respeito dos dois se intercalavam, e mesmo que eu marcasse os trechos de cada um e tentasse organizar minhas ideias a respeito deles, eles eram basicamente a mesma pessoa. *1 (se já leu, tem uma parte com spoiler no final explicando melhor)

De certa forma, essa foi a intenção do autor ao escrever o livro. Nós temos a narração do assassino, e a medida que sua narrativa revela algumas coisas, essas características nos são mostradas ao ir mais a fundo em cada um dos três suspeitos de Strike. É instigante buscar esses pequenos detalhes neles, mas a medida que a história se desenrolava, esses dois suspeitos eram tão semelhantes que nem diferenciar eu sabia. A certo ponto, a investigação sobre eles foi igual: não sabiam seu paradeiro, buscaram alguém que morou com o suspeito, encontraram, entrevistaram, descobriram sobre abusos, depois alguém, de repente, encontrava o paradeiro atual dele.
De tantas semelhanças que o autor apresenta, nem chega a ser uma questão de um olhar minucioso para distinguir o assassino. Era uma questão de confusão cerebral com nomes e com quem fez o quê. Foi uma das partes mais exaustivas da leitura, o que, somado com as quase 500 páginas, nos leva ao próximo ponto.

A ESCRITA
É perceptível que J.K Rowling, além de adotar um pseudônimo para escrever essa série, mudou muito sua escrita ao se localizar no ambiente dessa narrativa. Dentre os livros da série, o vocabulário que ela adere a esse livro é visivelmente mais pesado e adulto que o dos livros anteriores, e culpa disso é o fato de haver capítulos em que o assassino narra. E é importante destacar que ele narra enquanto assassina mulheres. São os capítulos mais curtos do livro, porém os mais difíceis de atravessar, ainda mais quando você precisa captar os detalhes que o assassino solta para descobrir quem ele é.

Ao lado disso, temos uma narrativa MUITO, mas MUITO lenta. O que não faz sentido, considerando que, desde o início do livro, nos foi dito que é a reputação de Strike e Robin que está em risco, mas eles não parecem nada aflitos para se livrar da enrascada. Isso sem falar que tem um assassino à solta e mulheres SENDO MORTAS, outra coisa que Strike não parece dar à mínima. Há piadas sobre isso no livro. Sinceramente. Piadas.
O livro se estende quase 200 páginas a mais que o necessário. Temos que acompanhar os dois vigiando e seguindo pessoas a pedido de clientes, ficando parados na frente de prédios, indo em encontros que claramente não servem pra história, comprando sapatos, indo para a casa dos pais e até provando vestido.
Até a forma como Strike pega o assassino mostra isso. Ele claramente poderia ter feito aquilo 100 páginas atrás, considerando que eles sabiam a semanas onde o assassino morava e o plano ridículo dele não envolvia realmente saber QUEM o assassino era. Se ele quisesse, fazia aquilo exatamente do jeito que fez só para descobrir se seu suspeito era ou não culpado. *2

DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS
Esse é o terceiro livro de uma série, então os personagens precisam tanto ser coerentes com suas atitudes anteriores, quanto demonstrarem um crescimento na sua personalidade. Ainda mais nos dois personagens principais, o Strike e a Robin.

Desde o primeiro livro, eu gostava do STRIKE. Ele é um ex-soldado, não tem uma das pernas, é grandalhão e desengonçado, acima do peso e filho bastardo de um famoso do rock e de uma groupie. Achei que era uma boa mudança nos personagens da autora.
Acima de tudo, nos apresentam um homem com princípios e um forte senso de justiça, uma vez que ele faz de tudo, nos dois livros anteriores, para a provar a inocência de uma pessoa que ele acreditava não ser culpado. Enquanto nesse livro, tudo isso se perde.

As mulheres mortas são completamente desprezadas por Strike. O caso se torna mais uma questão pessoal em busca de uma vontade crua de vingança que qualquer outra coisa. No fim, o assassinato das mulheres vira só como o meio que ele precisa para finalmente colocar um dos seus suspeitos atrás das grades.

Quanto a ROBIN, ela foi a personagem mais destruída nesse livro, eu me remoí só lendo a desconstrução sem pé nem cabeça que o autor trouxe pra ela. Partindo de secretária para parceira de Strike na agência, o crescimento da Robin nos livros anteriores foi grande. No final do segundo livro, ela participava ativamente nas investigações e na captura do criminoso. Então chega esse livro e ela se torna o enfeite de parede precioso do Strike.

Antes de tudo, percebemos o desenvolvimento do interesse entre os dois. E o livro INTEIRO não nos deixa esquecer isso. Essa questão às vezes se tornava mais importante até que a própria investigação. Repetidas vezes Strike pensava em dar um murro da cara de Matthew ou fantasiava com o descarado interesse nela, ou qualquer outra coisa besta.

Mesmo com esse desvio, não foi isso a pior coisa. Com a perna endereçada a Robin, o detetive assumiu que o assassino estava atrás dela, então começou a impedir Robin de ir para os lugares, de trabalhar, queria mandá-la para a casa dos pais, não aceitava seus planos. Ele ignorava completamente o fato dela ter treinado defesa pessoal e estar no seu nível na investigação, colocando-a em funções inúteis só para ela não reclamar. Durante o livro inteiro, Robin tentava provar seu valor e independência, mas era completamente ignorada. Ela carregou o caso, mas não tinha crédito pelas descobertas, e quando queria ajudar, era só passada para trás pelo Strike, e tudo isso porque ele não queria que sua queridinha se machucasse.

Além dessa atitude contradizer o Strike dos livros anteriores, todo o crescimento da Robin foi corrompido. Chega a um ponto que sua motivação nem é desvendar o caso, mas cair nas graças do Strike.

Eu até poderia aceitar esse desenvolvimento se, ao final do livro, ele fosse resolvido e Robin conquistasse novamente seu respeito e independência. Mas nem estar no confronto final ela está. Enquanto Strike e um amigo seu (completamente aleatório por sinal, parecia estar ali só para substituir a Robin), capturam o assassino, a Robin está organizando seu casamento. Ela não teve função no desfecho do livro, o que destoa completamente do seu papel nas histórias anteriores.
Foi doloroso ver toda a personalidade construída para a Robin se desfazer, saindo de uma das personagens principais para essa garota buscando reconhecimento e não fazendo nada importante aos olhos de Strike.

Saindo agora dos personagens principais, tem mais um aspecto que me incomodou no livro de uma forma absurda. É introduzida na história (não vou dizer como para evitar spoiler), uma comunidade virtual que sofre de um TRANSTORNO MENTAL chamado TIIC.

Quando me deparei com o termo no livro, fui pesquisar a respeito e encontrei essa reportagem (https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/05/08/conheca-o-disturbio-raro-que-leva-as-pessoas-a-amputar-os-proprios-membros), caso queira saber mais.

Basicamente, é um distúrbio raro em que a pessoa sente a necessidade de amputar um membro saudável do corpo, ou até de ter paraplegia. TIIC significa Transtorno de Identidade e Integridade Corporal, e além de não possuir tratamento conhecido, ainda não há muitos estudos desenvolvidos no assunto, ou uma explicação concreta a respeito da origem desse distúrbio.
É importante destacar que há pessoas que vão a cirurgiões afim de amputar um membro saudável. Quando o médico não se recusa, ou não é impedido, a pessoa alega se sentir melhor, ou completo. Existem pessoas que fingem ser amputados ou paraplégicos. Há aqueles também que se envolvem em acidentes ou tentam tirar o membro por conta própria, queimando ou cortando, como nos é mostrado no livro.

De qualquer forma, esse assunto surge na história, sem contar que é um aspecto importante da narrativa. Em certo ponto, Strike e Robin vão se encontrar com dois membros dessa comunidade sofredora de TIIC, Tempest e Jason, e claramente você percebe uma falta de tato do autor ao tratar o assunto.

Primeiro que é um distúrbio mental pouco estudado e sem tratamento ou definição. Seria de esperar que houvesse algum aprofundamento com sensibilidade afim do leitor entender do que se trata, mas nem isso acontece. E pela forma que é narrado, a sensação que se tem é de que aquilo não é uma doença, mas sim um drama sem motivo de pessoas que querem chamar atenção. Um trecho do encontro deles:
“- Conhece muitos deficientes físicos? – perguntava Strike a Tempest.
- Conheço alguns. Evidentemente temos muito em...
- Vocês têm a merda toda em comum. Essa merda toda. (...)
Strike se levantou, assomando sobre Tempest, que de súbito parecia nervosa, enquanto Jason se encolhia na cadeira, dando a impressão que queria desaparecer dentro do capuz. (...)
- Só para que vocês saibam (...), eu estava em um carro que explodiu em volta de mim – Jason cobrira com as mãos a cara vermelha, os olhos cheios de lágrimas. (...) – O motorista foi cortado em dois... isso ia te garantir alguma atenção, hein? – disse ele com selvageria para Tempest. – Só que ele morreu, então não deu em grande coisa. (...)
- Procure ajuda – disse Strike em voz alta, apontando para Jason enquanto deixava que Robin o puxasse, os comensais e garçons encarando. – Consiga a merda de uma ajuda. Para a sua cabeça. (...)
Eles continuaram andando (...). Uma garota de aparência boêmia com dreadlocks flutuava com um vestido longo e estampado, mas uma bolsa de quinhentas libras revelava que suas credenciais de hippie eram falsas como a incapacidade física de Tempest.
- Pelo menos você não deu um soco nela – comentou Robin. – Naquela cadeira de rodas. Na frente de todos os amantes da arte.
Strike riu. Robin balançou a cabeça.
- Eu sabia que você ia perder a paciência – suspirou ela, mas estava sorrindo.”

Há dois aspectos para destacar de cara. Primeiro que Strike perdeu a perna num acidente, e o fato dele conhecer pessoas que querem tirar a sua própria, saudável, deve mesmo ser uma situação desconfortável, e ele tem o direito de se sentir incomodado, até certo ponto. Mas é o fato da Robin, logo no final do trecho, não ter uma visão conciliadora, ou até de repreensão ao Strike, mas sim parecer achar certo o seu comportamento que me incomodou. Desde a primeira página, ela se mostra preocupada com o próximo, ela é respeitosa e cuida dos outros, independente de quem seja. O fato dela não reagir à postura do Strike é uma completa contradição de personalidade. A reação dela não foi característica da personagem, como a do Strike, mas sim a visão do autor escapando, e a demonstração descarada de falta de sensibilidade numa questão que exige tanta seriedade quanto qualquer distúrbio mental.
A meia estrela que eu dei para o livro, além de ser a menor pontuação possível, foi por me apresentar a TIIC, mesmo que não da maneira correta.

Mesmo ainda tendo mais coisa para falar, vou parar por aqui, porque isso já tá grande demais.

CONCLUSÃO
Quando eu fechei o livro, o SENTIMENTO maior foi nojo. O livro foi uma completa perda de tempo, um plot sem pé nem cabeça, um desenvolvimento dos personagens absurdo e se não fosse pela minha vontade de terminar o livro para eu poder falar com propriedade do que eu senti, nunca atravessaria ele inteiro, porque foi só na base do ódio.

POR FIM, o objetivo da resenha é entender os pontos do livro, e buscar uma explicação para as emoções que sentimos durante a leitura. O propósito não é desmerecer o livro, mas sim fazer críticas construtivas e argumentar a respeito delas.
Caso tenha se incomodado com algum dos pontos que eu levantei, me procura :)

SPOILERS
*1 Queria deixar claro aqui que Strike aparece com esses suspeitos da página 24 do livro. É um ponto de partida extremamente rápido, considerando as quase 500 páginas do livro. Agora, que um desses três suspeitos REALMENTE fosse o assassino é obtuso demais. Chega a ser ingênuo. Quando você descobre qual dos dois (porque o padrasto já é eliminado na metade do livro, quando você percebe que o comportamento dele não condiz com a narração do assassino), não é nem uma questão de surpresa. É mais um sorteio. O autor escreveu os nomes no papelzinho e culpou o que apareceu. Se fosse o outro, daria no mesmo, tanto pro Strike, quanto pro contexto da história, quanto pro leitor. De tão iguais que os dois suspeitos eram, se eles fossem a mesma pessoa eu não ficaria surpresa.

*2 Quero dizer, porque o Strike, quando visse o homem saindo, só não fingisse o vazamento de gás, entrava no apartamento e dava uma olhada?

site: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/05/08/conheca-o-disturbio-raro-que-leva-as-pessoas-a-amputar-os-proprios-membros
Kinha 22/08/2021minha estante
Tive o mesmo sentimento que você durante quase todo o livro. Só não concordo muito com a visão do TIIC e da Robin, sim ela têm uma personalidade conciliadora. Mas não é por isso que ela tem que concordar com tudo como se não fosse um aspecto estranho para ela também. É um ser humano, que possui valha e discordância como todas as outras.

Thali 20/12/2021

Bom...
Terceiro livro da série de investigação de Cormoran Strike. Acho que dos três, esse foi o que eu menos gostei até agora. As paranóias e inseguranças da Robin cansam demais, em algumas partes eu não sei se a história era fraca ou a tradução deixou a desejar. No meio parece que a história se arrasta um pouco, com cenas pouco importantes, pra jogar tudo de uma vez no final. Me incomodou um pouco a forma como foi abordada a questão do TIIC... mas não tenho o que falar sobre o assunto. A parte de suspense é boa e a história só é desvendada bem no finalzinho. O final ainda deixou um suspense, o que da vontade de ler o próximo.

Vinicio.Dourado 12/08/2023

Sensacional
Esse terceiro livro foi o melhor na minha opinião, capítulos mais objetivos e alguns com um diferencial interessante, a perspectiva do antagonista.
A autora conseguiu despertar minha curiosidade a cada acontecimento e me fez participar mais do livro, tentando desvendar o caso a cada capítulo.

Depois de terminar o livro voltem a página 277.

Thalyta Nette 18/04/2016

Diferente
Esse livro esta diferente dos anteriores, chega a parecer até que o autor teve uma ajuda enquanto escrevia. Os pontos positivos são : está mais macabro/mais descritivo durante os crimes; é revelado o porquê de a Robin ter saído da faculdade de psicologia; pra quem shows Strike e Robin há muitas cenas para desejar o casal. E os pontos negativos: o assassino não foi uma grande surpresa (não sei se estou mais esperta ou já acostumei com o autor) e a última página do livro. Para quem gosta de suspense, policial, crimes ele está melhor do que os anteriores, mas para os românticos de plantão, tirem o cavalinho da chuva.

maarcia 08/08/2021

De longe foi o livro mais ruinzinho da série. O caso foi pertinente mas achei meio aleatório. Teve umas partes bem pesadas, gatilho na certa, e isso fez com que a leitura não fluísse em certas partes. Um ponto positivo foi que teve um pouco mais de aprofundamento na parte pessoal dos personagens, teve bastante coisa sobre o caso principal mas também teve muita coisa sobre a vida deles fora do escritório, principalmente do Strike. O final do caso foi meio bléh, tinha enrolado tanto que ficou meio sem graça, porém o final do livro foi babado, fiquei besta.

Vanessa Martins 07/05/2020

Não gostei
Como já havia lido os primeiros livros da saga, tudo ficou muito previsivel e acabou perdendo a graça

Patricia 29/01/2021

Bom mistério
Com um enredo intrigante e os personagens que já haviam me conquistado nos dois primeiros livros da série, Vocação para o mal é um bom livro. Com um ótimo mistério e os dilemas gerados pela relação entre
Strike é Robin.
Nesse livro somos apresentados a relação do strike com sua mãe e de Robin com seu noivo Matthew (extremamente ciumento) sendo Strike o principal alvo desse ciúme.
A história se inicia com alguém enviando uma perna decepada para o escritório de Strike, mas endereçado a Robin.
Apesar da narrativa lenta e extremamente descritiva, o mistério é envolvente e a relação entre os personagens estimula a leitura
Ricardo Tavares 31/01/2021minha estante
Virei fã de Cormoran Strike. Aguardo ansioso pelo lançamento do 5º livro. Li os quatro livros em janeiro. Do autor só falta ler o novo livro e Morte súbita (alguns dizem que é chato). Também comecei a ver a nova temporada da série, como sempre, ótima.

Patricia 31/01/2021minha estante
Ricardo eu tbem sou muito fã do Strike. Achei a série maravilhosa, elenco primoroso e muito fiel aos livros. Eu não li o quarto livro da série, está na minha lista de desejos. Em relação a Morte súbita eu sou do time que não gostou.

Ricardo Tavares 31/01/2021minha estante
Branco Letal é excelente. Talvez o melhor da série. E é no 4º livro que Robin vai dar uma guinada e conquistar seu lugar definitivo no escritório. A trama também é ótima. A série terá quatro episódios e o 1º foi legal, em alguns momentos bastante fiel só livro.

alice 10/06/2021minha estante
tem série do cormoran strike??

Patricia 10/06/2021minha estante
Oi Aline, tem sim.

alice 10/06/2021minha estante
nossaa não sabia disso...
qual o nome da série?

Patricia 10/06/2021minha estante
A série se chama Strike (HBO)

obrigadaa!

Ricardo Tavares 10/06/2021minha estante
C.B. Strike é o nome da série da HBO. Cada temporada corresponde a um livro do detetive. Tomara que façam a 5ª temporada logo.

JF 10/09/2020

O Pior da Série....
J. K. se perdeu MT nesse terceiro volume da série. Na primeira tentativa de ler, abandonei por volta da página 200. Depois de mais de 1 ano, eis que retomo a leitura do 0 com a maior boa vontade e depois de cerca de 250 páginas lidas comecei a ter vontade de abandonar de novo. Narrativa extremamente LENTA, dando sensação que NADA acontecia, ao passo que MT ênfase era dada aos dramas pessoais de Cormoran e Robin. Os crimes e o criminoso ficaram sempre em segundo (eu diria até terceiro) plano. Marrativa maçante é NADA envolvente. Somente nas últimas paginas é que a autora se debruçou e MT APRESSADAMENTE sobre os detalhes e resolução do mistério. Nao sei que loucura é essa desse povo dando 5 estrelas e dizendo que é o melhor da série. Parece delírio coletivo. Será que lemos o msm livro???Em resumo: para o enredo proposto, o livro poderia ter 250 páginas no máximo, que já estaria MT bom. Reprovado é não sei se darei continuidade a série.

Nathalia 25/05/2020

O que mais gostei!!
Mais uma história sobre Cormoran Strike, sua assistente Robin Ellacot e seu escritório de detetive. JK é detalhista e te faz entrar na história ao te posicionar junto dos personagens, te fornecendo informações sobre os locais e te fazendo sentir como se estivesse naquele exato lugar.
Uma trama elaborada e com cenas mais pesadas e angustiantes que te faz querer descobrir logo todo o desenrolar, ainda mais por envolver diretamente Strike e Robin. No início achei um pouco difícil por apresentar muitos personagens para compor a história mas depois fluiu bem ate o fim.
Dentre os três livros ate então da série, esse foi o que mais gostei. Aprofundou muito mais na vida dos personagens principais da história e me fez querer urgentemente ler o próximo.