Júlio César

Júlio César William Shakespeare

Resenhas - Júlio César

Arielstrb 13/01/2023

Sobre poder e ética
Li quase ao mesmo tempo de Como Se Fôssemos Vilões, já que a peça é uma das mais importantes entre as citadas pelos personagens do livro, e concordei em partes com algo colocado pelos personagens: Júlio César, apesar do nome, não é sobre César. Mas, diferente deles, também não acho que é sobre Bruto. A peça é, em todos os momentos, sobre Roma. Todos os passos e momentos dos personagens são sempre voltados para o bem maior do Império Romano, mesmo que isso signifique passar por cima dos seus próprios ideias. O protagonista é o poder e tudo que ele pode trazer ou destruir.

Victorino 15/12/2022

Sem dúvidas, a leitura que mais me surpreendeu. Estava esperando uma dificuldade na compreensão do texto, mas a peça de Shakespeare mostrou-se atemporal, tanto no conteúdo quanto na gramática, agradando meus dois lados: o adolescente chato e o amante de história.
?????/5

Roanny.Oliveira 26/11/2022

E a divida da ambição está quitada
Gostei muito do livro. A leitura é bem fluída, fiquei muito focada na história que é muito interessante. Recomendo!

Yeda 25/11/2022

?Eu sou constante como a estrela boreal
De cuja natureza firma e inamovível
Não há qualquer rival em todo o firmamento.?

Essa declaração do próprio César mostra sua grandeza e sua relevância, mesmo após a morte. Apesar de aparecer pouco, e ser quase unânime a opinião de que Bruto é o protagonista dessa tragédia, Júlio César é o perigo e a ameaça que ronda seus carrascos; sua vida e sua morte que ditam os acontecimentos. Não há como fugir de Júlio César, mesmo após sua morte.

?Mas nada temo: sempre serei César.?

É uma peça maravilhosa, sem os subterfúgios que Shakespeare adotou em muitos de seus outros trabalhos. É séria do começo ao fim, é coerente e é concisa. Apesar dos anacronismos e de ter alterado fatos e situações, a essência não se altera: o poder de Júlio César e a personalidade dúbia de Bruto, que ora é honrado, ora é covarde e, ainda assim, vive e morre pelo que acredita.

O auge da peça e o motivo pelo qual eu dei 5 estrelas foi o discurso de Marco Antônio no púlpito. Nas obras que li de Shakespeare, não vi um discurso tão sagaz como esse.

(Júlio César alugou um triplex na cabeça do Bruto kkkkkkkkkkkkk)

Tiago600 07/11/2022

Shakespeare como Antídoto na Era do Cancelamento Virtual

Existem seres que tencionam retornar para a floresta negra, viver em uma cabana de palha, colhendo cogumelos e viverem totalmente desconexos do digital e não existe problema algum nisso.

Outros tantos, amam o urbanismo, a aceleração, são devotos à tecnologia até mesmo como fetiche e podemos admitir isso sem qualquer resquício de hipocrisia. Também não há problema nisso.

No entanto, a vida exige exame, viver sem auto exame, é se tornar um espectro. Redes sociais são boas, podem ser utilizadas para finalidades ímpar, (eu mesmo gosto delas), ainda assim, redes sociais são simulacros. Simulam algo que todos sabemos não ser real em sua totalidade. Podemos encontrar no Twitter ou no Instagram uma bolha acolhedora e capaz de aquecer, no entanto - ainda -, nada é capaz de superar o calor da carne.

Deixo claro, sou contra toda tentativa de moralização. Que cada um viva como queira, faça o que melhor lhe aprove. Dito isso, apenas não me nego o ato de refletir. Em determinado momento da peça, em um discurso famoso, Marco Antônio sentencia: "O mal que os homens fazem sobrevive depois deles. O bem é quase sempre enterrado com seus ossos.”

Antes de cancelar, linchar alguém virtualmente com o simples ato de clicar em um botão do teclado, é bom ter em mente essa frase, nem que seja por uma fração de segundos. Aquele que cancela, não deve esquecer que amanhã pode ser ele que estará com a cabeça sobre o verdugo do carrasco.

Bruna 02/11/2022

Júlio César (também conhecida como A Tragédia de Júlio César) é uma peça de Shakespeare que tem como tema óbvio o personagem histórico Júlio César, general romano. Uma peça com bastante intriga, sangue e especulações sobre o que é certo ou não fazer em nome do famigerado ?bem maior?.

Banana Republic 19/10/2022

Lindo de uma forma muito confusa, tive que ler em voz alta pra entender. Só o Will msm pra escrever isso.

Giovane 07/10/2022

Júlio César de Willian Shakespeare é uma tragédia romana , um clássico que relata a conspiração para matar o militar, este é o primeiro livro do poeta e dramaturgo que leio, gostei muito e pretendo ler outros
Embora o "Herói afetivo" da obra seja Júlio César o predileto de Shakespeare é Bruto.

Cássio com outros senadores conspiraram, para matar Júlio César , que estava em uma crescente e cada vez mais caindo nas gracas do povo romano , tinha medo que ao virar o imperador de Roma viesse a se tornar um tirano. "um dia" , por duas vezes Júlio César ja teria recusado a corôa, o que demonstra que não era um homem soberbo e ligado à status. Dentre os conspiradores tinha Cassio que conseguiu convenceu Bruto a ajudá-los , mesmo Bruto sendo um dos favoritos de Júlio César .
Após o assassinato entra em cena Marco Antônio, que promete vingar a morte de Júlio César, com o corpo de Júlio César ele dirscursa em meio aos romanos e consegue mostrar com sua retórica o quão Júlio César era um homem bondoso, e do apreço que o mesmo tinha para com o povo romano, e que tinha sido covardemente assassinado numa trama sórdida e de pura inveja e ciúmes dos demais senadores, diante de tal fato desenrola a vingança que infelizmente e por motivos óbvios nao poderia contar... pois seria egoísta e leviano tolir o leitor de acompanhar essa trama (tragédia), contando seu final e fazendo o leitor perder o gostinho de constatar as surpresas finais que o autor nos preparou, eu particularmente fiquei muito surpreso .

"A tragédia de Júlio César é uma obra de precisão atemporal, sobre as ilusões políticas a força e a insuficiência das palavras e uma cegueira humana no nevoeiro da história."

José Francisco Botelho.

Lukas 19/09/2022

A Republica ou a Amizade
Se passando nos períodos finais da República Romana, a peça de Shakespeare toma como personagens figuras como Bruto, Cássio, Marco Antônio, Júlio César e Otávio Augusto.
Passando pelo assassinato de Cesar indo até a confusão em Roma que se seguiu após a morte do ditador.
Vemos o peso emocional que o crime tomou na cabeça de Bruto seu arrependimento e idealismo. Tendo de escolher sacrificar a amizade em prol de Roma e sua república.
Terminando enfim na batalha de Filipos com a derrota de Bruto, Cássio e os outros conspiradores e o início do segundo triunvirato de Otávio, Antônio e Lépido. Que depois da história do livro, culminaram com a derrota de Lépido, a morte de Antônio e sua amante Cleópatra e Otávio se tornando o primeiro imperador sob o nome de "Augustus" que significa venerável

Julio.Argibay 14/09/2022

Até tu, Brutos.
Marulo e Flávio encontram dois cidadãos na rua em Roma e eles os questionam sobre as roupas que eles vestem sem serem aquelas próprias dos ofícios q que eles exercem. Os homens respondem que estão aguardando Cesar. Isto provoca uma situação de insatisfação deles na sede do Império. Bom, já rola uma inveja ai. Miais dois senadores ou políticos, Casca e Cícero, assistem Cesar passar e fazem comentários maldosos sobre ele. Há algo de poder no reino da Dinamarca. Os conspiradores: Casca, Cassio, Cina, Décio Bruto, Trebônio e Metelo Cimber se reúnem para tramar um atentado contra Cesar.  Cícero não é confiável, para eles, nessa empreitada. Na opinião de Cassio, Marco Antonio deve cair também, como precaução, devido a alguma retaliação posterior. Preocupada, Calpúrnia, esposa do "imperador", tem um sonho e conta a ele. Agora, ele pensa em não ir ao Senado nesse dia. Mas, Decio vai buscá-lo convencendo-o a sair para trabalhar. Cesar ainda tenta argumentar, acreditando no mal agouro. Porém, Décio o convence a ir ao senado. Artemidoro tenta alertar Cesar dos perigos da inveja, por parte dos conspiradores do Capitólio. Mas, Bruto acaba se antecipando e apunhala César. Antonio avisa a Otávio do ocorrido. Após o ataque, as forças de Bruto e demais amigos foram vencidas por Otavio e alguns deles foram mortos ou capturados. Ave Cesar.

Gabi 03/09/2022

"Et tu brute?"
Existe alguma narrativa ruim escrita por Shakespeare? Na trama, temos os eventos da morte de Júlio César contadas pelo meu dramaturgo favorito. O foco da peça, no entanto, fica para Brutus e seus aliados. O final tem um gostinho de "colheu o que plantou", tratando-se de Shakespeare dizer que é bom chega ser clichê.

Isabela 30/08/2022

"Et tu, Brutus"
Esse foi meu primeiro contato com o Bardo e gostei bastante. A escrita é sem dúvida densa e exige atenção do leitor, mas a história é tão interessante que vale a pena reler os trechos. Também vale destacar que Júlio Cesar é uma figura histórica fascinante que ainda hoje desperta nossa curiosidade fazendo com que do livro um clássico indispensável nos dias atuais!

Joice.Helena 21/08/2022

Júlio César - Shakespeare
As peças histórias de Shakespeare deveriam ter mais fama do que têm.
Essa história tem personagens dos mais bem escritos do Bardo. Os diálogos são aulas de como fazer alguém comovente.
História maravilhosa com personagens maravilhosos.
Estupendo!
Entrou para meus favoritos.

Rafael 05/08/2022

Até tu Brutus?
Esta fui minha primeira experiência com Shakespeare e digo que rstou muito surprrendido.

Primeiramente acho importante apontar que ler teatro é bem diferente de ler uma narrativa comum. No teatro, temos as falas dos atores da peça e o que eles vocalizam para si e para os demais atores. Não há descrição de cenários, personagem, roupa, sentimentos e diversos outros recursos visuais que estão presentes na apreciação desta peça. O texto conta somente com as falas dos atores.

Tendo excarecido isso, Julio Cesar é formidável. História extremamente famosa que imortalizou a frase "até tu brutus?"

Personagens são extremamente cativantes e os textos de apoio da penguin classics deram uma boa complementada na leitura, mas recomendo ler eles depois de terminar a peça, ta cheio de spoiler.

Adorei e recomendo (é bem fininho)

prblyafuturemilf 01/08/2022

"À vida restará sempre um poder: extinguir a si mesma"
É sem dúvidas, um ótima leitura. Foi meu primeiro contato com shakespeare e não me arrependo, apesar da forma de escrita (que me deixou constantemente agoniada no começo), gostei da forma que os personagens eram complexos, cheios de nuances e humanos (amo um drama e não to sabendo dizer) ? eu queria saber desenvolver mais, mas to com sono então é isso ai

bruto eu te amo