A História da Humanidade Contada pelos Vírus

A História da Humanidade Contada pelos Vírus Stefan Cunha Ujvari

Resenhas - A História da Humanidade Contada pelos Vírus

Maíra Marques | @literamai 09/04/2022

LEIA A POSTAGEM COMPLETA NO INSTAGRAM: @LITERAMAI
A leitura da vez foi "A História da Humanidade Contada Pelos Vírus", um livro que não esperava ler por agora, mas que já faz um tempo que estava curiosa para conhecer e fiquei feliz em tê-lo feito.
??
Como disse nas curiosidades citadas na postagem do instagram, foi muito fácil ficar presa na escrita do Ms. Stefan! Retornei ao tempo em que se iniciava a expansão do povo pela Terra, e com eles doenças inimagináveis. Todo nosso estilo de vida trouxe consequências até aqui, e a covid é uma prova disto né?
??
Ainda estou procurando expressar o quanto me sinto bem aprendendo tanto com esses livros, admiro demais o trabalho da Contexto e a qualidade dos materiais que publicam, e com esse livro não foi diferente.
??
Stefan Cunha Ujvari é médico infectologista, Mestre em doenças infecciosas e especialista em doenças infecciosas e parasitárias pela Unifesp.

Francisco 01/04/2022

A história da humanidade é repleta de enfermidades que vitimaram e fortaleceram o organismo das pessoas.

Vírus, bactérias e outros seres sempre acompanham a evolução biológica humana e esse livro aborda os principais. As epidemias, os surtos, o crescimento da ciência, tudo isso é explicado de maneira simples e acessível neste pequeno grande livro.

Antonio Cesar 04/09/2018

Uma boa e recomendada leitura para seguir-se ao Armas, germes a aço.

Gustavo Mahler 06/01/2019

Narração superficial, porém , relevante.
O livro é útil, principalmente para quem não for de biológicas. Acredito que quem for da área , possa achar o livro um pouco enfadonho. Isso se deve ao fato das rápidas passagens que autor faz no histórico dos micro-organismos, sem muita profundidade, e a influência dos mesmos na humanidade? sem mostrar nada muito além do básico. A viagem é divertida e indico a todos. O ponto positivo do livro é a narração que é agradável e acaba compensando a falta de abordagem mais técnica no assunto.

Fábio Valeta 02/07/2021

Livro pequeno e interessante sobre o surgimento de várias doenças humanas provocadas por vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos. Apesar do título dar a entender que somos os protagonistas dessa História, o autor se interessa mais é pelos vírus, e o título bem poderia ter sido invertido – A História dos vírus contada pela humanidade.

Usando de pesquisas científicas e um “trabalho de detetive” como ele mesmo diz, o autor discorre sobre como várias doenças como tuberculose, varíola, dengue, herpes, entre outras, surgiram. Analisando os vírus atuais e resquícios de vírus existentes em corpos de nossos antepassados. A partir desse trabalho, é possível identificar onde muitas dessas doenças surgiram e também como elas se espalharam pelo mundo, acompanhando a migração humana até conquistar o planeta.

Há várias informações interessantes, como o fato de a provável primeira infecção humana com o HIV ter ocorrido provavelmente na década de 1930 (a doença só foi oficialmente descoberta 50 anos depois), e em como a agricultura e domesticação de animais provocaram um aumento populacional humano graças a disponibilidade de alimento ao mesmo tempo em que auxiliou os microrganismos a mutarem e tornarem-se mais letais a esses mesmos humanos.

Para quem gosta de História, ciência e medicina, será uma boa leitura.

Bê :) 15/06/2021

É fantástico conhecer a nossa história por uma nova ótica
Stefan conseguiu criar um livro cativante, uma leitura fácil, explicativa e instigante!

Achei muito interessante poder ver a nossa história, a história da humanidade, contada pelos vírus.

Terminei, mas estou com vonta de mais.

Bagui 23/07/2019

Interessante
É um bom tema e uma boa abordagem. Comecei a ler sem saber que se tratava de um autor brasileiro e me surpreendi positivamente. É verdade que há repetições, mas não compromete a fluidez por se tratar de uma leitura rápida.

May 30/12/2019

Perfeito!
O livro é maravilhoso!!!!!!!!!

Marcella 08/04/2020

As pesquisas científicas com vírus e bactérias são de extrema importância para humanidade não apenas para desenvolvimento na área da saúde, mas também para conhecermos nossa própria história.
O autor nos conta como o sequenciamento do DNA e RNA de vírus e bactérias foi determinante para conhecermos diversos assuntos, como por exemplo a rota do homo sapiens da África para a ocupação de outros territórios, a data aproximada de quando os humanos começaram a usar roupas, e até mesmo a evolução de doenças através da mutação do vírus em diversos locais ao longo dos milênios.
A escrita, porém, deixa um pouco a desejar. Seria também muito interessante uma nova edição, visto que muitas descobertas mudaram o cenário desde 2005 (como por exemplo o conhecimento que já temos sobre o ebola)