A História da Humanidade Contada pelos Vírus

A História da Humanidade Contada pelos Vírus Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História da Humanidade Contada pelos Vírus

Beto 24/06/2023

A história da humanidade é um assunto que sempre me atrai e ler sobre como se deu o surgimento de várias doenças foi muito interessante. Recomendo!

popolly 22/03/2021

Bom, me ajudou muito no trabalho da faculdade, apesar de ser uma leitura cansativa, consegui tirar bom proveito das informações.

Punisher 07/03/2023

Todo progresso tem um custo.
Em uma época onde podemos rastrear tudo: desde a nossa encomenda online até o motoboy trazendo nosso lanche, esse livro nos mostra que podemos seguir, também, as pegadas de vários vírus ancestrais.

Por meio das 'impressões digitais' dos vírus, o autor nos mostra que é possível descobrir a época e de onde vieram várias doenças que nos acometem a tempos, (mesmo elas sofrendo evoluções) conseguindo assim chegar a um denominador comum - geralmente, de milhares de anos atrás.

O livro tem uma linguagem bem tranquila, de fácil leitura. Interessante descobrir não só um pouco da historia da humanidade, mas também como e quando surgiram essas doenças. Por exemplo, eu sempre achava (pelas vozes da minha cabeça) que a Aids tinha sido criada em laboratório por alguém com sérios problemas amorosos (e psicológicos).

Outra coisa interessante, quem você acha que 'procura' esses microrganismos? Pois é, parece que mesmo quando a Dona da Foice tira férias, nós humanos procuramos sarna para se coçar (antes fosse só sarna).

Suplantando florestas, destruindo habitats naturais ou abatendo animais para ajudar na alimentação. Tudo isso nos ajudou a expansão territorial e marítima - eis que os vírus aproveitam o passeio pelo globo para expandir também.

Incrível como algo tão pequeno, tem um poder de mudança enorme. Microrganismos capazes de se adaptar, para sobreviver e evoluir. Apesar de falar dos vírus, somos muito parecidos com eles. E infelizmente, também causamos destruição por onde passamos. Ao menos, os vírus evoluem.

Maycon.Felipe 31/10/2020

Produção literária de excelente qualidade
Nesta obra, o infectologista Stefan Cunha Ujvari, produz uma obra que dá à luz uma visão descomplicada sobre a origem dos vírus, destarte, a origem dos primeiros hominíneos. Além do mais, traz à tona o fato de que patógenos que arrasaram a humanidade não são castigos divinos, mas sim são fruto da consequência de que humanos invadiram o seu habitat, tudo por conta de sua ganância e desejo de ser mais do que uma simples espécie produzida pela Natureza.

Fernanda 23/02/2021

Apesar de ter comprado o livro a um tempo, só agora consegui ler, acho que o momento que estamos vivendo me impulsionou a finalmente o fazer. Apesar de alguns erros pequenos de escrita, o livro é muito bom. O autor tem uma didática muito boa para explicar assuntos um pouco mais complexos para quem é leigo na área. Aguardando um novo volume, dessa vez com a história do Corona.

Ray 30/06/2020

Um Livro interessante
Amei a abordagem do livro e sobre os assuntos presente nele,adquiri muito conhecimento a partir dele .recomendaria muitíssimo para uma nova perspectiva sobre as doenças que assustam ou já arrastaram a humanidade

Carol 17/06/2020

Impressões da Carol
E-book: A história da humanidade contada pelos vírus {2008}
Autor: Stefan Cunha Ujvari {Brasil}
Editora: Contexto
208p.

Stefan Cunha Ujvari é infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor de alguns livros de divulgação científica. Se levarmos em consideração que há 10, 12 anos, mal discutíamos a necessidade de divulgar conhecimento científico fora da academia em linguagem acessível, Ujvari é um pioneiro.

Em "A história da humanidade contada pelos vírus", o autor traça uma linha do tempo para narrar como vírus e bactérias têm sido protagonistas do processo histórico: condicionando a existência humana, dizimando populações, estimulando conflitos, promovendo êxodos, fortalecendo ou enfraquecendo povos.

Ujvari fala sobre a origem da herpes, do HIV, da tuberculose, parasitoses, HPV, sífilis e como essas e outras doenças se espalharam pelo globo, à medida que o homem se dispersou pelos continentes. E o melhor, com muitas notas e referências bibliográficas para tudo o que nos narra, como todo bom livro de não-ficção deve fazer.

Para mim, que sou totalmente leiga quando o assunto é biologia, o enfoque histórico escolhido pelo autor, para sua abordagem, me ganhou. Consegui acompanhar sem dificuldades as partes mais técnicas em que ele fala sobre mitocôndrias, DNA, RNA, graças ao seu didatismo.

Mais para o fim do livro, os assuntos começam a se repetir e a leitura fica um pouco arrastada, porém, nada que tire o brilho de "A história da humanidade contada pelos vírus". Em tempos de COVID-19, um bom livro para entendermos melhor o momento crítico por que passamos.

caiothulius 23/05/2023

Legal
É só isso, ele é bem didático, mas simples tem umas metáforas de fácil entendimento. É bem dboas pra ler.

May 30/12/2019

Perfeito!
O livro é maravilhoso!!!!!!!!!

Bê :) 15/06/2021

É fantástico conhecer a nossa história por uma nova ótica
Stefan conseguiu criar um livro cativante, uma leitura fácil, explicativa e instigante!

Achei muito interessante poder ver a nossa história, a história da humanidade, contada pelos vírus.

Terminei, mas estou com vonta de mais.

Fábio Valeta 02/07/2021

Livro pequeno e interessante sobre o surgimento de várias doenças humanas provocadas por vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. Apesar do título dar a entender que somos os protagonistas dessa História, o autor se interessa mais é pelos vírus, e o título bem poderia ter sido invertido – A História dos vírus contada pela humanidade.

Usando de pesquisas científicas e um “trabalho de detetive” como ele mesmo diz, o autor discorre sobre como várias doenças como tuberculose, varíola, dengue, herpes, entre outras, surgiram. Analisando os vírus atuais e resquícios de vírus existentes em corpos de nossos antepassados. A partir desse trabalho, é possível identificar onde muitas dessas doenças surgiram e também como elas se espalharam pelo mundo, acompanhando a migração humana até conquistar o planeta.

Há várias informações interessantes, como o fato de a provável primeira infecção humana com o HIV ter ocorrido provavelmente na década de 1930 (a doença só foi oficialmente descoberta 50 anos depois), e em como a agricultura e domesticação de animais provocaram um aumento populacional humano graças a disponibilidade de alimento ao mesmo tempo em que auxiliou os microrganismos a mutarem e tornarem-se mais letais a esses mesmos humanos.

Para quem gosta de História, ciência e medicina, será uma boa leitura.

ferbreck 23/04/2024

Ótima leitura para quem quer conhecer um pouco de epidemiologia e infectologia num contexto histórico. Embora desatualizado, considero um excelente trabalho para despertar o interesse pelo assunto, além de conter curiosidades super interessantes.

Edu 16/06/2016

Interessante
Vale pelas curiosidades que traz, apesar da primeira metade ser bem melhor que a segunda. Uma nova edição do livro pode dar a ele o que precisa para se transformar num ótimo livro, pequenos erros ortográficos e a fluência oscilante o fazem se perder no caminho, mas especialmente se tratando de um livro brasileiro, vale a pena ser lido.

Francisco 01/04/2022

A história da humanidade é repleta de enfermidades que vitimaram e fortaleceram o organismo das pessoas.

Vírus, bactérias e outros seres sempre acompanham a evolução biológica humana e esse livro aborda os principais. As epidemias, os surtos, o crescimento da ciência, tudo isso é explicado de maneira simples e acessível neste pequeno grande livro.

Maíra Marques | @literamai 09/04/2022

LEIA A POSTAGEM COMPLETA NO INSTAGRAM: @LITERAMAI
A leitura da vez foi "A História da Humanidade Contada Pelos Vírus", um livro que não esperava ler por agora, mas que já faz um tempo que estava curiosa para conhecer e fiquei feliz em tê-lo feito.
??
Como disse nas curiosidades citadas na postagem do instagram, foi muito fácil ficar presa na escrita do Ms. Stefan! Retornei ao tempo em que se iniciava a expansão do povo pela Terra, e com eles doenças inimagináveis. Todo nosso estilo de vida trouxe consequências até aqui, e a covid é uma prova disto né?
??
Ainda estou procurando expressar o quanto me sinto bem aprendendo tanto com esses livros, admiro demais o trabalho da Contexto e a qualidade dos materiais que publicam, e com esse livro não foi diferente.
??
Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista, Mestre em doenças infecciosas e especialista em doenças infecciosas e parasitárias pela Unifesp.